Elas são plantas que têm flores, semente e fruto. Além disso, são vascularizadas, têm ciclos de vida com gerações, e vivem em praticamente todos os biomas. Veja agora:
Goiaba, mamão, coco, azeitona, tomate… se eu ficasse aqui citando todos os frutos que conheço e consumo cotidianamente poderia encher uma página. Ainda assim, minha lista representaria uma pequena amostra do grupo mais biodiverso de plantas: as angiospermas.
Com mais de 250 mil espécies descritas, o grupo das angiospermas possui plantas distribuídas em praticamente todos os habitats do planeta, com espécies com os mais variados tipos de adaptações.
Nesta aula você vai revisar as principais características das angiospermas para você mandar bem em Biologia nos vestibulares e no Enem.
Surgimento das angiospermas
As angiospermas surgiram no planeta há aproximadamente 140 milhões de anos. A principal inovação trazida pelas angiospermas é a presença de frutos, estruturas exclusivas desse grupo de plantas.
Os frutos são estruturas que envolvem e protegem as sementes. Além disso, eles podem facilitar a dispersão das sementes.
Resumo sobre as plantas Angiospermas
Confira agora com a professora Claudia Aguiar, do canal do Curso Enem Gratuito, uma introdução de Botânica para o Enem, com as dicas sobre as características principais da plantas Angiospermas.
Características das angiospermas
Em seguida, saiba quais são as principais características das angiospermas, como é o seu ciclo de vida, em qual habitats vivem, como ocorre sua reprodução e polinização.
São plantas vasculares
Assim como as gimnospermas e as pteridófitas, as angiospermas são plantas vasculares. Isso quer dizer que possuem tecidos específicos para a condução de substâncias ao longo de seu organismo: os vasos condutores, chamados de xilema e floema.
Órgãos e estruturas
Os órgãos vegetativos das angiospermas são a raiz, o caule e as folhas. A anatomia desses órgãos é extremamente variada, com diferentes adaptações. Sendo assim, encontramos nesse grupo plantas muito delicadas, como algumas espécies do extrato herbáceo, até plantas de grande porte, compondo a copa de grandes florestas.
Além disso, dizemos também que as angiospermas, assim como as gimnospermas são plantas fanerógamas. Isso porque possuem flores e sementes.
As flores das angiospermas são mais complexas que as flores (estróbilos) encontrados nas gimnospermas. Apesar de também serem formadas por folhas modificadas, a maioria das flores das angiospermas possuem cores, cheiros e outros atrativos, uma vez que boa parte dessas plantas dependem da ajuda de animais para realizar sua reprodução.
Outro ponto importante a ser lembrado sobre as angiospermas é o fato de que algumas partes de suas flores sofrem modificações para se tornarem frutos – característica exclusiva desse grupo. Daí o nome das angiospermas: angio = vaso + esperma = semente.
Ciclo de vida das angiospermas
Assim como as demais plantas, as angiospermas têm um ciclo de vida haplodiplobiôntico, caracterizado pela alternância de gerações. Porém, a planta propriamente dita, aquela que observamos ao longo de seu desenvolvimento, é o esporófito (2n). O gametófito das angiospermas, assim como acontece nas gimnospermas, desenvolve-se dentro do esporo (desenvolvimento endospórico). Sendo, portanto, imperceptível a olhos nus.
Habitats
Como você já sabe, as angiospermas são o grupo de plantas mais biodiverso. Os seres vivos desse grupo possuem uma infinidade de adaptações que lhes permite se desenvolverem em diversos ambientes.
Sendo assim, encontramos espécies de angiospermas em praticamente todos os ambientes terrestres da Terra. Há também uma boa quantidade de espécies de angiospermas adaptadas aos ambientes aquáticos. Nas regiões quentes e úmidas, há uma maior diversidade de espécies de plantas desse grupo.
Ciclo reprodutivo das angiospermas
Como você já sabe, o vegetal que observamos quando falamos de angiospermas é um esporófito. Essa planta irá produzir flores, onde encontraremos seus órgãos sexuais. A maioria das flores das angiospermas terá tanto órgãos sexuais femininos quanto masculinos. Dizemos, portanto, que são flores hermafroditas ou dioicas.
Na parte masculina da flor, que chamamos de estame, haverá estruturas que produzirão esporos (microsporângios), chamados de sacos polínicos. Em cada um desses sacos polínicos há várias células que podem originar esporos. Essas células diploides (2n) realizam meiose, produzindo esporos haploides (n).
Pólen
Esses esporos, ainda dentro do saco polínico, sofrerão sucessivas mitoses, formando os gametófitos masculinos, que chamamos de grãos de pólen. Dentro do grão de pólen, haverá dois tipos de células: uma célula vegetativa e uma reprodutiva.
A célula vegetativa que se encontra dentro do grão de pólen irá dará origem ao tubo polínico. O tubo polínico é formado quando o grão de pólen chega à estrutura feminina de outra planta. Portanto, ele irá carregar a célula reprodutiva até o gameta feminino.
Além disso, em volta dessas duas células, há uma “embalagem” protetora formada de duas paredes: a interna, constituída de celulose, é chamada de intina; já a externa, mais resistente, é chamada de exina.
Os grãos de pólen das angiospermas podem ter diferentes formatos e cores. Assim, muitas vezes podem ter estruturas adesivas ou prolongamentos que facilitem sua aderência no corpo de animais que irão transportá-lo até outras plantas.
Polinização das angiospermas e das gimnospermas
Nas angiospermas, há também um número de pólen muito maior do que o de gametas femininos produzidos pelas plantas. Todavia, a quantidade de pólen produzido pela maior parte das angiospermas é muito menor do que a quantidade de pólen produzida pelas gimnospermas.
Isso porque, a polinização através de animais é muito mais eficaz que a polinização realizada pelo vento. Ao contrário do vento que é errante, os polinizadores geralmente acabam visitando várias flores, o que aumenta as chances de que o pólen seja transportado com sucesso.
Na parte feminina da flor, o ovário, haverá a formação de um ou vários microsporângios (óvulos). Estes óvulos estão presos ao ovário através de um prolongamento (pedúnculo). Em volta de cada óvulo há um tecido chamado de nucela.
Nesse sentido, a nucela é protegida ainda por mais dois tecidos: o externo é a primina e o interno é a secundina. Estes tecidos possuem uma abertura, chamada de micrópila.
Dentro da nucela, a célula-mãe do esporo irá sofrer meiose, formando quatro megásporos haploides. Destes quatro megásporos, apenas um sobrevive.
Dois dos núcleos dos óvulos (glóbulos polares) que não sobrevivem se unem e formam o núcleo secundário do saco embrionário. Assim, surge o gameta feminino, que é chamado de saco embrionário.
Por fim, para que os gametas se unam, é necessário que o gameta masculino seja transportando até a parte feminina de uma flor. Nas angiospermas, em geral, como você viu acima, a polinização é feita por animais (insetos, aves, mamíferos…). uma vez que o grão de pólen entre em contato com a parte feminina da flor, ele começa a formar uma estrutura tubular conhecida como tubo polínico.
Os frutos
O tubo polínico cresce, penetrando a parte feminina da flor e carregando duas células espermáticas haploides (n) que funcionam com gametas masculinos. Ao chegar ao óvulo, o tubo polínico entra pela sua pequena abertura, a micróplia.
Assim, uma das células espermáticas se une ao gameta feminino, a oosfera, originando um zigoto que através de inúmeras mitoses irá originar um embrião diploide.
A outra célula espermática irá se fundir ao núcleo do saco embrionário, originando uma célula triploide que formará um tecido triploide – o albúmen ou endosperma, responsável por reservar substâncias nutritivas para o embrião.
Após a fecundação, uma parte do órgão feminino da flor, o ovário, irá inchar formando o fruto. Na semente, o embrião formado possui radícula (originará a raiz), caulículo (origina a parte inferior do caule), gêmula (origina a parte superior do caule e as folhas) e cotilédone (folha com reserva de nutrientes). O número de cotilédones é utilizado para dividir as angiospermas em monocotiledôneas e dicotiledôneas.
Os Biomas Brasileiros
Para finalizar sua revisão sobre as angiospermas e ampliar o seu horizonte para as provas do Enem, veja agora os Seis Biomas Brasileiros: 1 – Pantanal, 2 – Amazônia, 3 – Cerrado, 4 – Campos Sulinos, 5 – Mata Atlântica, e, 6 – Pantanal.
Agora, para testar seus conhecimentos, que tal resolver os exercícios que selecionei para você?
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UFRGS/2019)
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
Em angiospermas, os óvulos desenvolvem-se em …….., e a parede do ovário participa da formação do …….. .
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(ETEC SP/2019)
Depois de sete anos de trabalho, um grupo de botânicos concluiu a versão mais recente de um amplo levantamento sobre a diversidade de plantas, algas e fungos do Brasil. Quase metade é exclusiva (endêmica) do território nacional, o que coloca o Brasil como o país com a maior riqueza de plantas do mundo.
Esse levantamento destaca que o grupo vegetal predominante no país é o das plantas com sementes protegidas por frutos suculentos ou secos, as chamadas angiospermas. Nesse grupo estão árvores, como os ipês e os jacarandás; as roseiras e outras espécies ornamentais; os feijoeiros; os pés de amendoim; os pés de milho e a maioria dos vegetais usados na alimentação.
Esse levantamento destaca, também, que a Floresta Amazônica abriga a maior diversidade do grupo das plantas sem frutos e com sementes expostas, as gimnospermas, sendo suas representantes mais conhecidas as coníferas, como as araucárias, tipo de pinheiro que pode atingir uma altura de até 50 metros, apresentando uma copa com formato semelhante a uma taça. http://tinyurl.com/yynu7h8/ Acesso em: 27.01.2019. Adaptado.
A partir das informações do texto, é correto afirmar que
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(FAMERP SP/2019)
A figura esquematiza uma flor de angiosperma.
(José Arnaldo Favaretto. 360º biologia, 2017.)
Um pesquisador procurava células com mutações gênicas nessa flor que poderiam ser transmitidas às futuras gerações dessa planta. Para que haja êxito nessa procura, ele deve analisar as células presentes
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UERJ/2018)
O processo de dispersão de sementes é encontrado na maioria das espécies vegetais.
Uma vantagem evolutiva decorrente desse processo é:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UNITAU SP/2018)
Os frutos surgem, em geral, após a fecundação e pela liberação de hormônios pelos embriões, quando estão em desenvolvimento. A palavra “fruta” não é um termo botânico, é tão somente uma palavra usada popularmente para nomear as partes comestíveis, suculentas e adocicadas que se originam da flor, mas que nem sempre se desenvolveram do ovário. Desse modo, não é raro que se confunda fruto com fruta, como ocorre com o caju (Anacardium occidentale), em que, na verdade, o fruto é a castanha.
De acordo com essas definições, assinale, dentre as alternativas, aquela que descreve CORRETAMENTE a formação dos frutos verdadeiros.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(FCM PB/2018)
As angiospermas possuem sementes dentro do fruto, apresentam grãos de pólen, óvulos e ovários. Após a fecundação os óvulos e os ovários originam estruturas que são denominadas respectivamente de:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(PUC RS/2018)
Considere conhecimentos relacionados à etnobotânica, a qual se dedica a estudar a interface entre conhecimentos botânicos e etnológicos, ou seja, a relação que diferentes povos estabelecem com as plantas e, a partir disso, os distintos saberes produzidos sobre sua utilização e cultivo.
Algumas tribos indígenas da região da Amazônia costumam alimentar-se das sementes oleaginosas de Hevea brasiliensis, também conhecida como seringueira. A importância econômica dessa planta está fortemente vinculada à extração de látex para a produção de borracha, podendo ser utilizada também para a produção de óleos, vernizes, tintas e suplementos alimentares. A partir dessas informações, é possível concluir que
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(PUC GO/2018)
Vagabundo
Eat, drink, and love; what can the rest avail us?
Byron — Don Juan
Eu durmo e vivo no sol como um cigano,
Fumando meu cigarro vaporoso;
Nas noites de verão namoro estrelas;
Sou pobre, sou mendigo e sou ditoso!
Ando roto, sem bolsos nem dinheiro;
Mas tenho na viola uma riqueza:
Canto à lua de noite serenatas,
E quem vive de amor não tem pobreza.
Não invejo ninguém, nem ouço a raiva
Nas cavernas do peito, sufocante,
Quando à noite na treva em mim se entornam
Os reflexos do baile fascinante.
Namoro e sou feliz nos meus amores;
Sou garboso e rapaz… Uma criada
Abrasada de amor por um soneto
Já um beijo me deu subindo a escada…
Oito dias lá vão que ando cismado
Na donzela que ali defronte mora.
Ela ao ver-me sorri tão docemente!
Desconfio que a moça me namora!…
Tenho por meu palácio as longas ruas;
Passeio a gosto e durmo sem temores;
Quando bebo, sou rei como um poeta,
E o vinho faz sonhar com os amores.
O degrau das igrejas é meu trono,
Minha pátria é o vento que respiro,
Minha mãe é a lua macilenta,
E a preguiça a mulher por quem suspiro.
Escrevo na parede as minhas rimas,
De painéis a carvão adorno a rua;
Como as aves do céu e as flores puras
Abro meu peito ao sol e durmo à lua.
Sinto-me um coração de lazzaroni;
Sou filho do calor, odeio o frio,
Não creio no diabo nem nos santos…
Rezo a Nossa Senhora e sou vadio!
Ora, se por aí alguma bela
Bem doirada e amante da preguiça
Quiser a nívea mão unir à minha
Há de achar-me na Sé, domingo, à Missa.
(AZEVEDO, Álvares de. Melhores poemas. 6. ed. 1. reimpr. São Paulo: Global, 2008. p.71 -73.)
O poeta Álvares de Azevedo, no texto, em “Como as aves do céu e as flores puras”, compara-se às aves e às flores, que são dois elementos essenciais para a manutenção e reprodução de diversas espécies vegetais. Marque a alternativa correta para o nome que indica a polinização realizada por meio de aves:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UDESC SC/2018)
“Charles Robert Darwin (1809-1882) chamou de “Abominável Mistério” o surgimento, rápida diversificação e dominância das Angiospermas no registro fóssil. A explicação encontrada por Darwin foi de que a origem das angiospermas teria sido restrita geograficamente com uma rápida expansão. Contudo, ele próprio considerou tal hipótese conjecturalmente pobre. Uma hipótese alternativa foi proposta por Louis Charles Joseph Gaston de Saporta (1823– 1895): um conjunto de eventos evolutivos de interações entre angiospermas e insetos teria um papel central na rápida diversificação das angiospermas no Jurássico. A hipótese de Gaston de Saporta foi confirmada, posteriormente, pela ampliação do conhecimento sobre o registro fóssil e por estudos moleculares. A fantástica diversificação dos insetos e angiospermas atuais deve-se, em grande parte, a um padrão de etapas evolutivas graduais. A evidência geral sugere que, em parte, a evolução conduziu os insetos e as plantas a cobrirem o globo atual”.
Texto adaptado de História da Ciência e Ensino – Construindo Interfaces; Valdir Lamim-Guedes;
Volume 10, 2014 – pp. 60-69; ISSN: 2178-2911.
Analise as proposições sobre as angiospermas.
I. São exemplares vegetais que possuem flores com cálice e corola.
II. Possuem ovário e óvulos que originam, respectivamente, o fruto e a semente.
III. Possuem vasos condutores, xilema e floema, que se encontram na região do súber.
IV. Possuem uma epiderme foliar na qual há grande concentração de cloroplastos.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(ENEM/2018)
A polinização, que viabiliza o transporte do grão de pólen de uma planta até o estigma de outra, pode ser realizada biótica ou abioticamente. Nos processos abióticos, as plantas dependem de fatores como o vento e a água.
A estratégia evolutiva que resulta em polinização mais eficiente quando esta depende do vento é o(a)
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
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Sobre o(a) autor(a):
Juliana Evelyn dos Santos é bióloga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina e cursa o Doutorado em Educação na mesma instituição. Ministra aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007 e é coordenadora pedagógica do Blog do Enem e do Curso Enem Gratuito.
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