A camada de ozônio auxilia a preservar a vida na Terra, mas você sabe de que modo? Vamos descobrir para arrasar na prova do Enem!
A camada de ozônio é um assunto que está sempre em pauta devido a suposição da sua degradação. Porém, a degradação da camada de ozônio por ação do homem ainda é algo que não pode ser confirmado, sendo assim, alguns cientistas discordam desta teoria.
O que é a camada de ozônio?
A camada de ozônio está associada ao efeito estufa, é responsável por proteger a Terra evitando que os raios solares incidam diretamente na superfície terrestre. Desta forma, ela funciona como um filtro, que evita que os raios solares superaqueçam a superfície terrestre.
Sem a camada de ozônio, o planeta Terra se tornaria inabitável, pois a superfície da Terra possuiria altas temperaturas. Ela é composta pelo gás ozônio (O3), que pode ser encontrado também na superfície terrestre, e localiza-se na estratosfera.
Diferente da camada de ozônio, o gás ozônio encontrado na superfície não é benéfico. O gás ozônio é responsável por manter o ar poluído em escala local, além de ser responsável pelo fenômeno da chuva ácida.
Degradação e relação com o aquecimento global
Constantemente ouvimos na escola, ou na mídia que a camada de ozônio vem sendo degradada pelo homem. Essa degradação estaria acontecendo por conta do uso excessivo de gases poluentes, como por exemplos os halogênios e os clorofluorcarbonetos, conhecidos popularmente como CFCs.
Estes gases considerados responsáveis pela alteração do funcionamento da atmosfera terrestre estão presentes em objetos utilizados por nós seres humanos. Os CFCs podem ser encontrados em aparelhos de refrigeração do ar e aerossóis.
Segundo alguns estudos, ao chegarem a camada de ozônio, esses gases são atingidos por raios solares, liberando as moléculas de cloro que acabam por transformar o O3 em oxigênio, resultando em um buraco na camada. Caso esse processo realmente aconteça, estes gases demoram aproximadamente oito anos para chegar à camada de ozônio.
Esta versão da teoria do buraco na camada de ozônio tomou proporções gigantescas, fazendo com que países assinassem tratados garantindo a não utilização destes gases.
O tratado de maior proporção ficou conhecido como Tratado de Montreal e foi assinado em 1987 por 197 países. Deste modo, o Tratado de Montreal agregou mais adeptos que o Protocolo de Quioto, que tratava sobre a intensificação do efeito estufa.
Em contraposição a teoria de que o homem está degradando a camada de ozônio, novos estudos apontam que a diminuição de O3 na estratosfera é um processo lento e natural do planeta Terra. Apesar de os CFCs e halogênios possuírem capacidade de degradar o ozônio, seria difícil eles atingirem a estratosfera, já que teoricamente demorariam 8 anos para atingi-la.
Para estes cientistas, a proibição dos gases CFCs e halogênios possui um intuito econômico, já que os gases substituintes dos CFCS e halogênios são muito mais caros e os novos gases já estão a caminho da substituição também. Sendo assim, os produtos que possuem os novos gases tornam-se mais caros.
Como os estudos de degradação não possuem confirmações, não é possível afirmar que realmente exista um buraco responsável por permitir que mais raios solares atinjam a superfície terrestre.
Videoaula sobre a camada de ozônio
Para aprender mais sobre o assunto e revisar o conteúdo, assista à videoaula abaixo!
Exercícios
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
Registrar seu resultado no ranking de pontuações
Carregando
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(ESPM SP/2018)
A substância O3 está mais diretamente associada a qual problema ambiental?
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a camada de ozônio para acertar na hora da prova!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UNESP SP/2018)
Chancelado na cidade de mesmo nome no Canadá em 1987, o Protocolo de Montreal completa 30 anos em 2017. Esse tratado é considerado um dos mais bem sucedidos da história, prescrevendo obrigações aos 197 países signatários em conformidade com o princípio das responsabilidades comuns, porém diferenciadas à luz das diversas circunstâncias nacionais.
O protocolo evidenciado no excerto estabelece metas para
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a camada de ozônio para acertar na hora da prova!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UNCISAL AL/2017)
Sobre o problema ambiental retratado na tirinha, podemos afirmar que seu principal causador é o
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a camada de ozônio para acertar na hora da prova!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UNIPÊ PB/2017)
A partir dos conhecimentos sobre o meio ambiente, sua exploração, sua conservação e sua preservação, e os problemas ambientais e o desenvolvimento sustentável, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.
( ) A reciclagem poupa energia e reduz o impacto negativo sobre o ambiente.
( ) O México e os demais países industrializados ou em processo de industrialização, na América Latina, possuem uma rígida legislação ambiental que não permite a entrada nem o funcionamento das indústrias “sujas”.
( ) Os gases de efeito estufa, como o vapor d’água (H2O), o gás carbônico (CO2), o metano (CH4), o ozônio (O3), dentre outros, são responsáveis pela retenção de calor nas baixas camadas da atmosfera.
( ) Nos países desenvolvidos, nas últimas décadas, as chamadas “atividades limpas” estão aumentando, significativamente, sua participação nos processos industriais.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a camada de ozônio para acertar na hora da prova!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UNITAU SP/2018)
O Acordo de Paris é um compromisso, considerado “histórico”, negociado por 195 países. Depois de anos de negociações, o acordo foi aprovado em 12 de dezembro de 2015, em reunião da ONU, em Paris. Entrou em vigor em 4 de novembro de 2016, 30 dias depois de ter sido ratificado por 55 países. No momento, os únicos dois países que não participaram das negociações do Acordo de Paris são a Síria (envolta numa guerra civil há seis anos) e a Nicarágua (que boicotou o acordo, por considerá-lo pouco ambicioso).
Sobre o Acordo de Paris, é CORRETO afirmar:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a camada de ozônio para acertar na hora da prova!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UNESP SP/2017)
O governo americano está sendo processado, pela primeira vez, por quem nem nasceu ainda. Quem assina o processo, em nome das “futuras gerações”, também não está por aqui há muito tempo: são 21 crianças e adolescentes de 8 a 19 anos que registraram uma ação contra Barack Obama, presidente dos Estados Unidos. Eles acreditam que os governantes não estão fazendo o suficiente para salvar o planeta do aquecimento global. Um dos argumentos do grupo é que as autoridades conhecem os danos potenciais dos combustíveis fósseis há décadas: já se sabia que reduzir a emissão desses gases era necessário para dar condições razoáveis de vida a gerações futuras – e por isso eles acusam o Estado de estar infringindo seus direitos constitucionais.
(www.super.abril.com.br, 26.04.2016. Adaptado.)
Tal denúncia relaciona-se, em larga medida, ao não cumprimento dos objetivos propostos no
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a camada de ozônio para acertar na hora da prova!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UNIUBE MG/2016)
CONFERÊNCIA DO CLIMA EM 2015 PROMETE SER EFICAZ NA LUTA CONTRA O AQUECIMENTO GLOBAL
A pouco menos de um mês para o início da 21ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP21), que ocorrerá entre 30 de novembro e 11 de dezembro próximo, em Paris, na França, a perspectiva é de assinatura do maior acordo climático do mundo. O Protocolo de Paris vai substituir o Protocolo de Kyoto, que entrou em vigor em fevereiro de 2005. Mas, ao contrário do acordo anterior, que tinha metas específicas para um grupo de menos de 40 países desenvolvidos, o Protocolo de Paris será um acordo global que envolverá mais de 190 países que fazem parte da Convenção do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU).
Sobre essa temática, são feitas as seguintes afirmações:
I. A realidade do mundo mudou bastante quando da assinatura do Protocolo de Kyoto até os dias de hoje. Muitos países que naquela época tinham um papel bem menor nas emissões globais assumiram posições de mais emissões – como a China – e a economia dos países emergentes evoluiu na economia global em relação ao que ocorria nos anos de 1990.
II. O protocolo de 2015 não é uma discussão ambiental, ele é, na verdade, uma discussão de desenvolvimento, já que vai estabelecer parâmetros para os países signatários seguirem durante as próximas décadas. O intuito é estabilizar as emissões de gases de efeito estufa (GEE), para que, ao final do século, não ultrapasse aquecimento superior a 2 graus Celsius (°C) em relação ao que havia no período pré-industrial.
III. O capitalismo é o sistema econômico que mais desenvolveu as forças produtivas em toda a história da humanidade e que mais estimulou o crescimento da economia e da população. Mas, ao mesmo tempo, transformou-se no sistema com maior desigualdade social e maiores efeitos destrutivos sobre o capital natural do Planeta. Daí a necessidade de uma mudança radical no modelo de produção e consumo, com um sistema de acumulação incessante de capital.
Está (ão) CORRETA(S) a(s) afirmação(ões) contida(s) em:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a camada de ozônio para acertar na hora da prova!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UNITAU SP/2015)
Segundo relatório emitido em 2013 pelo IPCC (AR-5), o aquecimento global deve-se ao aumento dos gases do efeito estufa liberados, de forma antropogênica, na atmosfera terrestre.
Assinale a alternativa que apresenta somente gases responsáveis pelo efeito estufa.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a camada de ozônio para acertar na hora da prova!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UESB BA/2015)
Os conhecimentos sobre a dinâmica climática — atmosfera terrestre, fatores e elementos do clima — possibilitam afirmar:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a camada de ozônio para acertar na hora da prova!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(IFBA/2015)
MUDANÇAS CLIMÁTICAS, CAMADA DE OZÔNIO E GOVERNANÇA GLOBAL
Um resfriamento global, com invernos rigorosos mais frequentes e má distribuição de chuvas, é esperado nos próximos 20 anos, em vez do aquecimento global antropogênico (AGA), alardeado pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). O AGA não passa de uma hipótese sem base científica sólida e suas projeções do clima futuro, feitas com modelos matemáticos, são meros exercícios acadêmicos, inúteis quanto ao planejamento do desenvolvimento global. […].
MOLION, Luis Carlos Baldaciero. D i s p o n í v e l e m : <http://www.icat.ufal.br .
Acesso em: 25 de setembro de 2014.
Com base no texto, assinale a alternativa correta sobre as relações clima x organização do espaço, a partir do dilema sobre o aquecimento global.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a camada de ozônio para acertar na hora da prova!
Sobre o(a) autor(a):
Este texto foi elaborado pelo geógrafo e professor de Geografia Marcelo de Araújo para o Curso Enem Gratuito. Marcelo é formado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente trabalha como autônomo. https://www.facebook.com/mdearaujo22
Compartilhe:
Acesso gratuito
Faça seu cadastro de acesso ao Curso Enem Gratuito
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.ACEITARPolítica de Privacidade