Uma das coisas que nos tira muito tempo na hora de escrever é a busca pela não repetição de palavras. Vamos ver algumas dicas para fazer com que esse processo seja mais fácil.
São vários os detalhes que precisamos cuidar para ter um texto dissertativo perfeito no Enem e um deles é o excesso de repetição de palavras, que deve ser evitado mesmo que muitas vezes parece algo difícil de se fazer. Nem pensar em perder pontos na hora da correção por excesso de repetições ou falta de repertório no vocabulário.
Por isso, nesta aula, vamos ver como utilizar sinônimos para que você consiga fazer essa “limpeza” no seu texto com mais tranquilidade e, assim, não perder pontos na competência 04 e conseguir alcançar a nota desejada na sua redação.
A importância de evitar a repetição de palavras na redação
Inicialmente, é importante lembrar que mesmo que utilizar um vocabulário variado seja importante para ter um bom desempenho na competência 04 que é cobrada na hora da correção. A repetição de palavras só vai te tirar pontos se for considerada um vício de linguagem e, por isso, não deve ser sua principal preocupação na hora de escrever. Então, lembre-se que repetir uma palavrinha ou outra não vai te prejudicar.
Não deixe que a busca pela perfeição vocabular trave o seu raciocínio e a sua argumentação, pois a avaliação desses últimos elementos é bem mais importante e com um peso bem maior. Além disso, caso você não tenha certeza do significado de uma palavra, não a utilize. É melhor repetir uma palavra do que utilizar algum termo incorretamente.
Como evitar a repetição de palavras na redação
Uso de sinônimos
A forma mais comum de se evitar a repetição de palavras é com o uso de sinônimos, principalmente quando se trata de mencionar o tema da redação. Isso é algo que acontece, pois para mostrar a linearidade do nosso texto é preciso que a gente faça alguma menção ao tema em todos os parágrafos, o que tende a deixá-lo repetitivo e nos obriga a procurar sinônimos dos termos presentes na temática.
A boa notícia quando falamos de sinônimo é que ele não precisa significar exatamente a mesma coisa que o termo a que se refere, mas basta trazer – dentro do contexto da escrita – uma ideia do que está sendo referenciado. Ter isso em mente abre um leque de possibilidade, pois não nos limita a procurar termos semelhantes e não necessariamente iguais.
Para saber como usar sinônimos para se referenciar em todos os parágrafos sem repetir uma mesma expressão, veja a redação abaixo, escrita pelo André Bahia, de Janaúba/MG. Esta redação recebeu nota 1000 no Enem de 2018, que tinha como tema “A manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.
Nós grifamos para você as formas que o autor se referiu ao “controle de dados nos diferentes momentos do texto”.
Repare que a menção ao termo “controle de dados” (como apresentado na proposta) só apareceu no último parágrafo, na linha 24, mas antes disso, a referência a ele foi feita em diversos momentos.
Veja, por exemplo, que mesmo que “acesso aos seus dados” (linhas 03 e 04) e “uso de informações virtuais (linha 21) não queiram dizer exatamente a mesma coisa que controle de dados, no contexto apresentado pelo autor fica claro que ele está se referindo ao termo apresentado na temática. Essas referências, então, mostram que podemos ficar muito mais livres na hora de escrever e criam possibilidades bem mais amplas de menção aos temos do tema de redação.
Atenção na hora de revisar
Para finalizar, uma outra dica é muito importante: para utilizar a estratégia de não repetição do vocabulário, você deve saber a hora certa de pensar nessas mudanças, que é a hora de revisar e passar a limpo. Isso é muito importante, pois enquanto você escreve o seu rascunho, não deve parar sua linha de raciocínio para pensar nos detalhes do texto, mas deve fazer o possível para manter um fluxo de escrita.
Durante a escrita do rascunho, se perceber que vai repetir uma palavra, sublinhe ou circule e siga escrevendo, pois assim você não “quebra” sua linha de raciocínio. Depois, na hora de passar a limpo, procure todos os termos destacados e procure os sinônimos como mostramos nesta aula.
Videoaula
Caso você ainda tenha alguma dúvida ou queira aprofundar esta questão para a sua redação, assista à videoaula abaixo, com a professora Daniela, de redação!