Theodor Adorno (1903 – 1969) foi um filósofo alemão e um dos fundadores da Escola de Frankfurt. Possui estudos sobre indústria cultural, dialética negativa e filosofia moral.
O filósofo alemão Theodor Adorno (1903 – 1969) foi um integrante do Instituto para Pesquisa Social – Institut für Sozialforschung – popularmente chamado de Escola de Frankfurt.
Adorno, ao lado de Max Horkheimer, Herbert Marcuse, Jürgen Habermas, Wilhelm Reich e outros mais, foi um dos neomarxistas que fundaram o instituto em 1924.
Theodor Ludwig Wiesengrund Adorno foi um filósofo, sociólogo, musicólogo e compositor. Nasceu em Frankfurt, Alemanha, no dia 11 de setembro de 1903.
A Escola de Frankfurt e a Alemanha nazista
Em conjunto com seu grande amigo Marx Horkheimer, Adorno deu um viés mais filosófico e sociológico ao pensamento da Escola de Frankfurt, já que esta tinha uma abordagem mais econômica do mundo.
As primeiras obras de Adorno tinham como objeto de estudo as artes de maneira geral. Ele foi um grande crítico da produção artística da época, ao lado de seu conterrâneo Walter Benjamin, o qual teve obras publicadas pelo próprio Adorno após sua trágica morte.
A escola de Frankfurt foi uma das várias instituições afrontadas pela ascensão do regime nazista na Alemanha. Esse acontecimento fez com que a maioria de seus intelectuais (que tinham uma orientação marxista) deixassem a Alemanha, pois temiam uma perseguição por parte do regime de Hitler.
Inclusive, a própria Escola de Frankfurt se mudou da Alemanha. O instituto foi inicialmente deslocado para Genebra e Paris, mas em 1935 foi transferido para Nova Iorque. Foi a Universidade de Colúmbia quem concedeu asilo aos frankfurtianos até 1953, quando finalmente a Escola de Frankfurt retornou para sua cidade natal.
Adorno se mudou para Nova Iorque em 1938. Desimpedido do regime totalitário de Hitler e novamente reunido com a maioria de seus colegas acadêmicos, ele retomou suas investigações filosóficas.
A dialética de Adorno
O pensamento de Adorno era contrário à ideia de total compreensão do mundo por meio da razão. Esse apego ao racional se tornou muito popular durante o século XVIII, principalmente com o florescimento dos ideais defendidos pelo movimento Iluminista.
Contrário a essa abordagem cosmopolita, o alemão difundia a ideia de que é impossível captar a plenitude da realidade a partir do exercício do pensamento, como fizeram seus antecessores.
Antagonizando essa ideia, ele propôs uma parada que até então tinha sido ignorada, em sua maior parte, pelos seus antecessores: a peculiaridade daquilo que é individual. Assim, resgatando a discussão feita por Georg Hegel em sua famosa “Fenomenologia do Espírito”, Adorno trouxe à tona uma abordagem distinta do que era pregado nos séculos XVIII e XIX.
Essa abordagem foi desenvolvida pelo filósofo na obra “A Dialética Negativa”, publicada em 1966.
O que é dialética
De maneira geral, dialética se refere à oposição, ao conflito originado pela contradição entre princípios teóricos ou fenômenos empíricos. Essa noção é vista na filosofia desde seus primórdios nas obras de Platão, Aristóteles e até mesmo em filósofos pré-socráticos.
A dialética é uma parada contraditória do real. Isto é, por conta da dialética é possível entender que os fenômenos do mundo, sejam eles manifestações da natureza ou relações entre as pessoas, acontecem sempre de maneira recíproca e nunca por acaso. Assim sendo, não podemos entender nada de maneira isolada, ou seja, tudo que existe é compreendido dentro de uma infinita estrutura de relações.
A dialética negativa
Retomando o sistema de Hegel, na qual a dialética se faz presente, Adorno tentou refutar a vertente conciliadora, positivista e até fenomenológica apresentada por Hegel. Em sua obra, o processo dialético é redesenhado partindo dessa abordagem hegeliana. Você pode conferir com mais detalhes as ideias de Hegel aqui mesmo em nosso blog, no texto Dialética de Hegel.
Georg Wilhelm Friedrich Hegel foi o autor da Fenomenologia do Espírito. Esta obra é considerada um marco na Filosofia mundial.
Em oposição a Hegel, meu camarada Adorno rejeitava essa ideia de síntese conciliadora. Para ele, ao invés dessa vertente positiva, deve haver justamente uma perspectiva negativa da dialética.
Ora, é somente através de uma dialética assim que se faz possível reconquistarmos a experiência particular sem que esta seja obliterada pelos conceitos universais. Portanto, a ideia de uma dialética negativa recusa a formação de conceitos para apreender a experiência e traz consigo mais materialidade à metafísica.
Os chamados conceitos abstratos são o reverbério do mundo dissimulado, visto que a totalidade é algo falso. Com isso, Adorno defendeu a necessidade de se pensar os particulares em detrimento dos grandes sistemas filosóficos que tentavam englobar tudo que lhes era passível de existência.
Em suma, podemos entender a dialética negativa como a incapacidade de compreender o todo por meio do pensamento. Ao contrário, Adorno buscou um conhecimento da não identidade entre sujeito e objeto em vez de respaldá-lo meramente na relação entre o indivíduo e o objeto a ser conhecido.
Indústria Cultural, Teoria Crítica e Filosofia Moral
Para além de uma dialética negativa, Theodor Adorno escreveu sobre variados temas. A sua mais famosa obra foi escrita em conjunto com seu camarada Max Horkheimer, a “Dialética do Esclarecimento”, que tratava das mazelas que então nos afligiram com o surgimento do que eles chamaram de Indústria Cultural.
Para Adorno, “O homem é tão bem manipulado e ideologizado que até mesmo o seu lazer se torna uma extensão do trabalho.”
Em outras palavras, a Indústria Cultural era, para os filósofos de Frankfurt, um empreendimento que tinha como desígnio a manipulação das consciências através dos meios de comunicação.
Outro ponto importante do pensamento adorniano foi a sua concepção estética. Na obra ‘Teoria Estética’ – Ästhetische Theorie – publicada nos anos 1970, ele discorreu sobre a recusa de todo o tipo de fetichismos, além de algumas elucidações sobre a beleza e as artes.
Tais obras dever-se-iam estabelecer a fundamentação para o pensamento adorniano, tornando-se os pilares que sustentariam suas ideias. Todavia, o seu projeto acerca de uma filosofia moral ficara incompleto. Por conta disso, os três pilares do pensamento de Adorno nunca se concretizaram enquanto ele era vivo.
Por fim, Theodor Adorno foi um dos mais celebres pensadores da Escola de Frankfurt. Foi um crítico ferrenho do holocausto e um escritor sem igual. Suas ideias servem até hoje de base para o desenvolvimento de uma educação mais humanizada, bem como um alerta para a dominação das massas que o capitalismo faz através do condicionamento cultural.
Videoaula sobre Theodor Adorno
Para completar sua revisão sobre Theodor Adorno, veja essa aula incrível da professora Anna, no canal do Curso Enem Gratuito!
Exercícios sobre Theodor Adorno
1- (ENEM 2016)
Hoje, a indústria cultural assumiu a herança civilizatória da democracia de pioneiros e empresários, que tampouco desenvolvera uma fineza de sentido para os desvios espirituais. Todos são livres para dançar e para se divertir, do mesmo modo que, desde a neutralização histórica da religião, são livres para entrar em qualquer uma das inúmeras seitas. Mas a liberdade de escolha da ideologia, que reflete sempre a coerção econômica, revela-se em todos os setores como a liberdade de escolher o que é sempre a mesma coisa.
ADORNO, T HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
A liberdade de escolha na civilização ocidental, de acordo com a análise do texto, é um(a)
a) legado social.
b) Patrimônio político
c) Produto da Moralidade
d) Conquista da Humanidade
e) Ilusão da Contemporaneidade
2- (Ufu 2013)
A dialética de Hegel
a) envolve duas etapas, formadas por opostos encontrados na natureza (dia-noite, claro-escuro, frio-calor).
b) é incapaz de explicar o movimento e a mudança verificados tanto no mundo quanto no pensamento.
c) é interna nas coisas objetivas, que só podem crescer e perecer em virtude de contradições presentes nelas.
d) é um método (procedimento) a ser aplicado ao objeto de estudo do pesquisador.
3- (UEL/2008)
Leia o texto a seguir. O saber que é poder não conhece nenhuma barreira, nem na escravização da criatura, nem na complacência em face dos senhores do mundo. Do mesmo modo que está a serviço de todos os fins da economia burguesa na fábrica e no campo de batalha, assim também está à disposição dos empresários, não importa sua origem.
(ADORNO, T. W. & HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1991. p. 20.)
Com base no texto e no conhecimento dos conceitos de esclarecimento e racionalidade instrumental em Adorno e Horkheimer sobre o referido saber, é correto afirmar:
a) Seu conteúdo é racional por si mesmo e de natureza crítico-reflexiva.
b) É principalmente técnico e carente de conteúdo racional por si mesmo.
c) Tem uma dimensão reflexiva e seus objetivos são racionais por si mesmos.
d) É caracterizado por forças sobrenaturais indomáveis que animam tudo.
e) Estabelece limites para o domínio nas relações sócio-econômicas.
Gabarito:
E
C
B
Simulado sobre Adorno
E agora, que tal resolver uma série de 10 questões sobre a filosofia de Theodor Adorno?
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
Registrar seu resultado no ranking de pontuações
Carregando
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(ENEM MEC/2020)
Por força da industrialização da cultura, desde o começo do filme já se sabe como ele termina, quem é recompensado e, ao escutar a música, o ouvido treinado é perfeitamente capaz, desde os primeiros compassos, de adivinhar o desenvolvimento do tema e sente-se feliz quando ele tem lugar como previsto.
ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
A crítica ao tipo de criação mencionada no texto teve como alvo, no campo da arte, a
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova.
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(IFPR/2020)
“[…] Cada filme é apresentação do filme seguinte, que promete reunir outra vez mais a mesma dupla sob o mesmo céu exótico: quem chega atrasado fica sem saber se assiste ao “em breve neste cinema” ou ao filme propriamente dito. O caráter de montagem da indústria cultural, a fabricação sintética e guiada dos seus produtos, industrializada não só no estúdio cinematográfico, mas virtualmente, ainda na compilação das biografias baratas, nas pesquisas romanceadas e nas canções, adapta-se a priori à propaganda. Já que o momento particular tornou-se separável e fungível, descartado mesmo tecnicamente de qualquer nexo significativo, ele se pode prestar a finalidades externas à obra. O efeito, o achado, o exploit isolado e repetível, ligou-se para sempre a exposição de produtos para fins publicitários, e hoje cada primeiro plano de uma atriz é uma “propaganda” de seu nome, cada motivo de sucesso o plug da sua melodia. Técnica e economicamente, propaganda e indústria cultural mostram-se fundidas. […]”.
(Fonte: ADORNO, T. Industria cultural. Trad. Jorge Matos Brito deAlmeida. São Paulo: Paz e Terra, 2002. p.40-41)
Theodor Adorno (1903-1969) é um dos nomes célebres da Escola de Frankfurt. Quanto à postura assumida por ele ao analisar o fenômeno da indústria cultural, suas práticas e efeitos como realidade social, assinale a afirmativa correta.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova.
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UEG GO/2020)
Theodor Adorno e Max Horkheimer, filósofos e sociólogos da chamada “Escola de Frankfurt”, teorizaram a questão da indústria cultural, concepção que se tornou extremamente popular a partir dos anos 1960. Adorno realizou vários estudos sobre música, entre outros produtos culturais. Segundo Adorno:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova.
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(ENEM MEC/2018)
A maioria das necessidades comuns de descansar, distrair-se, comportar-se, amar e odiar o que os outros amam e odeiam pertence a essa categoria de falsas necessidades. Tais necessidades têm um conteúdo e uma função determinada por forças externas, sobre as quais o indivíduo não tem controle algum.
MARCUSE, H. A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
Segundo Marcuse, um dos pesquisadores da chamada Escola de Frankfurt, tais forças externas são resultantes de
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova.
As reações mais íntimas das pessoas estão tão completamente reificadas para elas próprias que a ideia de algo peculiar a elas só perdura na mais extrema abstração: personality significa para elas pouco mais que possuir dentes deslumbrantemente brancos e estar livres do suor nas axilas e das emoções. Eis aí o triunfo da publicidade na indústria cultural.
(ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. p.138.)
A respeito da relação entre Indústria Cultural, esvaziamento do sentido da experiência e superficialização da personalidade, assinale a alternativa correta.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova.
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(Unesp SP/2017)
Concentração e controle, em nossa cultura, escondem-se em sua própria manifestação. Se não fossem camuflados, provocariam resistências. Por isso, precisa ser mantida a ilusão e, em certa medida, até a realidade de uma realização individual. Por pseudo-individuação entendemos o envolvimento da cultura de massas com uma aparência de livre-escolha. A padronização musical mantém os indivíduos enquadrados, por assim dizer, escutando por eles. A pseudo-individuação, por sua vez, os mantém enquadrados, fazendo-os esquecer que o que eles escutam já é sempre escutado por eles, “pré-digerido”.
(Theodor Adorno. “Sobre música popular”. In: Gabriel Cohn (org.). Theodor Adorno, 1986. Adaptado.)
Em termos filosóficos, a pseudo-individuação é um conceito
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova.
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(Unemat MT 2/2016)
“O tédio existe em função da vida sob a coação do trabalho e sob a rigorosa divisão do trabalho. Não teria de existir. Sempre que a conduta no tempo livre é verdadeiramente autônoma, determinada pelas próprias pessoas enquanto seres livres, é difícil que se instale o tédio. Ocorre com ele algo semelhante ao que se dá com a apatia política. A razão mais importante para essa última é o sentimento, de nenhum modo injustificado da população, de que, com a margem de participação na política que lhes é reservada pela sociedade, pouco podem mudar em sua existência”.
ADORNO, Theodor. Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002. (adaptado)
Em relação à atuação politica da população, a situação exposta por Adorno neste texto reflete um sentimento de:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova.
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(ENEM MEC/2016)
Hoje, a indústria cultural assumiu a herança civilizatória da democracia de pioneiros e empresários, que tampouco desenvolvera uma fineza de sentido para os desvios espirituais. Todos são livres para dançar e para se divertir, do mesmo modo que, desde a neutralização histórica da religião, são livres para entrar em qualquer uma das inúmeras seitas. Mas a liberdade de escolha da ideologia, que reflete sempre a coerção econômica, revela-se em todos os setores como a liberdade de escolher o que é sempre a mesma coisa.
ADORNO, T; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
A liberdade de escolha na civilização ocidental, de acordo com a análise do texto, é um(a)
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova.
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(ENEM MEC/2015)
TEXTO I
A melhor banda de todos os tempos da última semana
O melhor disco brasileiro de música americana
O melhor disco dos últimos anos de sucessos do
passado
O maior sucesso de todos os tempos entre os dez
maiores fracassos
Não importa contradição
O que importa é televisão
Dizem que não há nada que você não se acostume
Cala a boca e aumenta o volume então.
MELLO, B.; BRITTO, S. A melhor banda de todos os tempos da última semana. São Paulo: Abril Music, 2001 (fragmento).
TEXTO II
O fetichismo na música e a regressão da audição
Aldous Huxley levantou em um de seus ensaios a seguinte pergunta: quem ainda se diverte realmente hoje num lugar de diversão? Com o mesmo direito poder-se-ia perguntar: para quem a música de entretenimento serve ainda como entretenimento? Ao invés de entreter, parece que tal música contribui ainda mais para o emudecimento dos homens, para a morte da linguagem como expressão, para a incapacidade de comunicação.
ADORNO, T. Textos escolhidos. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
A aproximação entre a letra da canção e a crítica de Adorno indica o(a)
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova.
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(Unioeste PR/2013)
Em seu artigo Max Horkheimer: teoria crítica e materialismo interdisciplinar (2011), o filósofo Luís Sérgio Repa afirma que a teoria crítica procurou reintegrar a razão pelas promessas não cumpridas pelo Iluminismo. Entre os pensadores ligados a Escola de Frankfurt, Max Horkheimer se destacou por ter sistematizado e teorizado a teoriacrítica, além de ter formulado um programa de pesquisa. Entre os principais fundamentos teóricos da teoria crítica frankfurtiana, assinale a alternativa correta.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova.
Sobre o(a) autor(a):
Os textos e exemplos acima foram preparados pelo professor Ernani Silva para o Blog do Enem. Ernani é formado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista. Ministra aulas de Filosofia em escolas da Grande Florianópolis. Facebook: https://www.facebook.com/ErnaniJrSilva
Compartilhe:
Acesso gratuito
Faça seu cadastro de acesso ao Curso Enem Gratuito
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.ACEITARPolítica de Privacidade