Exercícios sobre a dialética e o idealismo histórico de Hegel

Preparamos um simulado especial sobre a dialética e o idealismo histórico do filósofo Georg Wilhelm Friedrich Hegel. Teste o que você sabe!

Você já ouviu que o que move o mundo são as ideias? Essa frase tem tudo a ver com a dialética de Hegel e suas ideias sobre o idealismo histórico e dialético. Ficou confuso com esses conceitos difíceis?

Durante a Modernidade, um dos assuntos mais discutidos na Filosofia foi a Teoria do Conhecimento, um campo da Filosofia dedicado ao estudo de como é possível conhecer as coisas.

Discussões antigas, como a contenda entre Heráclito e Parmênides, foram novamente trazidas à tona para compor novas teorias acerca do tema. Talvez esse foi o acontecimento filosófico de maior destaque da época – fora a síntese kantiana entre o Racionalismo e o Empirismo.

A partir da Teoria do Conhecimento kantiana, os paradigmas da Filosofia começam a mudar, abrindo espaço para nova discussões. É aí que se sobressai – em resposta a Kant – o autor que protagoniza esse post, Georg Wilhelm Friedrich Hegel.

A Teoria do Conhecimento hegeliana retoma um método bastante antigo, a dialética. Já no período clássico da Grécia, quando os filósofos ocupavam as ágoras, esse método era empregado como forma de retórica. No entanto, a teoria hegeliana dá uma nova vida a essa “parada”, se liga aí.

A premissa da qual partimos é que toda a ideia pode ser contraposta por uma outra ideia. Essa simples premissa é o que embasa o processo dialético. A “sacada” de Hegel foi desenvolver um pouco mais a dialética. Ele afirmou que uma ideia oposta não é algo que exclusivamente destrói a ideia original. Ao contrário, ela pode criar algo, isto é, uma nova ideia que não seja nem a ideia original, nem ela própria.

Existe, então, uma noção de movimento na dialética. Essa “sacada” do movimento é o que chamamos de noção de progresso na teoria de Hegel. Ele entendia a história como um processo de construção que progredia à medida que novas ideias eram pensadas. Daí a noção de idealismo dialético, ou seja, Hegel pensava que era a partir da dialética de ideias que existia o progresso da humanidade.

Hegel dizia que seu sistema filosófico englobava a imensa gama de sistemas filosóficos existentes. Isto é, o pensamento hegeliano seria a fusão das ideias desde a discussão entre Heráclito e Parmênides até aquele momento.

Nessa concepção hegeliana de mundo, fica evidente a existência de um movimento no pensamento que começa de maneira mais pitoresca e vai, com o passar das eras se refinando. Hegel afirmava que esse movimento, longe de ser só algo restrito ao plano teórico, podia ser percebido no mundo, nos acontecimentos a nossa volta.

Hegel faz uso da dialética para completar seu pensamento, uma vez que, tudo que se dá, é produto de um processo que contém uma ideia anterior e, ao se deparar com uma nova ideia, gera um conflito que termina na síntese dessas ideias. Em outras palavras, a humanidade caminha de maneira dialética. Assim, tudo que produzimos é fruto do nosso passado e será base para nosso futuro.

É por essa razão que a natureza da consciência humana não é, segundo Hegel, um simples fruto do acaso. Isso porque a consciência humana se dá pela existência de um intrincado conjunto de teses e antíteses que surgem com uma finalidade. Essa finalidade foi o que Hegel chamou de espírito absoluto.

Por fim, Hegel tentou, a partir de seu sistema filosófico, transformar o estudo da Filosofia em uma “parada” mais científica. Por conta disso, sofreu inúmeras críticas. No entanto, nenhuma delas ofuscou o brilhantismo de seu trabalho ao nos mostrar que a realidade é o que nosso pensamento conhece a partir de um processo de desenvolvimento histórico.

Videoaula sobre a dialética de Hegel

Para saber mais sobre Hegel e o idealismo dialético, assista à videoaula com o professor Alan para o nosso canal no YouTube:

Simulado sobre a dialética de Hegel

Agora que você revisou o conteúdo, responda 10 perguntas sobre a dialética de Hegel e teste o seu desempenho!

.

Compartilhe: