Cuidado para não escrever errado e perder pontos na Redação. A sílaba tônica de certas palavras da língua portuguesa é marcada com acento gráfico. Aprenda as regras de acentuação gráfica de acordo com o Novo Acordo Ortográfico!
O certo é “Fui a Bahia”, ou será “Fui à Bahia”? Tem crase, ou não tem crase? É muito comum aparecer questões nos vestibulares envolvendo crase e as regras de acentuação gráfica. No Enem, conhecer a grafia correta das palavras vale para mandar bem na Redação e na interpretação de textos.
Crase e Acentuação Gráfica
Além de ler bastante e treinar a escrita, existem algumas regrinhas que podem te ajudar a fixar as regras da Crase e acentuação gráfica. Vamos revisar?
Perca o medo da Crase
O primeiro passo é tirar uma dúvida que todo mundo tem: O que é a Crase na acentuação gráfica, e quando se deve utilizar a Crase. Veja agora com a professora Mercedes Bonorino, do canal do Curso Enem Gratuito:
O que é a Crase:
Viu como é simples? – A Crase é simplesmente a fusão de dois as (a+a). Crase é o nome do fenômeno, e não do acento. Nós utilizamos o acento grave para indicar que há crase, ou seja, que esse fenômeno acontece.
O foco para você mandar bem é prestar atenção na ocorrência da preposição “a” com o artigo feminino “a” (s), com o pronome demonstrativo “a” (s), com o “a” inicial dos pronomes aquele (s), aquela (s), aquilo e com o “a” do relativo a qual (as quais).
Resumo de Crase e Acentuação Gráfica
Para entender melhor como usar a acentuação gráfica corretamente, veja agora este resumo com a professora Mercedes, do canal do Curso Enem Gratuito.
Ela explica as principais regras para acentuar as palavras e mandar bemnas questões de Interpretação de Texto e na Redação do Enem
Tipos de acentos
Na língua portuguesa, muitas vezes utilizamos acentos gráficos para indicar as sílabas tônicas. Veja os sinais gráficos que são utilizados e suas funções:
– Acento agudo (´)
É utilizado sobre as letras a, i, u e sobre o e quando ele vem seguido de m. O acento agudo nestes casos, indica a vogal das sílabas tônicas. Veja os exemplos: fé, café, vintém.
– Acento circunflexo (^)
Este acento indica que as letras e e o representam as vogais tônicas de determinadas sílabas. Pode aparecer também sobre a letra a quando ela antecede nh, m ou n. Observe: avô, pivô, cânhamo.
– Acento til (~)
Este acento gráfico é utilizado sobre as vogais nasais a e o. Veja os exemplos: mãe, depõe, pão.
– Acento grave (`)
O acento grave é utilizado nos casos de crase.
– Apóstrofe(´)
É utilizado na supressão de alguns fonemas, como o que vemos em copo-d’água.
Tira-dúvidas: 10 dicas pra gabaritar português no Enem
Veja agora com a professora Mercedes Bonorino, do canal do Curso Enem Gratuito, as dicas sobra como resolver os 10 temas que mais caem nas provas de Linguagens. E tem Crase e Acentuação Gráfica:
Regras de acentuação gráfica
Agora que você já relembrou os principais sinais gráficos utilizados na língua portuguesa, vamos ver que tipos de palavras são acentuadas.
Monossílabos tônicos
Monossílabos são palavras que possuem apenas uma sílaba. Eles levam acento quando terminam em a(s), e(s), o(s).
Exemplos: vá (s), lê, chá, pá.
Atenção! Quando temos um verbo monossílabo tônico terminado em “em” (3º pessoa do singular) fica “êm” *(3º pessoa do plural). Veja: Ele vem – eles vêm
Palavras oxítonas
Palavras oxítonas são aquelas cuja última sílaba é a tônica. Serão acentuadas quando forem terminadas em:
- Vogais tônicas, por exemplo: sofá, chulé, chalé;
- -em ou -ens, por exemplo: eles mantém, eles mantêm;
- Ditongos abertos -ói, éu, éi, por exemplo: herói, destrói, chapéu.
Palavras paroxítonas
Palavras paroxítonas são aquelas cuja penúltima sílaba é a tônica. A maioria das palavras da língua portuguesa são paroxítonas. São acentuadas as paroxítonas terminadas em:
- r, por exemplo: cadáver, câncer;
- l, por exemplo: amável, réptil;
- n, por exemplo: hífen, pólen;
- x, por exemplo: tórax, látex;
- ps, por exemplo: fórceps, bíceps;
- -ã, -ãs, -ão, -ãos, por exemplo: sótão, órfãos;
- -um, -uns, -om, -ons, por exemplo: álbum, prótons;
- -us, por exemplo: bônus, vírus;
- -i, -is, por exemplo: táxi, tênis;
- -ei, -eis, por exemplo: hóquei, fizésseis.
Palavras proparoxítonas
São palavras proparoxítonas aquelas cuja antepenúltima sílaba é a tônica. Neste caso, todas as proparoxítonas são acentuadas. Veja alguns exemplos: pássaro, gráfico, miséria, glória.
Regras de Crase e acentuação gráfica Novo Acordo Ortográfico
No Novo Acordo Ortográfico houve algumas mudanças na acentuação de determinadas palavras. Veja:
Paroxítonas que perderam acento
- Palavras que tinham acento agudo nos ditongos abertos oi e ei. Por exemplo: heroico, joia, paranoia.
- Palavras que tinham acento agudo na vogal i e na vogal u quando precedidas de ditongos. Por exemplo: ideia, geleia, plateia.
- Palavras que tinham acento circunflexo nos ditongos oo e ee. Por exemplo: voo, enjoo, abençoo, deem, creem.
Acento diferencial
Antes do Novo Acordo Ortográfico, utilizávamos acentos para diferenciar palavras que tinham a mesma grafia, mas sentidos diferentes. Algumas dessas palavras perderam esse acento diferencial no Novo Acordo.
Algumas dessas palavras são: para, polo, pelo, pera…
Atenção! Algumas palavras permaneceram inalteradas em relação ao acento diferencial: pôr, pôde, têm, vêm.
Trema
A partir do Novo Acordo Ortográfico este sinal caiu em desuso. A trema é usada agora apenas nos substantivos próprios estrangeiros e palavras derivadas, como em Müller e Hübe.
Exercícios de acentuação gráfica
Questão 01 – (UEPG PR/2017)
Sobre a acentuação gráfica das palavras agradável, automóvel e possível, assinale o que for correto.
01.São acentuadas porque são paroxítonas terminadas em L.
02. Em razão de a letra L no final das palavras transferir a tonicidade para a última sílaba, é necessário que se marque graficamente a sílaba tônica das paroxítonas terminadas em L, se isso não fosse feito, poderiam ser lidas como palavras oxítonas.
04.São acentuadas porque são proparoxítonas terminadas em L.
08. São acentuadas porque são oxítonas terminadas em L.
16. São acentuadas porque terminam em ditongo fonético – eu.
Gab: 03
Questão 02 – (IFRS/2017)
Qual palavra NÃO é acentuada pela mesma regra que rege a acentuação de “calúnia”?
a) vítreo
b) gostaríamos
c) comentário
d) histórias
e)aleatórios
Gab: B
Simulado Regras de Acentuação
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(FGV /2018)
Com base nas regras atuais de acentuação da língua, considere que as frases das alternativas possam ser manchetes jornalísticas e assinale aquela em que o enunciado apresenta ambiguidade no uso do termo em destaque.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre as regras de acentuação gráfica para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(IFRS/2018)
Capítulo 39
01 Visitei algumas vezes o Egito subindo o Nilo, partindo do Cairo até chegar de barco a Luxor, __ 02 monumental capital religiosa dos faraós. É um percurso de uns sete dias, e o barco sempre faz 03 escalas, momento em que os turistas têm __ oportunidade de visitar os monumentos dessa fascinante 04 civilização. Na última escala de uma dessas viagens, atracamos em Luxor no fim da tarde, e aproveitei 05 para descer, acompanhado por um guia, e me sentar num café, em uma pequena aldeia próxima __ 06 cidade.
07 __ brisa estava fresca, e eu descansava prazerosamente do calor pesado do dia, distante do 08 movimento dos turistas, bebendo um chá, cercado pelos habitantes do lugar, que conversavam e 09 fumavam seus narguilés, enquanto cabras e crianças circulavam incessantemente.
10 De repente, uma banda de uns 15 componentes parou em frente ao café, tocando uma música 11 magnífica. A melodia era de origem árabe, mas tinha um acompanhamento rítmico que era muito 12 similar ao samba de roda da Bahia. Ao retornar __ noite para o barco, contei para a guia que nos 13 acompanhava na viagem, uma professora de história da Universidade do Cairo, da minha surpresa 14 com __ semelhança entre os dois ritmos. Para meu espanto, a guia contou que não era tão 15 surpreendente assim, pois até o século IX vivia, no lugar que hoje é o sul do Egito e o Norte do Sudão, 16 um povo chamado iorubá, que, ao perder uma guerra, foi obrigado __ fugir e atravessou a África, até 17 chegar __ Nigéria trezentos anos mais tarde, no século XII, não mais como povo, por ter se 18 disseminado no percurso, porém como tribo, sendo os homens negociados tempos depois pelas tribos 19 locais como escravos, com destino ao Brasil e a Cuba.
MIDANI, André. Do vinil ao download.
Rio de janeiro: Nova Fronteira, 2015. Adaptado.Observe as afirmativas a seguir.
I. têm (Ref. 03) recebe acento circunflexo, pois o sujeito desse verbo está no plural.
II. última (Ref. 04), música (Ref. 10), magnífica (Ref. 11), árabe (Ref. 11) e rítmico (Ref. 11) são acentuadas graficamente pela mesma razão.
III. história (Ref. 13), século (Ref. 15) e iorubá (Ref. 16) são acentuadas graficamente pela mesma razão.
Está(ão) correta(s)
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre as regras de acentuação gráfica para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(IFSC/2018)
A indústria tecnológica se desenvolveu muito nos últimos anos. Com isso, a quantidade e a qualidade dos produtos eletrônicos supreendem cada dia mais os consumidores.
Sabendo-se que as palavras em destaque receberam acentos gráficos por serem proparoxítonas, em qual alternativa há somente palavras cujos acentos foram empregados com base na mesma regra de acentuação?
Assinale a alternativa CORRETA.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre as regras de acentuação gráfica para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(IFSC/2017)
Orgânicos: definição, composto e como fazer a compostagem
SUA HISTÓRIA
1 A matéria orgânica é definida biologicamente como matéria de origem animal ou vegetal e 2 geologicamente como compostos de origem orgânica, encontrados sob a superfície do solo. Os 3 papéis, que são feitos com fibra vegetal, também são considerados matéria orgânica, porém, 4 trataremos dele separadamente. 5 Falaremos aqui do aproveitamento de restos de comida (cascas de frutas e verduras, 6 folhas, talo, etc) para a fertilização do solo, num processo conhecido como compostagem.
COMPOSTAGEM: A RECICLAGEM NA NATUREZA
7 A compostagem é um processo de transformação que pode ser executado com parte do 8 nosso lixo doméstico resultando em um excelente adubo para ser utilizado em hortas, vasos de 9 plantas, jardins ou algum terreno que você tenha disponível. Este é um dos métodos mais 10 antigos de reciclagem no qual imitamos os processos da natureza para melhorarmos a terra. 11 O conceito de resíduo na natureza passou a existir com a sua excessiva geração aliada à 12 crescente produção e uso de materiais sintéticos que não se degradam facilmente, além da 13 utilização de substâncias químicas perigosas, como tintas, solventes e metais pesados 14 utilizados em baterias, entre outras (FIGUEIREDO, 1995).
15 Dos resíduos gerados no estado do Rio de Janeiro, cerca de 52% são orgânicos, contra 16 44% de recicláveis e 4% de rejeitos. Em 20 anos, a porcentagem de lixo orgânico aumentou 17 16%. (COMLURB, 2001). É importante ressaltar que nem todos os 52% podem ser 18 compostados. O conceito de resíduo na natureza passou a existir com a sua excessiva geração 19 aliada à crescente produção e uso de materiais sintéticos que não se degradam facilmente, 20 além da utilização de substâncias químicas perigosas, como tintas, solventes e metais pesados 21 utilizados em baterias, entre outras (FIGUEIREDO, 1995). Além disso, elementos químicos 22 perigosos ao meio ambiente e à saúde contaminam o composto e comprometem a sua 23 qualidade.
24 Segundo estudos feitos na Usina de Compostagem de Irajá, no Rio de Janeiro, existe cerca 25 de 5% de metais pesados por Kg de composto (AZEVEDO et all, 2003). Esse elevado 26 percentual de metal pesado e de material orgânico não compostável em nosso lixo retrata o 27 baixo percentual de resíduo orgânico que é transformado em composto, não só no Brasil, com 28 somente 1%, mas em países que já fazem a separação prévia de seus materiais, como a 29 Alemanha cujo índice chega a 5%. (BALERINI, 2000).
O QUE É COMPOSTO E COMPOSTAGEM?
30 O composto é um material escuro usado como um tipo de adubo também chamado de 31 terra preta ou húmus.
32 Compostagem é o processo de decomposição biológica da matéria orgânica contida em 33 resíduos animais ou vegetais. É feita por muitas espécies de microorganismos e animais 34 invertebrados que em presença de umidade e oxigênio, se alimentam dessa matéria e 35 propiciam que seus elementos químicos e nutrientes voltem a terra. Essa decomposição 36 envolve processos físicos e químicos que ocorrem em matas, parques e quintais. Os processos 37 físicos são realizados por invertebrados como ácaros, centopéias, besouros, minhocas, lesmas 38 e caracóis que transformam os resíduos em pequenas partículas. Já os processos químicos, 39 incluem a ação de bactérias, fungos e alguns protozoários que degradam os resíduos em 40 partículas menores, dióxido de carbono e água. Essa técnica vem sendo utilizada há mais de 41 cinco mil anos pelos chineses (FREIRE, 2003) e é uma prática utilizada em propriedades rurais.
Disponível em: http://www.recicloteca.org.br/material-reciclavel/
organicos/ Acesso em 7/9/2016. (Texto adaptado)O uso dos acentos é um recurso gráfico de que se dispõe para marcar a sílaba tônica de certas palavras. Sabe-se, no entanto, que nem todas as palavras recebem acento e que seu emprego depende de algumas regras específicas, dentre elas, a posição da sílaba tônica.
Com base nessas informações e nos seus conhecimentos sobre as regras de acentuação gráfica na língua portuguesa, assinale a alternativa CORRETA.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre as regras de acentuação gráfica para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(IFAL/2017)
Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela em que os vocábulos são acentuados graficamente por serem oxítonos.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre as regras de acentuação gráfica para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(IFAL/2017)
Quanto à acentuação gráfica das palavras em português padrão, marque a alternativa que traz uma informação errada.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre as regras de acentuação gráfica para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(IFRS/2017)
01 A detração não é, necessariamente, uma mentira. Pode ser verdadeira ou falsa. O que marca a 02 detração é a intenção de atacar, de diminuir, de jogar lama no alvo do meu veneno. Depreciar, como já 03 insinuamos, significa elevar a minha posição. Essa é a chave do sucesso do detrator. A infâmia 04 anunciada pelo narrador pode nascer de fato concreto e comprovado. Pode ser invenção absoluta. O 05 objetivo é o mesmo: quero arranhar ou quebrar o vítreo telhado alheio. O importante é puxar bem para 06 baixo, desnudar histórias, atacar. Bem, por definição a expressão puxar para baixo implica reconhecer 07 que estou abaixo de quem falo mal. Esse é um dos problemas do falar mal: ele reconhece que me 08 sinto abaixo ou, ao menos, que desejo estar por cima ao falar mal.
09 Todos somos capazes de atos de bondade e abnegação. Hitler amava cachorros e defendia 10 dieta vegetariana. Hitler matou milhares. A ternura, mesmo na mais infame criatura, fala de nós e 11 nossos valores. Porém, nada deixa mais evidente minha personalidade do que o tipo de comentário 12 que faço, especialmente o maldoso.
13 Observe um discurso de formatura. Falamos bem das pessoas e da instituição. Agradecemos a 14 nossos excelentes professores, homenageamos nossos amados pais e indicamos ___ qualidades 15 excelsas daquela turma. Gostaríamos de ouvir isso. Achamos indelicado alguém ser crítico naquela 16 hora de consagração. Mas… A maioria dos rostos está entediada. Os elogios emocionam alguém, mas 17 entediam. As virtudes, reais ou retóricas, não prendem muito a atenção. […]
18 A fofoca é anárquica e cresce em progressão geométrica. No boca-a-boca clássico e presencial 19 ou nas redes sociais, ela escapa ___ qualquer controle. Tememos tudo o que foge ___ nossa 20 supervisão. Calúnia é comparada ___ um travesseiro de penas aberto em torre alta. Uma vez iniciada, 21 entra em modo aleatório.
KARNAL, Leandro. A detração: breve ensaio sobre o maldizer.
São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2016. p. 15-17.Qual palavra NÃO é acentuada pela mesma regra que rege a acentuação de “calúnia”?
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre as regras de acentuação gráfica para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(FCM PB/2016)
Assinale a alternativa em que as palavras são acentuadas pela mesma razão:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre as regras de acentuação gráfica para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(IFAL/2016)
À beira da extinção, ave saíra apunhalada tem rara chance de se recuperar na natureza
A saíra apunhalada (o nome faz referência à mancha vermelha no peito do pássaro, que se assemelha a uma “punhalada”) é uma ave simpática de dez centímetros, com plumagem branca e cinza. A alcunha, que na origem só fazia referência ao visual da espécie, agora serve bem como indicação simbólica do perigo pelo qual passa a saíra: estimativas indicam que só existem 50 delas na natureza. Para protegê-la, ONGs e órgãos ambientalistas do governo lutam para que seja criada uma reserva florestal de 5 mil hectares na região serrana capixaba.
A saíra apunhalada vive em bandos e se alimenta de pequenos insetos e frutos. Ela vive no alto de florestas da Mata Atlântica, e está aí a sua maior fraqueza, já que 90% dessa vegetação foi destruída pelo homem. A ave, que também era encontrada em Minas Gerais, hoje só pode ser vista no Espírito Santo.
“A extinção está associada à destruição secular da Mata Atlântica, porque a espécie só sobrevive em florestas muito bem conservadas”, diz o biólogo Edson Ribeiro Luiz, coordenador de projetos da SAVE Brasil, ONG ligada à Bird Life International, que tem como foco a proteção das aves brasileiras. “Em território capixaba, onde existe apenas um bloco de vegetação preservado, elas tendem a ficar ilhadas.”
A luta para proteger a ave ganhou força no mês passado, quando aconteceu no Estado o Avistar, principal evento de observação de pássaros do país. Tendo na saíra apunhalada o seu símbolo, a festa foi o incentivo que faltava para que o Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA) estabelecesse o prazo de março de 2016 para a constituição da reserva. A decisão final, porém, continua nas mãos do governo.
(Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/ambientalistaspressionam
– governo-capixaba-a-proteger-ave-sairaapunhalada>. Acesso em 13/11/2015. Texto adaptado)Quanto à acentuação das palavras, assinale a afirmação verdadeira.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre as regras de acentuação gráfica para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(IFSC/2019)
Passamos a vida em só 25 lugares
Já teve vontade de explorar novos ares e, quando deu por si, estava no mesmo boteco de sempre? Esses “horizontes limitados” são universais, de acordo com matemáticos da Universidade e Londres. Não importa se você é um jovem executivo ou um jogador de futevôlei aposentado – segundo cientistas, qualquer pessoa é capaz de frequentar, no máximo 25 lugares. Entram nessa conta todos os locais visitados duas vezes por semana, por pelo menos 10 minutos. O ponto de ônibus, portanto, já desconta dos 25 totais. Isso para quem é popular: 25 é o recorde alcançado por aqueles que mantêm uma rede grande de amigos. Para os introvertidos, os horizontes são ainda mais fechados.
(Ana Carolina Leonardi. Superin-
teressante, edição 392, agosto
de 2018, p.10.)Quanto às regras de acentuação, assinale a alternativa CORRETA.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre as regras de acentuação gráfica para acertar na hora da prova!