Os Advérbios e Locuções Adverbiais: resumo de Português

Hora de rever os Advérbios e as Locuções Adverbiais para chegar forte nas provas. É fácil dominar que os advérbios indicam intensidade, marcam o tempo ou o modo como acontecem as situações do cotidiano

É hora de você compreender o que são os Advérbios e as Locuções Adverbiais para mandar bem nas questões de Interpretação de Texto. É o que mais cai nas provas do Enem e dos vestibulares. Afinal, quem não consegue “ler e entender” o enunciado das questões e do Tema da Redacão já larga perdendo pra concorrência.

Os Advérbios e as Locuções Adverbiais

Sabe aquelas palavrinhas que usamos para dar intensidade, para marcar o tempo ou o modo como acontecem as situações do cotidiano? Essas palavras são os advérbios. E nós os utilizamos diariamente.

Os advérbios são palavras que modificam um verbo, um adjetivo ou outro advérbio numa determinada frase. São flexionados em grau (comparativo e superlativo) e classificados em advérbios de:

  1.  – modo,
  2.  – intensidade,
  3.  – lugar,
  4.  – tempo,
  5.  – negação,
  6.  – afirmação,
  7.  – dúvida.

Resumo rápido sobre os Advérbios e as Locuções Adverbiais

Veja com a professora Mercedes, do canal de aulas do Curso Enem Gratuito, um resumo simples e rápido para você dominar o básico sobre os Advérbios. É bem didática a aula da Mercedes, e você logo aprende. Confira:

Como você viu na aula da professora Mercedes, Frequentemente o advérbio não é representado por uma única palavra, mas por um conjunto de palavras, ou seja, por uma locução adverbial. As locuções adverbiais se formam por preposição mais substantivo, preposição mais adjetivo e preposição mais advérbio.

Os Advérbios dentro das Classes de Palavras

As classes de palavras ou classes gramaticais são dez: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio. Essas categorias são divididas em palavras variáveis (aquelas que variam em gênero, número ou grau) e palavras invariáveis (as que não variam).

Vem que a Jéssica explica com detalhes nesta aula do Canal do Curso Enem Gratuito! \o/

Muito bom este resumo! Veja agora a transcrição completa do vídeo para você localizar o trecho que precisa revisar:

Pode parecer um assunto um pouco nota de rodapé, mas o uso do conceito é importante para trabalhar com a interpretação de texto.  A primeira classe gramatical que vamos trabalhar é a dos substantivos.

Substantivo é nome e é dividido em categorias, como substantivo próprio (Beatriz), comum (carro), primitivo (pedra), derivado (pedreiro), simples (flor), composto (beija-flor), coletivo (alcateia), concreto e abstrato.

 Agora vamos trabalhar com o gênero dos substantivos! A gente tem o gênero biforme (menino/menina), com a flexão do gênero indicando se é feminino ou masculino, mas a gente não trabalha só com essa possibilidade na nossa língua. A gente vai ter também os gêneros uniformes, como epicema (jacaré fêmea), o comum de dois gêneros (o/a dentista) e o sobrecomum (o que não sofre modificações de acordo com o gênero, como ‘criança’).

 Número no gênero! Quando a gente trabalha com substantivos formados por uma palavra só (simples), é mais tranquilo, agora quando trabalhamos com substantivos compostos, a dúvida aparece! Quando a gente altera o primeiro elemento? Quando existir uma relação de finalidade trazida pelo segundo elemento. Pombo correio: qual a finalidade do pombo? Ser correio. Então colocamos no plural só a primeira palavra: pombos correio. E quando que a gente altera o segundo elemento? Quando o primeiro elemento é formado por prefixo (guarda roupas).

 Vamos falar agora sobre os adjetivos: aquele que dá característica. Quando é que a dúvida surge? Quando estamos trabalhando com uma locução adjetiva: amor de mãe / amor materno. Qual a função de “de mãe”? É caracterizar o amor, então é uma locução adjetiva.

Definição dos Advérbios

Os Advérbios são palavras que modificam um verbo, um adjetivo ou outro advérbio numa determinada frase. São flexionados em grau (comparativo e superlativo) e classificados em: advérbios de modo, intensidade, lugar, tempo, negação, afirmação, dúvida.

Frequentemente o advérbio não é representado por uma única palavra, mas por um conjunto de palavras, ou seja, por  uma locução adverbial. As locuções adverbiais se formam por preposição mais substantivo, preposição mais adjetivo e preposição mais advérbio.

Resolva o Simulado sobre os Advérbios

 

.

.

=======

Acertou quantas questões na primeira tentativa? Se não conseguiu pelo menos 7 acertos, é hora de continuar estudando. Veja aula completa sobre os Advérbios.