Artigos definidos e indefinidos em inglês: veja como usar

Artigos definidos e indefinidos em inglês, assim como no português, também existem. E nessa aula vamos abordar como se dá o uso desses artigos e também como identificá-los. Então vem aprender sobre uma das palavras mais utilizadas no inglês: o famoso THE!

Artigos definidos e indefinidos em inglês podem ser utilizados da mesma forma como no português. Podemos dizer que na gramática, artigos são termos que costumam vir antes de um substantivo, determinando-o ou não. E seu uso varia de acordo com a forma da frase e também sua conjugação. Vamos aprender hoje como utilizar corretamente e também como identificar os artigos definidos e indefinidos em inglês.

O que são artigos definidos e indefinidos em inglês

Classificamos as palavras em artigos definidos e indefinidos, pois no primeiro se tem a função de identificar algo ou alguém, tendo assim conhecimento sobre o que ou sobre quem se está falando. Já no segundo – os indefinidos – não se tem conhecimento prévio sobre o assunto em questão, denotando imprecisão.

No português, os artigos definidos são: o, a, os, as. Enquanto no inglês, temos apenas o the. Os indefinidos, por sua vez, no português são: um, uma, uns, umas, enquanto seus correspondentes em inglês são apenas: a, an. Vamos estudar abaixo como os artigos definidos e indefinidos em inglês da maneira correta?

Publicidade

Artigos definidos em inglês (ou definite articles)

Como vimos anteriormente, os artigos e indefinidos em inglês, se apresentam no inglês em pequenas proporções mas ainda com algumas regrinhas. No inglês temos apenas o artigo the e o utilizamos quando nos referimos a algo ou alguém em específico. Diferentemente do português, onde há artigos para serem utilizados diante de palavras no singular e no plural, no inglês o emprego do the pode ocorrer em qualquer um destes casos. Veja exemplos abaixo:

The cat is sleeping.

(O gato está dormindo).

Aqui fica implícito para quem está recebendo a mensagem de qual gato se está referindo.

The dogs are playing.

(Os cachorros estão brincando).

Na frase acima, podemos ver o uso do the diante de uma palavra no plural (dogs). Do mesmo modo, quem está recebendo a mensagem sabe de quais cachorros se está falando.

Utilização do artigo definido the

O artigo definido the pode ser utilizado também quando está se referindo a:

– Substantivos únicos de sua espécie

You should avoid to look directly at the sun even with sunclasses on.

(Você deve evitar olhar diretamente para o sol mesmo se estiver com óculos de sol).

No exemplo acima, sabemos que estamos nos referindo apenas a um sol específico, pois é o único que conhecemos.

– Nomes de família

The Robertsons are a very fun family.

(Os Robertson são uma família muito divertida).

– Instrumentos musicais

I love to play the guitar.

(Eu amo tocar guitarra).

– Números ordinais

This is the second time that this happens to me.

(Esta é a segunda vez que isso acontece comigo).

Quando não devemos utilizar o artigo definido The

Em alguns casos, o artigo the deve ser omitido das frases. Conheça esses casos a seguir:

– Nomes de cidades, estados, países, continentes

New York is a very famous city.

(Nova Iorque é uma cidade muito famosa).

California is very hot in the summer.

(A Califórnia é muito quente no verão).

Brazil is a beautiful country.

(O Brasil é um país lindo).

America is a very large continent.

(A América é um continente muito extenso).

– Nome de pessoas

Maria is my sister.

(A Maria é minha irmã).

– Línguas

German is a difficult language.

(O alemão é uma língua difícil).

– Disciplinas

Math is too complicated.

(Matemática é muito complicado).

– Pronomes possessivos

My mother is italian.

(A minha mãe é italiana).

I think our ride is gone.

(Eu acho que a nossa carona foi embora).

– Substantivos no plurais utilizados de maneira genérica

People need to listen.

(As pessoas precisam ouvir).

Children like playing.

(As crianças gostam de brincar).

Women tend to live longer than men.

(As mulheres tendem a viver mais do que os homens).

Brazilians are happy people.

(Os brasileiros são um povo feliz).

Apesar de em vários momentos o artigo the ser omitido, precisamos admitir que os artigos definidos em português são muito mais complicados do que no inglês, não é mesmo? 

Agora que você já tem uma ideia de como utilizar os artigos definidos vamos agora para o que são artigos indefinidos em inglês e quando utilizá-los!

Artigos indefinidos em inglês (ou indefinite articles)

Os artigos indefinidos em inglês são utilizados quando nos referimos a algo no geral – sem especificidade – os artigos a e an (equivalentes a um e uma no português) aparecem somente diante de substantivos no singular.

Além disso, não há diferenciação de gênero, ou seja, podem ser utilizados seguidos de palavras femininas ou masculinas (Ex: a girl/uma garota; a boy/um garoto). Ou também para designar alguém do sexo feminino ou masculino (Ex: a friend/um amigo, uma amiga).

É importante destacar que o artigo indefinido a é utilizado quando antecede um substantivo que começa com uma consoante ou que tenha som de consoante. Já para o artigo indefinido an, a regra é utilizá-lo antes de substantivos que comecem com uma vogal ou que tenham som de vogal. Observe:

O uso do artigo indefinido A

A girl (uma garota) – utilizamos o artigo a pois o substantivo seguinte começa com a consoante g.

A unicorn (um unicórnio) – utilizamos o artigo a pois quando pronunciamos a palavra, esta tem o som de Y (uma consoante).

A hotel (um hotel) – mesmo caso do exemplo acima, utilizamos o artigo a pois quando pronunciamos a palavra, esta tem o som de R (uma consoante).

A one-leg chair (uma cadeira de uma perna) – aqui, a palavra one tem som de “won”, por isso usamos o artigo a.

O uso do artigo indefinido An

An apple (uma maçã) – utilizamos an pois o substantivo começa com a letra a (vogal).

An office (um escritório)

An orange (uma laranja)

An hour (uma hora) – aqui temos um caso especial onde o h é mudo, portanto usamos an.

Como utilizar os artigos indefinidos em inglês

Como mostrado nos exemplos acima, precisamos ter muito cuidado com a pronuncia das palavras para sabermos quais artigos indefinidos devemos utilizar corretamente na frase, uma vez que o artigo é definido pelo som delas e não necessariamente por começarem com consoante ou vogal.

o uso dos artigos definidos e indefinidos em inglêsNa imagem acima podemos ver exemplos de quando utilizar os artigos indefinidos a e an. Mas, atenção: vimos também que o que define a utilização de a ou an é a pronuncia da palavra em seguida.

Outra questão que precisamos ficar atentos, é que existem casos na qual o substantivo pode estar adjetivado. Nestes casos, o artigo deve ser utilizado de acordo com o adjetivo. Nos exemplos abaixo isso ficará mais claro:

Leonardo DiCaprio is a great actor. (Leonardo DiCaprio é um ótimo ator).

Maryl Streep is an amazing actress. (Maryl Streep é uma ótima atriz).

Video-aula

Para fixar e aprofundar os seus conhecimentos sobre artigos indefinidos, quando e como utilizá-los, não deixe de conferir o vídeo do canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho, disponível em:

Viu como é simples aprender a respeito do uso dos artigos definidos e indefinidos em inglês? Se considerarmos que no português existem mais do que o dobro de artigos que no inglês, aprender esta língua se torna um objetivo muito mais alcançável, não é mesmo? Então que tal praticarmos o que aprendemos na aula de hoje? Abaixo você encontra exercícios para uma melhor fixação e absorção do conteúdo visto!

Exercícios

TEXTO: 1 – Comum à questão: 1

For an Englishman, good character follows a rule: “Never lose your temper”. Pleased or annoyed, one has to keep the look of politeness. You have to control yourself in all situations: the more controlled a man is, the higher his reputation stands.

An Englishman may think that all excess of emotion is undignified.

It is however a great mistake to think that Englishman are cold. They make the most enthusiastic audiences in Europe: a London crowd on a holiday is incredibly noisy and cheerful. It is true that the English people are very sensitive.

Questão 01 – (UniRV GO/2017)

Considering the usage of the indefinite and definite articles, mark (V) for the true statement and (F) for the false ones.

a) The President will travel to Asia in September.

b) A motor has many secrets; only a skilled repairman can fix it well.

c) I wold like to have a coffee with my meal, please.

d) He intended to have a dinner with the Stanleys.

Questão 02 – (UFAC/2002)

Assinale a alternativa na qual o uso do artigo está incorreto:

a) They have a dog called Rover and a cat.

b) I need an advice.

c) I’d like a glass of milk and a cheese sandwich.

d) Do you know the answer?

e) Have you seen the screwdriver?

 

TEXTO: 2 – Comum à questão: 3

Coughing Kitties

Maryann Mott

Feline asthma [TO BE] a new disease. It was first described in scientific literature more than 90 years ago, says veterinarian Philip Padrid of the Family Pet Animal Hospital in Chicago.

Nicki Reed, a veterinarian at the University of Edinburgh’s Hospital for Small Animals, says that when a coughing cat is brought to the clinic, she must first establish if [ARTICLE] cause is [ARTICLE] infection, asthma, or something more sinister, like a lung mass.

To do this, Reed usually performs an x-ray, takes a lung fluid sample, and conducts a bronchcoscopy _ an examination that uses a flexible microscope inserted into the cat’s airway.

Most of the time, asthma is a mild disease, Reed says. But in some cases cat’s lungs collapse or their ribs fracture due to difficulty in breathing.

“I think if we can identify asthmatic cats quite early and get treatments on board to suppress their cough, then hopefully we can avoid them coming to such extremes,” she said.

(Adapted from http://news.nationalgeographic.com/news/2005/10/1025_051025_cat_asthma.html)

Questão 03 – (UNIFOR CE/2006)

In she must first establish if [ARTICLE] cause is [ARTICLE] infection…, the correct forms of the articles are, respectively,

a) the _ the.

b) a _ the.

c) the _ an.

d) a _ an.

e) a _ ª

GABARITO

1 – FVFV

2 – B

3 – C

Sobre o(a) autor(a):

O texto acima foi criado pelo professor Guilherme Plucenio para o Curso Enem Gratuito. Guilherme é professor de Inglês e analisa os vestibulares do país desde 2015. Atualmente cursa Letras – Inglês na Universidade Federal de Santa Catarina. Facebook: https://www.facebook.com/guilherme.martinsplucenio

Compartilhe: