Vem com a gente aprender o balanceamento das equações químicas através do método das tentativas! É Química para mandar bem nas questões de Ciências da Natureza do Enem e dos vestibulares!
As equações químicas estão corretas quando representam um fenômeno químico que realmente ocorre, por meio de fórmulas corretas (aspecto qualitativo) e coeficientes corretos (aspecto quantitativo). Lembrando que em uma reação química os átomos permanecem praticamente “intactos” podemos dizer que:
Observe a equação que representa a combustão do etanol:
As substâncias do lado esquerdo da seta são os reagentes e as substâncias do lado direito da seta
são os produtos. Observe, na combustão do etanol que o número de átomos de carbono, por exemplo, não é o mesmo nos reagentes e nos produtos e essa desigualdade contraria a lei da conservação das massas.
Lei da conservação das massas?
“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma (Lavoisier.)”
Então, essa lei indica que a soma das massas de todos os reagentes deve ser igual à soma das massas de todos os produtos (princípio de Lavoisier).
Existem vários métodos utilizados para realizar o balanceamento de uma equação, mas o mais utilizado é o método das tentativas, que é baseado nos seguintes princípios:
Dica 1- Reveja também outro assunto muito importante para a prova do Enem e dos vestibulares que é Balanceamento das equações de oxirredução.
Vamos ver um exemplo para ficar mais claro! Observe a reação química a seguir:
Veja que a reação está desequilibrada. Há um átomo de Al nos reagentes, enquanto que nos produtos o número de átomos desse elemento é 2. Algo semelhante ocorre com o O: há dois átomos antes da seta e três átomos de oxigênio após a seta.
Agora, observe que tanto o Al como o O aparecem somente uma vez nos dois membros da equação. Mas, como o O que possui índices maiores (2 e 3), vamos iniciar o balanceamento por ele:
Veja que “trocamos” os índices do oxigênio antes e depois da seta, usando-os como coeficientes. Isso pode ser realizado porque multiplicar 2×3 e 3×2 resulta no mesmo número, facilitando assim o equilíbrio desses átomos.
Agora só falta acertar o Al :
Entendeu? Que tal mais um exemplo para nunca mais esquecer?
– Seguindo o raciocínio anterior, devemos começar pelo Al, ou com o S ou com o radical e não com o H ou o O pois aparecem várias vezes não dois membros da equação.
– No entanto, vamos começar pelo que apresenta índices maiores 1 e 3.
– Prosseguimos com o Al:
E finalmente, o coeficiente da água pode ser acertado pela contagem dos hidrogênios e dos oxigênios:
Para saber ainda mais sobre balanceamento das equações químicas com o prof. Sobis:
Exercícios:
01. (FUVEST) A decomposição térmica de 1 mol de dicromato de amônio é representada pela equação:
Os valores de x, y e z são, respectivamente:
a) 2, 3 e 4
b) 2, 7 e 4
c) 2, 7 e 8
d) 3, 2 e 4
e) 3, 2 e 8
02. (UNIP/SP) A soma dos menores coeficientes inteiros que balanceiam a equação:
a) 4
b) 15
c) 21
d) 8
e) 6
03. (ESAL/MG) A equação química: fica estequiometricamente correta se x for igual a:
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5
Gabarito:
1.a, 2.d, 3.d