Estude História para o Enem com o simulado sobre a conquista da América. São 10 questões sobre o assunto e o gabarito sai na hora! Você confere seu desempenho e ainda pode estudar de graça com a aula sobre o tema 🙂
Imagine uma Europa totalmente distinta da que conhecemos hoje, uma Europa de mais de cinco séculos atrás. Era tudo diferente na época da conquista da América. As nações muçulmanas ocupavam a Península Ibérica (Portugal e Espanha), e muitas divisas territoriais ainda eram baseadas no direito feudal.
A nobreza detinha privilégios políticos, a Igreja Católica era a religião soberana no Ocidente e nem sequer havia indústrias. Porém, este não era um cenário consolidado. T
ransformações políticas, econômicas e culturais vinham manifestando a passagem da Idade Média para a Modernidade.
A Conquista da América
A dica para você se preparar e mandar bem no Simulado A conquista da América, e depois gabaritar geral nas questões de História do Enem, é ver agora esta aula-resumo com o professor Felipe de Oliveria, do canal do Curso Enem Gratuito.
Valeu pra você o resumo do professor Felipe de Oliveira? O cara é mesmo um fera total.
Olha mais dicas sobre as Grandes Navegações:
O período em que ocorre as grandes navegações é marcado por uma grave crise econômica na Europa. É a chamada crise do século XIV, marcada pela peste negra, pela Guerra dos Cem anos, por ciclos de fome e revoltas camponesas.
A mortalidade foi altíssima na Europa, e isso provocou uma retração do mercado europeu. Além disso, temos aqui uma escassez de metais preciosos para a cunhagem de moedas.
Diante desse colapso econômico na Europa, havia a necessidade da busca por novos mercados. E estes novos mercados estavam na África (ouro, marfim e escravos) e também no Oriente (especiarias e artigos de luxo). Agora, para alcançar esses novos mercados, era preciso navegar por novos mares, o Atlântico e o Índico! Eles também precisavam de um patrocinador para essas navegações (que poderiam trazer lucro, porém incerto). Nesse caso, quem financiou foi o Estado Moderno – que também se consolidou nesse momento (como Inglaterra e França).
O destaque de Portugal nos 7 mares
– Vamos agora para a segunda parte: as causas do pioneirismo português! Portugal foi um país pioneiro nas navegações. Mas por que isso? Portugal reunia condições que outros países não conseguiam na época, como estabilidade política.
Além disso, nós vamos ter mais tarde a aliança do rei com a burguesia, a partir de Revolução de Avis. Como consequência disso, surge a Escola de Sagres, que evolui muito o conhecimento náutico para as navegações 😉
Enquanto a Europa de maneira geral estava se fechando por conta de invasões, os portugueses estavam se abrindo para a navegação!
Novas rotas marítimas
– Vamos então à terceira parte: as principais rotas e expedições! Portugal segue a rota do Périplo Africano, ou seja, o contorno da costa Atlântica da África. O principal ponto conquistado em 1415 foi Celta, no atual Marrocos. Os portugueses também ultrapassaram importantes obstáculos e chegaram à Africa Subsaariana – é aí que vai começar o comércio de escravos.
E em 1482, temos um episódio importante. O navegador Diogo Cão vai chegar na foz do Rio Congo. Ele pode chegar à uma conclusão importante: de que a África, ao Sul, era muito mais estreita e que estavam próximos de alcançar o Índico.
Eles então conseguem esse feito \o/ Mas antes que os Portugues conseguissem chegar à Índia, a Espanha começa a navegar.
Cristóvão Colombo, então, encontra novas terras em outubro de 1492!
E em 1500 acontece a primeira expedição comercial ao Oriente, a expedição de Pedro Álvares de Cabral. Ele acabou chegando no Brasil. Existem diferentes teorias sobre isso, uma delas diz que “achar” o Brasil foi intencional, outra diz que foi por acaso.
– O mais importante para concluirmos é: quais foram as consequências das grandes navegações? Nós temos um deslocamento do grande eixo do comércio mundial do Mediterrâneo para o Atlântico.
E, claro, vamos ter com isso uma grande expansão do capitalismo comercial, junto com o genocídio indígena e a grande diáspora africana por conta da escravidão.
A Conquista da América Simulado
Parabéns, focê fez uma revisão completa. Chegou a hora de testar o seu nível. Responsa ao Simulado A Conquista da América. São apenas 10 questões, com gabarito na hora. Vem!
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(IFMT/2019)
A respeito do processo de Expansão Marítimo-Comercial europeia, ocorrida entre os séculos XV e XVI, assinale a alternativa INCORRETA:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a conquista da América para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(PUC SP/2019)
A história do subdesenvolvimento da América Latina integra, como já se disse, a história do desenvolvimento do capitalismo mundial. Nossa derrota esteve sempre implícita na vitória alheia, nossa riqueza gerou sempre a nossa pobreza para alimentar a prosperidade dos outros: os impérios e seus agentes nativos. Na alquimia colonial e neocolonial, o ouro se transforma em sucata e os alimentos se convertem em veneno.
Galeano, E. As Veias Abertas da
América Latina; 8ª ed, Rio de
Janeiro, Paz e Terra, 1979 – p.14Eduardo Galeano, importante jornalista e intelectual uruguaio, se alinhava ao grupo dos pensadores de esquerda da América Latina. Percebem-se sinais desses elementos no fragmento acima. Esses sinais representam uma visão comum da historiografia latino-americana. Assinale a alternativa que melhor represente essa visão.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a Nova República para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(FUVEST SP/2018)
A imagem representa a morte de Atahualpa, o último imperador inca, em 1533, após a conquista espanhola comandada por Francisco Pizarro.
Luis Monteiro. Os funerais do inca
Atahualpa. Óleo sobre tela, 1865-1867.Analise as quatro afirmações seguintes, a respeito da empresa e da conquista colonial espanhola no Peru e da representação presente na imagem.
I. A conquista foi favorecida pelo conflito interno entre os dois irmãos incas, Atahualpa e Huáscar, aproveitado pelas forças espanholas lideradas por Francisco Pizarro.
II. A produção agrícola das plantations escravistas constituiu-se na base econômica do vice-reinado do Peru, controlado pelos espanhóis.
III. Do lado esquerdo da pintura, há uma movimentação conflituosa, na qual as mulheres incas são contidas por guardas espanhóis, contrastando com a expressão ordenada e solene do lado direito, composto por religiosos e autoridades espanholas em torno do corpo do imperador inca.
IV. A pintura revela o resgate de elementos históricos – importante para a construção do ideário nacionalista no século XIX, no processo pós-independência e de formação do Estado nacional peruano -, mas retrata os personagens indígenas com trajes e feições europeus.
Estão corretas apenas as afirmações
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a conquista da América para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(Mackenzie SP/2018)
Ao analisar o processo de conquista da América pelos espanhóis, o historiador Héctor Bruit afirmou:
“O que mais chama a atenção em todo esse processo da conquista americana é a atitude dos indígenas em relação ao cristianismo. Documentos diversos atestam que os índios simulavam ser cristãos por meio dos significados das formas, rituais e gestos da nova religião, mas no fundo a simulação lhes permitia encobrir suas crenças idólatras”
Héctor Hernan Bruit. Bartolomé de las Casas e
a simulação dos vencidos. Campinas/São Paulo:
Editora da UNICAMP/Iluminuras, 1995, p.16.É correto afirmar, pela análise do excerto, que
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a conquista da América para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(FATEC SP/2018)
Muitos povos indígenas resistiram à dominação espanhola nas Américas. Uma das lutas de resistência mais conhecidas foi a do líder inca Tupac Amaru que, em 1780, comandou cerca de 40 mil homens em um movimento a favor de reformas para melhorar a vida e o trabalho dos indígenas peruanos.
A colonização espanhola da América se caracterizou pela
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a conquista da América para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(PUC GO/2017)
Fundação da ilha
I
Um barão assinalado
sem brasão, sem gume e fama
cumpre apenas o seu fado:
amar, louvar sua dama,
dia e noite navegar,
que é de aquém e de alémmar
a ilha que busca e amor que ama.
Nobre apenas de memórias,
vai lembrando de seus dias,
dias que são as histórias,
histórias que são porfias
de passados e futuros,
naufrágios e outros apuros,
descobertas e alegrias.
Alegrias descobertas
ou mesmo achadas, lá vão
a todas as naus alertas
de vária mastreação,
mastros que apontam caminhos
a países de outros vinhos.
Esta é a ébria embarcação.
Barão ébrio, mas barão,
de manchas condecorado;
entre o mar, o céu e o chão
fala sem ser escutado
a peixes, homens e aves,
bocas e bicos, com chaves,
e ele sem chaves na mão.
(LIMA, Jorge de. Melhores poemas.
São Paulo: Global, 2006. p. 144145.)Boa parte da elite colonizadora tinha para com a América uma relação de dominação e enriquecimento em que vislumbrava um retorno à metrópole, para viver o resto dos seus dias ostentando não apenas um título de nobreza, como referido no texto, mas também a riqueza adquirida na colônia. Nesse quesito, é correto afirmar que:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a conquista da América para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UNIOESTE PR/2013)
“A conquista da América não foi um fato isolado do contexto econômico europeu nos séculos XV e XVI. Ao contrário, foi um processo integrante da ampla conjuntura expansionista europeia da época. Riquezas materiais, como ouro e prata, eis o que motivou os europeus a se aventurarem por regiões desconhecidas, como também as monarquias a investirem grandes recursos financeiros. […] Contudo, apenas a lógica material presente nas relações mantidas entre conquistadores e populações americanas é insuficiente para explicar, por exemplo, as atrocidades ocorridas no cotidiano daqueles homens. […] A violência, portanto, foi consequência de uma cultura conquistadora, cristã e espanhola, que, mesclada com o ideal religioso de cruzada e com o próprio fato colonial, deu impulso a uma luta pela glória de Deus e da Coroa.”
FERREIRA, Jorge Luiz. Conquista e Colonização da América Espanhola. São Paulo: Ática, 1992, p. 90 e 93.
Considerando o fragmento acima sobre o processo de conquista e colonização da América Espanhola, é INCORRETO afirmar que
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a conquista da América para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UFPA/2010)
A frase abaixo, do conquistador Hernán Cortez, refere-se a uma das principais cidades do mundo naquela altura, localizada nos territórios recém-descobertos pelos castelhanos na América.
“Esta grande cidade […]está fundada nesta lagoa salgada e, da terra firme até o corpo da referida cidade, por qualquer parte que quiserem nela entrar, há duas léguas”.
(Hernán Cortez, 1520, In: BELLOTO, M.L. & CORRÊA,
A.M.M. A América Latina de colonização espanhola. São Paulo: Hucitec/EdUSP, 1979, p. 87)Nessa cidade, organizou-se uma forma de produção singular, fruto da adaptação da sua população às condições ecológicas do território em que a cidade estava situada.
Essa população pré-colombiana, a que se refere Cortez, e a sua forma de produção econômica estão identificados na alternativa
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a conquista da América para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(ENEM/2018)
O encontro entre o Velho e o Novo Mundo, que a descoberta de Colombo tornou possível, é de um tipo muito particular: é uma guerra – ou a Conquista –, como se dizia então. E um mistério continua: o resultado do combate. Por que a vitória fulgurante, se os habitantes da América eram tão superiores em número aos adversários e lutaram no próprio solo? Se nos limitarmos à conquista do México – a mais espetacular, já que a civilização mexicana é a mais brilhante do mundo pré-colombiano – como explicar que Cortez, liderando centenas de homens, tenha conseguido tomar o reino de Montezuma, que dispunha de centenas de milhares de guerreiros?
TODOROV, T. A conquista da América. São Paulo: Martins Fontes, 1991 (adaptado).
No contexto da conquista, conforme análise apresentada no texto, uma estratégia para superar as disparidades levantadas foi
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a conquista da América para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UECE/2019)
Entre os anos de 1780-1781 Tupac-Amaru liderou a maior rebelião indígena da América. Hoje ele é considerado o herói nacional e precursor da independência do
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a conquista da América para acertar na hora da prova!
.
=
Mandou bem na maioria das questões do Simulado A conquista da América?
Ainda não? Pois então bora tirar e preocupação da cabeça. Confira aqui um resumo complementar, com o mesmo tema da Conquista da América e de Colonização Portuguesa.