A quantidade de água doce disponível no mundo é mínima quando comparada aos oceanos. Será que os problemas hídricos estão relacionados somente ao desperdício de água?
A falta de água doce no mundo é algo que vem cada vez mais se tornando uma grande preocupação. Países como a China, onde a agricultura e os processos industriais são intensos, a água doce já se tornou algo escasso. Tanto que o país realiza importações de determinados produtos para economizar a água utilizada na produção do mesmo. Mas nem todo problema está ligado ao desperdício. Acompanhe esse resumo para entender melhor a crise hídrica, suas causas e consequências.
Disponibilidade de água no mundo
Nos dias de hoje é muito comum ouvir que a água está acabando por conta do consumo exagerado de nós, seres humanos. Porém, não é realmente assim como pensamos. A água não está de fato acabando. Porém, uma série de fatores envolvem a problemática da água e a crise hídrica.
Aproximadamente 97% da água existente no mundo está concentrada nos mares e oceanos. Porém esta água possui a presença do sal, o que não torna ela própria para o consumo e para as atividades humanas. Existem hoje tecnologias que permitem a dessalinização da água do mar para torná-la potável. Porém, o processo de destilação da água para separá-la do sal é caro e usa muita energia.
Já a água doce, a qual utilizamos no nosso dia a dia, compõe apenas cerca de 3% da água disponível no planeta Terra. Sendo que desse total, somente 0,4% encontrada bastante acessível na superfície, em rios ou lagos. O restante encontra-se em geleiras ou nos aquíferos.
Água doce no Brasil
A água doce utilizada no Brasil geralmente é captada por represas de armazenamento, responsáveis pelo abastecimento das grandes empresas estatais de distribuição da água.
Nos últimos anos destacaram-se casos de escassez de armazenamento detectados no Sistema Cantareira, composto por seis represas e responsável pelo abastecimento de 55% da população residente da grande São Paulo. A falta de água atingiu também algumas cidades de outros estados da região sudeste, mas a justificativa não foi o consumo inconsciente.
Entre os anos de 2013 e 2014 houve uma grande estiagem na região sudeste que foi responsável pelo esvaziamento das represas. Apesar de as represas possuírem grande potencial de armazenamento, a estiagem em conjunto com a grande demanda foram os causadores da falta de água na região.
Falta de água e a crise hídrica no Brasil
A situação da água tanto no Brasil como no mundo encontra-se em situação delicada. Mas, não especialmente pelo consumo doméstico inapropriado, como normalmente é apontado quando se fala em crise hídrica no Brasil. Vamos abordar agora algumas das causas da crise hídrica.
Causas da crise hídrica no Brasil
As grandes cidades (como São Paulo) estão se tornando cada vez maiores devido ao seu aumento populacional. Como o aumento populacional exige uma maior demanda de distribuição de água, este tem sido um problema grave. Pois, como a população aumenta e o número de represas continua o mesmo, o abastecimento torna-se debilitado e sofre as consequências.
Outro problema regional presente no Brasil são as secas do Nordeste. Como já sabemos, toda a parte mais interior da região nordeste é tomada pelo clima semiárido, onde os períodos de seca são mais longos que os períodos de chuva, havendo casos onde a chuva praticamente não aparece.
Nesta região, o armazenamento pela água da chuva é mínimo, o que torna a disponibilidade de água bastante escassa. No ano de 2005 o governo brasileiro botou em prática o projeto da transposição do rio São Francisco, visando transportar a água do maior rio brasileiro para a região.
A transposição do rio São Francisco causou grandes mudanças em algumas cidades do semiárido brasileiro, porém, como a obra ainda não foi concluída, não consegue alcançar a demanda de todas as cidades que sofrem com a seca.
Crise hídrica no mundo
Além do Brasil, muitos outros países do globo vêm sofrendo com ao mal planejamento da distribuição e armazenamento da água. No Oriente Médio, por exemplo, o controle da Turquia sobre as nascentes do rio Tigre e do rio Eufrates vem prejudicando o acesso da população à água. Isso acontece devido a uma série de projetos de obras hidrelétricas nas nascentes dos rios.
Fontes de desperdício de água
Mas afinal, o desperdício e má utilização da água existe? A resposta é: com certeza sim! Os maiores causadores do desperdício e má utilização da água são a agricultura e as indústrias.
A agricultura é um gerador econômico que consome quantidades absurdas de água no mundo inteiro. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), no Brasil, ano de 2017, somente a agricultura irrigada utilizou mais de 1 milhão de litros de água por segundo. Os problemas de escassez na China também são provenientes em maior parte da agricultura e dos processos industriais.
Estes dois ramos da economia, além de promoverem um consumo elevadíssimo de água, utilizam de produtos químicos poluentes e não se responsabilizam pelo tratamento da água utilizada. Como exemplo de grande poluente da água, temos os agrotóxicos utilizados na agricultura.
Videoaula sobre crise hídrica no Brasil
Para terminar, assista à videoaula sobre crise hídrica gravada pelo professor Carrieri, de Geografia, para o canal do Curso Enem Gratuito.
Exercícios sobre a crise hídrica
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
Registrar seu resultado no ranking de pontuações
Carregando
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UERJ/2018)
Em meio à crise hídrica enfrentada pelo Espírito Santo, um projeto ambiental incentiva pequenos agricultores a adotarem medidas que ajudam a recuperar nascentes. A iniciativa faz parte do projeto Olhos D’Água, do fotógrafo Sebastião Salgado, que recuperou em sua propriedade uma área da Mata Atlântica e, por consequência, nascentes. Os beneficiados pelo projeto não sofreram muito com a seca: nascentes das fazendas estão cercadas com arame, o gado não chega perto, e mudas de árvores foram plantadas em volta. Até agora, mais de 1200 nascentes já estão protegidas com esse tipo de intervenção.
Adaptado de g1.globo.com, 11/03/2015.
O impacto da intervenção citada sobre a bacia hidrográfica local é a redução ao longo do ano da:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(Famerp SP/2018)
Considerando a disponibilidade de água no território brasileiro, pode-se concluir que o mapa apresenta um quadro sobre
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UCB DF/2018)
O Greenpeace protestou, em 9 de abril de 2015, pelo fim do desmatamento em uma área recém-destruída no sul de Roraima. Pelo menos 4 mil hectares foram desmatados no estado nos últimos seis meses. Enquanto a floresta cai, o Sudeste do Brasil passa pelo mais grave colapso hídrico da história, com os reservatórios registrando níveis muito abaixo da média para a estação chuvosa. A mensagem “A falta de água começa aqui”, colocada em uma área do tamanho de 504 campos de futebol de mata queimada e destruída, é uma lembrança importante de que as florestas são fundamentais para assegurar o equilíbrio do clima e parte vital do ciclo da água.
Disponível em: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/Desmatamento-A-falta-deagua- comeca-aqui/?gclid=CjwKEAjwlpbIBRCx4eT8l9W26igSJAAuQ_HG-C95r2KGQ6dHsfST8TdnJETKNx8MCQLMOMRw4X6UcRoCV0Pw_wcB. Acesso em: 4 dez. 2017, com adaptações.
Segundo o texto, que trata da crise hídrica, e a figura, que considera as principais massas de ar existentes em nosso país, assinale a alternativa correta.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(ENEM/2018)
TEXTO I
Há mais de duas décadas, os cientistas e ambientalistas têm alertado para o fato de a água doce ser um recurso escasso em nosso planeta. Desde o começo de 2014, o Sudeste do Brasil adquiriu uma clara percepção dessa realidade em função da seca.
TEXTO II
Dinâmicas atmosféricas no Brasil
Elementos relevantes ao transporte de umidade na América do Sul a leste dos Andes pelos Jatos de Baixos Níveis (JBN), Frentes Frias (FF) e transporte de umidade do Atlântico Sul, assim como a presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), para um verão normal e para o verão seco de 2014. “A” representa o centro da anomalia de alta pressão atmosférica.
MARENGO, J. A. etal. A seca e a crise hídrica de 2014-2015 em São Paulo. Revista USP, n.106, 2015 (adaptado).
De acordo com as informações apresentadas, a seca de 2014, no Sudeste, teve como causa natural o(a)
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(Fac. Israelita de C. da Saúde Albert Einstein SP/2016)
“A recuperação e manutenção das áreas próximas às nascentes e rios, bem como a ocupação disciplinada da terra e medidas de controle da erosão têm efeitos positivos na proteção dos recursos hídricos, tanto no volume quanto na qualidade da água presente no manancial.”
(Eduardo Dibieso. A fonte do conhecimento. São Paulo: Jornal da Unesp no 309, abril 2015, p. 8)
Não basta apenas chover. Ações de proteção de recursos hídricos estocados em mananciais são de grande importância. A esse respeito é correto dizer que
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(IFGO/2016)
A água é indispensável à vida humana. Como recurso presente na natureza, ela é objeto dos mais variados tipos de uso pela sociedade, segundo o setor de atividade econômica e social, conforme ilustra a figura abaixo.
Analise as manchetes do jornal Folha de São Paulo sobre a crise hídrica no estado de São Paulo.
“Você sabe economizar água?” (Folha de São Paulo, 30/10/2015).
“Aposta para evitar rodízio de água em SP agora precisa de nova obra” (Folha de São Paulo, 27/10/2015).
“População da Grande SP aumenta consumo de água em plena crise” (Folha de São Paulo, 11/09/2015).
Assinale a alternativa que revela a contradição existente entre as informações presentes na figura e nas manchetes do jornal Folha de São Paulo.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Nela percebe-se o fornecimento d’água, com restrições a um cidadão na maior capital do país. Como resposta ao rápido crescimento populacional e a outros fatores humanos, o município de São Paulo passou a ser abastecido pelo Sistema Cantareira, um conjunto de represas criado nos anos de 1970. As represas ficam nas nascentes da bacia do Rio Piracicaba, a cerca de 70 quilômetros da capital. Para manter os reservatórios cheios, o sistema depende das chuvas de verão. Acontece que, em 2014 e 2015, choveu menos que o esperado para o período. A estiagem não foi de uma hora para a outra. Desde 2013, a chuva já estava abaixo da média na região. E olha que, dois anos antes, choveu tanto que o sistema operava com um nível superior a 100%. A Califórnia vive uma crise de água parecida com a de São Paulo. Ao longo de 2013, choveu por lá um terço da água que caiu em São Paulo nos seis primeiros meses de 2014. Chegou a um ponto em que o governo declarou estado de emergência e começou a tomar medidas para preservar os recursos e evitar desperdício. Os cidadãos entraram num regime de economia de água parecido com o racionamento de energia que o Brasil viveu em 2001.
(Fonte:http://super.abril.com.br/crise-agua/ofundodopoco.shtml).
Além das alterações climáticas, outros fatores contribuem para a crise de abastecimento d’água em São Paulo e de energia no Brasil. Marque a alternativa que melhor apresenta alguns deles.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(IFGO/2016)
A água constitui para a sociedade global um recurso vital, pois sem ela os sujeitos não existiriam nem mesmo as plantas e animais. O seu consumo exige que sejam aplicados processos que a tornem própria para consumo, evitando, assim, o risco de vários tipos de doenças. São inúmeros os usos da água em setores da economia, conforme indica a figura.
Assinale a afirmação correta que relaciona os elementos da crise hídrica recente no Brasil e seus reflexos, com base nas informações acima sobre a importância da água para o mundo e seus múltiplos usos.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(FUVEST SP/2015)
As perspectivas ficaram mais pessimistas porque a seca atual do Sistema Cantareira é mais crítica que a de 1953, até então a pior da história e que servia de parâmetro para os técnicos dos governos estadual e federal.
O Estado de S. Paulo, 17/03/2014. Adaptado.
Acerca da crise hídrica apontada no texto acima e vivida pela cidade de São Paulo e pela Região Metropolitana, é correto afirmar que a situação apresentada é de natureza, entre outras,
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(ESPM SP/2015)
Leia a entrevista abaixo, concedida por um pesquisador, sobre a crise hídrica no sudeste brasileiro:
Há um certo ar de tristeza, ao mesmo tempo de resiliência também. É importante ter clareza que esses problemas que estamos vivendo hoje não são de modo algum imprevistos. Ao contrário. Há quinze anos estávamos dizendo a grave situação hídrica que São Paulo enfrentava e enfrenta. E que qualquer tipo de anomalia climática que não é nada surpreendente em se tratando de um país tropical como o Brasil, nós poderíamos enfrentar uma situação séria como essa. (…) Hoje estamos numa situação muito grave que gera um estado de muita atenção e que vai mobilizar de maneira muito séria todos que estão envolvidos com a água e principalmente o cidadão.
Fonte: Wagner Ribeiro em O Estado de São Paulo. Disponível em: http://sustentabilidade.estadao.com. br/blogs/vias-alterlatinas/fazer-cumprir-o-direito- -a-agua-e-o-grande-desafio-diz-geografoda-usp/. Acesso: 30/01/2015.
A conclusão mais adequada que podemos extrair do texto é:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Sobre o(a) autor(a):
Este texto foi elaborado pelo geógrafo e professor de Geografia Marcelo de Araújo para o Curso Enem Gratuito. Marcelo é formado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente trabalha como autônomo. https://www.facebook.com/mdearaujo22
Compartilhe:
Acesso gratuito
Faça seu cadastro de acesso ao Curso Enem Gratuito
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.ACEITARPolítica de Privacidade