Exercícios sobre as obras de Machado de Assis

Afinal de contas, Capitu traiu ou não traiu Bentinho? Se você sabe do que estamos falando, vai se dar bem no simulado sobre as obras de Machado de Assis!

As obras de Machado de Assis são umas das mais importantes da literatura brasileira, entre elas estão Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas. Você conhece? Teste os seus conhecimentos com um simulado de questões e confira o seu desempenho!

Nem preciso dizer que o Joaquim Maria Machado de Assis é um dos queridinhos do Enem e da maioria dos vestibulares por aí. Motivos não faltam, estudante, pois o cara foi um dos poucos daquela galera que teve o seu reconhecimento em vida.

Resumindo, o Brasil estava em crise. Na segunda metade do século XIX, o Brasil encara um cenário de crise. O fim do tráfico negreiro, em 1850, acelera a decadência da economia açucareira e anuncia a ruptura definitiva do regime escravocrata.

Nesse contexto, as discussões sobre a abolição dos escravos não atingem unicamente os grandes latifundiários, que dependiam dessa mão de obra para plantar e colher. As instituições políticas também são afetadas, pois a ala progressista ganha força para se opor à mentalidade conservadora dos escravocratas.

Assim, essa instabilidade institucional chega à economia, à política e ameaça até o imperador D. Pedro II, com o início da propaganda republicana. Depois a situação fica ainda mais grave quando o país se envolve na Guerra do Paraguai.

Dessa maneira, as bases sociais que sustentavam a ideologia romântica começam a ruir. Por fim, temos o pensamento burguês mais conservador, que assumira o poder econômico, entrando em confronto com os desejos de uma classe média cada vez mais numerosa.

Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908) teve uma infância tão difícil quanto qualquer outro menino pobre e negro do Rio de Janeiro nos idos de 1840.

Além disso, Machado era também gago e epilético. Somente com muito esforço pessoal construiu uma sólida formação cultural. Aos 29 anos, casou-se com Carolina, a amada esposa imortalizada nos versos que criou para homenageá-la quando morreu, em 1904.

Mesmo com todas as dificuldades, Machado de Assis foi um intelectual respeitado e influente. Durante os seus 69 anos de vida, nunca se afastou mais do que 120 quilômetros do Rio de Janeiro.

No entanto, criou uma obra que retrata com maestria a sociedade brasileira do Segundo Reinado. Além disso, fundou a Academia Brasileira de Letras, da qual foi considerado presidente perpétuo.

Com Memórias póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis anuncia a construção de um Realismo diferente daquele que surgiu com Flaubert e chegou ao Brasil com os romances de Eca de Queirós.

Como já antecipou no prólogo, seu livro “é taça que pode ter lavores de igual escola, mas leva outro vinho”.

Questões resolvidas sobre as obras de Machado de Assis

Simulado sobre as obras de Machado de Assis

Agora que você já revisou o conteúdo e, inclusive, viu alguns exercícios já resolvidos, vamos fazer o teste? O resultado sai na hora. Boa sorte!

.

Compartilhe: