Falsos cognatos do Inglês: o que são e principais exemplos

Conheça os falsos cognatos e os grupos nominais do Inglês! Este post vai te ajudar a mandar bem no Exame Nacional do Ensino Médio!

Quando não temos fluência em uma língua, é fácil sermos pegos pelos falsos cognatos. Os falsos cognatos são palavras do inglês (ou de outra língua estrangeira) que parecem com algumas palavras da língua portuguesa, porém, possuem um significado completamente diferente. Você conhece os principais falsos cognatos do Inglês?

Falsos cognatos

Falsos cognatos, ou “false friends”, são aquelas palavras que parecem para nós, nativos da língua portuguesa, uma tradução óbvia, mas não são. Por isso, chamamos de falso cognatos. Veja o exemplo de uma frase com falso cognato:

“I pretend to play soccer”. Essa frase está errada! Alguém desavisado poderia usar o verbo pretend como tradução para “pretender”. No entanto, pretend é um falso cognato que, na verdade, significa fingir. Logo, a tradução para esta frase seria “Eu finjo jogar futebol”.

Assim, para dizer “Eu pretendo jogar futebol”, o correto seria utilizar o verbo “intend”. Veja:

“I intend to play soccer”. Agora, sim, a frase está correta!

Como você sabe, as questões do Enem sempre trazem um texto para você compreender. E, para uma interpretação de texto eficaz é bem importante ter conhecimento dos falsos cognatos, pois como você viu acima, eles mudam todo o sentido da frase. E em concursos, como o Enem e os vestibulares, usar falsos cognatos em um texto é uma forma de testar o seu conhecimento da língua estrangeira em questão.

Então, vale a pena se dedicar em conhecê-los.

Principais falsos cognatos do Inglês

Listamos os mais comuns falsos cognatos para ficarmos AWARE (CONSCIENTES) e prontos para não ter mais confusão. Veja quais são os principais exemplos e veja frases com falsos cognatos para entender como essas palavras são usadas no Inglês:

  • PARENTS = PAIS. Exemplo: My parents are happy because I got the scholarship (Meus pais estão felizes porque recebi uma bolsa de estudos).
  • RELATIVES = PARENTES. Exemplo: My relatives live far away from here (Meus parentes vivem longe daqui).
  • ATTEND = PARTICIPAR. Exemplo: Last year, I attended a course about social media abroad (No ano passado, participei de um curso sobre mídias sociais no exterior).
  • SERVE = ATENDER. Exemplo: She likes to serve the clients every day. She is a good waitress (Ela gosta de servir os clientes todos os dias. Ela é uma boa garçonete).
  • ACTUALLY = NA VERDADE, DE FATO. Exemplo: Actually he was right, we lost the game (Na verdade ele estava certo, nós perdemos o jogo).
  • NOWADAYS = ATUALMENTE. Exemplo: Nowadays it is easier to go out with our friends (Atualmente é mais fácil sair com os amigos).
  • PREJUDICE = PRECONCEITO. Exemplo: She is full of prejudice and strong opinions (Ela é cheia de preconceitos e opiniões fortes).
  • DAMAGE = PREJUDICAR. Exemplo: Will headphones damage my hearing? (Os fones de ouvido prejudicarão minha audição?).
  • PUSH = EMPURRAR. Exemplo: She pushed the colleague at the school and the coordinator called the parents (Ela empurrou o colega na escola e o coordenador chamou os pais).
  • PULL = PUXAR. Exemplo: You need to pull bars to be strong (Você precisa puxar barras para ser forte).
  • BALCONY = SACADA / VARANDA SUSPENSA. Exemplo: They were dancing on the balcony (Eles estavam dançando na varanda).
  • COUNTER = BALCÃO. Exemplo: The sales woman is selling on the counter (A vendedora está vendendo no balcão).
  • COLLEGE = FACULDADE. Exemplo: I intend to go to the College after my High School (Eu pretendo ir para a faculdade depois da minha Escola Secundária).
  • SCHOOL = COLÉGIO. Exemplo: She got good grades at the school (Ela obteve boas notas no colégio).
  • CONVERSANT = CONHECEDOR. Exemplo: That doctor is a conversant of the new resources (Esse médico conhece os novos recursos).
  • TALKATIVE PERSON = CONVERSADOR/ FALANTE. Exemplo: Dr. Browner is a very talkative person (Dr. Browner é uma pessoa muito falante).
  • CONVICT = CONDENADO. Exemplo: He was convicted of the crime (Ele foi condenado pelo crime).
  • CONVINCED = CONVICTO. Exemplo: I am convinced to travel with my son (Eu estou convencido de viajar com meu filho).
  • COMPREHENSIVE = AMPLO/ EXTENSO. Exemplo: That old book is very comprehensive (Aquele livro velho é muito extenso).
  • UNDERSTANDING = COMPREENSIVO. Exemplo: She is an understanding girl, we got a deal (Ela é uma menina compreensiva, nos chegamos a um acordo).
  • EVENTUALLY = FINALMENTE. Exemplo: Eventually the meeting was over (Finalmente a reunião terminou).
  • OCCASIONALLY = EVENTUALMENTE. Exemplo: Occasionally she goes to a party with her classmates (Eventualmente ela vai para a festa com os colegas de sala).
  • EXPERT = PERITO/ESPECIALISTA. Exemplo: He is an expert in his area (Ele é um especialista na área dele).
  • SMART = ESPERTO. Exemplo: That man is very smart, he won the game (Aquele homem é muito esperto, ele ganhou o jogo).

Resumo dos falsos cognatos mais comuns

falsos cognatos inglês
Salve esta imagem para lembrar dos exemplos mais frequentes de falsos cognatos!

Agora que você já adquiriu um bom conhecimento sobre os principais falsos cognatos, partimos para o entendimento de grupo nominal.

Grupos nominais no inglês

Grupo nominal é um grupo de palavras relacionadas entre si. São palavras que se juntam para formar um sentido, ou seja, juntas elas formam um sentido fechado. Em um grupo nominal encontramos um núcleo ou palavra principal e os modificadores ou palavras que dão suporte.

O núcleo é representado pelo substantivo e os modificadores são representados por artigos, numerais, pronomes, advérbios, adjetivos e substantivos também. Minha dica para uma tradução eficaz de um grupo nominal é sempre localizar o substantivo. Por exemplo:

  • My favorite teddy bear (Meu urso de pelúcia favorito).

O NÚCLEO é TEDDY BEAR, tendo como modificadores o MY E O FAVORITE.

Por isso, uma dica é ler de trás para frente. Vamos ver mais um exemplo:

  • My new red bike (Minha nova bicicleta vermelha).

O núcleo é BIKE e os complementos MY, NEW e RED.

Para fixar bem: a expressão grupo nominal, com o núcleo sendo um substantivo, trata-se de um substantivo entre complementos (palavras de classificações gramaticais distintas) que caracterizam o núcleo, ou seja, o substantivo.
Dentro de uma oração, um grupo nominal, funciona com um substantivo que é o núcleo. Os complementos que podem preceder ou vir depois.

Videoaula

Para finalizar seus estudos sobre falsos cognatos, assista a videoaula do canal English in Brazil, do Youtube:

Exercícios sobre falsos cognatos

Agora, teste seus conhecimentos sobre falsos cognatos com os exercícios que selecionamos para você:

1- (Universidade de Maringá. – 2007) Analisando os vocábulos extraídos do texto, assinale a alternativa incorreta.

A) “another” (linha 2) refere-se sempre a um substantivo na forma singular.
B) “figures” (linha 5) é o mesmo que “numbers representing an amount”.
C) “pretty” (linha 10) pode ser traduzido, no texto, por “atraente”.
D) “addiction” (linha 43) é um falso cognato que não significa “adição”.
E) “accurate” (linha 56) pode ter como antônimo a palavra “imprecise”.

Resolução :
A letra a é a incorreta. Na letra B usou-se um falso cognato com a intenção de confundir o vestibulando que não conhece falsos cognatos.

2- (ITA – 2003) Qual das palavras abaixo constitui um falso cognato?

A) Physicist (linha 1).
B) Fidelity (linha 3).
C) Ingenuity (linha 3).
D) Reveals (linha 4).
E) External (linha 6).

Resolução: O falso cognato está em “ingenuity”, que não significa ingenuidade, como pode parecer por ser um falso cognato. INGENUITY significa perspicácia.

Faça o Simulado

Sobre o(a) autor(a):

Helena é bacharel em Letras Inglês e Português pala UNISUL e em Administração pela ESAG-UDESC. Atua em vários colégios de Santa Catarina, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Compartilhe: