Você já se perguntou como leite e cevada se transformam em iogurte e cerveja? Os dois produtos passam por processos similares de fermentação. Entenda tudinho sobre os processos de fermentação alcoólica e láctica com a nossa aula!
A fermentação é um processo de obtenção de energia realizado por algumas células. Nele, os seres vivos quebram de maneira incompleta a glicose sem a ajuda de oxigênio. Como a quebra é parcial, a rentabilidade tanto na fermentação alcoólica quanto na láctica é baixa, e os subprodutos da fermentação ainda são bastante energéticos.
Apesar da baixa quantidade de energia produzida, esses processos são essenciais para a adaptação de determinados seres vivos a certos ambientes. Para os seres humanos, essa quebra parcial é bastante interessante, já que gera substâncias que gostamos de consumir, como o álcool. Para saber mais sobre fermentação alcoólica e láctica, acompanhe esta aula de Biologia para o Enem.
Quebra da Glicose e obtenção de energia
Para obter energia, os seres vivos quebram moléculas de substâncias energéticas, como os carboidratos. A energia liberada pela quebra dessas moléculas é transferida para as “moedas” energéticas das células: os ATPs.
A maneira mais rentável de obter energia a partir da quebra da glicose é através da respiração celular. Neste processo, a glicose é quebrada com a ajuda do oxigênio e produz entre 36 e 38 ATPs. Porém, não é em todos os ambientes que há oxigênio disponível para isso acontecer.
Para sobreviverem em ambientes sem oxigênio, alguns seres vivos realizam processos metabólicos de quebra da glicose sem o uso desse gás. Os seres vivos que realizam esses processos são chamados de anaeróbios. Podemos classificar os seres vivos anaeróbios em dois grupos: os facultativos e os obrigatórios.
Anaeróbios obrigatórios: os seres aeróbios obrigatórios, também chamados de estritos, são aqueles que não toleram oxigênio. Nestes casos, o oxigênio é tóxico para os seres vivos. Um exemplo clássico de ser anaeróbio estrito é a bactéria causadora do tétano, a Clostridium tetani.
Anaeróbios facultativos: os seres anaeróbios facultativos são aqueles que podem ou não usar oxigênio em seus processos de obtenção de energia. Neste caso, quando há oxigênio, eles realizam respiração celular, que é bem mais rentável. Já quando não há disponibilidade do gás, eles fazem fermentação. Um exemplo de ser anaeróbio facultativo é o fungo que utilizamos como fermento de pão, o levedo Saccharomyces cerevisiae.
Fermentação
Na respiração celular, durante as etapas que vão ocorrendo para quebrar a glicose, acontece também a desidrogenação da molécula. Os hidrogênios retirados da molécula serão recebidos no fim da reação pelo gás oxigênio. Isso formará moléculas de água.
Mas, como você já sabe, na fermentação não há oxigênio para ser aceptor de elétrons e receber os hidrogênios. Sendo assim, o depósito de hidrogênios retirados da molécula de glicose é ela própria, ocorrendo um rearranjo dos átomos que formam diferentes substâncias.
Na fermentação, a quebra da glicose é incompleta. Neste processo, em geral, são produzidos apenas dois ATPs. Sendo assim, os subprodutos da fermentação ainda armazenam bastante energia. Os tipos de fermentação são classificados justamente pelo tipo de produto resultante desse processo.
Fermentação alcoólica e láctica
Nesta aula, estudaremos dois tipos de fermentação: a fermentação láctica e a fermentação alcoólica.
Fermentação láctica
A fermentação láctica ocorre em duas etapas: a glicólise e a fermentação.
Glicólise: Como o nome já diz, nesta etapa a glicose é quebrada (glico: glicose, lise: quebra). Em um primeiro momento, a glicose vai ser fosforilada e quebrada, gerando duas moléculas de triose fosfato. Para que isso ocorra, a célula que está fazendo a fermentação gasta 2 ATPs. Pode parecer estranho que em um processo para obter energia a célula acabe gastando energia. Mas não se preocupe, isso é apenas um “investimento” que a célula realiza.
Após esse estágio, as moléculas de triose fosfato são convertidas em moléculas de piruvato, também chamadas de ácido pirúvico. Nesse processo, ocorre a formação de 4 ATPs. Sendo assim, como a célula gastou 2 ATPs para iniciar a glicólise, o saldo de energia desse processo é de 2 ATPs.
Fermentação: Para que ocorra a glicólise, são formadas duas moléculas de NADH2. Como não há oxigênio para receber o hidrogênio presente no NADH2, o hidrogênio será recolocado nas moléculas de piruvato. Assim, as moléculas de NADH2 podem voltar a ser NAD+ para entrarem em um novo processo de glicólise.
Dessa maneira, ao transferir o hidrogênio para as moléculas de piruvato, a reação irá formar ácido láctico. Para entender melhor, veja a imagem abaixo com o resumo dessa reação:
A fermentação láctica é realizada por microrganismos e também por alguns tecidos de pluricelulares.
Os lactobacilos são exemplos de microrganismos que realizam a fermentação láctica. Neste caso, eles quebram a lactose presente no leite em monossacarídeos através da ação de enzimas, como a lactase. Depois, iniciam o processo de fermentação. Industrialmente, aproveitamos esse processo para a produção de iogurtes, por exemplo. O sabor azedinho que você sente ao comer iogurtes vem justamente do ácido láctico produzido durante a fermentação.
Um exemplo de fermentação láctica que ocorre nos pluricelulares é o processo realizado por células musculares. Quando essas células estão realizando atividades intensas, como em um exercício extenuante, elas podem não receber oxigênio em quantidade suficiente.
Sendo assim, elas podem fazer fermentação láctica como processo emergencial, mantendo a célula funcionando mesmo com baixa oxigenação. O excesso de ácido láctico acumulado pode gerar dor e fadiga muscular. Posteriormente, o ácido láctico pode ser carregado pela corrente sanguínea até o fígado, onde ele será convertido em piruvato novamente. Em seguida, ele poderá ser convertido em glicose em um processo chamado de glicogênese.
Fermentação alcoólica
Assim como a fermentação láctica, a fermentação alcoólica ocorrerá em duas etapas: a glicólise e a fermentação. A diferença é que a segunda etapa irá formar moléculas de álcool e não de ácido láctico.
Neste tipo de fermentação, as duas moléculas de piruvato são descarboxiladas, liberando CO2. Isto produzirá um composto formado por dois carbonos chamado de acetaldeído. Neste caso, o acetaldeído é quem será o aceptor de elétrons das moléculas de NADH2 liberadas durante a glicólise. A partir da ação da enzima álcool desidrogenase, o acetaldeído será reduzido, formando álcool etílico. Veja o resumo da reação na imagem a seguir:
Assim como na fermentação láctica, os produtos da fermentação alcoólica são aproveitados industrialmente. O fungo Saccharomyces cerevisiae é um microrganismo que realiza este tipo de fermentação e é largamente utilizado na indústria. O álcool produzido por este microrganismo é utilizado na produção de bebidas alcoólicas, como o vinho e a cerveja.
Além da produção de álcool, o levedo também é utilizado como fermento de pão. Isso porque o gás carbônico liberado pela descarboxilação das moléculas de piruvato cria bolhas no interior das massas de pães fazendo com que elas “cresçam”.
Respiração anaeróbia
É muito comum que a fermentação seja confundida com o processo de respiração anaeróbia. Porém, são processos bastante diferentes. Enquanto na fermentação temos apenas duas fases (glicólise e fermentação), na respiração anaeróbia temos glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória (semelhante ao que ocorre na respiração celular aeróbia).
A diferença é que neste tipo de processo o aceptor final de elétrons não é o oxigênio, mas compostos inorgânicos retirados do ambiente, como nitratos e sulfatos.
A respiração anaeróbia é realizada por algumas bactérias que vivem em solos muito pobres em oxigênio. Apesar de quebrar a glicose mais do que na fermentação, ela ainda é menos rentável que a respiração celular aeróbia.
Agora que você já revisou tudo sobre a fermentação alcoólica e láctica, o que acha de assistir a esta aula do professor Gustavo?
Exercícios
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
Registrar seu resultado no ranking de pontuações
Carregando
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(FUVEST SP/2018)
A levedura Saccharomyces cerevisiae pode obter energia na ausência de oxigênio, de acordo com a equação
C6H12O6 2 CO2 + 2 CH3CH2OH + 2 ATP.
Produtos desse processo são utilizados na indústria de alimentos e bebidas. Esse processo ocorre _____________ da levedura e seus produtos são utilizados na produção de _____________.
As lacunas dessa frase devem ser preenchidas por:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UNCISAL AL/2018)
A cana-de-açúcar é matéria-prima para a obtenção da sacarose, também conhecida como açúcar comum. Além do açúcar, com o caldo de cana, pode-se obter o etanol, cuja produção por meio da fermentação alcoólica tenta atender à demanda por energia alternativa no setor de transporte do Brasil. Considerando o processo de fermentação alcoólica, as substâncias nele envolvidas e a importância de combustíveis no cotidiano, assinale a alternativa correta.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UCS RS/2018)
A fermentação é um processo bioquímico em que ocorre a produção de ATPs por um processo anaeróbico a partir de substâncias orgânicas.
Em relação à fermentação, é correto afirmar que
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UniCESUMAR PR/2018)
A indústria alimentícia utiliza a fermentação realizada por microrganismos para a obtenção de diversos produtos, como iogurte (fermentação lática) e cerveja (fermentação alcoólica).
As fermentações lática e alcoólica possuem algumas diferenças, sendo que
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UNIME BA/2018)
A fermentação e respiração celular aeróbica são alternativas anaeróbias e aeróbias, respectivamente, para produção de ATP pela colheita de energia química do alimento.
A respeito desses processos e com base nos conhecimentos sobre bioenergia, é correto afirmar:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(Unemat MT/2018)
“O vinagre é uma solução diluída de ácido acético, elaborada de dois processos consecutivos: a fermentação alcoólica, representada pela conversão de açúcar em etanol por leveduras, e a fermentação acética, que corresponde à transformação do álcool em ácido acético por determinadas bactérias. […]. O ácido acético é um ácido orgânico que pertence ao grupo dos ácidos carboxílicos e apresenta alta gama de utilizações. Uma de suas principais ações é como agente antimicrobiano. Em uma análise bacteriológica in vitro verificou-se que o ácido acético a 2,0 e 5,0% é eficaz sobre Pseudomonas aeruginosa e Escherichia coli. Posteriormente, estudos in vivo também demonstraram a atividade antibacteriana desse ácido. Diante disso, o vinagre pode ser utilizado como agente antimicrobiano devido a sua concentração de ácido acético.”
Bromatologia em Saúde, UFRJ. “Vinagre de maçã:
sinônimo de saúde e beleza”, 2011. Disponível em: http://bromatopesquisasuf rj.blogspot.com.br/2011/12/vinagre-de-maca-sinonimo-de-saudee.html.
Acesso em nov. 2017. (Adaptado)
Considerando que a obtenção do vinagre é feita por fermentação, assinale a alternativa que mostra o que deve ocorrer no meio de reação para que a indústria obtenha maior quantidade de vinagre.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(IFBA/2017)
Muitos dizem que Usain Bolt não corre, voa. Ou que o jamaicano não é de carne e osso.
[…]
Eis as explicações de John Brewer, diretor da Escola de Saúde Esportiva e Ciências Aplicadas da Universidade de St. Mary’s, na Inglaterra:
[…]
Muitos nem se preocupam em respirar, já que isso os tornaria mais lentos. E nesta alta intensidade o oxigênio não importa.
[…]
Ele criou uma alta porcentagem de energia anaeróbica, o que resulta em falta de oxigênio.
Por isso vemos que ele, como os outros atletas, respiram profundamente.
A frequência cardíaca começa a baixar e a se estabilizar, mas o ácido lático se deslocará dos músculos ao sangue, o que pode causar tonturas e náuseas.
Mas, claro, Bolt está eufórico e parece com bastante energia.
Isso ocorre pela liberação de endorfina, o ópio natural do corpo, (…) que permite a Bolt aproveitar sua nova façanha olímpica.
A diferença é que 80% da musculatura de Usain Bolt é composto por ‘fibras rápidas’
(Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/geral-
-37084886#share-tools). Acesso em:10/09/2016
Considerando-se o alto desempenho do atleta Usain Bolt e as vias metabólicas de obtenção de energia por parte do organismo, podemos avaliar para esta situação que:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UNITAU SP/2017)
As bactérias são organismos unicelulares procariontes que podem ocasionar diversas patologias, como a tuberculose, o tétano e a sífilis. Porém, podem ser bastante importantes, assim como as leveduras, na produção de fármacos, e de alimentos, por realizarem o processo de fermentação.
Sobre essa temática, analise as afirmações a seguir.
I. A produção de cerveja envolve a utilização de leveduras no processo de fermentação dos açúcares.
II. Os vinhos são elaborados por processo de fermentação alcoólica, realizado por leveduras.
III. Sobre a fermentação láctica: é usada para a produção de queijos, iogurte e coalhadas; ocorre em células musculares.
IV. A produção de pães faz uso de leveduras, cuja atuação leva à produção de bolhas de gás carbônico, o que resulta no crescimento da massa do pão.
V. Leveduras são utilizadas na produção de vinagre, uma vez que conseguem oxidar etanol, produzindo ácido acético.
Está CORRETO o que se afirma em
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UNIUBE MG/2017)
Todo ser vivo precisa de energia para sobreviver. Analise as afirmações abaixo, sobre os processos de obtenção e utilização de energia, e assinale a alternativa CORRETA.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(IFPE/2017)
Microrganismos fermentadores são utilizados na alimentação humana há milhares de anos. Diferentes espécies de fungos e bactérias podem fermentar diversos tipos de alimentos, produzindo sabores característicos que encantam a muitos. Dos alimentos listados a seguir, assinale o que NÃO é produzido por fermentação de fungos ou bactérias
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Sobre o(a) autor(a):
Juliana Evelyn dos Santos é bióloga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina e cursa o Doutorado em Educação na mesma instituição. Ministra aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007 e é coordenadora pedagógica do Blog do Enem e do Curso Enem Gratuito.
Compartilhe:
Acesso gratuito
Faça seu cadastro de acesso ao Curso Enem Gratuito
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.ACEITARPolítica de Privacidade