Figuras de linguagem e figuras de palavras: tipos e exemplos

Metáfora, comparação, metonímia, catacrese, perífrase e sinestesia são figuras de palavra. Elas formam um subgrupo das figuras de linguagem. Veja agora no resumo de português:

Nesta aula você vai aprender sobre as figuras de linguagem que usamos na Língua Portuguesa. Você já ouviu falar? Não? Então, vamos explicar. As figuras de palavras são expressões que assumem sentidos diversos, dependendo do contexto.

Figuras de linguagem e figuras de palavras

O ato de fugir da norma padrão buscando uma maior expressividade se refere às figuras de linguagem. Quando o desvio ocorre pelo não conhecimento da norma culta, temos os chamados vícios de linguagem. Resumindo bem, as figuras de linguagem são recursos que tornam mais expressivas as mensagens.

Figuras de palavras são uma subdivisão das figuras de linguagem. As figuras de palavras são as figuras de linguagem que estão associadas ao significado da palavra.

Tipos de figuras de palavra

Existem seis tipos de figuras de palavra: metáfora, comparação, metonímia, catacrese, perífrase e sinestesia. A seguir, vamos explicar melhor cada uma delas com exemplos!

O primeiro passo é você acompanhar agora este resumo de introdução com a professora Camila Brambilla, do canal do Curso Enem Gratuito:

Metáfora

A metáfora trata do emprego da palavra fora do seu sentido básico, recebendo nova significação por uma comparação entre seres de universos distintos.

Assim, a metáfora vai trabalhar por meio da comparação implícita entre termos, transformando o sentido denotativo (sentido próprio ou literal, aquilo que é norma culta) das palavras em conotativo (sentido figurado, transformando em algo totalmente novo e expressivo).

exemplo de figuras de palavras

Exemplo de metáfora

“Meu coração é um balde despejado” (Fernando Pessoa)

Comparação

Na comparação sempre há um conectivo ou uma expressão estabelecendo a relação de comparação:

exemplo de comparação

Exemplo de comparação

“Meu coração tombou na vida tal qual uma estrela ferida pela flecha de um caçador.” (Cecília Meireles) – Este lutador tem postura semelhante aos deuses nórdicos.

Há uma comparação de ideias, bem diferente da metáfora em que ocorre uma comparação implícita. Nessa figura de palavra o termo comparativo (como, tal qual, tal como, assim, etc.) aparece no enunciado, constituindo uma comparação explícita.

Metonímia

De acordo com Fernando Pestana, a metonímia é uma figura de linguagem baseada no uso de um nome no lugar de outro, pelo emprego da parte pelo todo, do efeito pela causa, do autor pela obra, do continente pelo conteúdo etc. Ou seja, na metonímia ocorre a substituição de uma palavra por outra porque há entre elas uma relação de todo e parte.

metonímia

Exemplos de metonímia

  • Sócrates tomou as mortes. (O efeito é a morte, a causa é o veneno);
  • O bronze (sino) repicava na torre da igreja. (a matéria pelo objeto);
  • Essa juventude (os jovens) está perdida. (o abstrato pelo concreto);
  • Vivo do suor (trabalho) do meu rosto. (o efeito pela causa);
  • Gostaria de ter um Picasso (um quadro) em casa. (o autor pela obra);
  • O Brasil (as pessoas do Brasil) vibrou com a conquista da Copa do Mundo (o continente pelo conteúdo).

Catacrese

Catacrese é um tipo de metáfora que se cristalizou na cultura popular. Devido esses termos serem utilizados com frequência, muitas vezes deixamos de perceber que eles têm sentido figurado.

catacrese

Exemplos de catacrese

  • Ele enterrou uma farpa no dedo;
  • Com os dentes do serrote, ele serrou a perna da cadeira;
  • Estou com coceira no céu da boca;
  • O pé da mesa estava quebrado.

Perífrase

A perífrase consiste no uso de maior quantidade de palavras para exprimir o que poderia ser dito com menos palavras. Ou seja, é a substituição de um nome por uma expressão que o identifique com mais facilidade.

perífrase

Exemplos de perífrase

  • O poeta dos escravos escreveu poemas condoreiros (Castro Alves);
  • A terra dos faraós é ainda um lugar misterioso (Egito);
  • A rainha dos baixinhos continua fazendo sucesso (Xuxa);
  • O rei dos animais é até mais respeitado pelos homens (leão);
  • O Rei do Futebol (em vez de Pelé).

Sinestesia

A sinestesia ocorre quando há uma combinação de diversas impressões sensoriais (visuais, auditivas, olfativas, gustativas e táteis) entre si, e também entre as referidas sensações e sentimentos. Deste modo, essa figura de palavra é a mistura das sensações que temos graças aos nossos órgãos do sentido.

Figuras de Palavra - Sinestesia

Exemplos de sinestesia:

  • “O aroma (olfato) endoideceu, upou-se em cor (visão), quebrou / Gritam-me sons de cor e de perfumes (audição, visão, olfato).” (Mário de Sá Carneiro);
  • Sua voz aveludada (audição, tato) me tornou um de seus fãs;
  • O cheiro gostoso (olfato, paladar) daquela comida entrava por meu nariz como um néctar divino;
  • “Como era áspero o aroma daquela fruta exótica” (Giuliano Fratin).

Resumo final – As Figuras de Linguagem

Confira com a professora de Língua Portuguesa Mercedes Bonorino, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo sobre as Figuras de Linguagem

Exercícios sobre figuras de palavras

.

Sobre o(a) autor(a):

Regina é Licenciada Plena em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e, além de manjar de Português, gosta de desenhar pessoas.

Compartilhe: