História Geológica da Terra

Você conhece a história geológica da Terra? Sabe o que ocorreu há bilhões de anos que modificou a história do nosso planeta? Venha aprender mais sobre os principais eventos que ocorreram após a formação do planeta.

O planeta Terra nem sempre teve as características geológicas que possui hoje, ao longo dos bilhões de anos que se passaram desde sua formação, a geologia da Terra foi se modelando até chegar à formação que temos atualmente.

Mesmo já tendo passado por estas diversas mudanças, o planeta continua em constante mudança devido aos seus ciclos naturais. Nesta aula, iremos revisar algumas informações importantes sobre as mudanças que ocorreram ao longo da História da geologia da Terra. Revise Geografia para o Enem!

geologia da terra e sua historia
Figura 1: Possível aparência da Terra primitiva.

Há aproximadamente 4,54 bilhões de anos, ocorreu a formação do planeta Terra, logo após o início da formação do Sistema Solar. Nos primeiros momentos de seu surgimento, a Terra consistia em uma forma composta pela agregação de matéria composta por poeira, gases e pedaços de rochas, propiciada pelo aumento de velocidade da rotação do Sistema Solar e seu achatamento.

Esta forma que surgia em meio a este novo sistema possuía uma alta temperatura. Com o passar dos tempos ela foi se resfriando, originando então as camadas do planeta Terra. Todo o processo de resfriamento da Terra, responsável pela consolidação de sua estrutura interna, ocorreu ao longo de milhares de ano de forma bastante lenta.

Anteriormente ao resfriamento do planeta, sua estrutura consistia em uma grande quantidade de matéria “pastosa” – composta por diversos componentes que posteriormente viriam a formar as rochas e minerais – em forma “derretida”.

Com o resfriamento desta forma incandescente que caracterizava o planeta Terra, temos o surgimento da litosfera. Esta camada da Terra é composta pela crosta terrestre e pela parte superior do manto. Para ajudar a memorizar, a palavra litosfera vem do grego “lithos” que significa pedra. Sendo assim, a litosfera é a camada mais externa de um planeta rochoso.

Somente a partir da consolidação do planeta Terra, propiciada por seu resfriamento gradativo e estabilização da temperatura do Sol, foi possível que a estrutura interna da Terra se estabilizasse. Isso permitiu que os processos de modificação da superfície da litosfera (crosta terrestre) e da atmosfera, se iniciassem.

Durante o resfriamento gradativo da Terra temos o surgimento dos vulcões, que foram fundamentais para as mudanças que estavam por vir. Os vulcões são estruturas geológicas, criadas de forma natural que estabelecem o contato do interior da Terra com sua camada mais exterior, por meio de canais criados em rochas de menor resistência.

Os vulcões são responsáveis pelo lançamento de magma (em alta temperatura) para a superfície terrestre. Esse magma perde gases e se transforma em lava. Por tal motivo, há bilhões de anos, esse fenômeno foi responsável pela liberação de gases que causaram mudanças bruscas na atmosfera do planeta.

vulcoes na terra aula de geologia da terra
Figura 2: Distribuição dos vulcões no planeta Terra (Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br)

 

Todos os gases e vapores expelidos pelos vulcões ao redor do planeta Terra eram lançados na atmosfera em alta temperatura e grande quantidade. Ao entrarem em contato com temperaturas menores que as do interior da Terra, esses gases foram responsáveis por mudanças da composição de gases da atmosfera, tornando-a tóxica.

Esse acúmulo de gases liberado pelos vulcões formou grandes nuvens de chuva. A chuva que se seguiu a estes fenômenos durou milhares de anos e causou diversas mudanças na litosfera e na composição e estrutura dos solos.

Após o resfriamento do planeta Terra e o intenso período de chuva de milhares de anos, toda essa água acumulada foi responsável pela formação dos oceanos e consequentemente dos continentes, compondo por volta de 50% do volume de água em superfície terrestre.

Há teorias que afirmam que os outros 50% são provenientes de meteoritos. Isso porque as áreas rebaixadas ocupadas por toda essa água tem origem desde a formação do planeta, ou foram sendo modificadas pelos agentes modeladores da litosfera.

Estas primeiras bacias oceânicas datam por volta de 3,6 bilhões de anos (Instituto Oceanográfico – USP), sendo assim, 1 bilhão de anos após o surgimento do planeta. Desta forma, surgem então a hidrosfera, formada pelo oceano Pantalássico e a massa continental identificada como Pangeia.

mapa mundi geologia da terra
Figura 3: Mapa mundi representando a Pangeia e o oceano Pantalássico. (Fonte: National Geographic Portugal)

Com a consolidação de uma atmosfera com a grande presença de oxigênio (aproximando da que nosso planeta possui hoje) temos a origem da vida. Forma-se então a biosfera, responsável pela interação de todas as “esferas” que compõe o planeta: litosfera, hidrosfera e atmosfera.

Como já dito aqui, todos estes processos demoraram milhares, milhões e bilhões de anos para acontecerem. Mas, não pense que acabou por aí! Após esse pequeno trecho da história contado aqui, aconteceram mais diversos eventos fundamentais para a história geológica da Terra, e ainda continuam acontecendo.

Dica: Para descobrir mais sobre a geologia da Terra e sua história, indico os livros “Para entender a Terra” e “Decifrando a Terra”.

Para finalizar sua revisão de geologia da Terra, veja esta excelente videoaula do professor Carrieri

Veja também esse pequeno vídeo que mostra o tempo geológico e os principais eventos de cada era geológica:

Agora, teste seus conhecimentos com os exercícios que selecionamos pra você:

1) As estruturas que formam a superfície refletem os eventos geológicos da história do Planeta. No passado, mares rasos cobriram vastas extensões, que atualmente constituem planícies, e cordilheiras montanhosas emergiram dos oceanos, como revelam, por exemplo, registros fósseis descobertos nos Andes. (MAGNOLI; ARAÚJO, 2000, p. 30).

Com base nas informações contidas no texto e nos conhecimentos sobre as estruturas geológicas da Terra, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.

(   )      A estrutura geológica da superfície terrestre continua em mutação e constitui o embasamento do modelado terrestre.

(   )      As terras imersas exibem dorsais submarinas e fossas abissais, ambas relacionadas a movimentos de placas tectônicas.

(   )      Os escudos cristalinos são dobramentos modernos surgidos do entrechoque de massas continentais, quando se formou a Pangeia.

(   )      As bacias sedimentares, formadas ao longo do Período Pré-Cambriano, são resultantes da solidificação do material magmático e da ascensão das rochas até a superfície.

(   )      Os dobramentos modernos assinalaram episódios de acomodação tectônica, que ocorreram ao longo do litoral e, no Brasil, estão concentrados na porção meridional.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a:

a) V V F F F

b) F F V V V

c) V F V F V

d) F V F V F

e) V V V V V

Gabarito: A

2) A litosfera é a camada superficial de nosso planeta. Ela é importante para a vida.

Sobre esse tema é correto afirmar, exceto:

a) A litosfera apresenta jazidas minerais de grande interesse econômico que foram formadas por ação de agentes endógenos, como é o caso do ferro, da bauxita e do carvão, encontrados nos escudos ou maciços antigos.

b) As relações entre a litosfera, a atmosfera e a hidrosfera envolvem importantes processos como é o caso da erosão modeladora do relevo terrestre.

c) A parte mais externa da Terra, também chamada de crosta, é formada por minerais, os quais apresentam elementos químicos na sua composição.

d) A camada mais superficial da litosfera – o solo – é o produto final da ação do intemperismo, cuja dinâmica depende dos chamados agentes externos, como é o caso do clima, do relevo e dos seres vivos.

Gabarito: A

Sobre o(a) autor(a):

Este texto foi elaborado pelo geógrafo e professor de Geografia Marcelo de Araújo para o Curso Enem Gratuito. Marcelo é formado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente trabalha como autônomo. https://www.facebook.com/mdearaujo22