Globalização

Você sabe o que é globalização? Aprenda com esta revisão focada nos aspectos mais importantes do tema para você mandar bem no Enem e no vestibular!

Aldeia Global, Mundialização, Globalização ou mesmo Planetarização. Estes são alguns termos utilizados para falar sobre o Mundo Globalizado.

Todos eles têm como propósito buscar respostas para as profundas transformações ocorridas no mundo em que influem decisivamente na maneira como as sociedades se organizam, produzem, vivem e se relacionam.

Grandes navegações: início do Mundo Globalizado

Quando se iniciou o processo de mundialização capitalista, com as Grandes Navegações, no final do século XV, o planeta Terra era composto por vários “mundos”- europeu ocidental, russo, chinês, árabe, asteca, tupi, etc. e muitas vezes os habitantes de um “mundo” não sabiam da existência dos de outros.

Nessa época, começou o processo de integração e interdependência planetária. Ao atingir o período informacional o capitalismo integrou países e regiões do planeta num único sistema, formando o chamado Sistema-Mundo.

O desenvolvimento das relações comerciais e do capitalismo mercantil na Europa determinou a busca por matérias-primas por meio de rotas de navegação alternativas em vez de rotas então conhecidas, e também a expansão territorial das monarquias europeias por meio da colonização de novas terras na América.

A demanda por mão de obra – necessária às economias agroexportadoras – produziu intenso tráfico de escravos, levando milhares de africanos à América colonizada, o que propiciou intercâmbios culturais e intensa miscigenação entre os povos.

rotas de viagens marítimas globalização

Um fenômeno que garantiu a progressiva expansão das relações mundiais globalizadas é a evolução tecnológica.

Evolução tecnológica: encurtando distâncias

O desenvolvimento dos meios de transportes, como as rotas terrestres de antigos impérios, a navegação (a partir do século XV) e as tecnologias de comunicação (no século XIX) criou condições propícias para o desenvolvimento de novas formas de aproximação dos espaços pelo ser humano.

Outro fenômeno é a ligação entre a globalização e a constituição das redes geográficas. A expansão e o encurtamento de distâncias decorrentes dos avanços no setor de transporte, implantação e expansão das redes de cabos submarinos e das conexões virtuais permitiram o crescimento do fluxo de mercadorias, de pessoas, de informações e da profusão de novas formas de relacionamento entre os povos, propiciando a interligação dos pontos mais remotos do planeta.

A velocidade das transformações tecnológicas no mundo contemporâneo é muito intensa. Essas transformações modificaram, e continuam alterando, as relações econômicas, políticas e socioculturais entre os territórios. Além disso, os avanços de redes informacionais como a internet viabilizam fluxos e conectam lugares e pessoas de forma instantânea.

O desenvolvimento de meios de transporte mais rápidos e eficientes permite a comercialização, em escala global, de praticamente todo o tipo de vem, além da facilidade de deslocamento das pessoas.

globalização rotas aéreas
Fluxo de rotas aéreas pelo mundo. Observe que os fluxos se dão de maneira desigual no mundo: o maior fluxo fica nos países ao norte ocidental, principalmente na América do Norte hegemônica

Novos modelos de produção

As mudanças trazidas pela globalização contribuem, portanto, para uma flexibilização inédita dos espaços de produção.

Atualmente, as empresas podem se estabelecer ou desenvolver etapas de seu processo produtivo em qualquer parte do mundo e, em função disso, negociam vantagens econômicas com governos locais.

A produção industrial atualmente encontra-se bastante fragmentada em termos espaciais. As empresas terceirizam o setor produtivo para países de mão-de-obra menos custosa de modo a aumentar sua eficiência e produtividade, o que resulta em maiores lucros e em um mercado global cada vez mais competitivo.

A imagem ao lado corresponde a algumas marcas conhecidas e consumidas mundialmente, compondo a rede das multinacionais presentes no mundo. Essas marcas estão em praticamente todas as partes do mundo.

Para se aprofundar melhor no assunto, deixo aqui dicas de filmes sobre a globalização:

  • Documentário “O mundo global visto do lado de cá“: esse documentário expressa parte do entendimento do geógrafo, brasileiro, Milton Santos a respeito da globalização.
  • Filme “Syriana“: neste filme politizado, o pano de fundo são as intrigas e a corrupção do mundo da indústria global do petróleo.
Para terminar, revise com o vídeo do prof. Carrieri, no nosso canal do Youtube:

Questões sobre globalização

Questão 1: (Enem 2014)

TEXTO I

TEXTO II

A Índia deu um passo alto no setor de tele atendimento para países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos e as nações europeias. Atualmente mais de 245 mil indianos realizam ligações para todas as partes do mundo a fim de oferecer cartões de crédito ou cobrar contas em atraso.

Disponível em: www.conectacallcenter.com.br. Acesso em: 12 nov. 2013 (adaptado).

Ao relacionar os textos, a explicação para o processo de territorialização descrito está no(a):

a) Aceitação das diferenças culturais.

b) Adequação da posição geográfica

c) Incremento do ensino superior

d) Qualidade da rede logística

e) Custo de mão de obra local.

Questão 2: (FUVEST 2009)

Uma das características atuais do processo de globalização é a exigência, cada vez maior, de fluidez de informações e mercadorias, ou, em essência, do próprio capital. Tal exigência tem conduzido os países à reestruturação de seus sistemas de circulação. Nesse sentido, no Estado brasileiro, nos últimos anos,

a) priorizou-se o transporte público urbano, com a ampliação do número de linhas do Metropolitano em todas as capitais dos Estados.

b) houve uma ampla recuperação da malha ferroviária, com a construção de novos trechos, a exemplo da Transnordestina.

c) privilegiou-se o sistema de cabotagem, valorizando-se o transporte de passageiros pelo território nacional einterligando as áreas costeiras do país

d) priorizou-se o transporte hidroviário, voltado à exportação de grãos, conforme atestam as hidrovias Tietê-Paraná e do Rio São Francisco.

e) intensificou-se a modernização do sistema portuário, incluindo a construção de portos como os de Sepetiba (RJ) e Pecém (CE).

Gabarito

1) E

2) E

Simulado:

.

Sobre o(a) autor(a):

Priscila é formada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Compartilhe: