Conheça um pouco sobre a religião hebraica e os processos históricos que circundaram a primeira religião monoteísta da história. No final da aula tem uma lista com exercícios do Enem e vestibulares para você testar o que aprendeu!
A fonte principal de estudo dos hebreus é o Velho Testamento, uma das escrituras que compõe a Bíblia Sagrada. No livro, o povo hebreu é mostrado como descendentes de Abraão, líder da cidade-Estado mesopotâmica de Ur.
Segundo a mitologia, Abraão teria recebido um desígnio divino de guiar seu povo até a Terra Prometida, conhecida como Canaã ou Palestina.
Nas escrituras ainda é mencionado o período em que foram escravizados pelos faraós egípcios e o êxodo, guiado por Moisés, em retorno à Canaã após quarenta anos de peregrinação no deserto.
Os hebreus e a Bíblia
Apesar de a Bíblia ser utilizada como fonte para os estudos hebraicos, é necessário muito cuidado. Isso porque o livro contém várias parábolas e metáforas, além de ter sido escrito em diversos períodos diferentes por várias mãos.
Tal como outros povos, os hebreus fazem uso da mitologia como uma forma de legitimar suas ações geopolíticas e se estabelecer como um povo merecedor de pertencer a uma região ou de usufruir alguns direitos.
Resumo sobre os Hebreus
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Segundo a historiografia, o povo hebreu pode ser caracterizado como nômade e pastor. Se organizou em várias tribos que, por milhares de anos, circularam pelo atual Oriente Médio, pleiteando as fontes de água e locais de pastoril com outros povos da região.
Os primeiros registros históricos (além dos encontrados na Bíblia) deste povo datam aproximadamente do século XIII a.C. Lá aparecem relatos do faraó Mineptah sobre uma conquista dos hebreus. Além disso, existem vestígios arqueológicos que comprovam que os hebreus só povoaram a Palestina após este século.
Organização social dos hebreus
Neste período, quando os hebreus não possuíam uma organização institucional, baseavam-se em um sistema comunal. Os líderes eram escolhidos em momentos de grande necessidade, como em guerras ou períodos de seca e escassez de alimentos.
Sem uma organização centralizada, as responsabilidades de gerir as tribos recaiam sobre um conselho de anciões que conduziam a população para algumas decisões importantes.
Os anciões eram liderados por um juiz, que também exercia o cargo de líder militar e religioso quando necessário. Os juízes, por vezes, utilizavam a religião como ferramenta na tentativa de unificação destas tribos, como a ligação, segundo a Bíblia, entre Abraão e Iavé, o deus hebraico.
Um importante passo para a construção da identidade judaica foi justamente o abandono das práticas politeístas para a adoção de um único deus, Iavé. Uma das justificativas para esta mudança, reforçada pelos juízes anciões, era de que o povo hebraico havia sido escolhido por deus para ocupar a região da Palestina.
A unificação, as 12 tribos e o monoteísmo ético
Por volta de 1010 a.C., o reino de Israel foi fundado. Saul, primeiro rei de Israel, unificou as tribos sob uma liderança. Seu sucessor, Davi, foi além e tratou de expulsar povos rivais, como os filisteus, da região palestina, determinando a antiga cidade de Jerusalém como capital do reino.
O rei também determinou a divisão de Israel em 12 províncias ou tribos. O apogeu de Israel veio com o filho de Davi, Salomão entre 966 e 926 a.C.
Neste período, o Templo de Jerusalém, conhecido como Templo de Salomão, foi construído. O falecimento de Salomão dividiu o reino em dois, consequência dos diversos conflitos que sucederam o fim de seu reinado. Dez tribos localizaram-se ao sul, mantendo o nome de Israel, e as duas ao sul passaram a chamar-se Reino de Judá.
O falecimento de Salomão não só provocou um cisma na geopolítica de Israel, mas também em seu comportamento social.
Durante o século VIII a.C. os profetas ganharam preponderância entre os hebreus. Os profetas eram sacerdotes reconhecidos entre a população. Eram atribuídos a eles o dom de conexão com Iavé, como porta-vozes, e de prever o futuro.
Estas figuras costumavam criticar os membros mais ricos e influentes da sociedade, contestando oferendas, afirmando que os desígnios religiosos eram muito mais próximos de bondade e justiça social do que ostentação de riqueza e poder.
Estas características garantiram ao judaísmo o título de primeira religião monoteísta e ética da história, ou seja, a primeira religião apoiada na crença de um único deus que também estimulava um comportamento moral e ético específico.
Esta característica mostrou-se presente em diversas religiões que surgiram posteriormente, como por exemplo o islamismo e o cristianismo.
As diásporas dos hebreus, Palestina e Israel
Determina-se como diáspora qualquer dispersão ou fuga de uma região, causada por algum tipo de perseguição cultural, em aspecto religioso ou étnico. Contudo, o termo geralmente é ligado ao povo hebreu.
A primeira diáspora judaica é datada de 586 a.C., quando o Imperador da Babilônia, Nabucodonosor II invadiu Jerusalém forçando os hebreus a migrarem para a região da Mesopotâmia após a destruição da cidade.
A segunda diáspora veio aproximadamente em 70 d.C. durante a expansão do Império Romano. Jerusalém foi novamente destruída e os judeus espalharam-se pelo norte da África, em comunidades chamadas Sefardins, e no leste europeu, os Asquenazi.
Após a Segunda Guerra Mundial, com a dizimação de milhões de pessoas por conta da política genocida e antissemita da Alemanha Nazista, os judeus da região espalharam-se novamente por outros países.
Embora a migração de judeus para outras localidades do planeta ocorresse em vários momentos da história, ao início do século XX teve uma leve concentração na região da Palestina.
Este número aumentou consideravelmente entre 1939 e 1945, por conta da Segunda Guerra e ainda mais após 1948, com a criação do Estado de Israel pela Organização das Nações Unidas.
A criação do Estado de Israel poderia ser uma boa ideia, entretanto foi uma ação com tensão permanente, pois na região já viviam milhares de árabes, desde o século anterior, oriundos do antigo Império Otomano. O conflito antes focado na geografia, pouco a pouco, adentrava o campo político e agravou-se ainda mais após as decisões da ONU.
Exercícios sobre os hebreus
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UECE/2018)
A palavra “ariano” se referia a um grupo de línguas indo-europeias até que Houston Stewart Chanberlain, inspirado em Joseph-Arthur de Gobineau, passou a usá-la com conotações raciais, destacando a superioridade sobre os “semitas”. Semita, por sua vez, era um termo utilizado para indicar um grupo de línguas que incluía
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UNCISAL AL/2012)
O texto abaixo se refere a uma das civilizações antigas, a hebraica. Sobre ela, é correto afirmar:
A partir de sua prática religiosa caracterizada pela crença em um único deus, formou-se o judaísmo, religião em torno do qual construíram sua história.
(Adaptado de: Pedro Santiago. Por dentro da História)
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(ENEM/2008)
Existe uma regra religiosa, aceita pelos praticantes do judaísmo e do islamismo, que proíbe o consumo de carne de porco. Estabelecida na Antiguidade, quando os judeus viviam em regiões áridas, foi adotada, séculos depois, por árabes islamizados, que também eram povos do deserto.
Essa regra pode ser entendida como
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UPE/2004)
Entre os povos que se destacaram na Antigüidade Oriental, os hebreus são considerados os únicos que sobreviveram ao desmoronamento de milenares impérios da história da humanidade.
Sobre a sociedade hebraica na época antiga, é incorreto afirmar que:
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UESPI/2004)
A sociedade hebraica teve a religião como suporte fundamental para a construção da identidade cultural. Não se pode esquecer também, na época dos profetas, entre os séculos VIII e VII a.C., que a religião:
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UFRN/2003)
Entre os hebreus da Antigüidade, os profetas eram considerados mensageiros de Deus, lembrando ao povo as demandas da justiça e da Lei dadas por Javé. Isaías, um dos profetas dessa época, em nome de Javé proclamou:
Ai dos que decretam leis injustas; dos que escrevem leis de opressão, para negarem justiça aos pobres, para arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo, a fim de despojarem as viúvas e roubarem os órfãos! (Isaías 10:1-2) Ai dos que ajuntam casa a casa, reúnem campo a campo, até que não haja mais lugar, e ficam como únicos moradores no meio da terra! (Isaías 5:8)
Esses pronunciamentos do profeta Isaías estão ligados a uma época da história hebraica em que ocorre:
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(PUCCamp SP/2018)
[…] A evolução realizou-se de fato e o conjunto das prescrições divinas que constituem a Lei (Torá) é formado por diversas contribuições, sem que se consiga um acordo para ventilá-las e datá-las uma a uma. Contentar-nos-emos, assim, com as linhas gerais.
(AYMARD, André e AUBOYER, Jeannine.
O Oriente e a Grécia antiga. v.2. In: CROU-
ZET, Maurice (dir.), História geral das civili-
zações. Trad. São Paulo: Difel, 1971, p. 54)
O texto refere-se a uma civilização que se desenvolveu no primeiro milênio antes de Cristo. É correto afirmar:
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UCB DF/2017)
Os judeus ocuparam a região da Palestina por volta de 2.000 a.C., mas espalharam-se pelo mundo em razão das perseguições sofridas durante o Império Babilônico e o Império Romano. Essa saída em massa de judeus da Palestina ficou conhecida como
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UFAM/2015)
“No antigo Oriente existiram, certamente, um ordenamento e uma atividade políticos. Sem eles não teria sido possível o desenvolvimento da cultura, já que esta deve ter como sujeito histórico uma sociedade politicamente organizada. Mas não é menos certo que a política não formava uma realidade clara e distinta, isto é, não estava rigorosamente delimitada diante de outras realidades nem era concebida como se estivesse. Só com os gregos começou-se a percebê-la como realidade autônoma, e só no mundo moderno e por obra da cultura ocidental se levará a cabo sua radical secularização: em todas as culturas restantes a política, a religião e, em geral, os empreendimentos econômicos aparecem como três dimensões de uma mesma realidade.”
O texto de García Pelayo enfatiza que, ao longo de toda a história do antigo Oriente Próximo, política e religião andaram de mãos dadas. No entanto, a ideologia político-religiosa de Israel representa uma exceção devido à sua dificuldade em assimilar a própria instituição monárquica e sua radical separação entre a divindade e os demais planos da realidade. Acerca da história hebraica, podemos afirmar que:
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UNIUBE MG/2015)
“Durante o reinado de Creso (560-546 aC), os lídios desenvolveram inovadoras técnicas de separação de metais, e, a partir de uma liga natural de ouro e prata – o electro –, foram o primeiro povo do mundo a cunhar moedas, inventando, assim, o dinheiro. Aos poucos, a moeda foi incorporada por outros povos, mas seu uso somente se generalizou depois de ter sido adotada pelos romanos, por volta de 280 a.C. A primeira moeda cunhada por eles foi o denário, termo a partir do qual surgiu a palavra dinheiro.”
BARBOSA,Bia. A fábrica de ouro. Veja, 30 de agosto de 2000; SANDRONI,
Paulo. Novíssimo dicionário de economia. São Paulo: Best Seller, 2002.
De acordo com o fragmento acima, é CORRETO afirmar que:
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Sobre o(a) autor(a):
Guilherme Silva é formado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de História em escolas da Grande Florianópolis desde 2016.
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