Introdução da Redação do Enem: veja como fazer a sua

Conheça agora a fórmula certa para fazer uma introdução perfeita na Redação do Enem. E, depois do resumo e dos exemplos, teste seus conhecimentos no Simulado sobre a Introdução:

O segredo para conseguir uma boa nota na Redação do Enem é mandar bem logo no começo, para encantar os avaliadores já na Introdução da Redação do Enem. E, tem caminhos seguros para você iniciar da maneira correta.

A Introdução da Redação do Enem

A introdução da redação do Enem é uma parte muito importante do texto dissertativo-argumentativo. Nela, você tem uma possibilidade de deixar uma boa impressão e trazer um primeiro elemento que mostre o seu repertório sociocultural.

Além disso, na introdução você irá apresentar o seu ponto de vista e mostrar ao seu leitor como esse posicionamento será desenvolvimento no decorrer do texto. Ou seja, este único parágrafo te ajuda na argumentação e organização do seu texto.

Publicidade

Resumo sobre a Introdução

Confira agora com a professora Daniela Garcia os segredos da Introdução Perfeita na Redação do Enem. Ela está no canal de aulas do Curso Enem Gratuito pra você:

Veja as dicas de Redação Enem da professora Daniela :

Para facilitar a sua revisão do vídeo, que é muito bom, veja os atalhos para ir direto aos pontos que você precisa rever:

MINUTAGEM / ASSUNTOS

00:11 – Sua introdução vai precisar ter três elementos: contexto, tema e tese;

00:24 – Contexto: é algo que faz parte desse tema, mas que não aborda a especificidade apresentada pela prova. Ou seja, é algo que perpassa a temática, mas não é ela propriamente dita;

01:24 – Tema: é o que a própria proposta nos apresenta, a parte principal do enunciado;

02:08 – Tese: é o que mostrará o posicionamento que você irá defender no decorrer do texto;

03:13 – Exemplo de introdução da uma redação nota mil;

05:25 – Outro exemplo de introdução de uma redação nota mil.

Elaborando a introdução:

Agora sim, vamos ver como elaborar a sua introdução:

Basicamente, mesmo que não seja a única, a forma mais clara de apresentar os elementos necessários é ir do mais amplo (assunto), passar pela temática e terminar no recorte específico que você propõe (tese), como mostra a próxima imagem:

redação - introdução
Estrutura da introdução do texto dissertativo

Todavia, mesmo que a sequência que aparecerá no texto seja essa, você deve começar a pensar no seu texto não pelo contexto, mas pela relação entre o tema e a tese. Por isso, o primeiro passo é ler com muita atenção a temática para compreendê-la. Com base nisso, você deve delimitar o que será defendido.

Para terminar a sua tese, você deverá se perguntar o que acha sobre a temática e dividir esta tese em duas ideias para serem desenvolvidas nos seus parágrafos de desenvolvimento.

Saiba como escrever um texto dissertativo argumentativo.

O movimento proposto é exemplificado abaixo com base em uma redação que recebeu nota 1000 na prova do Enem de 2017 (Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil):

redação - tese
Como delimitar a tese do texto dissertativo-argumentativo

A resposta dessas perguntas (a sua tese) e a sua relação com a temática devem aparecer no final da introdução, como é visto na imagem 02. Feito isso, então, você deve pensar em um contexto/assunto que te leve até a temática e será o início da sua redação.

Para determinar o assunto/contexto, que irá iniciar o seu texto, você deve pensar em algo que se relacione com o recorte da temática, mas que pode ser mais amplo.

Este espaço é ótimo para você aproveitar e mostrar seu repertório sociocultural, pois, como a questão abordada ainda não precisa ser tão específica, você pode trazer um contexto histórico, citação ou menção com uma liberdade um pouco maior. Então, vale a pena usar este início do texto para já chamar a atenção do leitor.

Simulado Enem: Introdução da Redação do Enem

Teste agora o seu nível.

.

.

Mandou bem no Simulado sobre a Introdução da Redação do Enem? Se você não gabaritou pelo menos 70% das questões é hora de ver mais um pouco deste tema.

Confira aqui um mergulho em profundidade para você conseguir uma nova ótica, outra abordagem para criar o seu Ponto de Vista, a sua Tese, e disparar já de boa na Introdução da Redação do Enem.

Compartilhe: