Quais são os estados da matéria? O que são as curvas de aquecimento ou de resfriamento da matéria? Como a pressão interfere na mudança de estado da matéria? O que é o diagrama de fases da matéria? Pode uma substância se encontrar nos três estados simultaneamente?
Venha revisar com a gente os três estados da matéria! Entenda como a pressão pode interferir nos processos de mudanças de estado físico. Aprenda a compreender as curvas de aquecimento e resfriamento da matéria, assim como o diagrama de fases. Fique, revise, estude e mande bem em Física nos vestibulares e no Enem!
Mudanças de estado físico da matéria
As mudanças de estado físico da matéria acontecem de várias formas, sendo muito comuns em nosso dia a dia. Um exemplo de fenômeno desse tipo é a água fervendo.
Essas mudanças de estado, também conhecidas como mudanças de fase, são alterações nas formas com que as partículas de uma mesma substância estão espacialmente ordenadas.
Ao receber ou perder calor, uma substância pode sofrer uma reorganização de suas partículas. Essa reordenação é tão importante que se percebe, macroscopicamente, uma mudança de seu estado.
Estados sólido, fisico e gasoso
Em geral, toda a matéria é encontrada em um dos estados físicos: sólido, líquido e gasoso.
No quadro abaixo você encontrará as principais características de cada uma delas:
Estado sólido
Estado líquido
Estado gasoso
Volume
Bem definido. Constante.
Bem definido. Constate.
Ocupa todo o espaço do recipiente que o contém. É variável.
Forma
Bem definida. Constante.
Adquire a forma do recipiente que a contém.
Adquire a forma do recipiente que o contém.
Distância entre suas partículas
As partículas (moléculas ou átomos) estão bem próximas umas das outras.
As partículas estão fracamente ligadas entre si, de modo que ficam mais separadas que no estado sólido.
As partículas estão ainda mais fracamente ligadas, que no estado líquido, de modo que ficam ainda mais separadas.
Movimento de suas partículas
As partículas possuem posição fixa, determinando rigidez na estrutura.
As partículas deslizam umas sobre as outras, o que possibilita o escoamento do líquido.
As partículas movimentam-se com grande liberdade e só interagem por meio de colisões.
Exemplos
Folhas de vegetais, rochas, gelo, diamante.
Água, óleo, mercúrio.
Ar atmosférico, vapor d’água, gases em geral.
Fatores que provocam mudanças de fase
Basicamente, há dois fatores que provocam as mudanças de estado físico: a pressão e o calor.
Calor
Como você sabe, o calor é a transferência de energia térmica entre corpos com temperaturas diferentes. Quando um corpo recebe calor, suas moléculas passam a vibrar mais com a nova carga de energia. Dessa maneira, a vibração faz com que as moléculas se afastem, diminuindo a atração entre elas. Dependendo da quantidade de calor absorvida por esse corpo, suas moléculas irão vibrar cada vez mais, desorganizando-se. Isso irá provocar a mudança de estado físico.
O contrário também é válido. Caso um corpo perca calor, suas moléculas passam a vibrar cada vez menos, aproximando-se. Assim, passam a ter maior atração entre si, ficando mais organizadas. Isso também provocará alteração de fase.
Para que você entenda melhor as mudanças de estado por causa da temperatura, preparei um gráfico sobre a água. Neste quadro, os dados relacionam a quantidade de calor recebido com a temperatura.
Esse tipo de gráfico recebe o nome de “curva de aquecimento” ou “curva de resfriamento” da substância em questão, dependendo do sentido que é observado. Ele permite entender melhor as temperaturas de fusão e vaporização de uma substância.
Observe no gráfico abaixo que à medida que a quantidade de calor aumenta, a temperatura também se eleva. A temperatura, como você sabe, mede o grau de agitação das moléculas. Quanto maior a temperatura, mais agitação e mais desorganização.
Acompanhe no quadro abaixo o detalhamento das diferentes transformações que a água passa e que estão representadas no gráfico:
Etapa
Estado
Temperatura
A
Sólido (gelo)
– 50 oC
A—B
Solido (apenas gelo)
Aumentando de –50oC até 0oC
B—C
Transição da fase de sólido (gelo e água)
0oC
C—D
Líquido (apenas água)
Aumentando de 0oC até 100oC
D—E
Transição da fase de líquido (água e vapor)
100oC
E—F
Gasoso (apenas vapor)
Aumentando para mais de 100oC
Chamo a atenção de você para lembrar que durante a transição de uma fase, a temperatura sempre é constante, independentemente da quantidade de calor que recebe, como vemos na fusão e na ebulição.
Pressão
A pressão é outro fator que pode alterar o estado físico de uma substância. Para exemplificar, vamos pensar no botijão de gás. Dentro do botijão, ao contrário do que seu nome diz, não encontramos gás, mas sim um líquido (GLP – gás liquefeito de petróleo).
Isso porque o gás foi pressionado para dentro desse recipiente, espremido lá dentro. Dessa maneira, a pressão exercida pelo recipiente faz com que as moléculas do gás fiquem muito próximas. Assim, elas acabam tento maior atração umas sobre as outras, fazendo com que o gás se torne líquido.
Para que você compreenda como isso ocorre, vamos analisar um diagrama de fases.
Este diagrama é um gráfico que descreve as condições de temperatura e pressão nas quais os estados da matéria possam ocupar. Observe abaixo um diagrama de fases genérico, que relaciona a temperatura no eixo das abscissas e a pressão no eixo das ordenadas.
Coloquei apenas algumas mudanças de fases para o gráfico não ficar muito poluído ok?
Nas três linhas de equilíbrio podemos encontrar dois estados da substância, pois é o local onde acontece a mudança de fase.
E no local onde as três linhas de equilíbrio se encontram, é possível encontrar a substância nos três estados, sólido, líquido e gasoso. É denominado ponto triplo da substância ou ponto tríplice.
Cada substância tem para o ponto triplo, apenas uma única temperatura e uma única pressão, por exemplo, para a água, o ponto triplo se dá a 0,01 oC e pressão de 0,006 atm. Nessas condições, gelo, água líquida e vapor d’água podem coexistir.
Para entender melhor como a pressão influencia as mudanças de estado físico da matéria, assista ao vídeo abaixo! Nele, o professor faz um resumo sobre as mudanças de estado e apresenta o diagrama de fases.
Exercício resolvido
Vamos ver um exercício para você fixar o conteúdo.
1) No diagrama de fases do dióxido de carbono (CO2) abaixo, identifique:
a) o ponto triplo;
b) a menor temperatura da qual o dióxido de carbono é encontrado na forma líquida;
c) em quais temperaturas o dióxido de carbono pode existir na forma líquida quando a pressão for igual a 1 atm.
Resolução:
a) De acordo com o diagrama de fases o ponto triplo acontece para T = –57oC e P = 5,2 atm.
b) O ponto mais a esquerda da região demarcada como líquido ocorre em –57oC que é a temperatura do ponto triplo.
c) Para pressão de 1 atm, não existe nenhuma temperatura possível para CO2, existir na forma líquida. É por isso que, à pressão e temperatura ambientes, o CO2 (gelo seco) sublima, passando do sólido para o estado gasoso diretamente.
Resumo sobre mudanças de estado
Por fim, assista a mais esta videoaula do nosso canal:
Exercícios
Para terminar, resolva os exercícios sobre mudanças de estado físico da matéria selecionados pela equipe do Curso Enem Gratuito.
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
Registrar seu resultado no ranking de pontuações
Carregando
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UDESC/2015)
O gelo, ao absorver energia na forma de calor, pode ser transformado em água e, na sequência, em vapor. O diagrama de mudança de fases, abaixo, ilustra a variação da temperatura em função da quantidade de calor absorvida, para uma amostra de 200 g de gelo.
Com relação às mudanças de fase desta amostra de gelo, analise as proposições.
I. A temperatura do gelo variou linearmente ao longo de todo processo de mudanças de fase.
II. A amostra de gelo absorveu 19000 cal para se transformar em água a 0 ºC.
III. A amostra de gelo absorveu 3000 cal para se transformar em água a 0 ºC e 20000 cal até atingir 100 ºC.
IV. Durante o processo de vaporização foi absorvida uma quantidade de calor 6,75 vezes maior que durante o processo de fusão.
Assinale a alternativa correta.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UNIUBE MG/2014)
A figura seguinte representa o diagrama de fases de uma determinada substância. O ponto PT no gráfico indica o chamado ponto triplo, onde podem coexistir as formas líquida, sólida e de vapor dessa substância, enquanto PC indica o denominado ponto crítico.
Considere uma massa constante dessa substância. Sobre o comportamento dessa massa em algumas possíveis mudanças de fase, são feitas as afirmações seguintes:
I. Para a temperatura de 0ºC, é possível transformar vapor em líquido por meio de uma compressão isotérmica.
II. Uma descompressão isotérmica, que ocorra na temperatura de –60ºC, pode promover mudança de fase para o estado líquido.
III. Um resfriamento isobárico poderia promover mudança da fase líquida para a sólida independentemente da pressão.
IV. Para pressão de 10atm, é possível formar fase gasosa a partir do aquecimento isobárico de uma massa sólida da substância.
V. Para temperaturas de aproximadamente 40ºC, não é possível promover mudanças de fase somente por variação de pressão.
São CORRETAS as afirmações contidas em:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UNESP/2013)
A liofilização é um processo de desidratação de alimentos que, além de evitar que seus nutrientes saiam junto com a água, diminui bastante sua massa e seu volume, facilitando o armazenamento e o transporte. Alimentos liofilizados também têm seus prazos de validade aumentados, sem perder características como aroma e sabor.
O processo de liofilização segue as seguintes etapas:
I. O alimento é resfriado até temperaturas abaixo de 0 ºC, para que a água contida nele seja solidificada.
II. Em câmaras especiais, sob baixíssima pressão (menores do que 0,006 atm), a temperatura do alimento é elevada, fazendo com que a água sólida seja sublimada. Dessa forma, a água sai do alimento sem romper suas estruturas moleculares, evitando perdas de proteínas e vitaminas.
O gráfico mostra parte do diagrama de fases da água e cinco processos de mudança de fase, representados pelas setas numeradas de 1 a 5.
A alternativa que melhor representa as etapas do processo de liofilização, na ordem descrita, é
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(FCM MG/2013)
O gráfico abaixo mostra o diagrama de fase de uma substância X.
Considerando os dados fornecidos pelo gráfico, pode-se afirmar que a substância X
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(PUC GO/2010)
Modernidade Líquida
De acordo com a Enciclopédia Britânica, “fluidez” é a qualidade de líquidos e gases, portanto, essa propriedade é responsável pelas constantes mudanças de formas quando submetidos a uma força. Pela propriedade de não fixação no espaço e por não se prenderem ao tempo, foi que Zigmunt Bauman utilizou em seu livro Modernidade Líquida a metáfora da “fluidez” ou “liquidez” para a presente era moderna. […] Como a mobilidade dos fluidos se associa à idéia de leveza, essa adentrou na história da modernidade, que não havia sido desde o começo um processo de liquefação. […] Nesse contexto, os primeiros sólidos a derreter seriam: as lealdades tradicionais, os direitos e as obrigações que atavam pés e mãos que impossibilitavam os movimentos e iniciativas. Assim, derretendo esses sólidos, as redes de relações sociais estariam desprotegidas e expostas a outras regras de ações. O derretimento dos sólidos gera, com isso, uma progressiva liberdade na economia, no que tange às tradições políticas, éticas e culturais. Sedimentando uma nova ordem econômica. Com efeito, o derretimento dos sólidos trouxe a dissolução das forças que poderiam manter a questão da ordem e do sistema na agenda política. Na modernidade fluida se entrelaçam escolhas individuais em projetos e ações coletivas. Nenhum molde foi quebrado sem que houvesse substituição por outro, as pessoas foram relocadas em uma nova ordem, em nichos pré-fabricados, usando a nova liberdade para encontrar as condições particulares para se adaptarem sem esquecer das regras e condutas tidas como corretas para o lugar. A modernidade fluida produziu uma profunda mudança na condição humana com tendência de desenvolvimento nos conceitos básicos da emancipação, individualidade, tempo/espaço, trabalho e a comunidade. O tempo adquire história pela velocidade do movimento através do espaço, da imaginação e da capacidade humana. […] O acesso a meios mais rápidos de mobilidade na modernidade é a principal ferramenta de poder e dominação. Com relação ao homem na modernidade, ser moderno passou a significar ser incapaz de parar e de ficar parado, tendo necessidade de estar sempre à frente de si mesmo; significa também, ter uma identidade que só pode existir como um projeto não realizado. […] Diferente da individualização de cem anos atrás, a indivídualização na modernidade atual consiste em transformar a identidade humana de um dado em uma tarefa […}
Naninha AL. Modernidade líquida. Disponível em: http://pt.shvoong.com/books/modernidade_liquida.htm>.
Acesso em: 22 set. 2009.
No texto, “Modernidade líquida”, podem se ler a expressão “processo de liquefação” e a informação “o derretimento de sólidos trouxe a dissolução de forças”. Sabe-se que a fase em que uma substância se encontra depende de sua condição de pressão e temperatura, podendo estar também num estado que corresponde ao equilíbrio entre duas fases ou mesmo até entre três fases. Considere os conceitos físicos relacionados e, em seguida, marque a alternativa correta:
I. Durante o processo de fusão coexistem as fases sólida, líquida e vapor.
II. No diagrama de fases de uma substância, o ponto triplo ou tríplice corresponde ao equilíbrio entre as três fases (sólida, líquida e vapor).
III. A liquefação corresponde à mudança da fase sólida para a fase líquida.
IV. Para aquecer um bloco de gelo com massa m inicialmente a –40 ºC e transformá-lo totalmente em vapor a 120 ºC foram utilizadas 750 kcal. Considerando que Lf(gelo) = 80 cal/g, Lv(água) = 540 cal/g, cgelo = cvapor = 0,50 cal/g.ºC e cágua líquida = 1,0 cal/g.ºC, pode-se afirmar que a massa do bloco de gelo era m = 1,0 kg.
A sequência que apresenta apenas proposições corretas é:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UNIFESP SP/2009)
A sonda Phoenix, lançada pela NASA, detectou em 2008 uma camada de gelo no fundo de uma cratera na superfície de Marte. Nesse planeta, o gelo desaparece nas estações quentes e reaparece nas estações frias, mas a água nunca foi observada na fase líquida. Com auxílio do diagrama de fase da água, analise as três afirmações seguintes.
I. O desaparecimento e o reaparecimento do gelo, sem a presença da fase líquida, sugerem a ocorrência de sublimação.
II. Se o gelo sofre sublimação, a pressão atmosférica local deve ser muito pequena, inferior à pressão do ponto triplo da água.
III. O gelo não sofre fusão porque a temperatura no interior da cratera não ultrapassa a temperatura do ponto triplo da água.
De acordo com o texto e com o diagrama de fases, pode-se afirmar que está correto o contido em
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UECE/2009)
Observando o diagrama de fase PT mostrado a seguir.
Pode-se concluir, corretamente, que uma substância que passou pelo processo de sublimação segue a trajetória
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(PUC RS/2009)
Considere na figura a seguir, na qual um diagrama relaciona o comportamento das temperaturas celsius T e as quantidades de calor Q recebidas por três substâncias diferentes, A, B e C, todas sujeitas à mesma pressão atmosférica.
Com base na figura, podemos afirmar que
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UFLA MG/2009)
Com relação aos pontos A, B e C, representados no diagrama de fases PT, pressão versus temperatura Celsius (T ºC), de uma substância hipotética, é INCORRETO afirmar:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(ENEM/2009)
Na natureza, a água, por meio de processos físicos, passa pelas fases líquida, gasosa e sólida perfazendo o ciclo hidrológico. A distribuição da água na Terra é condicionada por esse ciclo, e as mudanças na temperatura do planeta poderão influenciar as proporções de água nas diferentes fases desse ciclo. O diagrama abaixo mostra as transformações de fase pelas quais a água passa, ao ser aquecida com o fornecimento de energia a uma taxa constante.
Considerando-se o diagrama de mudanças de fases da água e sabendo-se que os calores latentes de fusão e de vaporização da água valem, respectivamente, 80 cal/g e 540 cal/g, conclui-se que
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Sobre o(a) autor(a):
Rodinei Pachani é mestre em Geofísica pela USP-SP, com licenciatura plena em matemática, possui pós-graduação em Gerência Financeira e especialização em Estatística Aplicada. Possui experiência de mais de 28 anos em sala de aula, tendo trabalhado com ensino médio, cursinhos e Faculdades. É autor do livro “Ciência ao alcance de todos” e possui um canal no YouTube onde realiza experimentos, explica conteúdos e resolve exercícios de física.
Compartilhe:
Acesso gratuito
Faça seu cadastro de acesso ao Curso Enem Gratuito
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.ACEITARPolítica de Privacidade