A percepção sobre o que é arte e quais são suas funções são diferentes em cada época e lugar. Conheça algumas definições e reflexões importantes sobre o assunto!
Muito se fala sobre a arte e artistas de diversas linguagens que ganham lugar de destaque na sociedade atual. Mas, afinal, o que é arte? E, ainda, qual sua função?
Vamos juntos entender o motivo de estudar esta maneira de pensar e porque as manifestações artísticas surgem como manifestação da cultura dos humanos desde os primeiros registros pictóricos da humanidade.
O que é Arte?
Confira com agora com a professora Mariane Martins, do canal do Curso Enem Gratuito, as principais formas de registros e manifestações produzidas pelos seres humanos.
Valeu pra você este resumo de introdução? Siga agora para compreender as expressões artísticas através da história, e veja ícones como Leonardo da Vinci.
As expressões artísticas ao longo da história
Diversos estudos comprovam que a arte (ou o ato de criar) acompanha a história. Registros de períodos como Paleolítico e Neolítico nos mostram que os seres humanos se comunicavam também pelo desenho, pela dança, pelo teatro (a imitação era uma linguagem muito utilizada) e através da música.
Diante de fatos como esses, é perceptível que os humanos e a criação têm uma relação muito próxima. Neste viés de pensamento, a arte apresenta-se como uma necessidade, tendo em vista que existem registros artísticos dos mais diversos povoados e civilizações. Ou seja, a criação acompanha-nos desde os primórdios.
A arte para Leonardo Da Vinci
Leonardo da Vinci nos deixou relevantes apontamentos artísticos. O artista e estudioso viveu no período do Renascimento. Esse momento foi marcado por uma sociedade bastante antropocêntrica em que o racionalismo e o cientificismo eram privilegiados. Da Vinci, inserido nesse contexto, afirmou que a “arte é coisa mental”.
Essa frase de Da Vinci – bem como os seus estudos – representa um divisor de águas sobre a compreensão da expressão do artista. Ela sustenta a ideia de que enxergamos a obra especialmente com o intelecto, e não apenas com os olhos.
Revisitando rapidamente o Renascimento, é importante salientar que o clássico grego, a simetria perfeita e perspectiva eram muito valorizadas, endossando a racionalidade de sua forma de entender a produção e a expressão artística.
Sendo assim, a teoria de Da Vinci flerta, em alguns momentos, com a preocupação de artistas contemporâneos: o entendimento de que o que sustenta uma obra é a ideia, o conceito e o processo em si, e não o produto final. Dessa forma, é possível compreendermos que a arte é uma importante ferramenta de conhecimento.
As Funções da expressão artística
Para iniciar sua revisão, confira com a professora Camila Brambilla Zuchetto, do canal do Curso Enem Gratuito, vejapara que servem as manifestações artísticas.
O significado de arte
O professor austríaco Ernst Gombrich, importante estudioso da história das artes, apresenta em seus textos a reflexão de que podemos chamar de “arte” as pinturas rupestres e outras intervenções no ambiente que datam desde os primórdios.
Mas, para o autor, é importante salientar que essa palavrinha de quatro letras pode ter significados muito diferentes no transcorrer dos anos e em lugares distintos. A produção artística e sua função na sociedade se modificam ao longo do tempo.
Para deixar mais claro, podemos usar o exemplo do gravador, pintor, matemático e ilustrador alemão Albrecht Dürer. Ele produzia obras com verossimilhança aos objetos reais que impressionavam. Observe a obra a seguir, que consiste no retrato da mãe de Dürer e foi concebida em 1514:Imagem: Retrato feito por Albrecht Durer em 1514 utilizando carvão vegetal. A obra está exposta no Staatliche Museen, em Berlim, na Alemanha. Fonte: https://bit.ly/2Bdu8EZ
E então? Que impressão ela te causa? É muito possível que, à primeira vista, ela cause espanto, indiferença ou incômodo por causa da similaridade ao real e da fisionomia detalhada da velhice.
Porém, se ultrapassarmos a barreira do choque inicial, nos deparamos com uma grande obra, rica em representatividade e semelhança com a realidade.
A Arte Literária e suas funções
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A arte e a beleza
Uma característica a ser constatada a partir desse exemplo é que a arte não precisa, necessariamente, ser bela. Ela também não precisa representar o que se considera belo para uma determinada época ou cultura. Ela pode fugir – e geralmente foge – dos padrões sociais impostos pela ditadura da beleza, pelos padrões estabelecidos.
Parafraseando o escritor Gombrich em seu livro “A história da arte”, “(…) de fato, a beleza de um quadro não corresponde à beleza de seu tema”. Faz parte do contexto para você compreender o que é arte.
Esse fenômeno pode ocorrer em todas as linguagens artísticas. Você já viu algum filme sombrio, melancólico, mas profundamente belo? Esta é uma função muito marcante da arte. Ela nos proporciona as mais diversas sensações e nos transporta para lugares inimagináveis.
Funções da arte
Você sabe para que serve a arte? Vamos explorar a seguir as diferentes funções da arte.
A arte como questionadora
Cabe aqui lembrarmos do ato do artista Marcel Duchamp, que enviou um mictório para a seleção de uma exposição com diversos artistas. Duchamp assinou como R. Mutt, pois queria manter o anonimato. Com esse ato, o artista levanta a reflexão sobre o que é arte, questionando as noções de valor material.Imagem: Fotografia da obra “A fonte”, de Marcell Duchamp.
Assim, o pensamento de Duchamp e sua crítica, muito bem colocada, vai ao encontro com o pensamento de Da Vinci e de Gombrich: o resultado em si não é o que tem mais valor. Também é importante conhecer o processo e o contexto pelo qual determinada criação percorreu.
Mas, a arte vai além disso, pois é através da produção artística que conhecemos as características e até costumes de civilizações antepassadas. Também é a ela que nos permite entender e nos aproximar de costumes e valores da nossa e de outras sociedades.
Ampliação da visão de mundo
Através da arte, somos inseridos e nos tornamos capazes de compreender outras visões de mundo, organização e valores sociais, possibilitando uma imersão no que é diferente aos nossos olhos. Esse exercício é capaz de nos tornar mais empáticos e conscientes do tempo-espaço que ocupamos e que dividimos com milhões de outras pessoas.
Vendo por outra perspectiva, se somos nós os que criam a arte, abre-se um novo modo de enxergar o mundo e de se relacionar com ele. Lev Vigotsky, psicólogo e estudioso da relação da psicologia com a arte, defende que a psique humana encontra um terreno fértil para se desenvolver quando em contato com a arte.
Para ele, quando adquirimos um novo repertório, seja ele visual ou auditivo, expandimos nossa consciência e funções mentais, como percepção e atenção. Além disso, ampliamos a memória, a sensibilidade, a reflexão e, claro, a imaginação.
Dessa forma, é importante salientar que a aceitação de algo como “arte” varia de acordo com o contexto em que está inserido o objeto. E, talvez, o que é tido como arte em outras épocas, não seja visto como tal nos dias de hoje.
A Semana de Arte Moderna de 1922
Entenda as mudanças que aconteceram no mundo da Arte e da Cultura no Brasil a partir da Semana de Arte Moderna de 1922:
Exercícios sobre o que é a Arte
1- Dentre as funções da arte, está:
a) uma forma de expressividade de transmitir algum tipo de mensagem ao espectador;
b) pode ser considerado um meio de autoconhecimento;
c) é algo inútil, não precisamos de arte;
d) é também um viés terapêutico;
e) somente a alternativa C está incorreta.
2- Diante dos apontamentos do texto acima e de suas pesquisas, como podemos entender um objeto artístico?
a) o que agrada os meus olhos é considerado arte;
b) um objeto de decoração, como um tapete de crochê, é considerado arte;
c) somente o que entra em galerias e museus é arte;
d) um objeto confeccionado a partir de um conceito, acompanhado de uma ideia;
e) D.A
GABARITO:
1.E, 2.D