Organização das Nações Unidas (ONU): O que é e quais são seus objetivos?

Ouvimos falar diariamente nos veículos de comunicação sobre a ONU, mas afinal você sabe como ela é composta e qual o seu objetivo? Vamos revisar mais este conteúdo para a prova do Enem!

A Organização das Nações Unidas (ONU), foi criada a fim de substituir a Liga das Nações ao fim da Segunda Guerra Mundial. A oficialização da ONU foi assinada por 51 países na Conferência de São Francisco nos Estados Unidos.

tribunal da ONU
Figura 1: Tribunal do Conselho de Segurança da ONU. Fonte: https://www.acheiusa.com

Criada com o objetivo de promover a paz mundial, a Organização das Nações Unidas, conhecida como ONU, é uma instituição supranacional ou intergovernamental que  busca promover boas relações entre as nações. Após o caos promovido pela Segunda Guerra Mundial, a ONU surge na tentativa de evitar novos conflitos mundiais.

O nome Organização das Nações Unidas foi proposto no ano de 1942 pelo presidente dos Estados Unidos na época, Franklin Roosevelt. Já a fundação da organização, data de 24 de outubro de 1945 e ocorreu na Conferência de San Francisco nos Estados Unidos.

Inicialmente, a ONU contava com 51 países membros. Atualmente a organização conta com 193 países membros e é dividida em seis órgãos autônomos, sendo estes: Assembleia Geral, Conselho de Segurança, Conselho Econômico e Social, Conselho de Tutela, Corte Internacional  de Justiça e Secretariado.

Além da subdivisão em seis órgãos, a ONU possui aproximadamente 25 programas internacionais (intitulados também de organismos intergovernamentais) e diversos outros criados com especificidades regionais.

bandeira da Unesco projeto da ONU
Figura 2: Bandeira da UNESCO, programa da ONU.

Entre seus diversos programas, que possuem variados objetivos, as ações internacionais que mais se destacam são aquelas que tratam de problemas mundiais como, mortalidade infantil, fome e desigualdade social.

Os programas da ONU funcionam principalmente através de intervenções em locais de conflito ou de outras fragilidades sociais. Estas intervenções são realizadas por grupos chamados de “forças da paz”, e além de estabelecer relação diplomática com o Estado, são responsáveis por proteger e subsidiar a população civil, que geralmente é mais afetada.

Deste modo, a ONU é responsável por subsidiar auxílio humanitário à populações em situação de vulnerabilidade social, além de dialogar e firmar acordos entre os envolvidos nos conflitos.

Apesar de ser uma instituição supranacional imparcial e neutra, o controle da ONU está nas mãos dos países considerados “mais desenvolvidos”,  favorecendo os interesses destas nações.

Em geral, instituições consideradas intergovernamentais acabam sendo controladas por países centrais. Isso acontece devido a influência de controle político e territorial que estas nações possuem em relação às outras, consideradas subdesenvolvidas.

Como exemplo do controle dessas nações, temos o constante fomento do governo estadunidense sobre os conflitos do Oriente Médio, que claramente vai de encontro ao que teoricamente seriam os objetivos da ONU.

Para revisar o conteúdo desta aula, recomendamos a nossa videoaula a seguir e a resolução dos exercícios abaixo!

Questões

Questão 01 – (ESPM SP/2018)

O Conselho de Segurança da ONU é considerado a instância máxima do poder mundial.

Sobre essa entidade está correto afirmar:

a) É composto por cinco países membros.

b) É composto por dez países membros, sendo que cinco exercem o poder de veto e outros cinco, não.

c) É composto por quinze países membros, dez rotativos e cinco permanentes e com poder de veto.

d) É composto por quinze países membros, cinco com poder de veto e permanentes e outros dez com poder de veto, porém rotativos.

e) É composto por cinco países membros permanentes que representam todos os continentes e outros dez membros não permanentes, distribuídos de forma aleatória quanto aos continentes.

Gab: C

Questão 02 – (ENEM/2018)    

Os objetivos da ONU, de acordo com o disposto no capítulo primeiro de sua Carta, são quatro: 1) manter a paz e segurança internacionais; 2) desenvolver ações amistosas entre as nações, com base no respeito ao princípio de igualdade de direitos e de autodeterminação dos povos; 3) conseguir uma cooperação internacional para resolver os problemas internacionais de caráter econômico, social, cultural ou humanitário; 4) ser um centro destinado a harmonizar a ação das nações para a consecução desses objetivos comuns.

GONÇALVES, W. Relações internacionais. Rio de Janeiro: Zahar, 2008 (adaptado).

De acordo com os objetivos descritos, o papel do organismo internacional mencionado consiste em

a) regular o sistema financeiro global.

b) mediar conflitos de ordem geopolítica.

c) legitimar ações de expansionismo territorial.

d) promover a padronização de hábitos de consumo.

e) estabelecer barreiras à circulação de mercadorias.

Gab: B

Questão 03 – (UEM PR/2017)    

As organizações internacionais exercem papel importante nos cenários político, social e econômico em nível mundial. A respeito do surgimento e das características das organizações internacionais, é correto afirmar:

01) O principal órgão decisório no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU) é o Conselho de Segurança, composto por quinze países membros, sendo dez provisórios e cinco permanentes.

02) O Grupo dos Sete, ou G-7, é composto por um seleto grupo de países que, na ocasião da criação do Grupo, dispunham, em seu arsenal militar, de pelo menos uma ogiva nuclear.

04) Quando criada, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) congregou as mais ricas economias capitalistas e socialistas mundiais, tendo em vista o fortalecimento do comércio internacional.

08) A primeira intervenção militar da Organização das Nações Unidas (ONU), mediante envio de tropas, ocorreu no início dos anos de 1990, na Guerra do Golfo.

16) A Liga Árabe foi fundada após a Segunda Guerra Mundial em resposta ao holocausto cometido contra os judeus durante o referido conflito.

Gab: 09

Simulado:

.

Sobre o(a) autor(a):

Este texto foi elaborado pelo geógrafo e professor de Geografia Marcelo de Araújo para o Curso Enem Gratuito. Marcelo é formado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente trabalha como autônomo. https://www.facebook.com/mdearaujo22