Movimentos de 1968 contra a Ditadura: simulado de História

Quer testar seus conhecimentos sobre os movimentos de 1968? É só fazer o nosso simulado com 10 questões sobre o assunto! Depois você pode conferir seu desempenho e ver nossa aula de História sobre 1968 🙂

Confira agora um resumo do ciclo do Regime Autoritário implantado no Brasil em 31 de março de 1964, e que perdurou até o ano de 1985. Foram 21 anos consecutivos de governos militares comandados por generais, e sem eleições diretas.  Os movimentos de 1968 contra a ditadura foram uma reação política e popular da sociedade contra o endurecimento do regime, com perseguições e mortes.

No entando, o regime mlitar fechou-se ainda mais. Editou o Ato Institucional AI-5, determinou o fechamento do Congresso Nacional, cerceou o poder Judiciário, e promoveu o arbítrio em maior intensidade.

Movimentos de 1968 contra a ditadura

Antes de responder ao Simulado Enem sobre Os movimentos de 1968 contra a ditadura, confira com os professores do canal do Curso Enem Gratuito um resumo sobre a Ditadura Militar no Brasil.

Publicidade

Assim você tem o contexto completo para aprender, compreender, e acertar as questões do simulado Enem Gratuito. Veja agora uma aula-resumo com o professor Felipe Oliveira:

O professor Felipe explica nesta aula sobre o golpe militar ocorrido em 1964, que, do ponto de vista legal, há uma longa disputa anterior, que têm início quando o presidente Jânio Quadros renuncia em 61, assumindo João Goulart, que deveria continuar na função até o final do mandato.

Contudo, isso não ocorre por conta de uma intervenção militar. Por isso, é considerado um golpe de Estado. Jango havia proposto uma série de reformas de base, que atendiam aos anseios das classes populares – como a reforma agrária, algo que desagradou as elites agrárias.

 Como aconteceu o golpe? Através de uma marcha militar que parte de Juiz de Fora rumo ao Rio de Janeiro atendendo a um apelo dos setores conservadores que pediam intervenção militar. Jango não consegue agir contra, pois sabia que por trás dessa articulação havia uma operação secreta da CIA americana, pronta para apoiar os militares, se necessário.

Navios americanos estavam de prontidão na costa brasileira caso o golpe não desse certo, porém o golpe funciona. Assim, é “elegido” Castelo Branco e começa então a ditadura militar oficialmente em 1964.

Agora que você já viu a origem do Regime Autoritário, responda aos Exercícios da lista.

Simulado sobre os Movimentos de 1968 contra a Ditadura

.

.

Conseguiu mandar bem em todas as questões do Simulado sobre os Movimentos de 1968 contra a Ditadura Militar? Se faltou alguma pontuação para você gabaritar, veja uma aula compleementar aqui sobre a trajetória do Regime Autoritário, desde a origem, e até o encerramento do ciclo com as eleiçõs indidiretas de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral, derrotando Paulo Maluf.

Conheça a trajetória da Nova República, uma espécie de Concertación brasileira, um acordo de saída do autoritarismo, que envolveu um processo negociado de Anistia e de Abertura Política.

 

Compartilhe: