Você lembra quais são e como usar os pronomes possessivos? Vem com a gente revisar o conteúdo para mandar bem na interpretação dos textos e gabaritar as questões de línguas do Enem!
Os pronomes possessivos fazem parte das classes gramaticais dentro da grande área chamada “morfologia”. Conceitualmente, os pronomes são aquelas palavras que indicam a pessoa gramatical possuidora de algo. Ou seja, aquelas que acrescentam a ideia de posse de algo (coisa possuída). Os pronomes possessivos distinguem-se a partir das pessoas do discurso.
Veja no quadro a seguir:
Pessoa do discurso | Número | Pronome Possessivo |
Eu | singular | meu(s), minha(s) |
Tu | singular | teu(s), tua(s) |
Ele (a) | singular | seu(s), sua(s) |
Nós | plural | nosso(s), nossa(s) |
Vós | plural | vosso(s), vossa(s) |
Eles (as) | plural | seu(s), sua(s) |
Exemplo de uso de um pronome possessivo: O meu estudo no Curso Enem Gratuito foi fundamental para minha aprovação!
Concordância dos pronomes possessivos
A concordância de um pronome possessivo está condicionada à pessoa gramatical a que ele se refere. Sendo assim, o gênero e o número do pronome concordam com o objeto possuído. Veja um exemplo:
Ana conseguiu sua vaga e assim sua aprovação foi muito comemorada.
Note que a primeira ocorrência do pronome “sua” nesta frase está concordando com o substantivo “vaga” que está no singular feminino. O mesmo ocorre com a segunda ocorrência do pronome “sua”. Neste caso, ele concorda com o substantivo “aprovação”.
Uso dos pronomes possessivos
Como já falamos acima, os pronomes possessivos ajudam a construir a ideia de posse em uma oração. Porém, é importante que você fique atento(a) a alguns detalhes sobre o uso dessas palavras:
- A forma “seu” não vale como possessiva se equivaler à alteração fonética da palavra “senhor”. Veja um exemplo:
Muito obrigada, seu João.
- Algumas vezes os pronomes possessivos não indicam posse e sim afetividade. Exemplo:
Você vai conseguir, minha filha!
- Os pronomes possessivos também são usados para indicarem cálculo aproximado. Observe o exemplo:
O professor do cursinho tinha por volta de seus 50 anos de idade.
- Os pronomes possessivos podem atribuir um valor indefinido ao substantivo. Note no exemplo a seguir:
A aluna tem lá suas dúvidas, mas ela é bastante esforçada.
- Em algumas frases os pronomes pessoais oblíquos átonos assumem valor de pronomes possessivos. Observe:
Vai seguir-lhe os caminhos indicados. (Vai seguir seus caminhos)
- Quando pronome possessivo se refere a mais de um substantivo, concorda com o substantivo mais próximo. Exemplo:
Os estudantes conseguiram suas mochilas e canetas num sorteio.
- Nas construções em que aparece pronome de tratamento, o pronome possessivo fica na terceira pessoa. Exemplo:
Vossa Majestade quer seu cálice?
- Os pronomes oblíquos me, te, lhe, lhes, nos e vos podem apresentar valor de pronomes possessivos. Exemplo:
Doía-me a boca. (me = minha boca)
Beijei-lhe o rosto. (lhe = seu rosto)
Fique atento(a) ainda ao seguinte detalhe: em certas frases o emprego dos pronomes possessivos seu, sua, seus, suas pode causar duplo sentido. Isso não pode acontecer na sua redação Enem, por exemplo. Veja:
A garota discutia com o irmão o seu futuro. (o futuro da garota ou do irmão?)
Para evitar casos assim, o melhor, sempre que for possível, é substituir o pronome possessivo por dele, deles, dela ou delas. Veja a frase anterior reformulada para melhor ser compreendida:
- A garota discutia com o irmão o futuro
E/ou
- A garota discutia com o irmão o futuro
Aula Gratuita sobre Pronomes Possessivos
Veja com a professora Mercedes, do canal Curso Enem Gratuito, um resumo rápido para você aprender os Pronomes Possessivos e mandar bem nas provas:
Gostou da aula da Mercedes? Show!
Agora, um exercício sobre Pronomes Possessivos
Agora que você já revisou os principais pontos sobre os pronomes possessivos, que tal testar o que você aprendeu? Para isso, leia a crônica a seguir, do grande escritor Luis Fernando Veríssimo. Em “O lixo” os pronomes possessivos são fundamentais para o entendimento do texto. Leia atentamente tentando analisar as orações e identificar os pronomes ao longo do texto:
O lixo – Luís Fernando Veríssimo
Encontram-se na área de serviço. Cada um com seu pacote de lixo. É a primeira vez que se falam.
– Bom dia…
– Bom dia.
– A senhora é do 610.
– E o senhor do 612
– É.
– Eu ainda não lhe conhecia pessoalmente…
– Pois é…
– Desculpe a minha indiscrição, mas tenho visto o seu lixo…
– O meu quê?
– O seu lixo.
– Ah…
– Reparei que nunca é muito. Sua família deve ser pequena…
– Na verdade sou só eu.
– Mmmm. Notei também que o senhor usa muito comida em lata.
– É que eu tenho que fazer minha própria comida. E como não sei cozinhar…
– Entendo.
– A senhora também…
– Me chame de você.
– Você também perdoe a minha indiscrição, mas tenho visto alguns restos de comida em seu lixo. Champignons, coisas assim…
– É que eu gosto muito de cozinhar. Fazer pratos diferentes. Mas, como moro sozinha, às vezes sobra…
– A senhora… Você não tem família?
– Tenho, mas não aqui.
– No Espírito Santo.
– Como é que você sabe?
– Vejo uns envelopes no seu lixo. Do Espírito Santo.
– É. Mamãe escreve todas as semanas.
– Ela é professora?
– Isso é incrível! Como foi que você adivinhou?
– Pela letra no envelope. Achei que era letra de professora.
– O senhor não recebe muitas cartas. A julgar pelo seu lixo.
– Pois é…
– No outro dia tinha um envelope de telegrama amassado.
– É.
– Más notícias?
– Meu pai. Morreu.
– Sinto muito.
– Ele já estava bem velhinho. Lá no Sul. Há tempos não nos víamos.
– Foi por isso que você recomeçou a fumar?
– Como é que você sabe?
– De um dia para o outro começaram a aparecer carteiras de cigarro amassadas no seu lixo.
– É verdade. Mas consegui parar outra vez.
– Eu, graças a Deus, nunca fumei.
– Eu sei. Mas tenho visto uns vidrinhos de comprimido no seu lixo…
– Tranquilizantes. Foi uma fase. Já passou.
– Você brigou com o namorado, certo?
– Isso você também descobriu no lixo?
– Primeiro o buquê de flores, com o cartãozinho, jogado fora. Depois, muito lenço de papel.
– É, chorei bastante, mas já passou.
– Mas hoje ainda tem uns lencinhos…
– É que eu estou com um pouco de coriza.
– Ah.
– Vejo muita revista de palavras cruzadas no seu lixo.
– É. Sim. Bem. Eu fico muito em casa. Não saio muito. Sabe como é.
– Namorada?
– Não.
– Mas há uns dias tinha uma fotografia de mulher no seu lixo. Até bonitinha.
– Eu estava limpando umas gavetas. Coisa antiga.
– Você não rasgou a fotografia. Isso significa que, no fundo, você quer que ela volte.
– Você já está analisando o meu lixo!
– Não posso negar que o seu lixo me interessou.
– Engraçado. Quando examinei o seu lixo, decidi que gostaria de conhecê-la. Acho que foi a poesia.
– Não! Você viu meus poemas?
– Vi e gostei muito.
– Mas são muito ruins!
– Se você achasse eles ruins mesmo, teria rasgado. Eles só estavam dobrados.
– Se eu soubesse que você ia ler…
– Só não fiquei com eles porque, afinal, estaria roubando. Se bem que, não sei: o lixo da pessoa ainda é propriedade dela?
– Acho que não. Lixo é domínio público.
– Você tem razão. Através do lixo, o particular se torna público. O que sobra da nossa vida privada se integra com a sobra dos outros. O lixo é comunitário. É a nossa parte mais social. Será isso?
– Bom, aí você já está indo fundo demais no lixo. Acho que…
– Ontem, no seu lixo…
– O quê?
– Me enganei, ou eram cascas de camarão?
– Acertou. Comprei uns camarões graúdos e descasquei.
– Eu adoro camarão.
– Descasquei, mas ainda não comi. Quem sabe a gente pode…
– Jantar juntos?
– É.
– Não quero dar trabalho.
– Trabalho nenhum.
– Vai sujar a sua cozinha?
– Nada. Num instante se limpa tudo e põe os restos fora.
– No seu lixo ou no meu?
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7243
E aí? Conseguiu encontrar os pronomes e entender a importância deles na compreensão desse texto? Beleza!
Para finalizar seus estudos, assista a videoaula sobre pronomes possessivos e demostrativos do prof. Noslen
Exercícios
Questão 1 – (Fac. Direito de Franca SP/2017)

Disponível em: http://nossapolitica.net/2015/01/corrupcaosignificados-definicoes-e-conceitos/.
Acesso em: 18 nov. 2016. [texto adaptado para fins de vestibular]
Na charge, o referente dos pronomes possessivos “sua” e “seu” é
a) o ladrão.
b) a criança.
c) o pai.
d) o saco de dinheiro.
Questão 2 – (UDESC SC/2012)
[…] E tenho encontrado homens bons de serviço que você nem acredita. Altair mesmo
foi um desses. Quando começou a trabalhar comigo não conhecia nem um parafuso da
Mercedinha, que era o caminhão que a gente usava lá na Rio-Bahia. E ele, com aquele jeito
de ficar rindo e passando o pente no cabelo, foi aprendendo, aprendendo, que no fim
conhecia o carro igual a mim. E dava tão certo a gente trabalhar um com o outro que,
quando um carro enguiçava, eu mandava o motorista ir trabalhar num dos nossos, e nós
dois resolvíamos o caso num instante. A gente trabalhava junto sem um atrapalhar o que o
outro estava fazendo. Até no escuro, sem luz, a gente trabalhava. Passamos muito tempo
juntos e fizemos muita coisa que ele estava lembrando lá na casa dele. Como aquele
negócio da dona Olga, e que eu estava achando que não era coisa para ele ficar falando ali
na frente da mulher dele. E falando como se a coisa fosse só comigo e que, na verdade,
havia sido ele quem ficara como se fosse o dono da casa da dona Olga. Fora ele quem, no
fim, tomara conta e quem ficara mandando, e até dizendo quanto a gente tinha que pagar.
E tudo tinha sido ideia dele.
FRANÇA JÚNIOR, Oswaldo. Jorge, um brasileiro. 10ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988, pp. 85/86.
Em “casa dele”, “mulher dele” e “ideia dele” (ref. 5 e 10), o emprego da palavra dele, em vez do possessivo sua, contribuiu para evitar uma confusão quanto ao ser possuidor.
Assinale a alternativa em que, eliminando-se o seu e empregando-se o dele após o substantivo, essa confusão (ambiguidade) também é evitada.
a) Jorge, o Altair está procurando o seu irmão.
b) Altair disse a Jorge que levou o seu
c) Jorge achava que Altair não deveria fazer o seu serviço naquele dia.
d) Jorge falou a Altair que, no seu aniversário, faria uma festa.
e) Jorge disse a Altair que ficava feliz por causa do seu dom no preparo de comida.
1 Gab: B 2 Gab: A