Pronomes Relativos do Inglês

Você sabe quais são os pronomes relativos mais utilizados no Enem e como utilizá-los? Não? Então veja esta aula de Inglês para mandar bem na interpretação dos textos do Enem e dos vestibulares!

Os pronomes relativos aparecem em qualquer texto que você lê, seja ele em Inglês ou em Português. Sendo assim, precisamos estar prontos quando eles aparecerem em provas. Na aula de hoje iremos aprender sobre os principais pronomes relativos do Inglês, como são usados, e o que significam. Vamos junto revisar a Língua Inglesa para mandar bem no Enem!Para entendermos o que são os Relative Pronouns (Pronomes Relativos), temos que entender seu nome. Primeiro, vemos que estamos falando de Pronomes, e a função de um Pronome é substituir um nome. Mas não é um pronome qualquer, é um Pronome Relativo, pois cria uma relação entre duas frases distintas, quando estas possuem um elemento em comum. Vamos ver no português como eles funcionam com as seguintes frases:

Eu gosto da minha vizinha. A minha vizinha é Australiana.

Nas duas frases acima, temos um elemento que se repete, que é “minha vizinha”. Logo, podemos substituir este nome por um Pronome Relativo, relacionando as duas frases. Assim temos:

Eu gosto da minha vizinha que (ou a qual) é Australiana.

O uso dos Pronomes Relativos no Inglês é muito semelhante! Vamos ver o exemplo acima em Inglês.

I like my neighbor. My neighbor is Australian.

Nas frases acima o elemento em comum é “my neighbor” (minha vizinha). Como ela é uma pessoa, substituímos estas palavras pelo pronome relativo adequado, que é who.

I like my neighbor who is Australian.

Note que dependendo do elemento repetido, temos que usar um pronome específico. Observe o caso a seguir:

I drive this car. This car is black.
(Eu dirijo este carro. Este carro é preto)

Nas frases acima, “this car” se repete. Como estamos falando de uma coisa, substituímos então pelo pronome adequado which.

I drive this car, which is black.

Também podemos usar o pronome that quando estamos falando de coisas ou também de pessoas. Ou seja, se o elemento em comum (o que queremos substituir por um pronome) for uma pessoa podemos usar tanto o pronome who quanto that. Se for uma coisa, podemos usar tanto which quanto that. No entanto, tome muito cuidado, pois existe uma situação em que não podemos usar o that, que é quando estamos usando um aposto explicativo. Veja o próximo exemplo:

Meu filho que é famoso comprou uma casa nova.

As duas frases são muito parecidas, mas na primeira temos um aposto explicativo. Ali estamos explicando algo sobre o “meu filho”. Logo, a pessoa que disse isso possui apenas um filho. Já na segunda frase, temos um aposto restritivo, já que estamos falando de um filho específico, aquele que é famoso. Logo, a pessoa que disse isso possui mais de um filho, mas estamos falando sobre apenas um deles.

O Inglês funciona da mesma maneira, e seguindo a regra de que não podemos usar o “that” em apostos explicativos, na primeira frase seu uso é proibido. Já na segunda, poderíamos utilizá-lo:

My son, who is famous, bought a new house.
My son who (ou that) is famous bought a new house.

Agora, seguindo em frente, vamos ao próximo pronome:

I have a friend. His parents are rich.
Eu tenho um amigo. Os pais dele são ricos.

As frases acima possuem um elemento em comum, que é “um amigo”. Mas observe que a segunda frase possui uma ideia de posse. Sendo assim, usamos uma pronome específico, que tem uma ótima tradução no português. Veja como fica em nossa língua:

Eu tenho um amigo cujos pais são ricos.
I have a friend whose parents are rich.

Por último, temos um pronome relativo que está sumindo um pouco do Inglês, mas ainda pode aparecer nas provas. Estamos falando do pronome whom. Ele, assim como o “who”, é usado quando nos referimos à pessoas. No entanto, usamos o whom quando esta pessoa é o objeto da segunda oração. Vamos dar uma olhada:

The teacher is blonde. I called him yesterday.
O professor é loiro. Eu liguei para ele ontem.

Como podemos ver, o elemento em comum é “o professor”, e este é o objeto (quem recebe a ação) da segunda oração, já que o professor é quem recebe a ação de ligar (eu liguei para ele). Assim, substituímos ele na seguinte frase:

The teacher whom I called yesterday is blonde.
O professor para quem eu liguei ontem é loiro.

Estes são os principais pronomes relativos! Para resumir, temos a seguinte tabela, com o uso de cada pronome, e alguns exemplos, para que você salve e guarde para sempre um ótimo resuminho de pronomes relativos!

Dica: Estude também o verbo To BE nesta aula do Curso Enem Gratuito.
Por último, veja a videoaula do nosso canal que vai te ajudar a ficar atento(a) aos detalhes! 😉

Agora, aqui vão umas questões sobre pronomes relativos do inglês para você treinar:

1 – (Eear 2019)

The film, __________ is directed by J. J. Abrams and continues the interstellar saga of Luke Skywalker, Princess Leia and Han Solo some 30 years after the events of “Return of the Jedi” (1983), is also a launching pad for two young actors who are barely half as old as the “Star Wars” franchise itself.

Choose the best alternative to complete the text.

a) whose

b) which

c) where

d) who

2 – (Adaptado de Unesp 2017)

“A study from Brigham Young University reported that teenagers _______ sleep seven hours, compared to nine hours of sleep, perform better academically.”

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna numerada no texto

a) which.

b) when.

c) while.

d) whoever.

e) who.

3 – (Uema 2015)

In 1985, Frejat, then guitarist for Barão Vermelho, hit the stage wearing green and yellow clothes. It was January 15th, the day in which Tancredo Neves was named president of Brazil. Cazuza sang “Pro Dia Nascer Feliz” with lots of enthusiasm.

Frejat returns to the festival this year for a solo performance on October 1st.

Fonte: Disponível em: TAM. TAM nas nuvens. São Paulo: New Content Editora, set/2011.

O fragmento que apresenta um pronome relativo é

a) “In 1985”

b) “president of Brazil”

c) “with lots of enthusiasm”

d) “this year for a solo performance”

e) “the day in which Tancredo Neves”

4 – (Imed 2015)

Mark Twain (1835-1910), ______ real name was Samuel Langhorne Clemens, was the first writer of importance born west of the Mississipi River.

O pronome relativo que preenche corretamente a lacuna na referência 1 é:

a) that

b) which

c) whose

d) what

e) whom

5 – (Uemg 2015)

Read the passage below to complete the gaps with the relative pronouns (1 – 4):

Online friends are people _______ always post messages and pictures of the places _______ they are, _______ they are with and ______ they are doing.

  1. what
  2. who
  3. whom
  4. where

The CORRECT sequence is:

a) (1), (3), (2), (4)

b) (3), (1), (4), (2)

c) (4), (2), (1), (3)

d) (2), (4), (3), (1)

Gabarito:

1-b

2-e

3-e

4-c

5-d

 

Sobre o(a) autor(a):

O texto acima foi criado pelo professor Guilherme Plucenio para o Curso Enem Gratuito. Guilherme é professor de Inglês e analisa os vestibulares do país desde 2015. Atualmente cursa Letras – Inglês na Universidade Federal de Santa Catarina. Facebook: https://www.facebook.com/guilherme.martinsplucenio