Propriedades periódicas: classificação dos elementos na tabela periódica

Revise a Classificação e as Propriedades dos Elementos Químicos para entender melhor a Tabela Periódica de Mendelev: Raio Atômico; Massa, Eletropositividade e a Eletronegatividade. É Química que sempre cai nas provas do Enem. Vem!

Pode parecer só um monte de quadradinhos coloridos, mas o jeito como os elementos químicos são organizados na tabela periódica seguem uma lógica, uma periodicidade. Essas são chamadas de propriedades periódicas.

Na classificação, ou tabela periódica, os grupos reúnem elementos com semelhanças no comportamento químico.

Como a tabela periódica foi elaborada com base nas propriedades periódicas (químicas e físicas) dos elementos, analisando-a, podemos obter informações sobre eles, chegando-se assim a propriedades importantes.

As propriedades podem ser divididas em periódicas (são as que se repetem de períodos em períodos) e aperiódicas (não se repetem de período em período).

Propriedades periódicas

As principais propriedades periódicas são:

  1. raio atômico,
  2. energia de ionização,
  3. eletronegatividade,
  4. eletropositividade, e,
  5. eletroafinidade.

Veja um resumo rápido com o professor Felipe Sobis, do canal do Curso Enem Gratuito,  sobre a Tabela Periódica:

Agora que você já viu a introdução, confira no detalhe as Propriedades Periódicas:

Raio Atômico na Tabela Periódica

propriedades periódicas - raio atômico

O raio atômico é uma propriedade periódica difícil de ser medida. Pode-se considerar que corresponde à metade da distância (d) entre dois núcleos vizinhos de átomos do mesmo elemento químico ligados entre si.propriedades periódicas - variação do raio atômicoVariação do raio atômico

Numa família o raio cresce de cima para baixo porque há um aumento no número de camadas ocupadas por elétrons. Num período o raio atômico cresce da direita para a esquerda, pois átomos situados mais à esquerda da tabela possuem carga nuclear maior. Isto se reflete na posição do elemento químico na Tabela Periódica.

Energia de ionização

É a energia mínima necessária que deve ser fornecida para que um átomo (ou íon) isolado em fase gasosa perca um elétron. Essa energia geralmente é medida de em elétron-volt (eV) – energia necessária para “arrancar” um elétron de um átomo neutro no estado gasoso.

Essa energia em geral é expressa em elétron-volt (eV).propriedades periódicas - variação do potencial de ionizaçãoVariação do potencial de ionização

A primeira energia de ionização (EI1) é aquela requerida para remover o primeiro elétron de um átomo isolado no estado gasoso, a energia para remover o segundo elétron é chamada de segunda energia de ionização (EI2) e assim por diante. O  potencial de ionização aumenta periodicamente, conforme a figura abaixo:

Dica: fique ligado(a)! – A primeira energia de ionização é sempre menor que a segunda, que por sua vez é sempre menor que a terceira. Isso ocorre porque, com a perda de elétrons, o íon fica cada vez mais positivo e, portanto, passa a atrair os elétrons com mais força.

Eletronegatividade na Tabela Periódica

variação da eletropositividade

A eletronegatividade é a propriedade que um átomo de um elemento tem de atrair elétrons da ligação quando combinado com outro átomo. O átomo que atrai esses elétrons com mais força é mais eletronegativo.

Na tabela periódica, a eletronegatividade apresenta uma tendência em aumentar de baixo para cima em um grupo e da esquerda para direita em um período, assim como a energia de ionização.

Variação da eletronegatividade na tabela periódica: Os gases nobres estão de outra cor para destacar sua elevada dificuldade de se combinar com outros átomos.

Portanto, o FLÚOR é o elemento mais eletronegativo na tabela periódica, ou seja, tem uma maior tendência em receber elétrons, em relação aos outros átomos.

Eletropositividade

É a capacidade que um átomo possui de se afastar de seus elétrons mais externos, em comparação a outro átomo, na formação de uma substância composta, ou seja, é a facilidade com que o átomo perde elétrons em uma ligação química.

A eletropositividade cresce no sentido oposto da eletronegatividade: de cima para baixo nas famílias e da direita para a esquerda nos períodos.variação da eletropositividade Variação da eletropositividade na tabela periódica.

E agora, qual o elemento mais eletropositivo da tabela? Acertou se você falou ou FRANCIO! Ele é o átomo com maior tendência em perder elétrons em uma ligação química.

Afinidade eletrônica ou eletroafinidade

É a quantidade de energia liberada quando um átomo gasoso, isolado e no seu estado fundamental, recebe 1 elétron. A quantidade de energia liberada pelo átomo será maior quanto mais fortemente o elétron atraído se ligar no átomo.propriedades periódicas - variação da afinidade eletrônicaVariação da afinidade eletrônica na tabela periódica

O comportamento da afinidade eletrônica na tabela periódica é parecido com a eletronegatividade: cresce de baixo para cima e da esquerda para a direita.

Resumo sobre a Estrutura do Átomo

Agora, pra concluir esta parte de resumos, e antes de entrar nos exercícios, veja com o professor Sobis uma revisão sobre a estrutura do átomo:

Por fim, resolva os exercícios abaixo e prepare-se para o Enem e vestibulares.

Exercícios sobre propriedades periódicas

1. Considerando as propriedades periódicas, indique a alternativa correta:

a) Para elementos de um mesmo período, a primeira energia de ionização é sempre maior que a segunda.
b) Com o aumento do número de camadas, o raio atômico, em um mesmo grupo, diminui.
c) Para íons de elementos representativos, o número do grupo coincide com o número de elétrons que o átomo possui no último nível.
d) Os elementos com caráter metálico acentuado possuem grande afinidade eletrônica.
e) Para elementos de um mesmo grupo, o volume atômico aumenta com o aumento do número.

2. Qual das opções abaixo apresenta a comparação errada relativa aos raios de átomos e de íons?

propriedades periódicas - exercícios

3. Considere o desenho a seguir, referente à tabela periódica dos elementos. A setas 1 e 2 referem-se, respectivamente, ao aumento de valor das propriedades periódicas

propriedades periódicas - exercício

a) eletronegatividade e raio atômico.
b) raio atômico e eletroafinidade.
c) raio atômico e caráter metálico.
d) potencial de ionização e eletronegatividade.
e) potencial de ionização e potencial de ionização.

Gabarito:

1.e, 2.e, 3.a

Simulado de Propriedades Periódicas

.

Sobre o(a) autor(a):

Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e doutorado em Engenharia Química, também pela UFSC.

Compartilhe: