Rendimento das reações químicas: resumo de Estequiometria

Horar de rever os cálculos para descobrir o Rendimento das reações químicas. Confira aula gratuita com o professor Felipe Sobis, com todas as dicas!

Veja como calcular o Rendimento de uma reação química para mandar bem na resolução das questões das provas do Enem e dos Vestibulares.

O Rendimento de uma reação química

No processo atual da obtenção do etanol, apenas um terço da cana, o caldo, é aproveitado para a produção de açúcar em etanol. O restante constitui-se de bagaço e de palha descartada na colheita.

O grande desafio é aproveitar a celulose presente no bagaço e na palha da cana para aumentar o rendimento de produção do etanol. O aumento do rendimento dos processos é uma preocupação da indústria química de maneira geral.

Quando pensamos em uma reação química para a produção de determinado produto, pensamos em quanto de matéria prima iremos utilizar e estimamos o quanto ela irá produzir. Ou seja, interessa o quanto essa reação química irá render de produto final. Sendo assim, é importante lembrar que:

reação química - rendimento

Para infelicidade da indústria, os processos químicos costumam apresentar um rendimento menor do que o teoricamente esperado pelos cálculos estequiométricos. Isso acontece porque diversos fatores podem influenciar no resultado de uma reação química. Veja:

  • Podem ocorrer reações paralelas à que desejamos e, com isso, uma parte de um ou de ambos os reagentes é consumida, formando produtos indesejáveis;
  • A reação pode ficar incompleta por ser reversível; assim, parte do produto formado é novamente convertida em reagentes;
  • Podem ocorrer perdas de produto durante a reação, como ao serem usadas aparelhagens de má qualidade ou por algum erro do operador.

Aprenda a calcular a quantidade de produto formada em uma reação química. Estequiometria é o cálculo que permite relacionar as quantidades de reagentes e produtos, que participam de uma reação química, com o auxilio da reação química correspondente.

Resumo de Estequiometria

Revise os fundamentos da Estequiometria  com o professor Felipe Sobis, um craque no ensino do Rendimento das reações químicas. Ele está no canal do Curso Enem Gratuito. Veja:

Gostou da aula-resumo do professor Sobis? Muito boa, mesmo!

Agora é importante você conferir também os fundamentos para você acertar também as questões sobre o Balanceamento das equações das reações químicas. Você começa a suar frio só de ouvir falar em balancear uma equação química? Calma, respira e vem com a gente!

Antes de balancear uma equação química, a primeira coisa que você deve pensar é em conservação das massas. Ela afirma que a massa dos reagentes deve ser igual à dos produtos. Para isso, o número de átomos dos reagentes deve ser igual ao dos produtos. Por isso, precisamos balancear a equação, porque nem sempre ela vem prontinha no Enem ou no vestibular.

O prof Sobis te explica, nessa aula, o método do balanceamento por tentativa! \o/

Olha o MACETE do professor Felipe Sobis: A dica para saber a ordem que você deve seguir ao balancear equações químicas. Você deve fazer esse processo na seguinte ordem: metal, ametal, carbono, hidrogênio e oxigênio.

Simulado sobre o Rendimento das Reações Químicas

 

.

.

==

Mandou bem no simulado? Se você não acertou pelo menos sete questões “de primeira” é preciso estudar um pouco mais sobre o Rendimendo das Reações Químicas. Veja aqui uma aula completa.

simulado de rendimento das reações químicas

E aí, completou bem a sua revisão? Agora, é com você para mandar bem nas provas!

Compartilhe: