O Romantismo é um dos temas de Literatura que mais cai nos exames de vestibular e no Enem. Hoje você vai conhecer como surgiu esse movimento literário, tanto no Brasil como na Europa.
Para começo de conversa, o Romantismo nasceu na Europa no final século XVIII. Já no Brasil, ele começou a se desenvolver no século XIX. O movimento tinha como característica a oposição ao classicismo, ao racionalismo e ao Iluminismo. Veja agora no resumo para gabaritar geral nas provas.
O surgimento do Romantismo
O Romantismo foi a primeira escola a romper com os valores clássicos (séculos XV e XVI). Uma das primeiras tentativas de rompimento com o Classicismo foi o movimento Barroco (século XVII), que não obteve êxito.
Sua influência não foi somente literária, pois se manifestou na pintura, na música, na arquitetura e na política da época.
A escola do Romantismo se definiu a tudo a que se opusesse ao clássico, assim as novas obras que surgiam com características diferentes ao Clássico eram consideradas como Românticas. Assim, surgem o “romance de cavalaria, romance sentimental, romance pastoral”, na Europa. O romance foi considerado o sucessor da epopeia, tão presente nas obras Clássicas.
O Romance Urbano e o Romantismo
Veja com a professora de literatura Camila Brambilla, do canal do Curso Enem Gratuito, como foi que o Romantismo nasceu com o Romance Urbano:
Na prosa do Romantismo, o aspecto formal do Clássico passa a ser deixado de lado. O mesmo ocorre com a poesia, com os versos livres, sem métrica e sem estrofação. A poesia também é caracterizada pelo verso branco e sem rima.
O estilo romântico revela-se inicialmente idealista e sonhador, depois, crítico e retórico, mas sempre sentimental e nacionalista. Há também na poesia e prosa romântica um incentivo de exaltação à pátria, retorno ao passado histórico e heroísmo nacional.
Na literatura europeia, os heróis nacionais são belos e valentes cavaleiros medievais. No Brasil, esse heroísmo e nacionalidade é visto na imagem do índio, eles são caracterizados como belos, valentes e civilizados, assim como acontece na literatura europeia.
Características do Romantismo
O Romantismo, como podemos perceber, supervaloriza o sentimentalismo, com suas emoções pessoais e de certa forma egocêntrica. Quando os personagens, o eu lírico, não consegue atingir seus objetivos é tomado por grande frustração e tédio, pois se vê derrotado.
No Brasil, a poesia e a prova do movimento Romântico tinha como características principais: presença de um amor platônico com um sentimentalismo exacerbado; idealismo da mulher amada; subjetivo; indianista, que colocava o índio como tema; nacionalista e ufanista; cultismo à natureza; egocêntrico; liberdade formal e religiosidade.
Mas, como tudo começou?
Como arte literária, as principais bases do sentimentalismo romântico estão presentes no romance Werther, de Goethe, publicado na Alemanha em 1774. O movimento também esteve presente na Inglaterra, nos primeiros anos do século XIX, tendo como destaque a poesia ultra-romântica de Lord Byron e o romance histórico “Ivanhoé”, de Walter Scott.
Outras obras como “Manon Lescut”, do árabe Prévost (1731), e a “História de Tom Joses”, de Henry Fielding (1749), também foram marcas da literatura romântica na Europa.
No Brasil, duas publicações marcam o início do Romantismo no país. São a revista Niterói e o livro de poesias “Suspiros poéticos e saudades”, de Gonçalves de Magalhães.
As obras foram lançadas em Paris, no ano de 1836. No contexto histórico da época, o desenvolvimento da literatura brasileira acontece a partir da vinda da Família Real para o Rio de Janeiro, gerando um forte desenvolvimento artístico e cultural na colônia, afinado com a produção literária europeia.
Nesse mesmo período, também surge a insatisfação das classes dominantes com o Império e as tentativas de independência da metrópole, produzindo um sentimento de nacionalismo que culminaria com a Declaração da Independência, em 1822, por Dom Pedro I. O nacionalismo é uma das marcas do Romantismo brasileiro, presente na figura do índio.
Em Portugal, o movimento surge com a publicação, em 1825, do poema “Camões”, escrito por Almeida Garrett. A obra foi escrita durante seu exílio de Garrett em Paris. A época de surgimento do Romantismo em Portugal condiz com as lutas civis entre liberais e conservadores.
A renúncia de Dom Pedro ao trono brasileiro e sua luta pelo trono de Portugal ao lado dos liberais veio intensificar essas lutas.
Veja um resumo das Características Gerais com a professora Camila, do canal Curso Enem Gratuito, e depois continue na aula para ver as diferenças entre o Classicismo e o Romantismo.
As Diferenças entre o Classicismo e Romantismo:
Classicismo
Romantismo
Inteligência
Razão
Objetividade
Impessoalidade
Cultivo da Antiguidade greco-romana (mitologia pagã)
Equilíbrio
Disciplina
Clareza
Ordem
O homem equilibrado, saudável, moralista e disciplinado.
A mulher inatingível, deusa, reflexo do amor divino.
Versificação e métrica regulares (preferencialmente o soneto), com linguagem selecionada e acessível
Preferência pela descrição de locais abertos e as paisagens bucólicas.
Estrutura de texto em prosa, longo
Desenvolvimento de um núcleo central
Narrativa ampla refletindo uma sequência de tempo
O indivíduo passa a ser o centro das atenções
Influencia a pintura, a música e a arquitetura
Surgimento de um público consumidor (folhetim)
Versos livres
Versos brancos
Exaltação do nacionalismo, da natureza e da pátria
Criação de um herói nacional
Sentimentalismo
Supervalorização das emoções pessoais
Subjetivismo
Egocentrismo
Saudades da infância
Idealização da sociedade, do amor e da mulher
Fuga da realidade
Gerações Românticas no Brasil
No Brasil, o Romantismo surgiu no século XIX como disse, ou seja, em 1836, permanecendo até 1881. Na época, o Brasil passava pelo período de colonização europeia (portuguesa) e também de escravidão.
A escola romântica foi dividida em três fases no país e teve quatro tendências de prosa ficcional, contando com obras de teatro, incluindo a de Martins Pena, com comédias de costume.
As gerações do Romantismo o Brasil:
Primeira Geração
Segunda Geração
Terceira Geração
Características:
Contexto pós independência do país, a primeira geração esteve marcada pelo binômio “nacionalismo-indianismo”.
Busca da identidade Nacional (nacionalismo)
Índio como herói brasileiro (indianismo)
Exaltação da natureza
Retorno ao passado
Autores:
Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães, Teixeira e Souza e Araújo Porto Alegre, José de Alencar
Características:
É chamada de “Mal do Século” ou “Ultrarromantismo” e recebeu grande influência do poeta inglês Lord Byron.
Individualismo e egocentrismo
Eu-lirico pessimista
Temas de amor, morte, medo.
Fuga da realidade
Autores:
Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire e Fagundes Varela.
Características:
Conhecida como “Condoreirismo” ou “Geração Condoreira”, essa fase foi influenciada pela poesia social do poeta francês Victor Hugo.
Poesia social e libertária
Erotismo e pecado
Negação do amor platônico
Autores:
Castro Alves e Sousândrade.
Os autores da Primeira Fase do Romantismo:
Veja agora com a professora Camila, do canal do Curso Enem Gratuito, como foi que tudo aconteceu no Brasil:
A prosa romântica brasileira nasceu de um projeto literário que tinha o intuito de traçar um panorama da história e da cultura do país. Seu principal romancista foi o cearense José de Alencar (1829 – 1877), autor de romances históricos, indianistas, regionalistas e urbanos, como Iracema.
Além dele, outros autores se destacaram na prosa como Joaquim Manoel de Macedo (1820 – 1882), autor de A Moreninha, e Manuel Antônio de Almeida (1831 – 1861), autor de Memórias de um Sargento de Milícias, com narrativas que retratavam os costumes da época.
Exercícios sobre Romantismo
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UNESP SP/2018)
A poesia dos antigos era a da posse, a dos novos é a da saudade (e anseio); aquela se ergue, firme, no chão do presente; esta oscila entre recordação e pressentimento. O ideal grego era a concórdia e o equilíbrio perfeitos de todas as forças; a harmonia natural. Os novos, porém, adquiriram a consciência da fragmentação interna que torna impossível este ideal; por isso, a sua poesia aspira a reconciliar os dois mundos em que se sentem divididos, o espiritual e o sensível, fundindo-os de um modo indissolúvel. Os antigos solucionam a sua tarefa, chegando à perfeição; os novos só pela aproximação podem satisfazer o seu anseio do infinito.
(August Schlegel apud Anatol Rosenfeld. Texto/Contexto I, 1996. Adaptado.)
Os “novos” a que se refere o escritor alemão August Schlegel são os poetas
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o Romantismo e suas características para acertar na hora da prova!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UNESP SP/2018)
De fato, este romance constitui um dos poucos romances cômicos do romantismo nacional, afastando-se dos traços idealizantes que caracterizam boa parte das obras “sérias” dos autores de então. O modo pelo qual este romance pinta a sociedade, representado-a a partir de um ângulo abertamente cômico e satírico, também era relativamente novo nas letras brasileiras do século XIX.
(Mamede Mustafa Jarouche. “Galhofa
sem melancolia”, 2003. Adaptado.)
O comentário refere-se ao romance
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o Romantismo e suas características para acertar na hora da prova!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UEL PR/2018)
Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade.
Sentimental
Ponho-me a escrever teu nome
com letras de macarrão.
No prato, a sopa esfria, cheia de escamas
e debruçados na mesa todos contemplam
esse romântico trabalho.
Desgraçadamente falta uma letra,
uma letra somente
para acabar teu nome!
– Está sonhando? Olhe que a sopa esfria!
Eu estava sonhando…
E há em todas as consciências um cartaz amarelo:
“Neste país é proibido sonhar”.
Quanto a “Sentimental”, assinale a alternativa correta.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o Romantismo e suas características para acertar na hora da prova!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UFPR/2018)
“Canção para álbum de moça”:
Bom-dia: eu dizia à moça
que de longe me sorria.
Bom-dia: mas da distância
ela nem me respondia.
Em vão a fala dos olhos
e dos braços repetia
bom-dia à moça que estava
de noite como de dia
bem longe de meu poder
e de meu pobre bom-dia.
Bom-dia sempre: se acaso
a resposta vier fria
ou tarde vier, contudo
esperarei o bom-dia.
E sobre casas compactas
sobre o vale e a serrania
irei repetindo manso
a qualquer hora: bom-dia.
Nem a moça põe reparo
não sente, não desconfia
o que há de carinho preso
no cerne deste bom-dia.
Bom dia: repito à tarde
à meia-noite: bom dia.
E de madrugada vou
pintando a cor de meu dia
que a moça possa encontrá-lo
azul e rosa: bom-dia.
Bom-dia: apenas um eco
na mata (mas quem diria)
decifra minha mensagem,
deseja bom o meu dia.
A moça, sorrindo ao longe
não sente, nessa alegria,
o que há de rude também
no clarão deste bom-dia.
De triste, túrbido, inquieto,
noite que se denuncia
e vai errante, sem fogos,
na mais louca nostalgia.
Ah, se um dia respondesses
Ao meu bom-dia: bom-dia!
Como a noite se mudara
no mais cristalino dia!
Considerando o poema acima e o livro de que ele é parte integrante – Claro Enigma (1951), de Carlos Drummond de Andrade –, assinale a alternativa correta.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o Romantismo e suas características para acertar na hora da prova!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(ESPM SP/2018)
(…) É para mim uma das coisas mais admiráveis que tenho visto nesta terra, o caráter desse índio. Desde o primeiro dia que aqui entrou, salvando minha filha, a sua vida tem sido um só ato de abnegação e heroísmo. Crede-me, Álvaro, é um cavalheiro português no corpo de um selvagem!
(O Guarani, de José de Alencar)
Sobre O Guarani, afirma Temístocles Linhares: “(…) o selvagem é um ideal, que o escritor intenta poetizar, despindo-o da crosta grosseira de que o envolveram os cronistas, e arrancando-o ao ridículo que sobre ele projetam os restos embrutecidos da quase extinta raça.”
(História Crítica do Romance Brasileiro: 1728-1981,
1.º Tomo, Editora da Universidade de
São Paulo, 1987, pág. 87)
Baseando-se nos dois textos, considere as seguintes afirmações:
I. A literatura romântica indianista procurou atribuir ao nativo brasileiro aspectos e virtudes de fidalguia europeia.
II. O princípio nacionalista que o Romantismo explorou fez com que o índio do Brasil tivesse qualidades heroicas sobre-humanas.
III. Os cronistas da primeira era do Brasil salientaram nos nativos elementos grosseiros do ponto de vista europeu, valores esses que o Romantismo sublimou.
Está correto o que se afirma apenas em:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o Romantismo e suas características para acertar na hora da prova!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(ESPM SP/2018)
Daí vem que o romântico mergulhe cada vez mais na própria alma, a examinar-lhe mórbida e masoquistamente os desvãos, com o intento único de revelá-la e confessála. E, embora confesse tempestades íntimas de fraquezas sentimentais, experimenta um prazer agridoce em fazê-lo, certo da superior dignidade do sofrimento. (…)
(Moisés, Massaud. A Literatura Portuguesa,
22.ª edição. Editora Cultrix, 1986, pág. 143)
Os comentários acima se referem a alguns dos princípios do Romantismo. Os aspectos desse enfoque só NÃO podem ser encontrados em:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o Romantismo e suas características para acertar na hora da prova!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(Fac. Direito de São Bernardo do Campo SP/2018)
O romance de José de Alencar, Iracema, pode ser considerado como uma narrativa simbólica, classificação esta que se justifica pelo rito de passagem a que se submete Martin, junto da nação pitiguara. É um ritual que marca a transformação do branco em guerreiro do novo povo. Assim, indique a alternativa que contém afirmação correta quanto aos elementos que compõem tal ritual.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o Romantismo e suas características para acertar na hora da prova!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(Fac. Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein SP/2018)
A alegria ainda morou na cabana, todo o tempo que as espigas de milho levaram para amarelecer.
Uma alvorada, caminhava o cristão pela borda do mar. Sua alma estava cansada.
O colibri sacia-se de mel e perfume; depois adormece em seu branco ninho de cotão, até que volta no outro ano a lua das flores. Como o colibri, a alma do guerreiro também satura-se de felicidade, e carece de sono e repouso.
A caça e as excursões pelas montanhas em companhia do amigo, as carícias da terna esposa que o esperavam na volta, e o doce carbeto no copiar da cabana, já não acordavam nele as emoções de outrora. Seu coração ressonava.
Quando Iracema brincava pela praia, os olhos do guerreiro retiravam-se dela para se estenderem pela imensidade dos mares.
Viram umas asas brancas, que adejavam pelos campos azuis. Conheceu o cristão que era uma grande igara de muitas velas, como construíam seus irmãos; e a saudade da pátria apertou-lhe no seio.
O trecho acima integra o romance Iracema, de José de Alencar. Dele não se pode afirmar que
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o Romantismo e suas características para acertar na hora da prova!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UNITAU SP/2018)
“’Deixe estar, – pensou ele um dia – fujo daqui e não volto mais.’
Não foi; sentiu-se agarrado e acorrentado pelos braços de D. Severina. Nunca vira outros tão bonitos e tão frescos. A educação que tivera não lhe permitia encará-los logo abertamente, parece até que a princípio afastava os olhos, vexado. Encarou-os pouco a pouco, ao ver que eles não tinham outras mangas, e assim os foi descobrindo, mirando e amando. No fim de três semanas eram eles, moralmente falando, as suas tendas de repouso. Aguentava toda a trabalheira, fora toda a melancolia da solidão e do silêncio, toda a grosseria do patrão, pela única paga de ver, três vezes por dia, o famoso par de braços”.
“Uns braços” in Várias histórias, Machado de Assis.
Sobre o conto “Uns braços”, assinale a alternativa CORRETA.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o Romantismo e suas características para acertar na hora da prova!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UDESC SC/2018)
POÉTICA
1 Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem-comportado
Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente protocolo e
[manifestações de apreço ao sr. diretor
5 Estou farto do lirismo que pára e vai averiguar no dicionário o cunho
[vernáculo de um vocábulo
Abaixo os puristas
Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais
Todas as construções sobretudo as sintaxes de exceção
10 Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis
Estou farto do lirismo namorador
Político
Raquítico
Sifilítico
15 De todo lirismo que capitula ao que quer que seja fora de si mesmo.
De resto não é lirismo
Será contabilidade tabela de cossenos secretário do amante exemplar com
[cem modelos de cartas e as diferentes maneiras de
[agradar às mulheres, etc.
20 Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
– Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.ACEITARPolítica de Privacidade