Aprenda agora como e porque acontecem “os dias” e “as noites”. Revise e entenda o movimento de Rotação para resolver as questões do Enem, do Encceja,e dos vestibulares. E têm videoaula bônua e mais exercícios pra você resolver!
Você conhece os movimentos realizados pelo planeta Terra? Além da Translação, que é o movimento anual da Terra ao redor do Sol, o nosso Planeta realiza também o movimento diário da Rotação. Vamos entender melhor com a Geografia como funciona este movimento quase imperceptível, que faz acontecer os dias e as noites.
Assim como os demais planetas do Sistema Solar, além de orbitar em torno do Sol (movimento de translação), o planeta Terra realiza o movimento de rotação. Este movimento é o movimento responsável pela ocorrência dos dias e das noites.
O movimento de Rotação
O movimento de rotação é o giro que a Terra dá em seu próprio eixo e sua duração é de um dia solar, ou seja, 24 horas (mais precisamente, 23 horas, 56 minutos e 6 segundos).
Observando de fora do planeta e utilizando como referência o polo norte, o movimento de rotação acontece no sentido anti-horário.
Ao decorrer do dia, ao observarmos o céu, podemos perceber a aparente movimentação do Sol, fato que levou a humanidade a crer, durante muito tempo, que ele girava em volta do nosso planeta.
Mas, como você sabe, na verdade esta movimentação é da Terra, comprovando a existência do movimento de rotação.
Deste modo, o movimento de rotação ocorre de oeste para leste, porém a movimentação aparente do sol, para nós, pode ser observada de leste para oeste. O eixo de rotação da Terra é diferente do eixo longitudinal imaginário que atravessa o planeta de um polo ao outro.
O eixo de rotação encontra-se em uma inclinação de 23,5º como mostra a imagem a seguir:
O principal efeito do movimento de rotação é a sucessão dos dias e das noites, mas há também outras consequências deste movimento. Como por exemplo: a utilização das horas, o achatamento dos polos, a utilização dos pontos cardeais, a ocorrência dos ventos e das correntes marítimas.
Resumo sobre a Rotação
Para revisar o movimento de rotação para a prova do Enem, assista esta videoaula sobre o tema com o professor Eduardo, do canal do Curso Enem Gratuito.
Viu como é simples de entender?
Entenda o que são as horas do dia
As horas nada mais são do que a representação da variação da incidência de Sol ao longo do dia, podendo variar dependendo da localidade do globo em que estamos. Os pontos cardeais são utilizados de acordo com a movimentação do Sol no céu servindo como auxílio para a localização.
O achatamento dos polos é um fenômeno extremamente lento que ocorre por conta da força centrífuga. Com a rotação, a zona equatorial se alarga e consequentemente os polos se achatam. Este é um movimento tão lento que é imperceptível para nós mesmo com a utilização do sistema avançados das imagens de satélite.
A velocidade do movimento de rotação da Terra é de aproximadamente 1666 km/h, que aparenta ser muito elevada, mas quando comparada com os demais corpos celestes possuí uma velocidade inferior.
E se o movimento de Rotação acabasse?
A movimentação da Terra só ocorre porque não há nenhuma força próxima ao planeta capaz de parar sua movimentação. Mas o que aconteceria se a movimentação do planeta Terra parasse?
Caso a Terra parasse de repente de girar em torno de seu próprio eixo, teoricamente o impacto da força centrípeta sobre nós faria com que fossemos lançados para fora do planeta, em função da lei da inércia.
A mudança da atmosfera também seria imediata, alterando completamente o clima do planeta e ocasionando grandes eventos climáticos. Sem falar que os dias e noites acabariam, ficando uma parte do planeta constantemente iluminada e a outra constantemente escura.
Resumo sobre o movimento de Translação
Confira agora com o professor Eduardo uma aula-show sobre o movimento da Terra ao redor do Sol.
Exercícios de Rotação para você continuar estudando:
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UNIRG TO/2018)
Os termos “dia” e “noite”, na expressão popular, são situações condicionadas pelo movimento de rotação da Terra em relação ao ângulo de incidência dos raios solares. Além da sucessão dos períodos claro e escuro, esse movimento apresenta outras influências relacionadas à localização latitudinal na superfície da Terra. Acerca desse movimento executado em torno de um eixo alinhado com os dois polos geográficos terrestres, marque a alternativa correta.
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UFRGS/2018)
Observe a charge.
Assinale a alternativa correta sobre os fusos horários e suas consequências.
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UERJ/2018)
Observe na imagem as áreas da Terra que se encontravam iluminadas e na penumbra em determinado dia do ano.
Considerando a imagem e a dinâmica do movimento de rotação da Terra, a cidade em que irá amanhecer primeiro é:
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UniCESUMAR PR/2017)
Na época que as expedições marítimas se multiplicaram e foram postas em movimento (a partir da primeira metade dos oitocentos) havia consenso entre os navegadores ocidentais acerca das latitudes, as quais eram já convenções compartilhadas por militares, cientistas e navegadores das diversas nações. Com a ajuda de alguns instrumentos e observações astronômicas – movimentação do Sol e outras estrelas – era possível calcular precisamente a latitude. Porém, o mesmo não se dava com as longitudes, que custavam mais para ser calculadas de forma confiável.
(Adaptado de JUNQUEIRA, Mary Anne. Velas ao Mar.
São Paulo: Intermeios, 2015. p. 45)Essa passagem chama atenção para o fato de que a longitude não pode ser calculada facilmente observando os astros. Mas, então, como se calcula e por que apresentava dificuldades suplementares em relação às latitudes?
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UFJF MG/2017)
Faça parte desta experiência:
Para essa experiência serão utilizados: mesa, lanterna, blusa preta e um espelho grande, a experiência deve ser realizada a noite.
Procedimento: Coloque a lanterna em cima da mesa. Não deve haver nenhuma outra fonte de luz no quarto. Com a blusa preta vestida, você deve se posicionar a cerca de 30 cm da lanterna. Agora você deve ir rodando lentamente para a esquerda até ficar de costas para a luz projetada pela lanterna, posteriormente deve segurar o espelho e incliná-lo de tal modo que ele reflita a luz projetada pela lanterna para a parte da frente da sua blusa. Rode de novo para a esquerda até ficar de frente para a luz e, enquanto roda, observe o que passa a acontecer com a parte da frente da blusa.
Resultado: quando você está virado para a lanterna, a projeção da luz na parte da frente da sua blusa é brilhante e desaparece quando completa a meia volta e fica de costas para a lanterna. Quando é utilizado o espelho para refletir a luz da lanterna, esta volta a incidir na parte da frente da blusa, mas não é tão brilhante quanto quando incidia diretamente.
Fonte: VANCLEAVE, Janice. Ciências da Terra para jovens: 101 experiências fáceis de realizar. Lisboa:
Publicações Dom Quixote, 1993. p29.
Qual processo a experiência está representando?
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UNIRG TO/2017)
Os períodos claro e escuro são situações criadas a partir do movimento de rotação da Terra em relação ao Sol. Além da sucessão dos dias e noites, esse movimento possui outras influências, no que se refere à localização latitudinal na Terra. Acerca desse movimento executado em torno de um eixo alinhado com os dois polos geográficos terrestres, marque a alternativa correta.
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UTFPR/2017)
Assinale a alternativa que contém a correta relação entre os movimentos do nosso planeta e os meios utilizados pelo homem nos processos de orientação e localização no espaço terrestre.
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(PUC GO/2016)
O acendedor de lampiões
Lá vem o acendedor de lampiões da rua!
Este mesmo que vem infatigavelmente,
Parodiar o sol e associar-se à lua
Quando a sombra da noite enegrece o poente!
Um, dois, três lampiões, acende e continua
Outros mais a acender imperturbavelmente,
À medida que a noite aos poucos se acentua
E a palidez da lua apenas se pressente.
Triste ironia atroz que o senso humano irrita: —
Ele que doura a noite e ilumina a cidade,
Talvez não tenha luz na choupana em que habita.
Tanta gente também nos outros insinua
Crenças, religiões, amor, felicidade,
Como este acendedor de lampiões da rua!
(LIMA, Jorge de. Melhores poemas. 3. ed. São Paulo: Global, 2006. p. 25)
O texto relata uma situação que frequentemente ocorre no mundo contemporâneo, que é a exploração da mão de obra trabalhadora, e faz referência ao Sol e à Lua, que nos remete à temática dos movimentos da Terra. Acerca das características e dos efeitos dos dois movimentos mais importantes de nosso planeta, rotação e translação, são feitas as assertivas a seguir. Analise-as:
I. Têm por efeito a sucessão dos dias e das noites, que influencia na organização da vida, e o solstício, em que os dias e as noites são iguais e determina o começo da primavera e do outono.
II. Têm por efeito a sucessão dos dias e das noites, que influencia na organização da vida, e o solstício, em que os dias e as noites são desiguais e determina o começo do verão e do inverno.
III. Ambos movimentos acontecem no sentido anti-horário, e equinócio significa que os dias e as noites têm igual duração e determina o começo do verão e do inverno.
IV. Ambos movimentos ocorrem de oeste para leste, e equinócio significa que os dias e as noites têm igual duração e determina o começo do outono e da primavera.
De acordo com os itens analisados, marque a alternativa que contém apenas proposições corretas:
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(IFSC/2015)
A Terra leva 24 horas para completar seu movimento de rotação, ou seja, um giro de 360 graus em torno do seu próprio eixo. A cada uma hora, portanto, ela gira 15 graus de oeste para leste. A partir dessa informação é possível construir um mapa de fusos horários para determinar as horas em diferentes pontos da Terra. Com relação aos fusos horários, assinale a alternativa CORRETA.
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(PUC GO/2015)
Prefácio
Quem fez esta manhã, quem penetrou
À noite os labirintos do tesouro,
Quem fez esta manhã predestinou
Seus temas a paráfrases do touro,
As traduções do cisne: fê-la para
Abandonar-se a mitos essenciais,
Desflorada por ímpetos de rara
Metamorfose alada, onde jamais
Se exaure o deus que muda, que transvive.
Quem fez esta manhã fê-la por ser
Um raio a fecundá-la, não por lívida
Ausência sem pecado e fê-la ter
Em si princípio e fim: ter entre aurora
E meio-dia um homem e sua hora.
(FAUSTINO, Mário. O homem e sua hora. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 61.)
Ao longo do texto ocorrem os termos “manhã”, “meio-dia” e “noite”, que designam situações criadas a partir do movimento de rotação da Terra. Além da sucessão de períodos escuros e períodos claros, esse movimento possui outras influências no que se refere à localização latitudinal na Terra.
Tendo como referência o enunciado, bem como outras fontes de conhecimento, avalie as afirmativas a seguir:
I. Considerando-se que o raio equatorial terrestre possui cerca de 6.378 quilômetros e que o dia possui 23 horas, 56 minutos e 4,9 segundos, deduz-se que a velocidade de rotação terrestre na altura do Equador é de aproximadamente 1.674 km/h.
II. O movimento de rotação da Terra provoca uma força centrífuga, que corresponde à tendência de objetos serem lançados no sentido radial.
III. Considerando-se o sentido latitudinal, a intensidade da força centrífuga tende a ser diretamente proporcional à latitude terrestre.
IV. Para um determinado objeto que esteja na altura da linha do equador, pode-se afirmar que seu peso é menor do que se estivesse na altura dos pólos.
Das alternativas apresentadas, marque o item em que todas estão corretas:
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Sobre o(a) autor(a):
Este texto foi elaborado pelo geógrafo e professor de Geografia Marcelo de Araújo para o Curso Enem Gratuito. Marcelo é formado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente trabalha como autônomo. https://www.facebook.com/mdearaujo22