Segunda Guerra Mundial

Conheça a Segunda Guerra Mundial, o maior conflito global da história, sua gênese e seus desdobramentos neste post de História para o Enem!

Existem duas formas de compreender a Segunda Guerra Mundial. A primeira é entendendo o conflito isoladamente, do período de 1939 até 1945, anos em que o conflito estava declarado. Outra maneira é compreender tanto a Primeira quanto a Segunda Guerra como eventos conectados, entendendo os dois maiores conflitos globais da história, e seus antecedentes, como um conjunto de acontecimentos interlaçados em uma conjuntura.

A segunda forma é mais interessante, por considerar a Segunda Guerra Mundial um acontecimento mais amplo, o que nos ajuda a compreendermos os fatores que levaram ao embate.

O conflito envolveu dois grandes blocos: o Eixo e os Aliados. Os países que compunham o Eixo eram a Alemanha, Itália e Japão. Já os Aliados eram compostos por Estados Unidos, União Soviética, Império Britânico e China.

O contexto da Segunda Guerra Mundial

Findada a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha foi considerada a grande perdedora do conflito, sendo submetida ao Tratado de Versalhes, de 1919. Além de perder suas colônias e de ser proibido de treinar grandes exércitos, o país foi obrigado a pagar duras indenizações aos países considerados ganhadores.

Isso jogou a Alemanha em uma crise inflacionária muito intensa. Na tentativa de pagar a dívida, o governo tentou imprimir mais papel moeda, o que desvalorizou o dinheiro alemão, fazendo o preço dos produtos oscilar constantemente.

cidadaos alemaes segunda guerra mundialCidadãos alemães indo comprar pão com quantidades exorbitantes de dinheiro. Fomte: https://goo.gl/JMHTD5

Agravando ainda mais a situação alemã, estoura em 1929 uma crise que quebrou a bolsa de Nova York. Este evento ficou conhecido como “A Grande Depressão”. Com a prosperidade econômica estadunidense, consequência do conflito anterior, os empresários americanos aumentaram ainda mais a produção industrial, aproveitando a onda de consumo.

Além disto, a possibilidade de enriquecimento rápido vislumbrava muitas pessoas que adquiriam títulos da bolsa de valores. Para isso, uma grande parcela da população fazia empréstimos bancários.

O acúmulo de estoque por parte das indústrias, e o desfalque monetário crescente nos bancos, que não recebiam o pagamento de seus empréstimos, começaram a criar uma bolha que estourou em 1929 em uma das maiores crises financeiras da história, Isto afetou países em todo o mundo, como a Alemanha.

O descontentamento com a crise e o sentimento de humilhação nacional era presente na Alemanha entre guerras. As soluções foram aglutinadas pelo Partido Nazista, encabeçado por Adolf Hitler, que soube redirecionar a frustração alemã e cooptar o apoio da população.

O ideal nazista se apoiava na supremacia da raça ariana perante as outras e culpabilizava os judeus pela crise propondo, então, a perseguição e extermínio deste e de outras minorias, como negros, homossexuais, comunistas entre outros.

Em moldes similares, surgia na Itália o fascismo, representado por Benito Mussolini. O fascismo foi caracterizado por uma ideologia totalitária também baseado na perseguição de minorias, principalmente opositores, como os comunistas e os liberais.

O Japão também vinha trabalhando sua expansão imperialista por meio da guerra russo-japonesa e nas duas guerras sino-japonesas e juntou-se aos países do Eixo.

mussolini e hitler segunda guerra mundial
Mussolini e Hitler desfilando em carro aberto. Retirado de: https://goo.gl/TG8UnZ

Resumo sobre a Segunda Guerra Mundial

Veja com o professor Felipe, do canal Curso Enem Gratuito, um resumo sobre a Segunda Guerra Mundial para entender os pontos mais importantes do conflito.

Agora é hora de mergulhar fundo no texto completo sobre a Segunda Guerra Mundial.

O conflito

Em 1939, a Alemanha invade a Polônia e o acordo entre França e Grã-Bretanha é acionado e os países saem em auxílio. Neste meio tempo, a URSS, temendo ficar sozinha no conflito com a Alemanha, assina um pacto de não agressão com o país nazista.

Entretanto, mais ao fim da Guerra, os alemães invadem a União Soviética objetivando eliminar o bloco comunista de vez, assim como controlar os recursos soviéticos, como petróleo e a malha industrial. Evitando o conflito direto, os alemães fizeram um cerco em Leningrado, atual São Petersburgo, mas a batalha durou mais do que o planejado, o que complicou a situação do exército nazista.

A técnica da Terra Arrasada também foi essencial para minar os recursos do exército alemão. Os soviéticos abandonavam e queimavam as regiões que ocupavam à medida que os nazistas avançavam, para que encontrassem um ambiente inóspito. Esta estratégia foi um calo no sapato de Hitler, tal como foi, no século anterior, para Napoleão Bonaparte.

vila sovietica segunda guerra mundial
Vila soviética queimada após a técnica da Terra Arrasada. Fonte: https://goo.gl/uZzpqx 

No outro lado do mundo, os Estados Unidos começavam a envolver-se na guerra. O Japão sabendo da disputa iminente com os EUA pelas áreas de influência no Oceano Pacífico, atacou a base militar de Pearl Harbor. Isto anunciou a entrada da potência econômica no conflito em 1941. Em março do mesmo ano, o icônico personagem de quadrinhos Capitão América era criado e utilizado como material de propaganda dos EUA na guerra.

Aos poucos, os Aliados foram revertendo os avanços do Eixo. No Pacífico a Guerra continuou até que os EUA lançaram em solo japonês as bombas atômicas. Após o ataque os japoneses assinaram a rendição.

Após a guerra, mais uma vez, a Europa estava arrasada. A URSS e os EUA, tomaram as rédeas da reconstrução de alguns países, iniciando alguns blocos que se desenvolveriam melhor ao longo da Guerra Fria.

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito diferente de qualquer um, até mesmo da Primeira, pois ela afetou com intensidade a vida da população civil. O historiador Eric Hobsbawm define o conflito como uma “Guerra Total”. Para ele, a Guerra se caracteriza pelo envolvimento de diversos setores da sociedade, inclusive o civil.

A população se envolveu desde o alistamento voluntário, até mesmo na expectativa positiva do fim da Guerra. Estima-se que quase cinquenta milhões de pessoas morreram durante o conflito, sendo aproximadamente metade deste número da União Soviética.

hiroshima segunda guerra mundial
Cogumelo de fumaça formado pela bomba de Hiroshima, responsável pela morte de milhares de pessoas. Retirado de: https://goo.gl/j9ozVx 

Exercícios sobre a Segunda Guerra Mundial

.

Sobre o(a) autor(a):

Os textos acima foram preparados pelo professor Angelo Antônio de Aguiar. Angelo é graduado em história pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrando em ensino de história na mesma instituição e dá aulas de história na Grande Florianópolis desde 2016.

Compartilhe: