Veja a Classificação dos seres vivos: resumo e simulado Enem

O ser humano é “Homo Sapiens”, da família dos Primatas. Aprenda a classificação dos seres vivos para ver como ela está ligada à origem das espécies. Resumo com aulas grátis

Veja as Características Básicas dos organismos para entender como foi que os cientistas produziram a Classificação dos seres vivos de todas as espécies. É um conteúdo fantástico, bom de estudar e fácil de aprender, e que cai direto nas provas do Enem e dos vestibulares.

Características dos Seres Vivos

A definição do que é vida ou do que é um ser vivo é um desafio e pode variar bastante. Não é consenso nem mesmo entre os biólogos. Porém, existem algumas características que são citadas pela maior parte dos cientistas como essenciais para caracterizar um ser vivo.

Veja agora o resumo com a professora Juliana Evelyn Santos, do canal de aulas do Curso Enem Gratuito:

Publicidade

Mandou bem a professora Juliana. Vale a pena ver de novo.

As principais características

Quais são as características que definem o que é um ser vivo?

Para começar, podemos pensar em nutrição e metabolismo. Todo ser vivo precisa se nutrir e essa nutrição pode ser autotrófica (quando o ser vivo produz seu próprio alimento por meio de processos metabólicos dentro de suas células); ou de uma nutrição heterotrófica (quando o ser vivo precisa absorver ou ingerir elementos do meio ambiente para obter nutrientes).

Ao processar esses nutrientes em seu organismo, o ser vivo produz novas células, proteínas e outros componentes celulares, interagindo e transformando o meio ambiente e seu próprio organismo. Isso gera crescimento, seja no número das células ou na população.

Outra característica dos seres vivos é a composição complexa. As moléculas orgânicas, que são grandes, dão maior complexidade aos seres vivos em relação aos seres não-vivos. Alguns elementos químicos são mais frequentes: C, H, O, N, P e S.

Outro ponto importante é a presença de pelo menos uma célula. Os vírus não têm célula e, por isso, não são considerados seres vivos por alguns cientistas (mas relaxa que essa questão não será cobrada de ti, uma vez que não existe consenso a respeito dela).

Para o ser vivo funcionar ele precisa ter uma organização interna complexa. Mesmo as bactérias a possuem uma forma de organização.

 Todos os seres vivos possem ciclo vital, que varia de um ser para o outro: cada ser vivo irá ter um ciclo específico que dependerá do ambiente onde vive, da sua estrutura e do seu ciclo reprodutivo.

 Todos os seres vivos são capazes de se reproduzir e transmitir suas características genéticas para a geração seguinte.

Irritabilidade é o nome que damos à capacidade de os seres vivos reagirem à mudanças e estímulos vindos do ambiente.

Todos os seres vivos estão sujeitos à evolução. Isso quer dizer, que a todo momento nós, seres vivos, estamos submetidos às pressões presentes no ambiente e lentamente as populações as quais pertencemos apresentam transformações provenientes da seleção que o ambiente realiza sobre nossas características.

A Classificação dos Seres Vivos

A biologia é famosa por usar vários nomes considerados muito difíceis pelos estudantes. Aeróbios, anaeróbios, procariontes, eucariontes… todos estes são termos que costumam causar estranhamento em quem não está habituado à linguagem científica. Quer dominar todos os termos usados na classificação dos seres vivos?

Hoje vamos falar sobre termos que são usados para classificar os seres vivos quanto ao tipo de célula, quantidade de células, tipo de metabolismo e tipo de respiração. Isso é muito importante para que a gente consiga agrupar seres vivos com características em comum e classificá-los dentro das categorias taxonômicas (reino, filo, ordem etc).

Parece meio difícil porque são nomes esquisitinhos, mas se você prestar atenção vai notar que as próprias palavras te dizem o que elas significam. Veja no resumo com a professora Juliana Evelyn Santos. Bora lá! \o/

Mandou bem demais!!!  Vamos continuar:

Seres Unicelulares x Pluricelulares

Unicelulares X Pluricelulares: Unicelulares são seres vivos que possuem uma única célula, como é o caso das bactérias, protozoários e alguns fungos.

Já os seres pluricelulares são compostos de muitas células que podem se diferenciar em tecidos ou não.

As algas são pluricelulares, porém não têm muita diferenciação de tecidos, ao contrário dos animais, que possuem várias células organizadas em diferentes tecidos.

Veja no vídeo o resumo sobre estes tópicos importantes:

  1. Autótrofos X Heterótrofos;
  2. Procariontes X Eucariontes;
  3. Aeróbios X Anaeróbios.

 

Simulado sobre a Classificação dos Seres Vivos

.

.

mandou bem no Simulado sobre a Classificação dos Seres Vivos?  Se não acertou pelo menos 70% das questões logo de primeira é preciso estudar mais um pouco. Veja um resumo completo sobre os Seres Vivos. 

A classificacao dos seres vivos

Compartilhe: