Veja o que sabe sobre funções da linguagem com o simulado de Português do Curso Enem Gratuito. São apenas 10 questões para você aprender ou relembrar o que sabe. Se errar, tem dicas para estudar e garantir o sucesso na hora da prova.
Não é só matemática que tem função! Atente à aula em vídeo sobre o assunto de funções da linguagem para se preparar melhor para o simulado:
Temos outro conteúdo em vídeo, mais focado diretamente nos exercícios, que vai lhe ajudar a se sair melhor ainda na prova.
Muito bem! Agora você está mais do que afiado para o teste. Boa prova!
Funções da linguagem – Simulado de Português para o Enem
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UNIRG TO/2018)
Quando nos comunicamos, desejamos materializar nossas intenções. O sujeito falante comunica-se quando quer expor uma intenção qualquer. Portanto, a cada intenção específica do sujeito que se comunica corresponde uma função de linguagem. Considerando essas informações, analise as afirmativas a seguir:
I. No conto “A sereníssima república”, de Machado de Assis, além da função referencial, predomina a função conativa ou expressiva da linguagem, pois o Cônego Vargas faz um discurso em que interpela fortemente seus interlocutores.
II. Em Breve espaço entre cor e sombra, Cristóvão Tezza introduz a “epístola” para assimilar diferentes aspectos da realidade. A voz epistolar é longa, ocupa 54 páginas do romance de 266. Essa carta é escrita por uma italiana que encontrou o personagem Tato em Nova Iorque. Predomina nessa carta a função conativa ou imperativa da linguagem.
III. A função expressiva é predominante no conto “Mater dolorosa” do livro A emparedada e outros contos, de Olívia Sarmento, pois a narradora relata suas memórias, impressões e sentimentos pessoais.Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):
CorretoResposta correta!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UECE/2018)
Gestos amorosos
Rubem Alves33 Dei-me conta de que estava velho 34 cerca de 25 anos atrás. Já contei o ocorrido 35 várias vezes, mas vou contá-lo novamente. 36 Era uma tarde em São Paulo. Tomei um 37 metrô. Estava cheio. Segurei-me num 38 balaústre sem problemas. Eu não tinha 39 dificuldades de locomoção. Comecei a fazer 40 algo que me dá prazer: ler o rosto das 41 pessoas.
42 Os rostos são objetos oníricos: fazem 43 sonhar. Muitas crônicas já foram escritas 44 provocadas por um rosto – até mesmo o 45 nosso – refletido no espelho. Estava eu 46 entregue a esse exercício literário quando, ao 47 passar de um livro para outro, isto é, de um 48 rosto para outro, defrontei-me com uma 49 jovem assentada que estava fazendo comigo 50 aquilo que eu estava fazendo com os outros. 51 Ela me olhava com um rosto calmo e não 52 desviou o olhar quando os seus olhos se 53 encontraram com os meus. Prova de que ela 54 me achava bonito. Sorri para ela, ela sorriu 55 para mim… Logo o sonho sugeriu uma 56 crônica: “Professor da Unicamp se encontra, 57 num vagão de metrô, com uma jovem que 58 seria o amor de sua vida…”
59 Foi então que ela me fez um gesto 60 amoroso: ela se levantou e me ofereceu o 61 seu lugar… Maldita delicadeza! O seu gesto 62 amoroso me humilhou e perfurou o meu 63 coração… E eu não tive alternativas. Como 64 rejeitar gesto tão delicado! Remoendo-me de 65 raiva e sorrindo, assentei-me no lugar que 66 ela deixara para mim. Sim, sim, ela me 67 achara bonito. Tão bonito quanto o seu avô… 68 Aconteceu faz mais ou menos um mês. Era a 69 festa de aniversário de minha nora. Muitos 70 amigos, casais jovens, segundo minha 71 maneira de avaliar a idade. Eu estava 72 assentado numa cadeira num jardim 73 observando de longe. Nesse momento 74 chegou um jovem casal amigo. Quando a 75 mulher jovem e bonita me viu, veio em 76 minha direção para me cumprimentar. Fiz um 77 gesto de levantar-me. Mas ela, delicadíssima, 78 me disse: “Não, fique assentadinho aí…” Se 79 ela me tivesse dito simplesmente “Não é 80 preciso levantar”, eu não teria me 81 perturbado. Mas o fio da navalha estava 82 precisamente na palavra “assentadinho”. Se 83 eu fosse moço, ela não teria dito 84 “assentadinho”. Foi justamente essa palavra 85 que me obrigou a levantar para provar que 86 eu era ainda capaz de levantar-me e 87 assentar-me. Fiquei com dó dela porque eu, 88 no meio de uma risada, disse-lhe que ela 89 acabava de dar-me uma punhalada…
90 Contei esse acontecido para uma 91 amiga, mais ou menos da minha idade. E ela 92 me disse: “Estou só esperando que alguém 93 venha até mim e, com a mão em concha, 94 bata na minha bochecha, dizendo: “Mas que 95 bonitinha…” Acho que vou lhe dar um murro 96 no nariz…”
97 Vem depois as grosserias a que nós, 98 os velhos, somos submetidos nas salas de 99 espera dos aeroportos. Pra começar, não 100 entendo por que “velho” é politicamente 101 incorreto. “Idoso” é palavra de fila de banco 102 e de fila de supermercado; “velho”, ao 103 contrário, pertence ao universo da poesia. Já 104 imaginaram se o Hemingway tivesse dado ao 105 seu livro clássico o nome de “O idoso e o 106 mar”? Já imaginaram um casal de cabelos 107 brancos, o marido chamando a mulher de 108 “minha idosa querida”?
109 Os alto-falantes nos aeroportos 110 convocam as crianças, as gestantes, as 111 pessoas com dificuldades de locomoção e a 112 “melhor idade”… Alguém acredita nisso? Os 113 velhos não acreditam. Então essa expressão 114 “melhor idade” só pode ser gozação.Disponível em: http://www1.folha.uol.
com.br/fsp/cotidian/ff2705200804.
h tm. Acesso em: 22/9/17Os textos costumam manifestar simultaneamente diversas funções da linguagem, com o predomínio, entretanto, de uma sobre as outras. Encontramos, na crônica de Rubem Alves, a presença marcante da função metalinguística. Atente aos excertos apresentados a seguir e assinale a opção em que essa função NÃO se revela.
CorretoResposta correta!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UNITAU SP/2018)
“Você, leitora e leitor, que já não aguenta mais o pensamento único que impera nos grandes jornais diários, nas revistas semanais de notícias e nas emissoras de rádio e televisão, todos alinhados na defesa dos interesses do mercado; que já não confia mais nas notícias que vê pela internet, muitas delas fakes; que se vê obrigado a selecionar as fontes de informação para ficar a par dos acontecimentos e evitar ser manipulado: este editorial é para você”.
Disponível: http://diplomatique.org.br/a-
solidariedade-entre-nos/. Acesso em out. 2017.O trecho em questão apresenta, predominantemente, a função
CorretoResposta correta!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(Fundação Instituto de Educação de Barueri SP/2017)
A função da linguagem que predomina neste texto publicitário é:
CorretoResposta correta!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(IBMEC SP/2017)
Leia o poema de Manuel Bandeira.
Evocação do Recife
Recife
Não a Veneza americana
Não a Mauritsstad dos armadores das Índias Ocidentais
Não o Recife dos Mascates
Nem mesmo o Recife que aprendi a amar depois
– Recife das revoluções libertárias
Mas o Recife sem história nem literatura
Recife sem mais nada
Recife da minha infância
A rua da União onde eu brincava de chicote-queimado
e partia as vidraças da casa de dona Aninha Viegas
Totônio Rodrigues era muito velho e botava o pincenê
na ponta do nariz
Depois do jantar as famílias tomavam a calçada com cadeiras
mexericos namoros risadas
A gente brincava no meio da rua
(…)
A vida não me chegava pelos jornais nem pelos livros
Vinha da boca do povo na língua errada do povo
Língua certa do povo
Porque ele é que fala gostoso o português do Brasil
Ao passo que nós
O que fazemos
É macaquear
A sintaxe lusíada
(Manuel Bandeira. Poesia completa e prosa, 1993. Adaptado)Na organização do poema, além da função poética, sobressai também a
CorretoResposta correta!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(ESPM SP/2017)
No cartaz acima destacam-se as seguintes funções de linguagem:
CorretoResposta correta!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(Mackenzie SP/2017)
1 Ciência é uma das formas de busca de conhecimento desenvolvida 2 pelo homem moderno. Sob seu escopo inserem-se as mais diferentes 3 realidades físicas, sociais e psíquicas, entre outras. A linguagem, 4 manifestação presente em todos os momentos de nossas vidas e em 5 todas as nossas atividades, podendo até ser tomada como definidora 6 da própria natureza humana, passou a ser tratada sob a perspectiva 7 dessa forma de conhecimento, ou seja, passou a ser objeto de 8 investigação científica, a partir do início do século XX.
9 Por ter um papel central na vida dos seres humanos, a linguagem 10 tem como sua característica primordial ser multifacetada. Tal 11 característica exige que, ao submeter-se ao tratamento científico, 12 essa realidade multifacetada sofra cortes e abstrações, tendo como 13 consequência o fato de que ela só pode ser entendida a partir de 14 diferentes perspectivas, gerando uma pluralidade de teorias que 15 buscam compreendê-la e explicá-la.
Esmeralda Vailati Negrão, “A cartografia sintática”, em Novos caminhos da linguísticaAssinale a alternativa correta.
CorretoResposta correta!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UNIFOR CE/2017)
A missão chinesa surpreendeu o mundo, que estava esperando uma investida tripulada somente em 2018, e provou que o país entrou para valer na corrida espacial do futuro. Não faltam projetos. Um deles, anunciado na semana passada, dá conta de uma estação espacial produzida 100% na China. O objetivo é “realizar experiências científicas de grande escala” e criar uma “sólida base para utilização pacífica do espaço e exploração de seus recursos”. Essa estação ajudará o país a avançar em projetos muito mais ambiciosos. Em 2017, por exemplo, a sua agência espacial lançará missão com robô para a lua. Se tudo correr bem, em 2020 serão os próprios taikonautas que pisarão o solo lunar. E o passo seguinte já está previsto: Marte, até 2040.
Revista Istoé, 08/10/2008.Considerando o texto acima, marque a opção que indica a função da linguagem predominante.
CorretoResposta correta!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UNITAU SP/2017)
Estou farto do lirismo comedido
do lirismo bem comportado
Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente protocolo e [manifestações de apreço ao senhor diretor
Estou farto do lirismo que para e vai averiguar no dicionário o cunho vernáculo de um vocábulo […]”.
Manuel Bandeira. Libertinagem.O fragmento de poema acima trata do lirismo, da lírica portanto, do fazer poético. Há o predomínio, no poema, de uma das funções da linguagem. Qual alternativa abaixo indica essa função?
CorretoResposta correta!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(FPS PE/2019)
RETRATO DO VÍCIO EM DROGAS
Proteção versus Risco
OS ESCUDOS
– envolvimento dos responsáveis
e monitoramento
– inclusão social
– vivência em lugares seguros
– ambiente escolar de qualidade
– desenvolvimento neurológico
(resiliência e controle emocional)AS AMEAÇAS
– traumas e adversidades na infância
(abuso e negligência)
– disponibilidade de drogas
– influência de colegas
– busca por novas sensações“E não adianta só focar em coibir a droga. É preciso atuar no entorno social das pessoas”,
opina o pesquisador Victor Ribeiro Xavier Costa, da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba.
SAÚDE É VITAL. Set 2018. n. 433, p. 62. Adaptado.O texto tem uma organização adequada ao propósito comunicativo de:
1) sintetizar ou resumir os tópicos principais referentes a um tema.
2) destacar os dois lados constituintes de um mesmo problema social.
3) divulgar, numa súmula, a opinião abalizada de um especialista-pesquisador.
4) ressaltar que o problema abordado transcende os espaços individuais.
5) mascarar a gravidade de um problema pelo uso de palavras metafóricas.
CorretoResposta correta!