Reações químicas de Oxidação e Redução: resumo e simulado

Hora de lembrar das paródias na sala de aula do Terceirão ou do Cursinho. Veja no resumo com simulado de Reações de Oxidação. Sempre cai Oxirredução!

Lembra das aulas de óxi-redox? Então, é bom mesmo dar uma ativada no cérebro para recuperar o conteúdo das reações químicas de Oxidação e Redução, e de como fazer o Balanceamento das Equações Químicas.  É conteúdo quente das para questões de Ciências da Natureza nas provas do Enem.

As reações de oxirredução são aquelas em que ocorre transferência de elétrons de uma espécie química para outra, sendo que o átomo ou íon que recebe elétrons tem a sua carga ou número de oxidação (Nox) diminuido, e dizemos que ele sofreu uma redução. Por outro lado, a espécie que perde os elétrons, sofre oxidação, tendo o seu Nox aumentado.

Reações de Oxidação e Redução

Para você começar no embalo este resumo com simulado, veja o essencial para entender as reações de Oxidação e Redução:

Publicidade

Agora é a hora da “sala de aula do cursinho”. Veja com os professores Sobis e Caio uma super paródia com o conteúdos, as dicas e os macetes sobre Oxidação e Redução.

O vídeo é rápido e certeiro como um raio para você nunca mais esquecer: Confira agora:

Gostou da Paródia? Estes dois professores são mesmo demais! Têm mais aulas-show no canal do Curso Enem Gratuito.

O que é o NOX, o Número de Oxidação?

O tal do nox é o número de oxidação! O número de oxidação representa o número de elétrons que o átomo realmente perdeu ou ganhou durante uma reação química.

Este número está relacionado com a eletronegatividade, ou seja, a tendência que o átomo do elemento possui de atrair elétrons quando ligado a outro átomo.

O número de oxidação varia conforme cada elemento químico e do composto por ele formado, assim, este número representa a carga elétrica que um átomo de um elemento adquire quando participa de uma reação. Vem que o professor Sobis te explica direitinho! 😉

Gostou da super explicação do professor Sobis?

Se a ligação for iônica, este número será sua carga, mas, se for uma ligação covalente (molecular), será o valor parcial que o elemento adquirirá durante a ligação covalente. Por isso, a maioria dos elementos químicos apresenta diversos números de oxidação, dependendo do composto que ele está formando.

Para balancear uma reação de oxirredução, devemos tornar o número de elétrons cedidos pelo redutor igual ao número de elétrons recebidos pelo oxidante.

Observe abaixo a equação de Oxirredução:

equações de oxirredução 1

Veja que a contabilidade do número total de elétrons cedidos pelo redutor e recebidos pelo oxigênio está respeitada, pois:

– Se 1 átomo de Al perde 3 elétrons, então 2×2 = 4 átomos de Al perderão 4×3 = 12 elétrons;
– Se 1 átomos de O ganha 2 elétrons, então 3×2= 6 átomos de O ganharão 6×2=12 elétrons.

Assim, a partir da quantidade de elétrons cedidos e recebidos numa equação de oxirredução, podemos acertar os coeficientes.

Simulado sobre Reações de Oxidação e Redução

.

.

==

E aí, você mandou bem nas questões do Simulado sobre as Reações Químicas de Oxidação e Redução? Se você não acertou pelo menos sete questões “de primeira” é porque precisa mergulhar mais fundo. Veja aqui uma aula completa sobre Oxidação, Redução e Balanceamento das Reações Químicas.

Compartilhe: