A sociologia como ciência – Sociologia Enem

Vamos estudar sobre a Sociologia como ciência capaz de interpretar e sistematizar nossos modos de ser, pensar, agir e sentir em sociedade. Venha com a gente estudar para o Enem!

A Sociologia é uma das três Ciências Sociais, ao lado da Antropologia e da Ciência Política. Sem dúvida, ela é a mais popular das três, sendo não só a mais estudada, como também a mais compreendida.

A ciência sociológica nos ajuda a compreender determinados fenômenos sociais, como a violência, a corrupção e o desemprego. Por meio da análise sociológica, podemos também apontar caminhos para solucionar alguns destes fenômenos, contribuindo assim para a justiça e a igualdade social.

Embora a Sociologia seja uma ciência, assim como a biologia, a física e a psicologia, poucas pessoas reconhecem sua importância. Tanto é assim, que, recentemente, no Brasil, o estudo da Sociologia foi retirado dos currículos escolares – mas isso é assunto para outro post!

Nesta aula vamos falar do surgimento da Sociologia e de seu caráter científico. Vamos lá?

A Sociologia surge como ciência na França, em meados do século XIX. Ela foi nomeada, primeiramente de “física social”, recebendo o nome de Sociologia posteriormente.

O filósofo Augusto Comte (1798-1857) foi o primeiro que sistematizou a Sociologia como ciência específica, utilizando como modelo o método das ciências naturais – química, física e biologia. Comte seguia o pensamento da corrente positivista, defendendo a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro.

sociologia como ciência - pirâmide da sociedade capitalista
Pirâmide da sociedade capitalista. Fonte: http://bit.ly/2LwBEtn

Embora Comte tenha “inventado” a Sociologia, foi Émile Durkheim o primeiro grande sociólogo de que temos conhecimento.

Inspirado nas ideias de Comte, Durkheim pensava a sociedade como um grande organismo social, composto por células individuais.

Para compreender o todo (sociedade), era preciso estudar as partes (indivíduos), acreditava Durkheim. Daí surgem os conceitos de “coesão social”, “fato social” e “solidariedade orgânica” que você já deve conhecer.

Torna-se importante salientar que a formação da Sociologia é também resultado do processo de consolidação da sociedade capitalista. Esse campo de estudo só pode se manifestar porque havia um ambiente social favorável ao seu surgimento.

Naquele momento, de grande desenvolvimento industrial na Europa, tornou-se fundamental criar uma ciência capaz de compreender a dinâmica da sociedade para, inclusive, incrementar a produção de mercadorias, afim de torná-la mais eficiente, rápida e barata. Assim, a Sociologia, serviu para aprimorar a lógica capitalista.

No entanto, como já dizia Michel Foucault, onde há poder, há resistência. Revoltado com a exploração dos trabalhadores na sociedade capitalista, Karl Marx surge como o primeiro grande pensador da Sociologia preocupado com a igualdade e a justiça social.

sociologia como ciência - exploração capitalista
Exploração capitalista. Fonte: http://bit.ly/2PfnZJM

Marx, como você já deve ter ouvido falar, foi um pensador extremamente crítico do modo de produção capitalista, apontando seu caráter desigual, excludente e explorador.

Marx analisou a sociedade alemã do século XIX, porém seu modelo irá servir para compreender todas as sociedades capitalistas da época, o que nos ajuda a compreender também alguns problemas sociais que perduram em nossas sociedades capitalistas contemporâneas.

De lá pra cá, sociólogos e sociólogas vêm aperfeiçoando o estudo da Sociologia, buscando não apenas entender melhor os fenômenos sociais, como também evidenciar a importância de pensar sobre eles para que possamos viver em uma sociedade mais justa, igualitária, harmoniosa e feliz.

A Sociologia busca superar a visão do senso comum, que costuma ser carregada de pressupostos e preconceitos.

A ciência sociológica nos mostra que uma opinião é diferente de uma análise crítica, pois enquanto a primeira se reduz a um comentário baseado na própria experiência, a segunda está ancorada na pesquisa, no conhecimento científico sobre dado assunto.

Todos e todas temos direito a ter opiniões sobre qualquer assunto, mas achar que nossas opiniões podem servir de base para analisar a sociedade e apontar caminhos para o desenvolvimento da mesma é um pensamento errôneo e perigoso que a Sociologia busca combater.

A Sociologia é uma ciência tão importante como a Química, a História, a Biologia e a Matemática, sendo seu estudo, em todos os níveis do ensino básico, fundamental para o aprimoramento do ser humano, como cidadão crítico que vive em sociedade.

Para saber mais sobre como surgiu a Sociologia, assista a esta a videoaula:

Questões:

1. Uma das principais funções da ciência sociológica é superar as visões de senso comum, contribuindo para que os indivíduos pensem de forma crítica, lendo nas entrelinhas e duvidando de algumas investidas capitalistas. Leia a charge abaixo para responder à questão.

sociologia como ciência - exercício

A charge acima, de forma irônica, denuncia uma nova forma de exploração na sociedade capitalista, forma essa considerada legal pelo nosso sistema jurídico e político. Que forma é essa?

a) utilizar-se da fé para convencer as pessoas a doarem dinheiro à Igreja
b) utilizar-se da crença religiosa para transformar o Estado republicano em uma monarquia
c) utilizar-se da descrença religiosa para agregar fiéis à Igreja
d) utilizar-se do medo que as pessoas tem da punição divina para transformar o Estado laico em um Estado religioso
e) utilizar-se de meios ilegítimos para convencer as pessoas a doarem dinheiro à Igreja

2. (UNIOSTE) O positivismo foi uma das grandes correntes de pensamento social, destacando-se, entre seus principais teóricos, Augusto Comte e Émile Durkheim. Sobre a concepção de conhecimento científico presente no positivismo do século XIX, é correto afirmar:

a) A busca de leis universais só pode ser empreendida no interior das ciências naturais, razão pela qual o conhecimento sobre o mundo dos homens não é científico.
b) Os fatos sociais fogem à possibilidade de constituírem objeto do conhecimento científico, haja vista sua incompatibilidade com os princípios gerais de objetividade do conhecimento e a neutralidade científica.
c) Apreender a sociedade como um grande organismo, a exemplo do que fazia o materialismo histórico, é rejeitado como fonte de influência e orientação para as investigações empreendidas no âmbito das ciências sociais.
d) A ciência social tem como função organizar e racionalizar a vida coletiva, o que demanda a necessidade de entender suas regras de funcionamento e suas instituições forjadas historicamente.
e) O papel do cientista social é intervir na construção do objeto, aportando à compreensão da sociedade os valores por ele assimilados durante o processo de socialização obtido no seio familiar.

3. Sobre as condições de emergência da ciência sociológica, marque a alternativa INCORRETA:

a) a Sociologia surge em um período de grande desenvolvimento industrial
b) o surgimento da Sociologia está profundamente relacionado com o desenvolvimento da sociedade capitalista
c) a Sociologia surge no período Entre Guerras e sua principal função, desde seu surgimento, é transformar a sociedade em um lugar mais justo e harmônico,
d) embora Comte seja considerado o pai da Sociologia, foi Durkheim o primeiro grande pensador da ciência sociológica
e) Karl Marx foi o primeiro pensador da Sociologia a criticar o sistema capitalista

Gabarito:

1) a
2) d
3) c

Sobre o(a) autor(a):

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Ben para o Blog do Enem. Juliana é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e especialista em Ensino de Sociologia para o Ensino Médio pela mesma universidade. Atua como professora de sociologia no RS e em SC desde 2010. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.ben.brizola