Último dia: Quem faz o Enem, tira o título, e vota tambem

Veja se você não está no bloco de quem pode, mas que acha que não pode: tem 16, 17 ou 18 anos, e não tirou o título? Corre que dá pra votar. Ainda tem 15, mas faz 16 até 2 de outubro? Também pode! Confira abaixo as regras do jogo pra ver se você entra, ou se fica de fora.

Claro, você pode estar naquela imensa galera de nariz torcido para o mundo da política. Muita gente está nessa, dizendo que “Todos os candidatos são uns #@!$%+?#!”, e que por isso não vai tirar o título de eleitor.

Tem ainda a tribo que odeia política, que defende o voto nulo. Se você está num destes times, de boa, a democracia é o respeito à posição do outro, pelo diálogo. Jogando nesses dois times, você fica de fora do jogo. E aí, não adianta reclamar do resultado depois.

Votar ou não votar? Eis a questão!

Bora pensar, por exemplo, que você não vai tirar o título de eleitor e nem vai votar. Outubro vêm as eleições. Passou o resultado, e aí você começa a reclamar que estão decidindo as coisas de um jeito que você não gosta.

Publicidade

Percebeu? Você podia ter participado, podia ter dado a sua opinião com o seu voto. Mas, ficou de fora do jogo. Aí veio o resultado. Podia perder, ou ganhar, faz parte da regra. Mas, se você não entrou em campo, só resta correr pro muro das lamentações…. Hoje, 4 de maio, é o último dia de prazo para quem precisa ainda tirar o título de eleitor.

O que o Enem tem a ver com as eleições

Quem faz o Enem está na pegada de um sonho. A meta é mandar bem para entrar na faculdade e seguir adiante na vida. Você quer o melhor curso, da melhor faculdade que a sua nota do Enem permitir.

Numa eleição a pegada é a mesma. Quem vota, quer escolher as melhores propostas, os melhores candidatos para fazer um país, um estado, ou uma cidade melhor pra se viver. De acordo com as suas ideias.

Quem faz o Enem, tira o título de eleitor, e vota também

Fica a dica: Se você já tem 16 ou 17 anos, você pode tirar o título de eleitor e votar pra presidente, governador, senador, deputado federal, e deputado estadual.

Se você tem 15 e vai fazer 16 até 2 de outubro, pode tirar o título e votar também. E, se tem mais de 18, e ainda não tirou o título de eleitor, vacilou geral, mas ainda tem chance. Bora lá tirar o título!

As regras do jogo eleitoral

1 – No sistema político brasileiro vencem as eleições os candidatos com maior número de votos válidos.

2 – Para presidente, governador, e prefeitos de cidades com mais de 200 mil eleitores, é preciso ter 50% dos votos válidos “mais um”, para vencer. Pode ser o seu voto! Se nenhum candidato conseguir este índice no 1º turno, acontece o 2º turno entre os dois mais votados.

3 – Os votos nulos e as abstenções (quem não foi votar), não contam pra nada. Só valem os votos de quem comparece. São os chamados votos válidos.

4 – O voto é facultativo para quem tem a partir de 16 anos e os menores de 18 até a data das eleições, dia 2 de outubro.

5 – O voto é obrigatório para quem tem 18 anos ou mais, e facultativo a partir dos 70 anos.

Tirar o título e votar é…

Se você ficar numas de que todos os candidatos são #@!$%+?#!”, e não tirar o título e nem votar, só abre caminho para os #@!$%+?#!” chegarem na frente, e mandar no país, no estado, ou na sua cidade.

Tirar o título e votar é você botar ali o seu tijolinho, e dizer como é o jeito que vc deseja que o país seja.

Como virar um eleitor “Desatômico”? – Confira agora com o Lucas Viero, da galera do Stand Up Comedy do Oeste de Santa Catarina:

O prazo para tirar o título de eleitor

Bora lá, vai. Sai do whats, sai do insta, sai do TikTok e vai aqui no site do TSE fazer agora o seu título. É tudo online, de graça.

O prazo vai até 4 de maio. Mas, você pode fazer agora mesmo. É simples tirar o título de eleitor pela internet.

As dicas para um voto legal

A – Sai do Insta, do Whats, e do Tiktok e vai logo tirar o título. O link do TSE para tirar o título de eleitor está aqui.

B – Acompanhe as campanhas, veja as propostas e os candidatos;

C – Prometer, todos candidatos prometem tudo e o infinito… Mas aí, você faz o check-list;

D – Confira a trajetória de cada um na vida política, profissional, e as histórias de vida pessoal também;

E – Conferiu tudo isso? – Aí você pensa no país que você quer, e decide em que candidato votar;

F – O prazo tá rolando. Não vai ficar você ficar (em)rolando, vai?

            É já!  Quem faz o Enem, tira o título e vota também!

Pega aqui as dicas de história do Brasil, com o ciclo democrático de 1945 até 1964. Depois, veja a Ditadura Militar, de 1964 a 1985. E, o ciclo da Nova República, desde 1985.

Compartilhe: