Os vírus são desafiadores. Suas características deixam obscura a fronteira que delimita o que é ou não um ser vivo. Saiba mais sobre esses seres (vivos, ou não) e mande bem nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!
Os vírus são responsáveis por boa parte das doenças que atingem os seres humanos. Porém, apesar de sua fascinante capacidade de parasitar nossas células, possuem uma estrutura extremamente simples. Tão simples que não podem nem ser considerados células.
Essa existência peculiar dos vírus é intrigante e confunde até mesmo os cientistas mais renomados. Vem comigo nesta aula de Biologia para o Enem aprender um pouco mais sobre os vírus!
Registros históricos mostram que as doenças virais assolam a humanidade há milênios. Porém, devido ao fato de serem extremamente pequenos, sendo a enorme maioria invisíveis ao microscópio óptico, os vírus só foram descritos mais recentemente na história.
Em 1984, um biólogo francês chamado Charles Chamberland inventou um filtro para microrganismos. Esse filtro continha poros extremamente pequenos, menores até que as bactérias conhecidas. Chamberland usou esse filtro quando estudava uma doença conhecida como mosaico do tabaco, que destruía as folhas dessa planta.
Para estudar a doença, o biólogo macerava folhas doentes produzindo um extrato. Em seguida, filtrava esse extrato, buscando retirar dele os microrganismos causadores da doença. Porém, ele notou que nenhum microrganismo ficava retido no filtro e que o extrato já filtrado, quando inoculado em plantas saudáveis, continuava contaminante.
Como não conseguiu observar qualquer microrganismo no extrato produzido a partir das folhas doentes, o cientista concluiu que deveria se tratar de alguma substância química. Chamberland batizou esse agente contagioso de vírus, que em latim significa “veneno”.
Esses somente foram realmente descritos a partir de 1935, quando o microscópio eletrônico foi inventado e passou a ser utilizado para estudos de microbiologia. Com esse instrumento, as primeiras imagens de vírus foram feitas. Eles são extremamente pequenos, medindo entre 20-300 ηm, sendo cerca de 100 vezes menores que as bactérias.
Como é o vírus da AIDS
Confira agorar com a professora de biologia Juliana Evelyn Santos, coordenadora pedagógica do Curso Enem Gratuito, um resumo rápido para você entender como o vírus HIV ataca o corpo humano, provocando a doença da AIDS
Estrutura dos vírus
Eles possuem uma estrutura bastante peculiar. Ao contrário de todos os seres vivos, cujos organismos são compostos por, pelo menos, uma célula, os vírus são acelulares. Ou seja, sua estrutura não é composta por célula.
Os vírus são formados, basicamente, por uma cápsula de proteínas, chamada de capsídeo. Essa cápsula é formada de várias subunidades proteicas, chamadas de capsômeros. No interior do capsídeo encontramos uma ou mais moléculas de ácido nucleico.
Aqui temos outra diferença importante em relação aos seres vivos. Enquanto todos os seres vivos terão obrigatoriamente DNA como material genético, nossos objetos de estudo podem ter DNA OU RNA.
Alguns vírus um pouco mais complexos podem ainda ser “envelopados”. Isso porque carregam uma parte da membrana celular da última célula hospedeira que parasitou. Sendo assim, além de proteínas e ácido nucleico, terão também em sua composição lipídeos e glicoproteínas.
Reprodução dos vírus
Pelo fato de não possuírem uma maquinaria celular, os vírus não possuem metabolismo quando estão livres no ambiente. Para que comecem a apresentar metabolismo, precisam obrigatoriamente parasitar uma célula.
Quando conseguem fazer isso, o material genético viral irá se infiltrar no material genético da célula hospedeira. Isso fará com que a célula passe a executar as tarefas designadas pelo material genético viral. Dessa maneira, o vírus “escraviza” a célula hospedeira.
Por conta desse comportamento, dizemos que eles são parasitas intracelulares obrigatórios. Sendo assim, para que realizem sua reprodução, precisam necessariamente parasitar uma célula.
Um dos ciclos virais mais estudados e o ciclo reprodutivo do vírus conhecido como bacteriófago. Esse ataca bactérias e é facilmente cultivado em laboratório.
Para iniciar sua reprodução, primeiramente o invasor irá “enganar” a célula para conseguir inserir seu material genético em seu interior. Para isso, ele encaixa uma parte de sua cápsula proteica em receptores da superfície da bactéria.
Em geral, os vírus possuem em seu capsídeo proteínas que imitam coisas que as células comumente permitem que passem por suas membranas. Logo após o encaixe, ele injeta seu material genético na bactéria, deixando o capsídeo para fora.
Uma vez dentro da bactéria, uma enzima presente no bacteriófago irá destruir o DNA bacteriano. Com isso, o DNA viral passa a se multiplicar utilizando os nucleotídeos presentes no citoplasma da bactéria.
Assim, a célula bacteriana passa a trabalhar para o DNA viral, obedecendo suas “ordens”. São, então, produzidas as estruturas necessárias para a formação de novos vírus. Essas estruturas se organizam formando novas partículas virais.
Por fim, os vírus produzidos pela célula bacteriana a destroem, arrebentando sua membrana e se espalhando no ambiente para parasitar novas células. Esse ciclo, onde a célula hospedeira é escravizada e produz novos vírus, morrendo em seguida, é chamado de ciclo lítico.
Para compreender melhor os ciclos virais, veja a videoaula a seguir:
Além do ciclo lítico, os vírus podem também realizar uma reprodução mais “silenciosa”, que chamamos de ciclo lisogênico. Nesse ciclo o material genético viral é introduzido na célula hospedeira da mesma forma que no ciclo lítico.
Porém, o DNA viral é incorporado ao DNA da célula hospedeira, permanecendo “camuflado”. Quando esta célula se multiplica através de mitose, acaba duplicando também o DNA viral.
Os materiais genéticos virais produzidos a partir do ciclo lisogênico podem começar a agir dentro da célula hospedeira, começando um ciclo lítico.
Os vírus são seres vivos?
Eles não possuem algumas das características básicas utilizadas para identificar um ser vivo:
Não possuem um metabolismo próprio (a não ser que estejam dentro de uma célula hospedeira);
Não se reproduzem (a não ser que usem a maquinaria celular de uma célula hospedeira);
Não possuem célula.
Não são capazes de crescer.
Essas características fazem com que alguns cientistas tenham dúvidas sobre os vírus. Alguns especulam se eles podem realmente ser considerados seres vivos, já que fora das células parecem inertes, como as partículas inanimadas. Porém, ao parasitarem células, passam a se comportar como seres vivos.
Por conta dessas dúvidas, eles não são classificados dentro dos Reinos dos seres vivos.
Videoaula
E aí? Conseguiu aprender um pouco mais sobre o tema? Beleza! Agora, veja uma videoaula para acabar com todas as dúvidas!
Exercícios sobre o tema viral
Agora, que tal testar o que você aprendeu sobre os vírus com as questões que selecionei para você?
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
Registrar seu resultado no ranking de pontuações
Carregando
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UECE/2019)
Em relação aos vírus, escreva V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas as seguintes afirmações:
( ) Os vírus são conjuntos de genes capazes de transferir-se de uma célula para outra alterando seu funcionamento.
( ) Assim como as células, o vírus se origina de outro vírus.
( ) O genoma viral pode ser de RNA ou de DNA, em cadeia simples ou dupla.
( ) Os vírus apresentam maquinaria para sintetizar macromoléculas e mecanismos para utilizar energia.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(Mackenzie SP/2018)
A simplicidade bioquímica dos vírus tem levado alguns cientistas a questionar se eles realmente são seres vivos. Para alguns estudiosos, os vírus são a forma de vida mais simples que existe. Mesmo os que não incluem os vírus entre os seres vivos concordam que eles são sistemas biológicos, uma vez que possuem ácidos nucleicos e utilizam o mesmo sistema de codificação genética que todas as formas de vida conhecidas.
Amabis, J.M.; Martho,G.R. Fundamentos da Biologia Moderna.
4 ed. São Paulo: Moderna, 2006. p.251
Julgue como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas sobre os vírus.
( ) São acelulares e procariontes.
( ) Seu material genético pode ser DNA ou RNA.
( ) Não possuem metabolismo próprio; por isso, são parasitas intracelulares obrigatórios.
( ) São constituídos por um capsídeo duplo com constituição lipoproteica e por uma molécula de ácido nucleico.
( ) Os retrovírus são portadores de RNA e da enzima transcriptase reversa
A sequência correta de cima para baixo é
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UNIFOR CE/2018)
Cientistas descobriram dois novos tipos de vírus no Brasil chamados de Tupanvirus, em ‘homenagem’ ao Deus da mitologia guaraní Tupã. Esses vírus não ameaçam humanos, mas sua simples existência pode mudar os rumos da ciência: eles estão entre os maiores vírus já encontrados. Em entrevista, um dos autores do estudo, o professor Jônatas Abrahão, da Universidade Federal de Minas Gerais, explica que o Tupanvirus foi encontrado duas vezes, ambas em ambientes aquáticos. O primeiro, em águas da Nhecolância, em Corumbá (MS) e o outro em sedimentos marinhos apanhados pela Petrobrás na área da Bacia de Campos, no Rio de Janeiro.
Fonte: https://super.abril.com.br/ciencia/descobertosdois-
novos-tipos-de-virus-no-brasil/
Acesso em 14 abr. 2018 (com adaptações).
Acerca das características dos vírus, avalie as afirmações que se seguem:
I. São formados por moléculas de ácido nucleico envoltas por uma estrutura proteica denominada capsídeo.
II. Todos os vírus identificados até hoje possuem RNA como material genético.
III. São parasitas intracelulares obrigatórios uma vez que utilizam a maquinaria bioquímica da célula hospedeira para sua replicação.
IV. São partículas capazes de interagir de forma específica com células vivas uma vez que, em sua superfície, são encontradas proteínas que encaixam em receptores localizados na membrana das células hospedeiras.
É correto apenas o que se afirma em
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(Fac. Santo Agostinho BA/2018)
A discussão sobre a natureza viva ou não viva dos vírus continua de pé, ainda que exista uma forte tendência, entre os biólogos modernos, de considerá-los seres vivos.
Uma característica geral dos seres vivos não observada nos vírus é
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UECE/2017)
Vírus são organismos biológicos que se apresentam de variadas formas na natureza, causando inúmeros problemas aos seres humanos. Sobre vírus, pode-se afirmar corretamente que
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UNIFOR CE/2017)
O ZIKA vírus foi inicialmente isolado em macacos Rhesus na África, em 1947, e é responsável, nos dias atuais, por uma arbovirose emergente no mundo. Este vírus demonstra ter tropismo pelas células neuronais e, embora a doença tenda a evoluir de forma favorável, há relatos de complicações neurológicas tardias, como a síndrome de Guillain-Barré, e microcefalia fetal relatados nas epidemias recentes no Brasil. Sobre os vírus em geral e suas particularidades, julgue as afirmativas que se seguem:
I. São capazes de produzir energia de maneira autônoma e eficiente.
II. Apresentam proteínas e ácido nucleico.
III. Dependem do metabolismo da célula hospedeira para se replicar.
IV. Podem possuir DNA ou RNA como ácido nucleico.
V. Todos possuem material genético circundado por membrana plasmática.
São corretas apenas as afirmações:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(FPS PE/2017)
Algumas doenças, como gripe, dengue, AIDS, são causadas por vírus. Os vírus são parasitas obrigatórios dos seres vivos, não conseguem multiplicar seu material genético, se não estiverem dentro de um organismo. Em relação às características dos vírus, assinale a alternativa incorreta.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UNIFOR CE/2016)
Os vírus são agentes infecciosos microscópicos, sendo até 10.000 menores que a maioria das bactérias. São a estrutura biológica mais comum em nosso planeta, sendo mais numerosos que animais, plantas, fungos, parasitos e bactérias juntos. Existem cerca de 21 famílias de vírus capazes de provocar doenças nos seres humanos. Uma mesma família pode ser responsável por diversas doenças diferentes, como é o caso da família Herpesviridae, composta por mais de 130 tipos de vírus, que podem provocar herpes simples, catapora, herpes zoster, mononucleose, sarcoma de Kaposi, exantema súbito, citomegalovirose, etc. Um vírus é basicamente uma pequena coleção de material genético (DNA ou RNA) envolto por uma cápsula de proteína. Para que o vírus apresente algum sinal de atividade e se reproduza, ele precisa estar dentro da célula de algum ser vivo.
Fonte: http://www.mdsaude.com/2014/03/doencas-causadas-por-virus.html
Acesso em 23 abr. 2016. (com adaptações)
Sobre os parasitas descritos acima, é correto afirmar que
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UNITAU SP/2015)
Vírus é uma palavra latina que significa “veneno”. O uso dessa palavra para designar um certo grupo de organismos tem, provavelmente, relação com as enfermidades que eles podem causar, como o ebola, a varíola e a AIDS, entre outras.
Sobre os vírus, assinale a alternativa INCORRETA.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(FATEC SP/2014)
Vírus de computador são programas que, geralmente, causam algum dano aos computadores. O técnico em Segurança da Informação precisa estar sempre atento para impedir a contaminação de sistemas por esses programas. De um modo geral, os vírus de computador contêm instruções que serão lidas pelo computador infectado e irão determinar que ele crie cópias desses programas e as espalhe para outras máquinas.
A denominação vírus, dada a esses programas, deve-se à analogia que é possível estabelecer entre o modo de replicação deles e dos vírus biológicos.
A analogia é possível, porque os vírus biológicos, para se multiplicar,
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Sobre o(a) autor(a):
Juliana Evelyn dos Santos é bióloga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina e cursa o Doutorado em Educação na mesma instituição. Ministra aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007 e é coordenadora pedagógica do Blog do Enem e do Curso Enem Gratuito.
Compartilhe:
Acesso gratuito
Faça seu cadastro de acesso ao Curso Enem Gratuito
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.ACEITARPolítica de Privacidade