Compreenda as seis funções da linguagem: 1 Referencial; 2 Poética; 3 Emotiva; 4 Conativa; 5 Metalinguística; 6 Fática. Bora dominar as questões de Interpretação de Textos nas provas do Enem.
O que é considerado linguagem? Palavra, enunciado, texto, som, comunicação, pensamento? Qual é a fronteira entre o linguístico e o extra – linguístico? Como o Enem trabalha esse conceito em suas questões? Vem descobrir!
No processo de comunicação, todas os elementos são importantes ao exercer sua função, mas sempre uma destas funções da linguagem será proeminente. Conheça a seguir as seis funções da linguagem.
1. Função da linguagem referencial
Por exemplo: no caso de uma bula de remédio, o mais importante é transmitir informação.
Logo, o foco é o referente (conteúdo). Isso não quer dizer que a estrutura seja irrelevante, já que ela gera um gênero específico – o manual. Mas ainda assim, o referencial é o mais relevante.
2. Função da linguagem poética
Como o nome já diz, a estrutura da mensagem passa a ser mais importante que a mensagem em si. Isso ocorre muito em letras de canções. Muitas músicas falam de amor, mas nem todas mexem com você, pois não dizem da mesma maneira.
3. Função da linguagem emotiva
A função emotiva é aquela focada no emissor, ou seja, naquele que emite a mensagem. Um ótimo exemplo é o diário, o qual apresenta as visões de mundo de seu narrador.
4. Função da linguagem conativa ou apelativa
Na função conativa ou apelativa, o foco é o destinatário. Veja um resumo especial sobre a Função Conativa com a professora Mercedes Bonorino, do canal do Curso Enem Gratuito.
Ela explica que esta é a linguagem apelativa dos anúncios da Internet, do marketing que se faz no rádio e na TV. É a linguagem imperativa.
Ou seja, o objetivo da mensagem na função da linguagem Conativa é convencer quem ouve a mensagem de algo – o que ocorre muito na publicidade.
5. Função da linguagem metalinguística
A função metalinguística ocorre quando o foco da mensagem é refletir sobre sua própria estrutura. Por exemplo, ocorre metalinguagem quando uma crônica em que o autor reflete sobre como é fazer uma crônica, um filme sobre fazer um filme, um livro em que o protagonista está escrevendo um livro.
6. Função da linguagem fática
A função da linguagem fática é uma das mais presentes no nosso dia a dia. Sabe quando você está tendo uma longa conversa com um amigo e apenas responde “aham” para ele saber que você está ouvindo? A sua intenção foi apenas manter o canal de comunicação aberto.
Ou quando, em um email ou mensagem, você escreve “Bom dia, tudo bem?” apenas para introduzir um assunto, não para realmente saber como uma pessoa está. Isso é a função fática, pois você apenas abriu ou tentou manter aberto o canal de comunicação.
Linguagem Denotativa x Linguagem Conotativa
Veja com a professora Camila Brambilla Zuchetto, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo rápido sobre as diferenças entre Denotação x Conotação:
Comunicação e linguagem
Para você conseguir resolver questões sobre as funções da linguagem com tranquilidade, é essencial que você compreenda esse importante aspecto da comunicação. O linguista Roman Jakobson comenta no livro “Linguística e Comunicação”:
“A linguagem deve ser estudada em toda a variedade de suas funções. (…) Para se ter uma ideia geral dessas funções, é mister uma perspectiva sumária dos fatores constitutivos de todo processo linguístico, de todo ato de comunicação verbal, O REMETENTE envia uma MENSAGEM ao DESTINATÁRIO. Para ser eficaz, a mensagem requer:
Um CONTEXTO a que se refere (Ou “referente”, em outra nomenclatura algo ambígua), apreensível pelo destinatário, e que seja verbal ou suscetível de verbalização;
Um CÓDIGO total ou parcialmente comum ao remetente e ao destinatário (ou, em outras palavras, ao codificador e ao decodificador da mensagem); e, finalmente,
Um CONTATO, um canal físico e uma conexão psicológica entre o remetente e o destinatário, que os capacite a ambos a entrarem e permanecerem em comunicação. (…)
A diversidade reside não no monopólio de alguma dessas diversas funções, mas numa diferente ordem hierárquica de funções. A estrutura verbal de uma mensagem depende basicamente da função predominante.” (JAKOBSON, 1976)
Jakobson foi um proeminente linguista fundador do Círculo Linguístico de Moscou (1915) e do Círculo Linguístico de Praga (1928), ambos responsáveis por avanços importantes que afirmaram a Linguística como ciência e influenciaram outras áreas de conhecimento, como a Antropologia.
Linguagem e linguística
No século VXIII, a Linguística apoiava-se na História, descrição e tradução das Línguas, mas ainda não contava com um sistema de análise próprio. Isso muda quando as ideias do linguista suíço Ferdinand Saussure são divulgadas de forma póstuma pelos seus alunos, incentivando o desenvolvimento de teorias com base em ideias estruturalistas, como o conceito de signo e significante.
Para o suíço, o significante faz parte das relações semânticas (de significado) do homem com o mundo. Já o signo é o símbolo escolhido de forma aleatória para nomear o mundo e estabelecer raciocínios.
Desse modo, o conceito de “boi” faz parte da relação do ser humano com o mundo. Já a palavra escolhida para nomeá-lo, seja ela boi, ox, bouef, ochse, vol é aleatória em relação ao que nomeia, resultante do sistema linguístico que estabelece variações em cada língua.
Logo, sons de palavras não possuem relação direta com o que é nomeado: o animal boi não tem relação direta com os fonemas (sons) da palavra que o nomeia.
Isso faz com que o signo se insira no sistema linguístico gerado por fonemas em relação de comutação. O que isso quer dizer?
Todo som produzido pelo homem pode ser considerado um fone, ou seja, uma unidade mínima de som. Quando esse fone gera relações de distinção, gerando palavras diferentes, ele é considerado um fonema. Por exemplo, os fones “f” e “v”, ao serem substituídos um pelo outro podem gerar as palavras “faca” e “vaca”.
Isto é, a mudança de um pelo outro estabelece diferentes significados dentro da língua. Já a diferença de pronúncia do “erre” por paulistas e cariocas na palavra “poRta” não estabelece significados diferentes, fazendo com que a mudança de som nesse caso não seja uma mudança de fonema, mas uma variação livre de fones.
Logo, cada língua apresenta os seus fonemas em relação de comutação – baseado na noção de sistema linguístico e comportamento dos signos.
Jakobson incorpora a estrutura sugerida por Saussure – o qual considerava que na estrutura linguística existe a Langue (Língua Escrita) e a Parole (Língua Falada) da mesma forma que há signos e significantes. Logo, Jakobson pretendia explicar de que maneira o contexto linguístico insere-se na situação de uso.
Para tanto, estabelece que para haver comunicação, é necessário: uma mensagem, um emissor, um destinatário, um código, um canal de comunicação e um referente (conteúdo). Todos esses fatores relacionam o que é linguístico (próprio da língua) com o extra-linguístico (contexto comunicativo), formando a linguagem.
Resumo sobre as Funções da Linguagem
Confira agora um resumo sobre funções da linguagem gravado pela professora Jéssica para você fechar bem esta aula de revisão antes de fazer os exercícios.
Exercícios sobre as funções da linguagem
Para praticar, tente fazer esse exercício sobre funções da linguagem:
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UNIRG TO/2018)
Quando nos comunicamos, desejamos materializar nossas intenções. O sujeito falante comunica-se quando quer expor uma intenção qualquer. Portanto, a cada intenção específica do sujeito que se comunica corresponde uma função de linguagem. Considerando essas informações, analise as afirmativas a seguir:
I. No conto “A sereníssima república”, de Machado de Assis, além da função referencial, predomina a função conativa ou expressiva da linguagem, pois o Cônego Vargas faz um discurso em que interpela fortemente seus interlocutores.
II. Em Breve espaço entre cor e sombra, Cristóvão Tezza introduz a “epístola” para assimilar diferentes aspectos da realidade. A voz epistolar é longa, ocupa 54 páginas do romance de 266. Essa carta é escrita por uma italiana que encontrou o personagem Tato em Nova Iorque. Predomina nessa carta a função conativa ou imperativa da linguagem.
III. A função expressiva é predominante no conto “Mater dolorosa” do livro A emparedada e outros contos, de Olívia Sarmento, pois a narradora relata suas memórias, impressões e sentimentos pessoais.
Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):
Correto
Resposta correta!
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo desta aula para acertar na hora da prova.
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UECE/2018)
Gestos amorosos
Rubem Alves
33 Dei-me conta de que estava velho 34 cerca de 25 anos atrás. Já contei o ocorrido 35 várias vezes, mas vou contá-lo novamente. 36 Era uma tarde em São Paulo. Tomei um 37 metrô. Estava cheio. Segurei-me num 38 balaústre sem problemas. Eu não tinha 39 dificuldades de locomoção. Comecei a fazer 40 algo que me dá prazer: ler o rosto das 41 pessoas.
42 Os rostos são objetos oníricos: fazem 43 sonhar. Muitas crônicas já foram escritas 44 provocadas por um rosto – até mesmo o 45 nosso – refletido no espelho. Estava eu 46 entregue a esse exercício literário quando, ao 47 passar de um livro para outro, isto é, de um 48 rosto para outro, defrontei-me com uma 49 jovem assentada que estava fazendo comigo 50 aquilo que eu estava fazendo com os outros. 51 Ela me olhava com um rosto calmo e não 52 desviou o olhar quando os seus olhos se 53 encontraram com os meus. Prova de que ela 54 me achava bonito. Sorri para ela, ela sorriu 55 para mim… Logo o sonho sugeriu uma 56 crônica: “Professor da Unicamp se encontra, 57 num vagão de metrô, com uma jovem que 58 seria o amor de sua vida…”
59 Foi então que ela me fez um gesto 60 amoroso: ela se levantou e me ofereceu o 61 seu lugar… Maldita delicadeza! O seu gesto 62 amoroso me humilhou e perfurou o meu 63 coração… E eu não tive alternativas. Como 64 rejeitar gesto tão delicado! Remoendo-me de 65 raiva e sorrindo, assentei-me no lugar que 66 ela deixara para mim. Sim, sim, ela me 67 achara bonito. Tão bonito quanto o seu avô… 68 Aconteceu faz mais ou menos um mês. Era a 69 festa de aniversário de minha nora. Muitos 70 amigos, casais jovens, segundo minha 71 maneira de avaliar a idade. Eu estava 72 assentado numa cadeira num jardim 73 observando de longe. Nesse momento 74 chegou um jovem casal amigo. Quando a 75 mulher jovem e bonita me viu, veio em 76 minha direção para me cumprimentar. Fiz um 77 gesto de levantar-me. Mas ela, delicadíssima, 78 me disse: “Não, fique assentadinho aí…” Se 79 ela me tivesse dito simplesmente “Não é 80 preciso levantar”, eu não teria me 81 perturbado. Mas o fio da navalha estava 82 precisamente na palavra “assentadinho”. Se 83 eu fosse moço, ela não teria dito 84 “assentadinho”. Foi justamente essa palavra 85 que me obrigou a levantar para provar que 86 eu era ainda capaz de levantar-me e 87 assentar-me. Fiquei com dó dela porque eu, 88 no meio de uma risada, disse-lhe que ela 89 acabava de dar-me uma punhalada…
90 Contei esse acontecido para uma 91 amiga, mais ou menos da minha idade. E ela 92 me disse: “Estou só esperando que alguém 93 venha até mim e, com a mão em concha, 94 bata na minha bochecha, dizendo: “Mas que 95 bonitinha…” Acho que vou lhe dar um murro 96 no nariz…”
97 Vem depois as grosserias a que nós, 98 os velhos, somos submetidos nas salas de 99 espera dos aeroportos. Pra começar, não 100 entendo por que “velho” é politicamente 101 incorreto. “Idoso” é palavra de fila de banco 102 e de fila de supermercado; “velho”, ao 103 contrário, pertence ao universo da poesia. Já 104 imaginaram se o Hemingway tivesse dado ao 105 seu livro clássico o nome de “O idoso e o 106 mar”? Já imaginaram um casal de cabelos 107 brancos, o marido chamando a mulher de 108 “minha idosa querida”?
109 Os alto-falantes nos aeroportos 110 convocam as crianças, as gestantes, as 111 pessoas com dificuldades de locomoção e a 112 “melhor idade”… Alguém acredita nisso? Os 113 velhos não acreditam. Então essa expressão 114 “melhor idade” só pode ser gozação.
Disponível em: http://www1.folha.uol.
com.br/fsp/cotidian/ff2705200804.
h tm. Acesso em: 22/9/17
Os textos costumam manifestar simultaneamente diversas funções da linguagem, com o predomínio, entretanto, de uma sobre as outras. Encontramos, na crônica de Rubem Alves, a presença marcante da função metalinguística. Atente aos excertos apresentados a seguir e assinale a opção em que essa função NÃO se revela.
Correto
Resposta correta!
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo desta aula para acertar na hora da prova.
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UNITAU SP/2018)
“Você, leitora e leitor, que já não aguenta mais o pensamento único que impera nos grandes jornais diários, nas revistas semanais de notícias e nas emissoras de rádio e televisão, todos alinhados na defesa dos interesses do mercado; que já não confia mais nas notícias que vê pela internet, muitas delas fakes; que se vê obrigado a selecionar as fontes de informação para ficar a par dos acontecimentos e evitar ser manipulado: este editorial é para você”.
Disponível: http://diplomatique.org.br/a-
solidariedade-entre-nos/. Acesso em out. 2017.
O trecho em questão apresenta, predominantemente, a função
Correto
Resposta correta!
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo desta aula para acertar na hora da prova.
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(Fundação Instituto de Educação de Barueri SP/2017)
A função da linguagem que predomina neste texto publicitário é:
Correto
Resposta correta!
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo desta aula para acertar na hora da prova.
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(IBMEC SP/2017)
Leia o poema de Manuel Bandeira.
Evocação do Recife
Recife
Não a Veneza americana
Não a Mauritsstad dos armadores das Índias Ocidentais
Não o Recife dos Mascates
Nem mesmo o Recife que aprendi a amar depois
– Recife das revoluções libertárias
Mas o Recife sem história nem literatura
Recife sem mais nada
Recife da minha infância
A rua da União onde eu brincava de chicote-queimado
e partia as vidraças da casa de dona Aninha Viegas
Totônio Rodrigues era muito velho e botava o pincenê
na ponta do nariz
Depois do jantar as famílias tomavam a calçada com cadeiras
mexericos namoros risadas
A gente brincava no meio da rua
(…)
A vida não me chegava pelos jornais nem pelos livros
Vinha da boca do povo na língua errada do povo
Língua certa do povo
Porque ele é que fala gostoso o português do Brasil
Ao passo que nós
O que fazemos
É macaquear
A sintaxe lusíada
(Manuel Bandeira. Poesia completa e prosa, 1993. Adaptado)
Na organização do poema, além da função poética, sobressai também a
Correto
Resposta correta!
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo desta aula para acertar na hora da prova.
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(ESPM SP/2017)
No cartaz acima destacam-se as seguintes funções de linguagem:
Correto
Resposta correta!
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo desta aula para acertar na hora da prova.
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(Mackenzie SP/2017)
1 Ciência é uma das formas de busca de conhecimento desenvolvida 2 pelo homem moderno. Sob seu escopo inserem-se as mais diferentes 3 realidades físicas, sociais e psíquicas, entre outras. A linguagem, 4 manifestação presente em todos os momentos de nossas vidas e em 5 todas as nossas atividades, podendo até ser tomada como definidora 6 da própria natureza humana, passou a ser tratada sob a perspectiva 7 dessa forma de conhecimento, ou seja, passou a ser objeto de 8 investigação científica, a partir do início do século XX.
9 Por ter um papel central na vida dos seres humanos, a linguagem 10 tem como sua característica primordial ser multifacetada. Tal 11 característica exige que, ao submeter-se ao tratamento científico, 12 essa realidade multifacetada sofra cortes e abstrações, tendo como 13 consequência o fato de que ela só pode ser entendida a partir de 14 diferentes perspectivas, gerando uma pluralidade de teorias que 15 buscam compreendê-la e explicá-la.
Esmeralda Vailati Negrão, “A cartografia sintática”, em Novos caminhos da linguística
Assinale a alternativa correta.
Correto
Resposta correta!
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo desta aula para acertar na hora da prova.
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UNIFOR CE/2017)
A missão chinesa surpreendeu o mundo, que estava esperando uma investida tripulada somente em 2018, e provou que o país entrou para valer na corrida espacial do futuro. Não faltam projetos. Um deles, anunciado na semana passada, dá conta de uma estação espacial produzida 100% na China. O objetivo é “realizar experiências científicas de grande escala” e criar uma “sólida base para utilização pacífica do espaço e exploração de seus recursos”. Essa estação ajudará o país a avançar em projetos muito mais ambiciosos. Em 2017, por exemplo, a sua agência espacial lançará missão com robô para a lua. Se tudo correr bem, em 2020 serão os próprios taikonautas que pisarão o solo lunar. E o passo seguinte já está previsto: Marte, até 2040.
Revista Istoé, 08/10/2008.
Considerando o texto acima, marque a opção que indica a função da linguagem predominante.
Correto
Resposta correta!
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo desta aula para acertar na hora da prova.
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UNITAU SP/2017)
Estou farto do lirismo comedido
do lirismo bem comportado
Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente protocolo e [manifestações de apreço ao senhor diretor
Estou farto do lirismo que para e vai averiguar no dicionário o cunho vernáculo de um vocábulo […]”.
Manuel Bandeira. Libertinagem.
O fragmento de poema acima trata do lirismo, da lírica portanto, do fazer poético. Há o predomínio, no poema, de uma das funções da linguagem. Qual alternativa abaixo indica essa função?
Correto
Resposta correta!
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo desta aula para acertar na hora da prova.
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(FPS PE/2019)
RETRATO DO VÍCIO EM DROGAS
Proteção versus Risco
OS ESCUDOS
– envolvimento dos responsáveis
e monitoramento
– inclusão social
– vivência em lugares seguros
– ambiente escolar de qualidade
– desenvolvimento neurológico
(resiliência e controle emocional)
AS AMEAÇAS
– traumas e adversidades na infância
(abuso e negligência)
– disponibilidade de drogas
– influência de colegas
– busca por novas sensações
“E não adianta só focar em coibir a droga. É preciso atuar no entorno social das pessoas”,
opina o pesquisador Victor Ribeiro Xavier Costa, da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba.
SAÚDE É VITAL. Set 2018. n. 433, p. 62. Adaptado.
O texto tem uma organização adequada ao propósito comunicativo de:
1) sintetizar ou resumir os tópicos principais referentes a um tema.
2) destacar os dois lados constituintes de um mesmo problema social.
3) divulgar, numa súmula, a opinião abalizada de um especialista-pesquisador.
4) ressaltar que o problema abordado transcende os espaços individuais.
5) mascarar a gravidade de um problema pelo uso de palavras metafóricas.
Correto
Resposta correta!
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo desta aula para acertar na hora da prova.
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