Conheça um pouco mais sobre um dos maiores pensadores da história neste superpost. Revise História para o Enem e para os vestibulares!
Quem foi Karl Marx
Nascido em 1818, na Alemanha, Karl Marx tornou-se conhecido ao longo das décadas seguintes em todo globo como um dos maiores pensadores do mundo. Influenciou diversas áreas de pensamento, como: história, sociologia, filosofia, economia, antropologia, literatura, ciência política e tantas outras.
Marx produziu diversas teses que visavam refletir sobre um projeto de sociedade que considerava ideal e, embora muitos discordem das ideias marxistas, deve-se considerar a importância deste intelectual para muitos conceitos que utilizamos atualmente. Você conhece as principais ideias de Karl Marx? Não? Então veja esta super aula de História para o Enem!
Videoaula sobre o conceito de mais valia
Nesta aula, o professor Fábio Luís Pereira explica o icônico conceito de “mais valia”, criado Karl Marx, utilizado até a atualidade.
O contexto da Europa
Após a derrota das tropas de Napoleão, ao início do século XIX, ocorreu o Congresso de Viena. A política na Europa estava convulsionando em diversas mudanças e incertezas. O Congresso buscava, portanto, dividir as terras francesas entre os vencedores do conflito e restaurar as diversas coroas derrotadas por Napoleão, retomando, então, os reinados absolutistas. Décadas mais tarde, movimentos influenciados pela onda revolucionária burguesa do século passado contestaram as decisões do Congresso.
Na metade do século, a Europa passava por uma crise econômica severa. Diversas áreas produtivas agrícolas sofreram com pragas, secas e outros desastres naturais. A dificuldade na produção fez o preço dos alimentos subirem, causando uma grande onda de fome e miséria. Diversos levantes surgiram exigindo de seus governantes reformas e soluções no evento conhecido como Primavera dos Povos.
Em âmbito mais pessoal, Karl Marx e sua família tinham entraves relacionados à religião, já que no período judeus tinham algumas limitações de ofícios e atividades.
O Manifesto Comunista
Marx, em parceria com Friedrich Engels (seu maior colaborador), escreveu pouco antes da Primavera dos Povos um dos documentos políticos mais (se não o mais) importantes da história: O Manifesto Comunista. Nela os autores expõem uma severa crítica ao capitalismo e como os trabalhadores se situavam no meio do sistema econômico.
“A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas de classes.”
Essa é a frase que inaugura o primeiro capítulo do manifesto. Marx e Engels definiram que todas as sociedades eram organizadas em classes que dominavam e outras que eram dominadas. Dentro de seu contexto industrial, definiram que a burguesia se colocava como dominante, detentora dos meios de produção, ou seja, do maquinário capaz de construir os produtos a serem comercializados. Já os trabalhadores, como classe dominada, sendo relegados unicamente a trocarem sua força de trabalho por seu sustento.
Um trecho importante do documento e que define resumidamente as propostas da dupla encontra-se ao fim do segundo capítulo da obra.
“Essas medidas, é claro, serão diferentes nos vários países. Todavia, nos países mais adiantados, as seguintes medidas poderão geralmente ser postas em prática:
Expropriação da propriedade latifundiária e emprego da renda da terra em proveito do Estado.
Imposto fortemente progressivo.
Abolição do direito de herança.
Confiscação da propriedade de todas os emigrados e sediciosos.
Centralização do crédito nas mãos do Estado por meio de um banco nacional com capital do Estado e com o monopólio exclusivo.
Centralização, nas mãos do Estado, de todos os meios de transporte.
Multiplicação das fábricas e dos instrumentos de produção pertencentes ao Estado, arroteamento das terras incultas e melhoramento das terras cultivadas, segundo um plano geral.
Trabalho obrigatório para todos, organização de exércitos industriais, particularmente para a agricultura.
Combinação do trabalho agrícola e industrial, medidas tendentes a fazer desaparecer gradualmente a distinção entre a cidade e o campo
Educação pública e gratuita de todas as crianças, abolição do trabalho das crianças nas fábricas, tal como é praticado hoje. Combinação da educação com a produção material, etc.”
O Capital
Anos após o Manifesto Comunista, Marx publicaria a obra de sua vida: O Capital. Enquanto o Manifesto Comunista tinha um caráter de folhetim, para ser distribuído às pessoas nas ruas, o Capital possui outra abordagem, principalmente pelo volume de produção, com centenas de páginas a mais e com uma linguagem mais técnica.
Em sua obra, Marx criou conceitos icônicos utilizados até a atualidade. Como por exemplo a Mais Valia, o qual se caracterizava pela relação: força de trabalho, tempo de produção e lucro. Considerado uma das origens da exploração capitalista burguesa, o conceito, então, definia que o trabalhador recebia uma parcela muito aquém de sua produção e que o lucro, em sua maior parte, ficava com quem detinha os meios de produção.
Influenciado por Hegel, Marx ainda propôs a ideia da Dialética Materialista. Em resumo, o autor dizia que o mundo material, as produções, meios de produção entre outras materialidades, confrontavam constantemente o idealismo, o psicológico humano e que tais contradições movem as sociedades para novas direções. Seguindo a lógica da tese (ideia original), antítese (ideia contraditória) e síntese (nova ideia).
Marx ainda define que as sociedades são movidas pelo Materialismo Histórico, ou seja, pelos conflitos materiais ligados à produção, nos quais os protagonistas são classes dominantes e dominadas, em seu contexto seriam burgueses e proletariados. A solução apontada por Marx para superar a sociedade capitalista seria justamente uma organização socialista e, posteriormente, comunista, com características próximas das citadas anteriormente pelo Manifesto Comunista, na qual a ideia principal seria a socialização dos meios de produção e consequente abolição de classes sociais.
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UEG GO/2017)
Leia o texto a seguir.
Árabes, Turcos, Mongóis, que sucessivamente invadiram a Índia, cedo ficaram indianizados, uma vez que, segundo uma lei eterna da história, os conquistadores bárbaros são eles próprios conquistados pela superior civilização dos seus súditos. Os Britânicos foram os primeiros conquistadores superiores e, por conseguinte, inacessíveis à civilização hindu. Destruíram-na, rebentando com as comunidades nativas, arrancando pela raiz a indústria nativa e nivelando tudo o que era grande e elevado na sociedade nativa.
Karl Marx. In. PRAXEDES, Walter. Eurocentrismo e racismo nos clássicos da filosofia e das ciências
sociais. Revista Espaço Acadêmico. n. 83. Abril de 2008. Disponível em: . Acesso em: 02 set. 2016.
O autor do texto citado foi Karl Marx (1818-1883), um dos mais destacados intelectuais da segunda metade do século XIX. Como documento histórico de uma época, o texto revela que
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UNCISAL AL/2017)
A história de todas as sociedades até hoje existentes é a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor feudal e servo, mestre de corporação e companheiro, em resumo, opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarçada; uma guerra que terminou sempre ou por uma transformação revolucionária da sociedade inteira, ou pela destruição das duas classes em conflito.
Nas mais remotas épocas da história, verificamos, quase por toda parte, uma completa estruturação da sociedade em classes distintas, uma múltipla gradação das posições sociais. […]
Entretanto, a nossa época […] caracteriza-se por ter simplificado os antagonismos de classe. A sociedade divide-se, cada vez mais, em dois campos opostos, em duas grandes classes em confronto direto […].
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto comunista.
São Paulo: Boitempo, 1998. p. 40-41.
As classes sociais de nossa época a que Marx e Engels se referem são
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UCB DF/2016
O termo capital era usado, em latim, como adjetivo. Na expressão pars capitalis debiti, por exemplo, significava “a parte principal de um débito”. Com o tempo, a palavra passou a ser sinônimo de “conjunto de bens em comércio ou na produção”. No século 17, começou a ser usada como substantivo e sinônimo de “riqueza, valor; um cabedal, a maior expressão da riqueza do homem”.
COTRIM, Gilberto. História global: Brasil e geral.
Vol. 2. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2013, com adaptações.
Quanto ao modo de produção capitalista, assinale a alternativa correta.
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UNESP SP/2016)
A condição essencial da existência e da supremacia da classe burguesa é a acumulação da riqueza nas mãos dos particulares, a formação e o crescimento do capital; a condição de existência do capital é o trabalho assalariado. […] O desenvolvimento da grande indústria socava o terreno em que a burguesia assentou o seu regime de produção e de apropriação dos produtos. A burguesia produz, sobretudo, seus próprios coveiros. Sua queda e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis.
(Karl Marx e Friedrich Engels. “Manifesto Comunista”.
Obras escolhidas, vol. 1, s/d.)
Entre as características do pensamento marxista, é correto citar
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(ENEM/2016)
TEXTO I
Cidadão
Tá vendo aquele edifício, moço?
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição
Eram quatro condução
Duas pra ir, duas pra voltar
Hoje depois dele pronto
Olho pra cima e fico tonto
Mas me vem um cidadão
E me diz desconfiado
“Tu tá aí admirado
Ou tá querendo roubar?”
Meu domingo tá perdido
Vou pra casa entristecido
Dá vontade de beber
E pra aumentar meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio
Que eu ajudei a fazer.
BARBOSA, L. In: ZÉ RAMALHO. 20 Super Sucessos.
Rio de Janeiro: Sony Music, 1999 (fragmento).
TEXTO II
O trabalhador fica mais pobre à medida que produz mais riqueza e sua produção cresce em força e extensão. O trabalhador torna-se uma mercadoria ainda mais barata à medida que cria mais bens. Esse fato simplesmente subentende que o objeto produzido pelo trabalho, o seu produto, agora se lhe opõe como um ser estranho, como uma força independente do produtor.
MARX, K. Manuscritos econômicos-filosóficos (Primeiro manuscrito).
São Paulo: Boitempo Editorial, 2004 (adaptado).
Com base nos textos, a relação entre trabalho e modo de produção capitalista é
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(Mackenzie SP/2015)
Ao analisar os acontecimentos e consequências de 1848, na França, Karl Marx denominou de “18 brumário de Luís Bonaparte” o golpe de Estado realizado por esse último. A denominação é historicamente possível, pois
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UEG GO/2015)
Para Marx, diante da tentativa humana de explicar a realidade e dar regras de ação, é preciso considerar as formas de conhecimento ilusório que mascaram os conflitos sociais. Nesse sentido, a ideologia adquire um caráter negativo, torna-se um instrumento de dominação na medida em que naturaliza o que deveria ser explicado como resultado da ação histórico-social dos homens, e universaliza os interesses de uma classe como interesse de todos. A partir de tal concepção de ideologia, constata-se que
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UEG GO/2015)
No pensamento sociológico clássico há uma permanente preocupação com as mudanças sociais. A esse respeito, verifica-se que,
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UEL PR/2015)
O dinheiro alterou enormemente as relações sociais e, no desenvolvimento da história econômica da sociedade, atingiu o seu ápice com o modo de produção capitalista.
Com base nos conhecimentos sobre os estudos de Karl Marx, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, as explicações sobre a produção da riqueza na sociedade capitalista.
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UNCISAL AL/2015)
Antes de tudo, o trabalho é um processo de que participam o homem e a natureza, processo em que o ser humano com sua própria ação impulsiona, regula e controla seu intercâmbio material com a Natureza.
Marx, Karl. O capital. São Paulo: Abril Cultural, 1983. v. I. p. 149.
Partindo das concepções marxianas sobre o trabalho, assinale a alternativa correta.
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Sobre o(a) autor(a):
Guilherme Silva é formado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de História em escolas da Grande Florianópolis desde 2016.
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