Acontece a Locução Verbal com a união de dois verbos que exercem uma única função morfológica. Vem com a gente revisar este conteúdo de Português para mandar bem no Enem e nos vestibulares!
Todo mundo já teve uma conversa pelo telefone com o telemarketing de uma empresa. Provavelmente você já ouviu: “Aguarde um momento, vou encaminhar sua ligação para o setor indicado.”
Ou ainda “Estarei acompanhando sua solicitação.” Esse jeito característico de falar já virou até meme e rendeu vários vídeos de sátira. Essas frases são construídas com o uso de locução verbal.
O que é uma locução verbal?
Como você provavelmente já percebeu, uma locução verbal envolve o uso de dois verbos. Sendo assim, podemos dizer que locução verbal corresponde à união de dois verbos que exercem uma única função morfológica. Para entender melhor, vamos pensar nos exemplos citados acima:
- Aguarde um momento, vou encaminhar sua ligação para o setor indicado.
- Estarei acompanhando sua solicitação.
Note que em ambos os exemplos não há como pensar em duas ações separadas para cada verbo destacado. Não pensamos primeiro na ação “estar” e depois “acompanhar” separadamente.
Quando ouvimos estes verbos combinados, logo entendemos que as duas ações estão acontecendo ao mesmo tempo e uma depende da outra. Logo, os dois verbos juntos exercem uma única função na oração.
A partir disso, podemos estabelecer que uma locução verbal é constituída pela combinação do verbo auxiliar com mais outro verbo no infinitivo, gerúndio ou particípio. Este último verbo será chamado de principal.
Note que apenas o verbo auxiliar é flexionado na locução verbal. O verbo principal continua na sua forma nominal (gerúndio, particípio ou infinitivo).
Agora, para você mandar bem na interpretação de textos e na redação do Enem, vamos estudar aqui as locuções verbais mais usadas em português.
A Estrutura do Verbo
Confira agora com a professora Mercedes Bonorino, do canal do Curso Enem Gratuito, a Estrutura do Verbo no Idioma Português.
Tipos de locuções verbais
As locuções verbais mais usadas em português ocorrem da seguinte maneira:
a) Verbos auxiliares ter e haver ligados a um verbo no infinitivo pela preposição de, indicando obrigação ou intenção. Nessas locuções, o verbo principal sempre surge em uma de suas formas nominais. Já as flexões de tempo, modo, número e pessoa ocorrem nos verbos auxiliares. Observe os exemplos:
- Tenho de chegar cedo para estudar para o Enem.
- Haveremos de passar no vestibular!
b) Com os verbos auxiliares estar, andar, ir e vir seguidos de um gerúndio, indicando ação contínua. Observe os exemplos:
- Estou vivendo na casa da minha tia.
- Você anda procurando conteúdo para prova?
- Os candidatos iam sumindo aos poucos.
- Vêm surgindo novas notícias.
c) Com o verbo ir seguido de um infinitivo, exprimindo a intenção de realizar ações num futuro próximo. Veja:
- Vou exigir que ela estude até passar.
- Iremos acompanhar o desempenho dos candidatos.
Conjugação dos verbos auxiliares utilizados em locuções verbais
Observe, nas tabelas a seguir, a conjugação completa dos verbos auxiliares ter, haver, ser e estar.
MODO INDICATIVO |
|||
Presente | |||
TER | HAVER | SER | ESTAR |
tenho | hei | sou | estou |
tens | hás | és | estás |
tem | há | é | está |
temos | havemos | somos | estamos |
tendes | haveis | sois | estais |
têm | hão | são | estão |
Pretérito imperfeito | |||
TER | HAVER | SER | ESTAR |
tinha | havia | era | estava |
tinhas | havias | eras | estavas |
tinha | havia | era | estava |
tínhamos | havíamos | éramos | estávamos |
tínheis | havíeis | éreis | estáveis |
tinham | haviam | eram | Estavam |
Pretérito perfeito | |||
TER | HAVER | SER | ESTAR |
tive | houve | fui | estive |
tiveste | houveste | foste | estiveste |
teve | houve | foi | esteve |
tivemos | houvemos | fomos | estivemos |
tivestes | houvestes | fostes | estivestes |
tiveram | houveram | foram | Estiveram |
Pretérito mais-que-perfeito | |||
TER | HAVER | SER | ESTAR |
tivera | houvera | fora | estivera |
tiveras | houveras | foras | estiveras |
tivera | houvera | fora | estivera |
tivéramos | houvéramos | fôramos | estivéramos |
tivéreis | houvéreis | fôreis | estivéreis |
tiveram | houveram | foram | estiveram |
Futuro do presente | |||
TER | HAVER | SER | ESTAR |
terei | haverei | serei | estarei |
terás | haverás | serás | estarás |
terá | haverá | será | estará |
teremos | haveremos | seremos | estaremos |
tereis | havereis | sereis | estareis |
terão | haverão | serão | estarão |
Futuro do pretérito | |||
TER | HAVER | SER | ESTAR |
teria | haveria | seria | estaria |
terias | haverias | serias | estarias |
teria | haveria | seria | estaria |
teríamos | haveríamos | seríamos | estaríamos |
teríeis | haveríeis | seríeis | estaríeis |
teriam | haveriam | seriam | estariam |
MODO SUBJUNTIVO |
|||
Presente | |||
TER | HAVER | SER | ESTAR |
tenha | haja | seja | esteja |
tenhas | hajas | sejas | estajas |
tenha | haja | seja | esteja |
tenhamos | hajamos | sejamos | estejamos |
tenhais | hajais | sejais | estejais |
tenham | hajam | sejam | estejam |
Pretérito imperfeito | |||
TER | HAVER | SER | ESTAR |
tivesse | houvesse | fosse | estivesse |
tivesses | houvesses | fosses | estivesses |
tivesse | houvesse | fosse | estivesse |
tivéssemos | houvéssemos | fôssemos | estivéssemos |
tivésseis | houvésseis | fôsseis | estivésseis |
tivessem | houvessem | fossem | Estivessem |
Futuro | |||
TER | HAVER | SER | ESTAR |
tiver | houver | for | estiver |
tiveres | houveres | fores | estiveres |
tiver | houver | for | estiver |
tivemos | houvermos | formos | estivermos |
tiverdes | houverdes | fordes | estiverdes |
tiverem | houverem | forem | estiverem |
MODO IMPERATIVO |
|||
Afirmativo | |||
TER | HAVER | SER | ESTAR |
Tem (tu) | Há (tu) | Sê (tu) | Está (tu) |
Tenha (você) | Haja (você) | Seja (você) | Esteja (você) |
Tenhamos (nós) | Hajamos (nós) | Sejamos (nós) | Estejamos (nós) |
Tende (vós) | Havei (vós) | Sede (vós) | Estai (vós) |
Tenham (vocês) | Hajam (vocês) | Sejam (vocês) | Estejam (vocês) |
Negativo | |||
TER | HAVER | SER | ESTAR |
Não tenhas (tu) | Há (tu) | Sê (tu) | Está (tu) |
Não tenha (você) | Haja (você) | Seja (você) | Esteja (você) |
Tenhamos (nós) | Hajamos (nós) | Sejamos (nós) | Estejamos (nós) |
Tende (vós) | Havei (vós) | Sede (vós) | Estai (vós) |
Tenham (vocês) | Hajam (vocês) | Sejam (vocês) | Estejam (vocês) |
Negativo | |||
TER | HAVER | SER | ESTAR |
Não tenhas (tu) | Há hajas (tu) | Não sejas (tu) | Está (tu) |
Não tenha (você) | Não haja (você) | Não seja (você) | Esteja (você) |
Não tenhamos (nós) | Não hajamos (nós) | Não sejamos (nós) | Não estejamos (nós) |
Não tenhais (vós) | Não hajais (vós) | Não sejais (vós) | Não estejais (vós) |
Não tenham (vocês) | Não hajam (vocês) | Não sejam (vocês) | Não estejam (vocês) |
Exercícios sobre locução verbal
Sumário do Quiz
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Perguntas:
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UNCISAL/2017)
Dadas as afirmativas relativas aos aspectos de formação e classificação dos verbos,
I. A locução verbal, presente no primeiro quadrinho, estrutura-se na voz ativa. Forma-se com a junção de um verbo auxiliar flexionado mais um verbo principal no particípio.
II. Em: “Deve haver algo…” (2º quadrinho), a locução verbal poderia ser flexionada caso o sujeito determinado estivesse no plural.
III. O verbo “ser” (3º quadrinho), por apresentar mais de um radical quando conjugado, é considerado anômalo. verifica-se que está(ão) correta(s)
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UNINORTE AC/2017)
Em relação aos aspectos linguísticos presentes nessa tira, é correto afirmar:
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(FGV /2016)
Leia a seguinte frase:
O que os olhos não virem o seu coração não vai sentir.
Considere as seguintes afirmações sobre essa frase, utilizada em uma propaganda de software para empresas:
I. Contém um erro de conjugação verbal, no uso de “virem” em lugar de “verem”.
II. Expressa ideia de futuro por meio da locução “vai sentir”, que equivale a “sentirá”.
III. Resulta de uma reelaboração de um conhecido provérbio popular.
Está correto apenas o que se afirma em
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UNIT AL/2016)
1 Atualmente, além da expectativa de vida nos países 2 mais desenvolvidos está próximo dos 80 anos, descobrir 3 doenças e curá-las antes do nascimento é uma realidade.
4 O desenvolvimento da ciência e da tecnologia tem 5 acarretado diversas transformações na sociedade 6 contemporânea, refletindo em mudanças nos níveis 7 econômico, político e social. É comum considerarmos 8 a ciência e a tecnologia como motores de progresso, 9 que proporcionam não só o desenvolvimento do saber 10 humano, mas também uma evolução para o homem. 11 Vistas dessa forma, subentende-se que ambas trarão 12 somente benefícios à humanidade. Porém confiar 13 excessivamente na ciência e na tecnologia e identificá-las 14 com seus produtos, isso pode ser perigoso, pois 15 supõe um distanciamento delas em relação às questões 16 com que se envolvem. (Bazzo, 1998). Por outro lado, as 17 finalidades e os interesses sociais, políticos, militares e 18 econômicos que resultam no impulso dos usos de 19 novas tecnologias são também os que implicam 20 enormes riscos, porquanto o desenvolvimento 21 científico-tecnológico e seus produtos não são 22 independentes de seus interesses. (Bazzo, 1998).
23 Apesar de os meios de comunicação estarem 24 disseminando os pontos preocupantes do desenvolvimento 25 científico-tecnológico — como a produção de alimentos 26 transgênicos, as possibilidades de problemas na 27 construção de usinas nucleares, o tratamento ainda 28 precário do lixo e outros — muitos cidadãos ainda têm 29 dificuldades em perceber por que se está comentando 30 sobre tais assuntos e em que eles poderiam causar 31 problemas, em curto ou longo prazo. Mal sabem as 32 pessoas que, por detrás de grandes promessas de 33 avanços tecnológicos, podem se esconder lucros e 34 interesses das classes dominantes. Essas impõem 35 seus interesses, persuadindo, muitas vezes, as classes 36 menos favorecidas, cujas necessidades deixam de ser 37 atendidas.
38 As pessoas precisam ter acesso à ciência e à 39 tecnologia não somente no sentido de entender e utilizar 40 os artefatos e mentefatos (grifo nosso) como produtos 41 ou conhecimentos, mas também de opinar sobre o uso 42 desses produtos, percebendo que não são neutros, nem 43 definitivos, tampouco absolutos.
PINHEIRO, Nilceia Aparecida Maciel; SILVEIRA, Rosemari M. C. Foggiatto; BAZZO,
Walter Antônio. O contexto científico-tecnológico e social acerca de uma abordagem crítico-reflexiva:perspectiva e enfoque. Disponível em:<http://www.rieoei.org/deloslectores/2846Maciel. pdf>. Acesso em: 23 ago. 2015. Com ajustes.Existe correspondência entre a forma verbal transcrita e o que dela se afirma em
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(IFSC/2015)
Tendo em vista a leitura do texto, leia e analise as afirmações abaixo:
I. O texto é uma tirinha, veiculada preferencialmente em jornais e revistas; envolve linguagem verbal e não-verbal, e pretende satirizar o homem brasileiro contemporâneo, o qual é representado por Hagar.
II. No segundo quadrinho, em “O que um plebeu como…”, se o amigo fizesse a pergunta referindo-se a uma pessoa do gênero feminino, os termos em destaque deveriam ser substituídos por “uma plebeia”.
III. Ao pronunciar a palavra “trono” para dizer ao amigo onde Hagar estava, Helga a utiliza em sentido denotativo.
IV. No diálogo das personagens, há erro gramatical nas palavras: “cadê” e “tá”, deveriam estar escritos, obrigatoriamente, na norma padrão da língua, devido ao grau de formalidade da situação.
V. Na pergunta que o amigo de Hagar faz a Helga, “O que um plebleu como o Hagar tá fazendo no trono?”, os termos em destaque são classificados, respectivamente, como artigo indefinido e locução verbal.
Assinale a alternativa CORRETA.
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(Fac. Cultura Inglesa SP/2014)
Leia a tira de Adão Iturrusgarai.
No primeiro quadrinho, na fala da personagem, a locução verbal Acabo de lançar expressa uma ação de
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(FGV /2012)
OS CAVALINHOS CORRENDO…
1– Eu não queria que terminasse assim.
2Ouvi muitas vezes a frequentadores de cinema esse comentário ao filme a que acabavam de 3assistir. A fita lhes agradara até certo trecho, ia tudo muito bem… mas findava de um jeito que 4desiludira o espectador. E, mais poderosa que tudo, erguia-se, dura e inflexível, a sua inconformação:
5– Eu não queria que terminasse assim.
6Isto me ocorre a propósito de um poema – o “Rondó dos Cavalinhos”, de Manuel Bandeira. 7Também na poesia, que é vida, e vida funda, há da parte do leitor o direito de querer torcer a direção 8das coisas, para ajeitá-las ao mundo particular da sua sensibilidade. O leitor de poesia pode muito 9bem não querer que o poema tenha acabado assim… E pode até não querer que o poeta haja sentido 10ou pensado assim como pensou ou sentiu.
11Este último caso é o meu em relação àquele poema de Bandeira. Uns versos batizados “Rondó 12dos Cavalinhos” e que principiam desta maneira:
13“Os cavalinhos correndo”…
14– que lembrança viriam suscitar em mim? A de uma corrida de pequenos cavalos, ou mesmo de 15cavalos grandes liricamente reduzidos a cavalinhos? Não. O que esses versos num momento me 16trouxeram aos olhos foram os cavalinhos do carrossel, aqueles cavalinhos de pau, firmemente presos, 17e em que, no entanto, a gente realizava as mais prodigiosas viagens, imensas viagens circulares 18obrigadas a música de harmônica, e com paisagens humanas – pessoas que em redor nos fitavam, 19encantadas, talvez invejosas.
20Ora, a imaginação, escanchada nesses cavalinhos da meninice não quis mais apear-se, não ouviu 21o apito que anunciava o fim da corrida. A corrida era longa, muito longa, sem fim: “Os cavalinhos 22correndo”… E, ao passo que o mundo se enchia desse lirismo infantil, a gente grande, os homens 23feitos e práticos, alheios a cavalinhos, comiam, grosseiros como cavalões: “E nós, cavalões, comendo”…
14Ora, Manuel Bandeira, o suposto dono do poema, disse-me que este nada tem que ver com os 25cavalinhos de carrossel; refere-se aos cavalos do Jóquei Clube. Os versos foram escritos após um 26almoço de despedida a Alfonso Reyes no restaurante do hipódromo da Gávea. Enquanto se 27banqueteavam, os cavalões assistiam à corrida dos cavalos de carne e osso, a alguma distância. 28Naturalmente a distância, aliada à ternura pelos bichos que se matavam para gozo ou proveito dos 29homens, apequenava-os poeticamente em cavalinhos. E, vendo aquilo, Bandeira teria começado a 30ver também o mundo correr, girar, como giravam os animais na pista.
31Assim, ou mais ou menos assim, se formou o poema na fantasia de Bandeira. São estes os seus 32cavalinhos.
33Assim como assim, se há um poema carregado de sugestões líricas bastantes para lhe 34assegurarem grande colaboração leitores, será esse “Rondó dos Cavalinhos”.
Aurélio Buarque de Holanda. http://www. Academia.org.br/abl . Adaptado.
Sobre os verbos empregados nesse texto, é correto afirmar:
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UECE/2018)
Envelhecer
Arnaldo Antunes
01 A coisa mais moderna que existe nessa vida
02 é envelhecer
03 A barba vai descendo e os cabelos vão
04 caindo pra cabeça aparecer
05 Os filhos vão crescendo e o tempo vai
06 dizendo que agora é pra valer
07 Os outros vão morrendo e a gente
08 aprendendo a esquecer
09 Não quero morrer pois quero ver
10 Como será que deve ser envelhecer
11 Eu quero é viver pra ver qual é
12 E dizer venha pra o que vai acontecer
13 Eu quero que o tapete voe
14 No meio da sala de estar
15 Eu quero que a panela de pressão pressione
16 E que a pia comece a pingar
17 Eu quero que a sirene soe
18 E me faça levantar do sofá
19 Eu quero pôr Rita Pavone
20 No ringtone do meu celular
21 Eu quero estar no meio do ciclone
22 Pra poder aproveitar
23 E quando eu esquecer meu próprio nome
24 Que me chamem de velho gagá
25 Pois ser eternamente adolescente nada é
26 mais démodé
27 Com uns ralos fios de cabelo sobre a testa
28 que não para de crescer
29 Não sei por que essa gente vira a cara pro
30 presente e esquece de aprender
31 Que felizmente ou infelizmente sempre o
32 tempo vai correr
Disponível em https://www.vagalume.
com.br/arnaldoantunes/ envelhe-
cer.html. Acesso: 22/9/17.Sobre as locuções verbais presentes na primeira estrofe da canção (“vai descendo”, “vão caindo”, “vão crescendo”, “vai dizendo”, “vão morrendo”), NÃO é lícito afirmar que
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UNEMAT MT/2018)
Nas três primeiras falas das personagens da tira Politicopatas, de CJ, o verbo ir é empregado em locuções verbais, ou seja, funciona como auxiliar do verbo principal.
Considerando os verbos principais estudar, brincar, dar, assinale a alternativa que equivale à substituição das locuções verbais da tirinha pelos verbos principais, de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(PUCCamp SP/2015)
Um antigo ditado popular diz que “quem tem amigos tem tudo” e a Ciência tem demonstrado que é a mais absoluta verdade. A amizade permite encarar a vida com mais leveza, passar por cima de tabus e preconceitos, dividir experiências, rir das adversidades, ter apoio mútuo e enfrentar problemas com mais segurança. Essa poderosa ferramenta, que causa impacto e torna melhor a vida de cada indivíduo pode, segundo diversos estudos conduzidos pelo mundo, promover e beneficiar a saúde, ajudar a combater doenças, como a depressão, reduzir o estresse e aumentar a expectativa de vida.
Realizada na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, uma dessas pesquisas revela que indivíduos que mantêm contatos próximos com outras pessoas estão mais imunes a doenças, ao contrário de pessoas solitárias, que tendem a ser indefesas, não ter boas noites de sono e sofrer mais com os problemas do dia a dia. Outra pesquisa norte-americana, desenvolvida em 2010 pela Universidade de Brigham Young, em Utah, garante que estar na presença de amigos eleva em 50% a chance de viver mais. Para o professor doutor em Psicobiologia Ricardo Monezi, pesquisador da Unidade de Medicina Comportamental da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), as relações de amizade influenciam na qualidade de vida em diversas dimensões.
(ORTIZ, Fernanda. Amigos fazem bem à saúde, especial para a
publicação Super Saudável, nº 63, julho a setembro de 2014. p. 26)É correto afirmar que, no primeiro parágrafo,
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Sobre o(a) autor(a):
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Andressa da Costa Farias para o Blog do Enem. Andressa é formada em Letras Português e Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Maria. E atualmente cursa Doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Colabora eventualmente escrevendo crônicas para o jornal Diário de Santa Maria (RS) das quais posta no blog pessoal: www.andressacf.blogspot.com Facebook: https://www.facebook.com/andressa.dacostafarias