Conheça as principais mudanças nas regras de acentuação das palavras ocorridas na nossa língua a partir do Novo Acordo Ortográfico, vigente desde 2009. Um conteúdo indispensável para a resolução das questões de Linguagens e para a escrita da redação do Enem.
O objetivo deste post é expor, de maneira objetiva, as alterações introduzidas pelo Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O texto aborda as mudanças nas regras de acentuação das palavras. Você também pode ver as mudanças na grafia das palavras 🙂
Para uma melhor organização e para uma exploração didática do conteúdo, dividimos as principais mudanças ocorridas na acentuação das palavras em seis categorias. Entretanto, como é muito comum na nossa língua, você perceberá que algumas dessas regras possuem exceções.
Isso exige de nós, usuários da língua portuguesa, uma atenção redobrada, principalmente quando estamos produzindo um texto.
Introdução às regras de acentuação
Confira agora com a professora Mercedes Bonorino, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo básico sobre as novas regras de acentuação:
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Acentuação dos ditongos
Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba).
Como era |
Como fica |
alcalóide | alcaloide |
alcatéia | alcateia |
andróide | androide |
apóia (verbo apoiar) | apoia |
apóio (verbo apoiar) | apoio |
asteróide | asteroide |
bóia | boia |
celulóide | celuloide |
clarabóia | claraboia |
colméia | colmeia |
Coréia | Coreia |
debilóide | debiloide |
epopéia | epopeia |
estóico | estoico |
estréia | estreia |
estréio (verbo estrear) | estreio |
geléia | geleia |
heróico | heroico |
idéia | ideia |
jibóia | jiboia |
jóia | joia |
odisséia | odisseia |
paranóia | paranoia |
paranóico | paranoico |
platéia | plateia |
tramóia | tramoia |
Atenção: essa regra é válida somente para palavras paroxítonas. Assim, continuam a ser acentuadas as palavras oxítonas terminadas em éis, éu, éus, ói, óis. Exemplos: papéis, herói, heróis, troféu, troféus.
Palavras paroxítonas
Nas palavras paroxítonas, não se usa mais o acento no i e no u tônicos quando vierem depois de um ditongo.
Como era | Como fica |
baiúca | baiuca |
bocaiúva | bocaiuva |
cauíla | cauila |
feiúra | feiura |
Atenção: se a palavra for oxítona e o “i” ou o “u” estiverem em posição final (ou seguidos de “s”), o acento permanece. Exemplos: tuiuiú, tuiuiús, Piauí.
Palavras terminadas em eem e oo
Com o novo acordo ortográfico, Não se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôo(s).
Como era | Como fica |
abençôo | abençoo |
crêem (verbo crer) | creem |
dêem (verbo dar) | deem |
dôo (verbo doar) | doo |
enjôo | enjoo |
lêem (verbo ler) | leem |
magôo (verbo magoar) | magoo |
perdôo (verbo perdoar) | perdoo |
povôo (verbo povoar) | povoo |
vêem (verbo ver) | veem |
vôos | voos |
zôo | zoo |
Acento diferencial
Não se usa mais o acento que diferenciava os pares pára/para, péla(s)/ pela(s), pêlo(s)/pelo(s), pólo(s)/polo(s) e pêra/pera.
Como era | Como fica |
Ele pára o carro. | Ele para o carro. |
Ela foi ao pólo Sul. | Ela foi ao polo Sul. |
Nós gostamos de jogar pólo. | Nós gostamos de jogar polo. |
Minha gata tem pêlos brancos. | Minha gata tem pelos brancos. |
Comi duas pêras. | Comi duas peras. |
Atenção:
- Permanece o acento diferencial em pôde/pode. Pôde é a forma do passado do verbo poder (pretérito perfeito do indicativo), na 3ª pessoa do singular. Pode é a forma do presente do indicativo, na 3ª pessoa do singular.
Exemplo: Ontem, ele não pôde sair mais cedo, mas hoje ele pode.
- Permanece o acento diferencial em pôr/por. Pôr é verbo. Por é preposição.
Exemplo: Vou pôr o livro na estante que foi feita por mim.
- Permanecem os acentos que diferenciam o singular do plural dos verbos ter e vir, assim como de seus derivados (manter, deter, reter, conter, convir, intervir, advir, etc.).
Exemplos:
Ele tem dois cachorros. / Eles têm dois cachorros.
Ele vem de Macapá. / Eles vêm de Macapá.
Ele mantém a decisão. / Eles mantêm a decisão.
Ela convém aos estudantes. / Elas convêm aos estudantes.
Ela detém o poder. / Elas detêm o poder.
Ele intervém em todas as ocasiões. / Eles intervêm em todas as ocasiões.
- É facultativo o uso do acento circunflexo para diferenciar as palavras forma/fôrma. Em alguns casos, o uso do acento deixa a frase mais clara.
Veja este exemplo: Qual é a forma da fôrma do bolo?
Acento agudo
Não se usa mais o acento agudo no u tônico das formas (tu) arguis, (ele) argui, (eles) arguem, do presente do indicativo dos verbos arguir e redarguir.
Há uma variação na pronúncia dos verbos terminados em guar, quar e quir, como aguar, averiguar, apaziguar, desaguar, enxaguar, obliquar, delinquir, etc. Esses verbos admitem duas pronúncias em algumas formas do presente do indicativo, do presente do subjuntivo e também do imperativo.
Veja:
a) se forem pronunciadas com “a” ou “i” tônicos, essas formas devem ser acentuadas. Exemplos:
- verbo enxaguar: enxáguo, enxáguas, enxágua, enxáguam; enxágue, enxágues, enxáguem.
- verbo delinquir: delínquo, delínques, delínque, delínquem; delínqua, delínquas, delínquam.
b) se forem pronunciadas com “u” tônico, essas formas deixam de ser acentuadas.
Exemplos (a vogal sublinhada é tônica, isto é, deve ser pronunciada mais fortemente que as outras):
- verbo enxaguar: enxaguo, enxaguas, enxagua, enxaguam; enxague, enxagues, enxaguem.
- verbo delinquir: delinquo, delinques, delinque, delinquem; delinqua, delinquas, delinquam.
Atenção: no Brasil, a pronúncia mais corrente é a primeira, aquela com “a” e “i” tônicos.
As regras básicas de Ortografia
Aproveite o embalo desta revisão sobre as regras de acentuação dentro do Novo Acordo Ortográfico, e veja também as mudanças básicas de Ortografia:
Exercícios sobre acentuação no novo acordo ortográfico
Sumário do Quiz
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(FGV /2018)
Com base nas regras atuais de acentuação da língua, considere que as frases das alternativas possam ser manchetes jornalísticas e assinale aquela em que o enunciado apresenta ambiguidade no uso do termo em destaque.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre as regras de acentuação gráfica para acertar na hora da prova!
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(IFRS/2018)
Capítulo 39
01 Visitei algumas vezes o Egito subindo o Nilo, partindo do Cairo até chegar de barco a Luxor, __ 02 monumental capital religiosa dos faraós. É um percurso de uns sete dias, e o barco sempre faz 03 escalas, momento em que os turistas têm __ oportunidade de visitar os monumentos dessa fascinante 04 civilização. Na última escala de uma dessas viagens, atracamos em Luxor no fim da tarde, e aproveitei 05 para descer, acompanhado por um guia, e me sentar num café, em uma pequena aldeia próxima __ 06 cidade.
07 __ brisa estava fresca, e eu descansava prazerosamente do calor pesado do dia, distante do 08 movimento dos turistas, bebendo um chá, cercado pelos habitantes do lugar, que conversavam e 09 fumavam seus narguilés, enquanto cabras e crianças circulavam incessantemente.
10 De repente, uma banda de uns 15 componentes parou em frente ao café, tocando uma música 11 magnífica. A melodia era de origem árabe, mas tinha um acompanhamento rítmico que era muito 12 similar ao samba de roda da Bahia. Ao retornar __ noite para o barco, contei para a guia que nos 13 acompanhava na viagem, uma professora de história da Universidade do Cairo, da minha surpresa 14 com __ semelhança entre os dois ritmos. Para meu espanto, a guia contou que não era tão 15 surpreendente assim, pois até o século IX vivia, no lugar que hoje é o sul do Egito e o Norte do Sudão, 16 um povo chamado iorubá, que, ao perder uma guerra, foi obrigado __ fugir e atravessou a África, até 17 chegar __ Nigéria trezentos anos mais tarde, no século XII, não mais como povo, por ter se 18 disseminado no percurso, porém como tribo, sendo os homens negociados tempos depois pelas tribos 19 locais como escravos, com destino ao Brasil e a Cuba.
MIDANI, André. Do vinil ao download.
Rio de janeiro: Nova Fronteira, 2015. Adaptado.Observe as afirmativas a seguir.
I. têm (Ref. 03) recebe acento circunflexo, pois o sujeito desse verbo está no plural.
II. última (Ref. 04), música (Ref. 10), magnífica (Ref. 11), árabe (Ref. 11) e rítmico (Ref. 11) são acentuadas graficamente pela mesma razão.
III. história (Ref. 13), século (Ref. 15) e iorubá (Ref. 16) são acentuadas graficamente pela mesma razão.
Está(ão) correta(s)
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre as regras de acentuação gráfica para acertar na hora da prova!
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(IFSC/2018)
A indústria tecnológica se desenvolveu muito nos últimos anos. Com isso, a quantidade e a qualidade dos produtos eletrônicos supreendem cada dia mais os consumidores.
Sabendo-se que as palavras em destaque receberam acentos gráficos por serem proparoxítonas, em qual alternativa há somente palavras cujos acentos foram empregados com base na mesma regra de acentuação?
Assinale a alternativa CORRETA.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre as regras de acentuação gráfica para acertar na hora da prova!
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(IFSC/2017)
Orgânicos: definição, composto e como fazer a compostagem
SUA HISTÓRIA
1 A matéria orgânica é definida biologicamente como matéria de origem animal ou vegetal e 2 geologicamente como compostos de origem orgânica, encontrados sob a superfície do solo. Os 3 papéis, que são feitos com fibra vegetal, também são considerados matéria orgânica, porém, 4 trataremos dele separadamente. 5 Falaremos aqui do aproveitamento de restos de comida (cascas de frutas e verduras, 6 folhas, talo, etc) para a fertilização do solo, num processo conhecido como compostagem.
COMPOSTAGEM: A RECICLAGEM NA NATUREZA
7 A compostagem é um processo de transformação que pode ser executado com parte do 8 nosso lixo doméstico resultando em um excelente adubo para ser utilizado em hortas, vasos de 9 plantas, jardins ou algum terreno que você tenha disponível. Este é um dos métodos mais 10 antigos de reciclagem no qual imitamos os processos da natureza para melhorarmos a terra. 11 O conceito de resíduo na natureza passou a existir com a sua excessiva geração aliada à 12 crescente produção e uso de materiais sintéticos que não se degradam facilmente, além da 13 utilização de substâncias químicas perigosas, como tintas, solventes e metais pesados 14 utilizados em baterias, entre outras (FIGUEIREDO, 1995).
15 Dos resíduos gerados no estado do Rio de Janeiro, cerca de 52% são orgânicos, contra 16 44% de recicláveis e 4% de rejeitos. Em 20 anos, a porcentagem de lixo orgânico aumentou 17 16%. (COMLURB, 2001). É importante ressaltar que nem todos os 52% podem ser 18 compostados. O conceito de resíduo na natureza passou a existir com a sua excessiva geração 19 aliada à crescente produção e uso de materiais sintéticos que não se degradam facilmente, 20 além da utilização de substâncias químicas perigosas, como tintas, solventes e metais pesados 21 utilizados em baterias, entre outras (FIGUEIREDO, 1995). Além disso, elementos químicos 22 perigosos ao meio ambiente e à saúde contaminam o composto e comprometem a sua 23 qualidade.
24 Segundo estudos feitos na Usina de Compostagem de Irajá, no Rio de Janeiro, existe cerca 25 de 5% de metais pesados por Kg de composto (AZEVEDO et all, 2003). Esse elevado 26 percentual de metal pesado e de material orgânico não compostável em nosso lixo retrata o 27 baixo percentual de resíduo orgânico que é transformado em composto, não só no Brasil, com 28 somente 1%, mas em países que já fazem a separação prévia de seus materiais, como a 29 Alemanha cujo índice chega a 5%. (BALERINI, 2000).
O QUE É COMPOSTO E COMPOSTAGEM?
30 O composto é um material escuro usado como um tipo de adubo também chamado de 31 terra preta ou húmus.
32 Compostagem é o processo de decomposição biológica da matéria orgânica contida em 33 resíduos animais ou vegetais. É feita por muitas espécies de microorganismos e animais 34 invertebrados que em presença de umidade e oxigênio, se alimentam dessa matéria e 35 propiciam que seus elementos químicos e nutrientes voltem a terra. Essa decomposição 36 envolve processos físicos e químicos que ocorrem em matas, parques e quintais. Os processos 37 físicos são realizados por invertebrados como ácaros, centopéias, besouros, minhocas, lesmas 38 e caracóis que transformam os resíduos em pequenas partículas. Já os processos químicos, 39 incluem a ação de bactérias, fungos e alguns protozoários que degradam os resíduos em 40 partículas menores, dióxido de carbono e água. Essa técnica vem sendo utilizada há mais de 41 cinco mil anos pelos chineses (FREIRE, 2003) e é uma prática utilizada em propriedades rurais.
Disponível em: http://www.recicloteca.org.br/material-reciclavel/
organicos/ Acesso em 7/9/2016. (Texto adaptado)O uso dos acentos é um recurso gráfico de que se dispõe para marcar a sílaba tônica de certas palavras. Sabe-se, no entanto, que nem todas as palavras recebem acento e que seu emprego depende de algumas regras específicas, dentre elas, a posição da sílaba tônica.
Com base nessas informações e nos seus conhecimentos sobre as regras de acentuação gráfica na língua portuguesa, assinale a alternativa CORRETA.
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(IFAL/2017)
Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela em que os vocábulos são acentuados graficamente por serem oxítonos.
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(IFAL/2017)
Quanto à acentuação gráfica das palavras em português padrão, marque a alternativa que traz uma informação errada.
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(IFRS/2017)
01 A detração não é, necessariamente, uma mentira. Pode ser verdadeira ou falsa. O que marca a 02 detração é a intenção de atacar, de diminuir, de jogar lama no alvo do meu veneno. Depreciar, como já 03 insinuamos, significa elevar a minha posição. Essa é a chave do sucesso do detrator. A infâmia 04 anunciada pelo narrador pode nascer de fato concreto e comprovado. Pode ser invenção absoluta. O 05 objetivo é o mesmo: quero arranhar ou quebrar o vítreo telhado alheio. O importante é puxar bem para 06 baixo, desnudar histórias, atacar. Bem, por definição a expressão puxar para baixo implica reconhecer 07 que estou abaixo de quem falo mal. Esse é um dos problemas do falar mal: ele reconhece que me 08 sinto abaixo ou, ao menos, que desejo estar por cima ao falar mal.
09 Todos somos capazes de atos de bondade e abnegação. Hitler amava cachorros e defendia 10 dieta vegetariana. Hitler matou milhares. A ternura, mesmo na mais infame criatura, fala de nós e 11 nossos valores. Porém, nada deixa mais evidente minha personalidade do que o tipo de comentário 12 que faço, especialmente o maldoso.
13 Observe um discurso de formatura. Falamos bem das pessoas e da instituição. Agradecemos a 14 nossos excelentes professores, homenageamos nossos amados pais e indicamos ___ qualidades 15 excelsas daquela turma. Gostaríamos de ouvir isso. Achamos indelicado alguém ser crítico naquela 16 hora de consagração. Mas… A maioria dos rostos está entediada. Os elogios emocionam alguém, mas 17 entediam. As virtudes, reais ou retóricas, não prendem muito a atenção. […]
18 A fofoca é anárquica e cresce em progressão geométrica. No boca-a-boca clássico e presencial 19 ou nas redes sociais, ela escapa ___ qualquer controle. Tememos tudo o que foge ___ nossa 20 supervisão. Calúnia é comparada ___ um travesseiro de penas aberto em torre alta. Uma vez iniciada, 21 entra em modo aleatório.
KARNAL, Leandro. A detração: breve ensaio sobre o maldizer.
São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2016. p. 15-17.Qual palavra NÃO é acentuada pela mesma regra que rege a acentuação de “calúnia”?
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(FCM PB/2016)
Assinale a alternativa em que as palavras são acentuadas pela mesma razão:
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(IFAL/2016)
À beira da extinção, ave saíra apunhalada tem rara chance de se recuperar na natureza
A saíra apunhalada (o nome faz referência à mancha vermelha no peito do pássaro, que se assemelha a uma “punhalada”) é uma ave simpática de dez centímetros, com plumagem branca e cinza. A alcunha, que na origem só fazia referência ao visual da espécie, agora serve bem como indicação simbólica do perigo pelo qual passa a saíra: estimativas indicam que só existem 50 delas na natureza. Para protegê-la, ONGs e órgãos ambientalistas do governo lutam para que seja criada uma reserva florestal de 5 mil hectares na região serrana capixaba.
A saíra apunhalada vive em bandos e se alimenta de pequenos insetos e frutos. Ela vive no alto de florestas da Mata Atlântica, e está aí a sua maior fraqueza, já que 90% dessa vegetação foi destruída pelo homem. A ave, que também era encontrada em Minas Gerais, hoje só pode ser vista no Espírito Santo.
“A extinção está associada à destruição secular da Mata Atlântica, porque a espécie só sobrevive em florestas muito bem conservadas”, diz o biólogo Edson Ribeiro Luiz, coordenador de projetos da SAVE Brasil, ONG ligada à Bird Life International, que tem como foco a proteção das aves brasileiras. “Em território capixaba, onde existe apenas um bloco de vegetação preservado, elas tendem a ficar ilhadas.”
A luta para proteger a ave ganhou força no mês passado, quando aconteceu no Estado o Avistar, principal evento de observação de pássaros do país. Tendo na saíra apunhalada o seu símbolo, a festa foi o incentivo que faltava para que o Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA) estabelecesse o prazo de março de 2016 para a constituição da reserva. A decisão final, porém, continua nas mãos do governo.
(Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/ambientalistaspressionam
– governo-capixaba-a-proteger-ave-sairaapunhalada>. Acesso em 13/11/2015. Texto adaptado)Quanto à acentuação das palavras, assinale a afirmação verdadeira.
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(IFSC/2019)
Passamos a vida em só 25 lugares
Já teve vontade de explorar novos ares e, quando deu por si, estava no mesmo boteco de sempre? Esses “horizontes limitados” são universais, de acordo com matemáticos da Universidade e Londres. Não importa se você é um jovem executivo ou um jogador de futevôlei aposentado – segundo cientistas, qualquer pessoa é capaz de frequentar, no máximo 25 lugares. Entram nessa conta todos os locais visitados duas vezes por semana, por pelo menos 10 minutos. O ponto de ônibus, portanto, já desconta dos 25 totais. Isso para quem é popular: 25 é o recorde alcançado por aqueles que mantêm uma rede grande de amigos. Para os introvertidos, os horizontes são ainda mais fechados.
(Ana Carolina Leonardi. Superin-
teressante, edição 392, agosto
de 2018, p.10.)Quanto às regras de acentuação, assinale a alternativa CORRETA.
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Sobre o(a) autor(a):
Texto produzido pelo Professor João Paulo Prilla para o Curso Enem Gratuito. JP é licenciado em Letras- Português, Inglês e respectivas Literaturas (2010) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões e mestrando em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Ministra aulas de Literatura, Língua Portuguesa e Redação em escolas da Grande Florianópolis desde 2011.