Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa: mudanças nas regras de acentuação

Conheça as principais mudanças nas regras de acentuação das palavras ocorridas na nossa língua a partir do Novo Acordo Ortográfico, vigente desde 2009. Um conteúdo indispensável para a resolução das questões de Linguagens e para a escrita da redação do Enem.

O objetivo deste post é expor, de maneira objetiva, as alterações introduzidas pelo Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O texto aborda as mudanças nas regras de acentuação das palavras. Você também pode ver as mudanças na grafia das palavras 🙂

Para uma melhor organização e para uma exploração didática do conteúdo, dividimos as principais mudanças ocorridas na acentuação das palavras em seis categorias. Entretanto, como é muito comum na nossa língua, você perceberá que algumas dessas regras possuem exceções.

Isso exige de nós, usuários da língua portuguesa, uma atenção redobrada, principalmente quando estamos produzindo um texto.

Introdução às regras de acentuação

Confira agora com a professora Mercedes Bonorino, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo básico sobre as novas regras de acentuação:

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Acentuação dos ditongos

Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba).

novo acordo ortográfico

Como era

Como fica
alcalóide alcaloide
alcatéia alcateia
andróide androide
apóia (verbo apoiar) apoia
apóio (verbo apoiar) apoio
asteróide asteroide
bóia boia
celulóide celuloide
clarabóia claraboia
colméia colmeia
Coréia Coreia
debilóide debiloide
epopéia epopeia
estóico estoico
estréia estreia
estréio (verbo estrear) estreio
geléia geleia
heróico heroico
idéia ideia
jibóia jiboia
jóia joia
odisséia odisseia
paranóia paranoia
paranóico paranoico
platéia plateia
tramóia tramoia

Atenção: essa regra é válida somente para palavras paroxítonas. Assim, continuam a ser acentuadas as palavras oxítonas terminadas em éis, éu, éus, ói, óis. Exemplos: papéis, herói, heróis, troféu, troféus.

Palavras paroxítonas

Nas palavras paroxítonas, não se usa mais o acento no i e no u tônicos quando vierem depois de um ditongo.

Como era Como fica
baiúca baiuca
bocaiúva bocaiuva
cauíla cauila
feiúra feiura

Atenção: se a palavra for oxítona e o “i” ou o “u” estiverem em posição final (ou seguidos de “s”), o acento permanece. Exemplos: tuiuiú, tuiuiús, Piauí.

novo acordo ortográfico

Palavras terminadas em eem e oo

Com o novo acordo ortográfico, Não se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôo(s).

novo acordo ortográfico

Como era Como fica
abençôo abençoo
crêem (verbo crer) creem
dêem (verbo dar) deem
dôo (verbo doar) doo
enjôo enjoo
lêem (verbo ler) leem
magôo (verbo magoar) magoo
perdôo (verbo perdoar) perdoo
povôo (verbo povoar) povoo
vêem (verbo ver) veem
vôos voos
zôo zoo

Acento diferencial

Não se usa mais o acento que diferenciava os pares pára/para, péla(s)/ pela(s), pêlo(s)/pelo(s), pólo(s)/polo(s) e pêra/pera.

Como era Como fica
Ele pára o carro. Ele para o carro.
Ela foi ao pólo Sul. Ela foi ao polo Sul.
Nós gostamos de jogar pólo. Nós gostamos de jogar polo.
Minha gata tem pêlos brancos. Minha gata tem pelos brancos.
Comi duas pêras. Comi duas peras.

Atenção:

  • Permanece o acento diferencial em pôde/pode. Pôde é a forma do passado do verbo poder (pretérito perfeito do indicativo), na 3ª pessoa do singular. Pode é a forma do presente do indicativo, na 3ª pessoa do singular.

Exemplo: Ontem, ele não pôde sair mais cedo, mas hoje ele pode.

  • Permanece o acento diferencial em pôr/por. Pôr é verbo. Por é preposição.

Exemplo: Vou pôr o livro na estante que foi feita por mim.

  • Permanecem os acentos que diferenciam o singular do plural dos verbos ter e vir, assim como de seus derivados (manter, deter, reter, conter, convir, intervir, advir, etc.).

Exemplos:

Ele tem dois cachorros. / Eles têm dois cachorros.

Ele vem de Macapá. / Eles vêm de Macapá.

Ele mantém a decisão. / Eles mantêm a decisão.

Ela convém aos estudantes. / Elas convêm aos estudantes.

Ela detém o poder. / Elas detêm o poder.

Ele intervém em todas as ocasiões. / Eles intervêm em todas as ocasiões.

  • É facultativo o uso do acento circunflexo para diferenciar as palavras forma/fôrma. Em alguns casos, o uso do acento deixa a frase mais clara.

Veja este exemplo: Qual é a forma da fôrma do bolo?

Acento agudo

Não se usa mais o acento agudo no u tônico das formas (tu) arguis, (ele) argui, (eles) arguem, do presente do indicativo dos verbos arguir e redarguir.

Há uma variação na pronúncia dos verbos terminados em guar, quar e quir, como aguar, averiguar, apaziguar, desaguar, enxaguar, obliquar, delinquir, etc. Esses verbos admitem duas pronúncias em algumas formas do presente do indicativo, do presente do subjuntivo e também do imperativo.

Veja:

a) se forem pronunciadas com “a” ou “i” tônicos, essas formas devem ser acentuadas. Exemplos:

  • verbo enxaguar: enxáguo, enxáguas, enxágua, enxáguam; enxágue, enxágues, enxáguem.
  • verbo delinquir: delínquo, delínques, delínque, delínquem; delínqua, delínquas, delínquam.

b) se forem pronunciadas com “u” tônico, essas formas deixam de ser acentuadas.

Exemplos (a vogal sublinhada é tônica, isto é, deve ser pronunciada mais fortemente que as outras):

  • verbo enxaguar: enxaguo, enxaguas, enxagua, enxaguam; enxague, enxagues, enxaguem.
  • verbo delinquir: delinquo, delinques, delinque, delinquem; delinqua, delinquas, delinquam.

Atenção: no Brasil, a pronúncia mais corrente é a primeira, aquela com “a” e “i” tônicos.

As regras básicas de Ortografia

Aproveite o embalo desta revisão sobre as regras de acentuação dentro do Novo Acordo Ortográfico, e veja também as mudanças básicas de Ortografia:

Exercícios sobre acentuação no novo acordo ortográfico

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Sobre o(a) autor(a):

Texto produzido pelo Professor João Paulo Prilla para o Curso Enem Gratuito. JP é licenciado em Letras- Português, Inglês e respectivas Literaturas (2010) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões e mestrando em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Ministra aulas de Literatura, Língua Portuguesa e Redação em escolas da Grande Florianópolis desde 2011.

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