A condição para existência de um triângulo é a seguinte: a soma das medidas de dois lados deve ser maior que a medida do terceiro lado. Veja mais!
Os triângulos são extremamente famosos na matemática. Desde pequenos os estudamos e visualizamos, mas nem sempre nos preocupamos com detalhes mais profundos. Estudamos, por exemplo, a definição de triângulo, seus elementos, ângulos, perímetro e área. Mas, muitas vezes nos esquecemos de algo fundamental: a condição de existência de um triângulo.
Mas o que é essa tal condição de existência? Simplesmente é a condição que faz com que o triângulo exista. Mas ok, falar só isso não é suficiente, concorda?
O que é um triângulo
Sendo assim, antes de detalharmos o conteúdo mais específico dessa aula, é importante relembrar a definição de triângulo e seus elementos.
Dados três pontos A, B e C não colineares (que não pertencem à mesma reta), chamamos de triângulo a união dos segmentos , e .
Os pontos A, B e C são chamados de vértice do triângulo, e os segmentos , e são chamados de lados do triângulo.
A notação para este triângulo é ΔABC. Também podemos denotar esse triângulo de outras formas, por exemplo: ΔACB ou ΔBAC. Ou seja, a notação para o triângulo é um Δ seguido dos três vértices do triângulo, não importando a ordem dos mesmos.
Observe o triângulo representado na imagem em seguida.
Perceba na figura acima que o lado é oposto ao vértice A, o lado é oposto ao vértice C, e o lado é oposto ao vértice B. Com isso, podemos adotar a seguinte nomenclatura para os lados do triângulo:
E, assim, o triângulo da figura 1 pode ser representado da seguinte forma:
Em muitas questões, as letras a, b e c são substituídas por números. Esse valor numérico é a chamada medida do lado do triângulo. E qual a relevância deste fato?
O ponto chave aqui é o seguinte: a condição de existência de um triângulo recai sobre essas medidas dos lados do triângulo.
Lembre-se que no começo do texto falamos que a condição de existência é o que faz o triângulo existir. Então, o que vale destacar aqui é o seguinte: não é qualquer conjunto de medidas dos lados do triângulo que fazem com que ele exista.
Condições de existência do triângulo
Mas, afinal, o que significa um triângulo existir? Significa ser capaz de ser construído.
Dando mais ênfase: é extremamente necessário se atentar aos possíveis valores das medidas dos lados do triângulo se quisermos que, de fato, o triângulo seja formado.
Vamos ao que interessa então:
Em todo triângulo, a medida de cada lado dele deve ser menor que a soma das medidas dos outros dois lados.
Essa relação descrita acima é conhecida como desigualdade triangular. Soa familiar para você?
Ela pode ser lida também da seguinte forma: em todo triângulo, a soma das medidas de dois lados deve ser maior que a medida do terceiro lado.
Voltando ao nosso triângulo genérico de lados a, b e c, temos então que cada lado satisfaz o seguinte:
a < b + c
b < a + c
c < a + b
Ou seja, essas três desigualdades precisam ser satisfeitas para que o triângulo seja formado.
Essas três desigualdades formam, portanto, a condição de existência de um triângulo.
Exemplo 1
Imagine que temos os valores 1 u.c (unidade de comprimento), 2 u.c e 5 u.c. Será que com esses valores é possível formarmos um triângulo?
Suponhamos que os lados desse triângulo que tentamos formar sejam dados pelas letras a, b e c, tais que a = 1, b = 2 e c = 5. Se esses valores satisfizerem a condição de existência, é possível formarmos um triângulo. Caso contrário, não será possível formarmos um triângulo.
Em seguida, vamos ao teste:
a < b + c ⇒ 1 < 2 + 5 ⇒ 1 < 7
b < a + c ⇒ 2 < 1 + 5 ⇒ 2 < 6
c < a + b ⇒ 5 < 1 + 2 ⇒ 5 < 3
Perceba que a última desigualdade não é satisfeita e, por isso, não conseguimos formar o triângulo com essas medidas de lados.
Veja na imagem abaixo o que acontece se tentarmos formar um triângulo com essas medidas.
Se você não está convencido/a de que não é possível formar um triângulo com esses três valores, faça você mesmo/a em casa.
Pegue um pedaço de papel e desenhe nele um segmento de reta. Faça esse segmento de reta ser a sua unidade de comprimento. Depois desenhe 2 unidades de comprimento e, por fim, desenhe 5 unidades de comprimento. No final, tente rotacionar seus comprimentos criados e verifique que eles não formarão um triângulo.
Exemplo 2
Agora, por outro lado, imagine que temos os valores 3 u.c, 3 u.c e 4 u.c. Será que com essas medidas é possível formarmos um triângulo?
Suponhamos agora que a = 3, b = 3 e c = 4. Vamos tentar formar o triângulo verificando a condição de existência:
a < b + c ⇒ 3 < 3 + 4 ⇒ 3 < 7
b < a + c ⇒ 3 < 3 + 4 ⇒ 3 < 7
c < a + b ⇒ 4 < 3 + 3 ⇒ 4 < 6
Como as desigualdades foram satisfeitas, conseguimos, então, formar um triângulo com essas medidas de lados, conforme ilustrado na imagem abaixo.
Observação: se você esbarrar em alguma desigualdade que faça com que ocorra, por exemplo, , a desigualdade, nesse caso, também não será satisfeita. Isso porque, na matemática, nenhum número é menor que ele mesmo.
Fique ligado(a): as figuras são meramente ilustrativas de triângulos. Não se prenda a desenhos perfeitos, pois muitas vezes o desenho do exercício não condiz com os valores dados nos enunciados.
Videoaula
Por fim, acompanhe a aula do professor Lucas para entender melhor o que é a desigualdade triangular:
Exercícios sobre a condição de existência de um triângulo
Agora que já sabemos tudo isso, vamos praticar? Resolva os exercícios em seguida:
Questão 01 – (IFPE – 2017)
Um Técnico em mecânica pretende construir cinco triângulos cujos lados devem ter as seguintes medidas:
I. 10 cm; 8 cm; 6 cm;
II. 9 cm; 15 cm; 12 cm;
III. 12 cm; 15 cm; 12 cm;
IV. 9 cm; 8 cm; 4 cm;
V. 10 cm; 10 cm; 21 cm.
Podemos afirmar que o técnico obteve triângulo apenas nos casos
a) I, II, III e IV.
b) I, II e V.
c) I, II e IV.
d) I, II, IV e V.
e) III, IV e V.
Questão 02 – (FGV – 2019)
Um triângulo tem um lado medindo 9 cm e outro medindo 7 cm.
Sabendo que a medida do terceiro lado é expressa por um número inteiro de centímetros, quantos possíveis valores existem para esse lado?
a) 14
b) 12
c) 13
d) 11
e) 15
Questão 03 – (IBMEC SP Insper – 2008)
A desigualdade triangular é um princípio da geometria que estabelece o seguinte:
“Qualquer lado de um triângulo é sempre menor do que a soma dos outros dois”.
Considere que A, B, C e D são vértices de um quadrilátero. Se é uma das diagonais desse quadrilátero, a única afirmação que não é necessariamente verdadeira é:
a) AC<AB+BC.
b) AC<AD+DC.
c) AB<AC+BC.
d) DC<AC+DC.
e) DC<AB+BC.
Gabarito:
- A
- C
- E