A conquista da América – Simulado Enem de História

Estude História para o Enem com o simulado sobre a conquista da América. São 10 questões sobre o assunto e o gabarito sai na hora! Você confere seu desempenho e ainda pode estudar de graça com a aula sobre o tema 🙂

Imagine uma Europa totalmente distinta da que conhecemos hoje, uma Europa de mais de cinco séculos atrás. Era tudo diferente na época da conquista da América. As nações muçulmanas ocupavam a Península Ibérica (Portugal e Espanha), e muitas divisas territoriais ainda eram baseadas no direito feudal.

A nobreza detinha privilégios políticos, a Igreja Católica era a religião soberana no Ocidente e nem sequer havia indústrias. Porém, este não era um cenário consolidado. T

ransformações políticas, econômicas e culturais vinham manifestando a passagem da Idade Média para a Modernidade.

Publicidade

A Conquista da América

A dica para você se preparar e mandar bem no Simulado A conquista da América, e depois gabaritar geral nas questões de História do Enem, é ver agora esta aula-resumo com o professor Felipe de Oliveria, do canal do Curso Enem Gratuito.

Valeu pra você o resumo do professor Felipe de Oliveira? O cara é mesmo um fera total.

Olha mais dicas sobre as Grandes Navegações:

O período em que ocorre as grandes navegações é marcado por uma grave crise econômica na Europa. É a chamada crise do século XIV, marcada pela peste negra, pela Guerra dos Cem anos, por ciclos de fome e revoltas camponesas.

A mortalidade foi altíssima na Europa, e isso provocou uma retração do mercado europeu. Além disso, temos aqui uma escassez de metais preciosos para a cunhagem de moedas.

Diante desse colapso econômico na Europa, havia a necessidade da busca por novos mercados. E estes novos mercados estavam na África (ouro, marfim e escravos) e também no Oriente (especiarias e artigos de luxo). Agora, para alcançar esses novos mercados, era preciso navegar por novos mares, o Atlântico e o Índico! Eles também precisavam de um patrocinador para essas navegações (que poderiam trazer lucro, porém incerto). Nesse caso, quem financiou foi o Estado Moderno – que também se consolidou nesse momento (como Inglaterra e França).

O destaque de Portugal nos 7 mares

– Vamos agora para a segunda parte: as causas do pioneirismo português! Portugal foi um país pioneiro nas navegações. Mas por que isso? Portugal reunia condições que outros países não conseguiam na época, como estabilidade política.

Além disso, nós vamos ter mais tarde a aliança do rei com a burguesia, a partir de Revolução de Avis. Como consequência disso, surge a Escola de Sagres, que evolui muito o conhecimento náutico para as navegações 😉

Enquanto a Europa de maneira geral estava se fechando por conta de invasões, os portugueses estavam se abrindo para a navegação!

Novas rotas marítimas

– Vamos então à terceira parte: as principais rotas e expedições! Portugal segue a rota do Périplo Africano, ou seja, o contorno da costa Atlântica da África. O principal ponto conquistado em 1415 foi Celta, no atual Marrocos. Os portugueses também ultrapassaram importantes obstáculos e chegaram à Africa Subsaariana – é aí que vai começar o comércio de escravos.

E em 1482, temos um episódio importante. O navegador Diogo Cão vai chegar na foz do Rio Congo. Ele pode chegar à uma conclusão importante: de que a África, ao Sul, era muito mais estreita e que estavam próximos de alcançar o Índico.

Eles então conseguem esse feito \o/ Mas antes que os Portugues conseguissem chegar à Índia, a Espanha começa a navegar.

Cristóvão Colombo, então, encontra novas terras em outubro de 1492!

E em 1500 acontece a primeira expedição comercial ao Oriente, a expedição de Pedro Álvares de Cabral. Ele acabou chegando no Brasil. Existem diferentes teorias sobre isso, uma delas diz que “achar” o Brasil foi intencional, outra diz que foi por acaso.

– O mais importante para concluirmos é: quais foram as consequências das grandes navegações? Nós temos um deslocamento do grande eixo do comércio mundial do Mediterrâneo para o Atlântico.

E, claro, vamos ter com isso uma grande expansão do capitalismo comercial, junto com o genocídio indígena e a grande diáspora africana por conta da escravidão.

A Conquista da América Simulado

Parabéns, focê fez uma revisão completa. Chegou a hora de testar o seu nível. Responsa ao Simulado A Conquista da América. São apenas 10 questões, com gabarito na hora. Vem!

.

.

=

Mandou bem na maioria das questões do Simulado A conquista da América?

Ainda não? Pois então bora tirar e preocupação da cabeça. Confira aqui um resumo complementar, com o mesmo tema da Conquista da América e de Colonização Portuguesa.

Compartilhe: