A prova do Enem sempre aborda temas relacionados aos Direitos Humanos. Nessa temática, a diversidade é uma área muito rica a ser explorada na prova, tanto na redação, quanto nas questões objetivas de ciências humanas!
O Brasil é um país de dimensões continentais cuja população é marcada por uma enorme diversidade. Nele convivem pessoas de todas as etnias, culturas, religiões e ideologias. Nesse contexto, um grande desafio nos dias de hoje é promover a tolerância e o respeito à identidade do outro.
A Sociologia nos ajuda a compreender o outro e para isso precisamos compreender o significado de identidade, alteridade e diversidade. Nesse texto, vamos apresentar esses conceitos que são essenciais para a compreensão da temática da diversidade e do respeito à diferença! Além disso, vamos apresentar também alguns dos movimentos sociais da atualidade e como eles pautam sua luta pelo reconhecimento da diversidade como um valor em si.
Videoaula sobre identidade: conceito e processo de construção
Nesta aula, o professor Fábio Luís Pereira fala sobre o conceito de identidade e o processo de construção relacionado.
Identidade e alteridade
Identidade é a maneira como nos vemos e somos vistos, ou seja, é o reconhecimento individual e social de cada um. Nós formamos nossa identidade a partir de várias experiências e elementos: geração, etnia, raça, gênero, orientação sexual, classe, religião, origem social, características físicas, gostos e preferências, etc.
Na vivência em sociedade, porém, não apenas somos vistos, como também olhamos para o outro. A noção do outro, que se dá na interação social, é o que denominamos alteridade. A construção da identidade de um sujeito passa pelo reconhecimento da alteridade. Ou seja, a noção do “eu” depende da noção do “outro”: minha identidade só existe e é construída em relação aos outros.
Vivemos em constante contato com identidades culturais diversas. Todavia, nem sempre as diferenças são aceitas por todos. Muitas vezes, as pessoas demandam que todos sejam como elas próprias, isto é, não toleram os que são diferentes em determinados aspectos. A intolerância com as diferentes identidades dos outros, ou seja, com a diversidade cultural, causa uma série de conflitos e preconceitos.
Novos movimentos sociais e as lutas identitárias
A partir da década de 1960 emergiram uma série de lutas por direitos civis e reconhecimento da diversidade cultural. Podemos considerar movimentos sociais identitários aqueles que reivindicam direitos sociais, econômicos, políticos e culturais.
Fazem parte desses movimentos os grupos considerados minorias, incluindo os movimentos de mulheres, negros, quilombolas, indígenas, trabalhadores rurais, LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros), geracionais (jovens, idosos), portadores de necessidades especiais e quaisquer grupos de pertencimentos identitários coletivos, ou seja, que tenham identidades culturais em comum como etnia, idioma, religião, orientação sexual, etc.
Quando falamos em minorias sociais, não queremos dizer necessariamente minoria em quantidade de pessoas, mas sim que são coletividades que sofrem algum processo de exclusão social. As mulheres, por exemplo, são maioria no Brasil, mas política e socialmente são consideradas como uma minoria.
Nas últimas décadas, demandas de gênero, sexualidade, etnicidade e território tornaram-se cada vez mais presentes. Os novos movimentos sociais ganharam força com a redemocratização, a abertura política e garantia dos direitos civis. No Brasil, podemos notar o aparecimento e crescimento de movimentos sociais em todo o país, tanto nas cidades quanto no campo.
A importância da diversidade
Durante muito tempo, os movimentos sociais lutaram pela igualdade: entre ricos e pobres, entre homens e mulheres, entre brancos e negros. Porém, os novos movimentos sociais surgidos a partir da década de 1960 passaram a querer ser levados a sérios também em sua diferença.
Os novos atores sociais reivindicam o reconhecimento diferenciado pelo fato de pertencerem a certa minoria. Desejam que sua diferença seja considerada como um valor que deve ser respeitado por todos. Celebram a diversidade humana como um valor universal.
Para que a diversidade seja respeitada, os grupos pedem um tratamento diferente, ou seja, que sua diferença de grupo seja reconhecida como fonte legítima de direitos específicos, não gerais. São exemplos de direitos específicos ações afirmativas como as cotas nas universidades para negros, a demarcação das terras indígenas e quilombolas, medidas de acessibilidade e inclusão dos portadores de necessidades especiais.
Dessa maneira, sem abandonar a luta pela oportunidade de serem iguais, os novos movimentos sociais afirmam o direito de serem diferentes.
Videoaula sobre lutas identitárias
Exercícios
Para finalizar a revisão, resolva os exercícios que selecionei para você. Aí você terá uma boa ideia da forma com que é cobrado o tema da diversidade no Enem.
Sumário do Quiz
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(FGV/2017)
Em 1934, um grupo de mulheres brasileiras, liderado por Bertha Lutz, elaborou um texto que ficou conhecido como Manifesto Feminista. Leia um trecho desse documento.
As mulheres, assim como os homens, nascem membros livres e independentes da espécie humana, dotados de faculdades equivalentes e igualmente chamados a exercer, sem peias, os seus direitos e deveres individuais, os sexos são interdependentes e devem, um ao outro, a sua cooperação. A supressão dos direitos de um acarretará, inevitavelmente, prejuízos para o outro, e, consequentemente, para a Nação. Em todos os países e tempos, as leis, preconceitos e costumes tendentes a restringir a mulher, a limitar a sua instrução, a entravar o desenvolvimento das suas aptidões naturais, a subordinar sua individualidade ao juízo de uma personalidade alheia, foram baseados em teorias falsas, produzindo, na vida moderna, intenso desequilíbrio social; a autonomia constitui o direito fundamental de todo indivíduo adulto; a recusa desse direito à mulher é uma injustiça social, legal e econômica que repercute desfavoravelmente na vida da coletividade, retardando o progresso geral…
Apud DUARTE, C. L. “Feminismo e literatura no Brasil.” Revista de Estudos Avançados, v. 17, n.
49, set/dez 2003. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-401420030
00300010#back19 acesso em 6/7/2016.Tendo em vista a situação das mulheres no Brasil, na década de 1930, é correto afirmar que o texto
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(FCM MG/2017)
Em 25 de julho é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e do Caribe. O Brasil, como os demais países latino-americanos de tradição escravocrata e colonialista, segue enfrentando as mazelas do racismo estrutural e estruturante de nossa sociedade. Em razão dos frágeis regimes democráticos instaurados no continente americano após o período escravocrata, nunca se assegurou aos negros condições de igualdade com os não negros.
Com relação à luta da mulher negra brasileira, em condições desiguais para sobreviver e conquistar sua cidadania, assinale a alternativa INCORRETA:
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UECE/2016)
No dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Atente às seguintes afirmações referentes a esse dia.
I. Em 08 de março de 1911, operárias de uma fábrica em Nova York (Triangle Shirtwaist Company) entraram em greve reivindicando melhores condições de trabalho e salários iguais aos dos homens.
II. A ONU, no ano de 1977, para homenagear as lutas feministas por igualdade, justiça e respeito, declarou 08 de março como o Dia Internacional da Mulher.
III. A data marca um grande encontro realizado na cidade de Copenhague, na Dinamarca, para discutir o sufrágio feminino e a igualdade de gêneros.É correto o que se diz em
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UEFS BA/2016)
Nenhum grupo totalitário assume o poder em benefício da sociedade. Na face da Terra, não há um único homem que tenha o direito de impor suas ideias, pela força, à convivência social. O apanágio da condição humana é o exercício da liberdade em toda plenitude, os únicos limites que podem existir a esse privilégio essencial consistindo no decoro e no respeito à dignidade da vida. Trocando em miúdos: ninguém pode usar a liberdade de que desfruta para matar, fraudar o próximo ou roubar. A liberdade social somente se engrandece quando amparada na consciência ética da vida. (TEIXEIRA, 2015, p. A3).
TEIXEIRA, JC G. Liberdade de pensamento, eis o bem mais precioso.
A Tarde. Salvador, 20 jun. 2015. Opinião.O conteúdo do texto se refere indiretamente aos regimes políticos totalitários caracterizados, dentre outros,
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UCS RS/2015)
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, votada em 1789 pela Assembleia Nacional Constituinte, foi um ato fundamental da Revolução Francesa e continha os princípios que inspiraram muitas constituições modernas. Entre esses princípios está o de que todos os homens nascem e são livres e iguais em direitos. Porém, em pleno século XXI, ainda persiste na sociedade o racismo e a intolerância, que contrariam esse princípio básico da Declaração. Considere as seguintes afirmativas sobre a presença do racismo e da intolerância no decorrer da história.
I. O cristianismo tornou-se a religião oficial do Império Romano no século IV, e, com ele, veio uma crescente aversão ao prazer e ao riso. A homossexualidade foi tratada como antinatural.
II. O Apartheid, regime que durou de 1948 a 1994, restringia o direito dos negros na África do Sul. Nelson Mandela, passou 27 anos preso por lutar pelos direitos dos não brancos em seu país e se tornou presidente depois de libertado.
III. Um dos poucos países onde não existe preconceito é no Brasil, pois, segundo Gilberto Freyre, vive-se em uma democracia racial. Aqui, negros e pardos sempre foram respeitados e usufruíram plenamente da cidadania brasileira.Das proposições acima,
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UDESC SC/2015)
Analise as proposições sobre o Islamismo e a cultura ocidental.
I. O Islamismo é uma religião que se propagou no Oriente Próximo e Norte da África logo após a morte de Maomé, sobretudo entre os povos que viviam como pastores nômades e comerciantes das regiões desérticas.
II. Os mouros islamizados do Norte da África ocuparam diversos territórios da Península Ibérica, do início do século VIII ao final do século XV, permitindo que cristãos e judeus, que viviam em Portugal e na Espanha, mantivessem suas crenças e cultos, embora oferecessem vantagens àqueles que se convertessem ao Islã.
III. A Revolução Islâmica no Irã, em 1979, instituiu um estado fundamentalista xiita, no qual as leis do país passaram a ser inspiradas em preceitos religiosos. Com isso, aqueles que praticavam o ateísmo, as religiões politeístas, bem como a prostituição, o adultério feminino e o homossexualismo podiam ser punidos com a pena de morte.Assinale a alternativa correta.
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UNCISAL AL/2014)
Desde a década de 80 do século passado, os movimentos sociais brasileiros vêm apresentando significativas alterações quanto aos objetivos pretendidos. Refletindo mudanças mundiais, nossos movimentos sociais passaram gradativamente a apresentar um caráter mais identitário.
Nesse contexto, os movimentos feminista e homossexual se aproximam e lutam pela
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UFC CE/2002)
Leia o texto abaixo.
“Que ódio é esse? Após assistir, ainda muito recentemente em termos históricos, à avalanche de xenofobia e racismo que dominou a Europa durante a Segunda Guerra Mundial e nos anos que a precederam, sob a hegemonia nazi-fascista; após atravessar os séculos de intolerância religiosa, que resultou no processo de inquisição contra todos aqueles que discordavam dos cânones da Igreja Católica na idade média e na moderna, o mundo depara hoje, mais uma vez, com novas ondas de racismo, anti-semitismo e nacionalismo xenófobo. Mesmo em alguns países, como o Brasil, onde essas ideologias nunca chegaram a ter presença expressiva, vê-se o seu renascimento.”
(SALEM, Helena. As Tribos do Mal: O Neonazismo no Brasil e no Mundo.
São Paulo. Atual. 1995. p. 1)
A respeito desses movimentos neonazistas, é correto afirmar que:
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UFPR/2016)
Segundo o Departamento de Direitos Humanos e Cidadania do governo estadual paranaense, “ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho justo, à saúde, a uma velhice tranquila”. (disponível em: <http://www.dedihc.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo. php?conteudo=8>)
Sobre movimentos de conquista de cidadania na história contemporânea, considere as seguintes afirmativas:
- O movimento sufragista lutou pelo direito das mulheres de votarem e serem votadas em países como o Brasil e os Estados Unidos entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX.
- O movimento de luta por direitos civis pelos negros norte-americanos nos anos 1960, liderado por Rosa Parks e Martin Luther King Jr., seguiu os princípios da não violência e da desobediência civil.
- O movimento pelo Apartheid na África do Sul inaugurou a luta por cidadania em seu sentido moderno, após a Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948.
- O movimento de luta por direitos dos LGBTT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) tem obtido conquistas, como a oficialização dos casamentos e a adoção de crianças.
Assinale a alternativa correta.
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(ENEM/2013)
Tenho 44 anos e presenciei uma transformação impressionante na condição de homens e mulheres gays nos Estados Unidos. Quando nasci, relações homossexuais eram ilegais em todos os Estados Unidos, menos Illinois. Gays e lésbicas não podiam trabalhar no governo federal. Não havia nenhum político abertamente gay. Alguns homossexuais não assumidos ocupavam posições de poder, mas a tendência era eles tornarem as coisas ainda piores para seus semelhantes.
ROSS, A. Na máquina do tempo. Epoca, ed. 766, 28 jan. 2013.
A dimensão política da transformação sugerida no texto teve como condição necessária a
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