Frações são uma maneira de representar uma divisão de números inteiros e, muitas vezes, as são utilizadas no lugar dos números com vírgula na Matemática. Aprenda a resolver questões com frações com este resumo gratuito com exemplos e, depois, faça a série de exercícios para praticar!
Se você vai fazer o Enem e tem dificuldade em Matemática, é hora de parar de sofrer! Neste resumo com exemplos e lista de exercícios sobre frações, o professor Lucas Borguezan ensina tudo sobre esse conteúdo para que você consiga resolver as questões de frações nas provas. Essa é mais uma aula da Série “Matemática Básica” do Curso Enem Gratuito.
Frações
Usar frações é uma maneira diferente, e as vezes muito útil, para expressarmos valores numéricos. A utilização dessa forma numérica se faz necessária pois o sistema decimal (como escrevemos os números) pode trazer alguns problemas e dificultar certas operações.
Por exemplo, o resultado de 1 ÷ 3. Para essa operação chegamos na dízima periódica 0,333…, um “número quebrado”, difícil de trabalhar. Com a divisão de 1 por 7 podemos ter notações ainda mais estranhas como 0,142857…
Imagine então se precisamos multiplicar essas duas dízimas! O que faremos? Pensa no trabalhão que isso daria! Sendo assim, torna-se muito mais simples resolver essa operação com o uso de frações. Observe:
Assim, ainda temos uma noção numérica dos valores que estamos trabalhando. Nesse caso, o numerador (número de cima) irá representar quantas partes temos de um todo. Esse “todo” é representado pelo denominador, número que está embaixo na fração. Dessa forma, podemos dizer que a fração 1/21 representa então uma parte a cada vinte e uma de algo.
Ordem de resolução de frações
Agora, para conseguirmos nos organizar, aprender e realizar os exercícios sobre frações, aqui seguem algumas preferências na ordem de resolução de frações:
- Sinais negativos ficam preferencialmente no numerador (podemos passar o sinal de negativo para cima);
- Preferimos trabalhar com frações próprias (as que o numerador são menores que o denominador);
- Preferimos trabalhar com frações cujos numeradores e denominadores não tem vírgulas;
- Simplifique frações, mesmo que no meio do cálculo.
Como resolver questões com frações
Exemplos
Agora que você já aprendeu a resolver questões com frações, vamos ver alguns exemplos de exercícios resolvidos para que não reste nenhuma dúvida!
1) Para simplificar frações, detecte algum divisor inteiro em comum entre o numerador e denominador (exceto 1), em seguida, realize as divisões, o valor numérico da fração se mantém após isso:
2) Como preferimos números inteiros no que compõe as frações, talvez, ao invés de dividirmos em cima e embaixo podemos precisar fazer uma multiplicação (o que é totalmente permitido):
Portanto, o 5/6 tem o mesmo valor numérico de 1,25/1,5, mas é mais fácil de operar.
3) Nesse exemplo, temos uma fração com números negativos. Por isso, precisamos fazer múltiplos ajustes na fração: multiplicarmos, dividirmos, trocar o sinal de posição e por fim, elevar seus valores:
4) Lembre-se que um número com vírgula pode ser uma fração disfarçada, assim como uma fração pode ser transformada em um número com vírgula se necessário:
5) Para transformar uma fração em um número com vírgula, basta dividir o numerador pelo denominador. Esta é sempre uma opção caso você se sinta mais confortável em calcular com números com vírgula:
Exercícios sobre frações
Agora que você já aprendeu como resolver frações com os nossos exemplos e exercícios resolvidos, faça a lista de exercícios sobre frações abaixo! As questões foram selecionadas pelo professor Lucas Borguezan.
.