Preparamos um simulado sobre formação, degradação e desertificação do solo. São 10 perguntas e o gabarito sai na hora!
Os solos são recursos essenciais para a nossa existência. Como será que eles se formam? O que eles têm a ver com as rochas? Por que quando há cortes no solo, vemos diferentes colorações? A humanidade tem cuidado bem desse importante recurso? Teste os seus conhecimentos com o nosso simulado sobre formação, degradação e desertificação do solo.
Os solos são massas naturais que fazem parte da superfície terrestre, sendo capazes de abrigar vida vegetal e de outros organismos. Essas massas resultam da ação do clima e da biosfera sobre as rochas – seu material de origem.
A transformação da rocha em solo não é um processo rápido, e depende de diversos fatores como, por exemplo, a própria constituição da rocha-matriz. Nesta aula, veremos como esse processo ocorre e quais são os diferentes tipos de degradação do solo.
Os solos se constituem de diferentes partículas, como:
Grãos de areia: pequenos pedaços de rochas ou minerais, com diâmetro entre 0,05 a 2 mm, tendo como mineral predominante o quartzo.
Siltes: partículas do solo com um diâmetro que varia de 0,002 a 0,05 mm, compostas por feldspato, piroxênio, anfibólio, biotita, entre outros.
Argilas: partículas de solo tão pequenas que não podemos vê-las a olho nu. Possuem diâmetros menores que 0,002mm, com uma composição de secundários como ilita, montmorillonita e caulinita.
Muitas rochas podem parecer praticamente indestrutíveis, e podemos medir sua resistência através do nível de dureza. Mesmo assim, todas elas acabam se decompondo e virando solo, mesmo que lentamente, através de um processo conhecido como intemperismo.
O intemperismo é o processo pelo qual as rochas são decompostas ou degradadas na superfície da Terra. Assim, fatores como temperatura, vento, chuvas, rios, oceanos, geleiras, neve, microrganismos, cobertura vegetal, dentre outros, desgastam as rochas, produzindo os sedimentos que formam os solos.
Reduzidas em partículas através do intemperismo, as rochas podem acumular-se como solo, ou serem transportadas por erosão, sendo depositadas na forma de sedimentos em outros lugares.
Resumidamente, podemos dizer que os solos são: resíduos do intemperismo, materiais alterados, heterogêneos e desagregados sobrepostos à camada rochosa. Eles podem se formar em encostas moderadas e suaves, planícies e terras baixas.
Formação e degradação dos solos
Assista à videoaula apresentada pelo professor Raphael Carrieri de Souza sobre a formação e a degradação dos solos e revise o conteúdo!
Resolva o simulado sobre formação, degradação e desertificação do solo
Pronto para responder às 10 questões sobre formação, degradação e desertificação do solo? O gabarito sai na hora. Boa sorte e bons estudos!
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(ENEM MEC/2022)
Solos salinos ou alomórficos apresentam como característica comum uma concentração muito alta de sais solúveis e/ou de sódio trocável. Eles ocorrem nos locais mais baixos do relevo, em regiões áridas e semiáridas e próximas do mar. Em regiões semiáridas, por exemplo, o polígono das secas do Nordeste brasileiro, os locais menos elevados recebem água que se escoa dos declives adjacentes, durante as chuvas que caem em alguns meses do ano. Essa água traz soluções de sais minerais e evapora-se rapidamente antes de infiltrar-se totalmente, havendo então, cada vez que esse processo é repetido, um pequeno acúmulo de sais no horizonte superficial que, com o passar dos anos, provoca a salinização do solo. Nas últimas décadas, a expansão das atividades agrícolas na região tem ampliado esse processo.
LEPSCH, |. F. Solos: formação e conservação. São Paulo: Melhoramentos, 1993 (adaptado).
As atividades agrícolas, desenvolvidas na região mencionada, intensificam o problema ambiental exposto ao:
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(Acafe SC/2021)
Sobre as vegetação de Santa Catarina, assinale V para as afirmações Verdadeiras e F para as afirmações Falsas.
( ) A planície quaternária, a oeste da restinga, é recoberta pela floresta Ombrófila Mista, que prossegue penetrando nos morros cristalinos e forma um ecótono com a vegetação da restinga.
( ) Em altitudes superiores a 1.000 metros, nas encostas da Serra Geral, aparece uma vegetação típica composta por árvores pouco desenvolvidas. Essa vegetação é conhecida como mata Nebular.
( ) Constituída por formações típicas de climas temperado e subtropical, a floresta Ombrófila Densa tem na floresta de Araucária (Araucaria angustifolia) e nos campos de altitude seus representantes mais característicos.
( ) A paisagem dos campos tem relevo suave ondulado, solos rasos, pobres em nutrientes, originados nos derrames ácidos. A cobertura vegetal limita-se a um extenso tapete de gramíneas e ervas, que rodeia capões da mata Ombrófila Mista secundária.
( ) Biogeograficamente, os manguezais são uma formação fitogeográfica única, e, do ponto de vista botânico, abrigam poucas espécies de plantas dominantes. As demais espécies são arbustivas e herbáceas.A sequência que expressa a associação correta é:
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(ENEM MEC/2021)
Os agrotóxicos estão entre os principais instrumentos do atual modelo da agricultura brasileira, centrado em ganhos de produtividade. Tendem a acumular-se no solo e na biota, e seus resíduos podem chegar às águas superficiais, por escoamento, e às subterrâneas, por lixiviação. O uso intensivo dos agrotóxicos está associado a agravos à saúde da população, tanto dos consumidores dos alimentos quanto dos trabalhadores que lidam diretamente com os produtos, à contaminação de alimentos e à degradação do meio ambiente.
IBGE. Indicadores de desenvolvimento sustentável: Brasil 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2015 (adaptado).
Uma ação com potencial para atenuar os problemas socioambientais apresentados é a:
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UnirG TO/2020)
O basalto é uma rocha rica em óxido de ferro e abundante na crosta terrestre. Sua formação é proveniente do esfriamento e da solidificação do magma e, por isso, se enquadra em um tipo de rocha denominada de:
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UNIFTC BA/2020)
Disponível em: http://www.klimanaturali.org/2013/05/caatinga-bioma-brasileiro.html>. Acesso em 09 mar. 2019.
Sobre a área de ocorrência da formação vegetal ilustrada, é correto afirmar:
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(ENEM MEC/2020)
Grileiro de terra
O jagunço falou com o caboclo
Conversando na sua varanda
Meu patrão vai tomar suas terras
Tá cercado por todas as bandas
Acho bom sair quanto antes
Pegue a sua família e se manda
Porque saibas que um mal acordo
É melhor do que boa demandaTAVIANO & TAVARES. Disponível em: http://www.kboing.com.br. Acesso em: 16 abr. 2015 (fragmento).
A situação de conflito descrita é característica de espaços rurais onde ocorre o processo de:
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(ENEM MEC/2020)
A produtividade ecológica articula-se com uma produtividade tecnológica, porque não se deve renunciar a todas as possibilidades da ciência e da técnica, e sim reencaminhar muitas delas para a construção desse novo paradigma produtivo. Essa construção social, porém, não pode ser guiada por um planejamento centralizado da tecnologia normatizada pela ecologia. A alma dessa nova economia humana são os valores culturais. Cada cultura dá significado a seus conhecimentos, a sua natureza, recriando-a e abrindo o fluxo de possibilidades de coevolução, articulando o pensamento humano com o potencial da natureza.
LEFF, E. Discursos sustentáveis. São Paulo: Cortez, 2010 (adaptado).
O paradigma produtivo apresentado no texto tem como base a harmonização entre tecnologia e ecologia e propõe uma sustentabilidade pautada no(a):
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(ENEM MEC/2020)
Mapa da Alemanha em 1945
RODRIGUES, R. C. A.; SANTANA, F. T. M.; ERTHAL, L. Aprendendo com filmes. Rio de Janeiro: Faperj; Lamparina, 2012 (adaptado).
A divisão representada do território alemão refletia um contexto geoestratégico de busca por:
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UFRGS RS/2020)
Leia os segmentos abaixo.
No caso de Brumadinho, o lodo invadiu o ribeirão Ferro-Carvão, e dali já seguiu para o [rio] Paraopeba. O ribeirão, devido à sua topografia, acabou retendo em seu vale boa parte dos rejeitos. Isso significa que as chuvas que estão caindo hoje e que vão cair nos próximos anos vão carrear esses rejeitos continuamente para o [rio] Paraopeba.
Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2019/ 02/lama-toxica-poluicao-barragem-fundao-samarco-mariana-abrolhos>.
Acesso em: 21 mar. 2019.Pesquisadores confirmaram que a lama do rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG), percorreu cerca de 660 km do rio Doce e depois chegou ao Parque Nacional Marinho de Abrolhos.
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/02/lamaavanca-por-rio-e-moradores-deixam-casas.shtml>.
Acesso em: 21 mar. 2019.Considere as afirmações abaixo, sobre os problemas ambientais associados ao rompimento de barragens de mineração.
I. Os danos ambientais do rompimento das barragens de rejeitos de mineração reportados envolvem biota, microclima, solos, recursos hídricos (drenagem superficial e subterrânea), população, dinâmica sedimentar e processos de formação do relevo.
II. Os impactos ambientais acontecem a montante e a jusante de onde ocorreu o evento, pois o entendimento da extensão dos danos envolve o conceito de bacia hidrográfica.
III. O impacto do rompimento da barragem da Samarco, no Parque Nacional Marinho de Abrolhos, está relacionado à ação da corrente oceânica de Humboldt.Quais estão corretas?
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UEL PR/2019)
Leia o texto a seguir.
O Aqüífero Guarani constitui-se em um sistema hidroestratigráfico Mesozóico, formado por sedimentos flúviolacustres de idade Triássica (Formação Pirambóia) e por depósitos de origem eólica de idade jurássica (Formação Botucatu). É a denominação formal dada ao reservatório de água subterrânea doce, pelo geólogo Danilo Anton em homenagem à nação Guarani que habitou essa região. Trata-se de um Aqüífero transfronteiriço que se estende por quatro países: Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina.
Adaptado de ZANATTA, L. C. et. al. Qualidade das águas subterrâneas do Aquífero Guarani para abastecimento público no Estado de Santa Catarina. XV Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, Natal, 2008.
Com base nos conhecimentos sobre o Aquífero Guarani e águas subterrâneas, assinale a alternativa correta.
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