Você sabe o que são movimentos migratórios? Vamos aprender mais sobre as migrações atuais e quais fatores são responsáveis pela ocorrência dessas movimentações.
O movimento de migração é caracterizado pela movimentação espacial de determinada população. Esta movimentação geralmente diz respeito ao ato de trocar de estado, região ou país. Migrações nem sempre acontecem por boa vontade da população.
Movimentos migratórios atuais
Os movimentos migratórios podem ocorrer por muitos fatores, variando desde desastres ambientais a problemas econômicos, guerras e perseguições de cunho político. Nos últimos anos, os fluxos migratórios vêm se intensificando.
Atualmente, os principais motivos para as migrações mundiais são as guerras e as questões econômicas, tendo em vista os problemas que o sistema capitalista apresenta.
Imigrante ou emigrante?
Imigrante, é aquele que entra em um país para viver, enquanto emigrante é aquele que emigra, que sai de um país para viver em outro. Deste modo, se analisarmos do ponto de vista do país de entrada, o indivíduo que realiza a migração é imigrante, e se analisarmos do ponto de vista do país de saída, o indivíduo é emigrante.
Migração e economia
Os movimentos de migração ligados a questões econômicas costumam acontecer por conta de problemas relacionados à dificuldade de encontrar empregos e de melhoria da qualidade de vida. A migração é mais recorrente por parte da população de países subdesenvolvidos ou emergentes para os países considerados mais desenvolvidos e industrializados.
Entre os países de destino dos imigrantes, destacam-se os Estados Unidos, países da União Europeia, Canadá, Austrália e Japão. Atualmente, os Estados Unidos são o país que apresenta maior número de imigrantes, totalizando aproximadamente 45 milhões de pessoas. No gráfico a seguir é possível analisar a variação da porcentagem de imigrantes em relação à população total dos Estado Unidos do ano de 1850 até 2017.
Os movimentos migratórios da atualidade se tornaram um grande problema. Devido às migrações em massa para os países considerados de “primeiro mundo”, os problemas socioeconômicos começaram a se agravar.
Como medida de diminuição dos movimentos migratórios, esses países passaram a adotar medidas de proibição da imigração em seu território. Porém, em vez de melhorar a situação, as medidas causaram ainda mais problemas. Além disso, a proibição é uma medida seletiva e fortalecedora da xenofobia.
Com a proibição das migrações de forma legalizada, iniciou-se o processo de intensificação das migrações ilegais, que passaram a acontecer justamente pela visão preconceituosa daqueles países.
A entrada de profissionais qualificados e com formação acadêmica continuou na legalidade. Enquanto isso, a entrada daqueles que buscam melhores condições de vida para tornarem-se qualificados não era mais bem-vinda e passou a ser encarada como problema social.
A aversão e discriminação à imigrantes é chamada de xenofobia, e em países europeus acontece de forma mais escrachada e violenta por parte da população. Isso acontece principalmente com os imigrantes provenientes do continente africano, com destaque também para a região do Oriente Médio.
Movimentos migratórios da última década
Atualmente, os movimentos migratórios que mais se destacam são justamente as migrações que correm através da rota do Mar Mediterrâneo. Essas migrações acontecem por parte dos povos africanos que vivem em regiões do continente que possuem baixa qualidade de vida e pelos povos da região do Oriente Médio.
Os movimentos migratórios da população do Oriente Médio acontecem como forma de fuga dos conflitos religiosos e territoriais constantes na região – conflitos esses que são comprovadamente patrocinados pelos próprios países de “primeiro mundo”. Como exemplo, temos os Estados Unidos, o maior patrocinador da guerra da Síria.
A Síria, país que possuía população estimada em aproximadamente 20,8 milhões de habitantes, desde 2011 vive em situação de fuga. Mais de metade da sua população fugiu de seus lares por conta dos combates constantes. No ano de 2017, a população da Síria já era estimada em 18,2 milhões.
A Turquia é considerada o país que mais abriga imigrantes refugiados da Síria, totalizando por volta de 3,6 milhões de pessoas. O Líbano e a Jordânia também são países que abrigam a população síria.
O conteúdo relacionado às migrações atuais é importantíssimo para a prova do Enem. Por isso recomendamos as videoaulas a seguir e a resolução dos exercícios para complementar o conteúdo desta aula!
Exercícios
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(PUC RS/2019)
Os movimentos de deslocamento de populações é um tema central na pauta de discussões dos governos nacionais e das organizações internacionais como a ONU e a Comunidade Europeia. Em face das medidas tomadas pela maioria dos países desenvolvidos no intento de restringir a entrada de imigrantes, o tráfico destes tem se intensificado. No mapa acima, alguns dos movimentos migratórios são representados por setas, indicando as principais áreas e os países de saída e de destino. O processo de migração internacional pode ser desencadeado por diversos fatores, entre os quais pode-se citar: desastres ambientais; guerras; perseguições políticas, étnicas ou culturais; oportunidades de estudo e trabalho; melhores condições de vida.
A partir da observação do mapa e do texto acima, é possível afirmar:
I. Nas áreas do mapa onde o contraste de desenvolvimento econômico e social entre países vizinhos é acentuado, observam-se fluxos migratórios.
II. No mapa, constata-se que os fluxos migratórios regionais são mais frequentes que os intercontinentais.
III. Os fluxos sul-norte são predominantes e estão relacionados à dependência cultural, econômica e histórica dos países chamados subdesenvolvidos em relação aos países ditos desenvolvidos.
IV. A Europa Ocidental é o principal destino dos movimentos migratórios mundiais, seguido pelos fluxos para os EUA.Estão corretas apenas as afirmativas
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UFRGS/2019)
Leia o trecho da música Arrancado de Lá Luanda (Quando Eu Venho de Luanda), do Mestre Toni Vargas.
Quando eu venho de Luanda eu não venho só
Quando eu venho de Luanda eu não venho só
Quando eu venho de Luanda eu não venho só (coro)
Quando eu venho de Luanda eu não venho só (coro)
O trago meu corpo cansado, coração amargurado,
Saudade de fazer dó (…)
(…) Eu fui preso à traição trazido na covardia
Que se fosse luta honesta de lá ninguém me trazia
Na pele eu trouxe a noite na boca brilha o luar
Trago a força e a magia presente dos orixás
Eu trago ardendo nas costas o peso dessa maldade
Trago ecoando no peito o grito de liberdade
Que é grito de raça nobre grito de raça guerreira
Que é grito da raça negra, é grito de capoeira
Adaptado de: https://www.letras.mus.br/mestre-toni-vargas/1930064/. Acesso em: 05 set. 2018.A letra trata de um deslocamento chamado
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UFPR/2019)
A ONU estima que 258 milhões de pessoas morem fora de seu país de origem – o que representa 3,4% da população mundial. Com quase 50 milhões de imigrantes, legais ou não, os EUA têm 15% da população formada por estrangeiros. Em seguida, estão Arábia Saudita e Alemanha, com 12,2 milhões de estrangeiros cada – o que representa 37% da população em território saudita e 15% no país de Angela Merkel. […] Rússia, Japão e Paquistão têm, respectivamente, 8,1%, 1,8% e 1,7% de estrangeiros. […] Argentina tem 4,9%, Chile 2,7% e Paraguai 2,4%.
*Dados aproximados.
(Fonte do texto e das informações: adaptado de https://www.uol/noticias/especiais/imigrantes-brasil-venezuelanos-refugiados-media-mundial. htm#menosimigrantes-do-que-argentina-e-paraguai?.)Levando em consideração o texto e os dados apresentados, assinale a alternativa correta.
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UDESC SC/2018)
Observe a tira a seguir, a qual ilustra, metaforicamente, um movimento migratório.
O processo de migração internacional pode ser desencadeado por diversos fatores, ganhando cada vez mais destaque nos noticiários atuais.
Sobre as migrações internacionais, assinale a alternativa incorreta.
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(ENEM/2018)
Em Beirute, no Líbano, quando perguntado sobre onde se encontram os refugiados sírios, a resposta do homem é imediata: “em todos os lugares e em lugar nenhum”. Andando ao acaso, não é raro ver, sob um prédio ou num canto de calçada, ao abrigo do vento, uma família refugiada em volta de uma refeição frugal posta sobre jornais como se fossem guardanapos. Também se vê de vez em quando uma tenda com a sigla ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), erguida em um dos raros terrenos vagos da capital.
JABER, H. Quem realmente acolhe os refugiados? Le Monde Diplomatique Brasil, out. 2015 (adaptado)O cenário descrito aponta para uma crise humanitária que é explicada pelo processo de
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UNITAU SP/2018)
“Nos últimos anos a população mundial passou a vivenciar uma maior intensidade em seus deslocamentos no espaço. As trajetórias tornaram-se mais complexas em termos de composição, distância e, sobretudo, no que se refere às suas causas e consequências. A ideia tradicional de um migrante que opta por um projeto migratório definido foi sendo gradualmente substituída pela figura de um agente cujas intenções e possibilidades de deslocamento estão inseridas num contexto amplo, o qual interfere diretamente na sua capacidade decisória”.
ZAPATA, G. P. e GUEDES, G. Refúgio e modalidades de deslocamentos populacionais no século XXI: tendências, conflitos e políticas. Revista Brasileira de Estudos de População. vol.34. São Paulo, jan-abr 2017.Os deslocamentos populacionais podem ser internos – quando ocorrem dentro do mesmo país ou da mesma região – ou internacionais – quando pessoas se deslocam de um país para outro.
Sobre os tipos de deslocamentos populacionais mais frequentes, assinale a alternativa CORRETA.
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UNIFICADO RJ/2016)
Levando nos braços um bebê de apenas dez dias, a refugiada síria Amina Asmani abriu caminho com o marido entre os agentes da polícia armados com bastões, conseguiu subir num trem em Gevgelija, cidade macedônia que faz fronteira com a Grécia, e ficou mais perto de seu destino sonhado: a Alemanha. Ontem, no entanto, cerca de mil imigrantes viram igual sonho se esvair no mesmo local; impedidos de cruzar a fronteira onde, na véspera, fora decretado estado de emergência pelas autoridades macedônias. Já na Eslováquia, após uma série de declarações contraditórias, o primeiro-ministro aceitou receber até 200 refugiados.
CRISE MIGRATÓRIA: Caminho barrado. O Globo. Mundo, 22 ago. 2015, p.33.
Essa dinâmica migratória é condicionada pela situação estratégica da:CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UFPR/2016)
No total, 442.440 homens, mulheres e crianças chegaram ao continente [Europeu] através do Mediterrâneo e 2.921 morreram durante a travessia. Outros 4 mil chegam diariamente às ilhas gregas, agravando essa situação. Com o fechamento de vários pontos fronteiriços entre a Croácia e a Sérvia, além das violações ocorridas na Hungria durante essa semana, as Nações Unidas cobraram uma resposta única e coerente da União Europeia para a crise. […] Enquanto isso, o Fundo da ONU para a Infância (UNICEF) divulgou um comunicado pedindo que as crianças refugiadas e migrantes na Hungria sejam “tratadas com dignidade”.
(Fonte: http://nacoesunidas.org/onu-mais-de-442-mil-pessoas-chegaram-a-europa-pelo-mediterraneo-2015/. Publicado em 18 set. 2015; acessado em 21 set. 2015.)O fenômeno expresso na notícia acima tem chamado a atenção da sociedade, haja vista a escala em que tem se manifestado, desafiando estados nacionais e organismos internacionais. Sobre os conceitos que envolvem essa problemática, assinale a alternativa INCORRETA.
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UFRGS/2016)
O deslocamento diário de pessoas entre municípios que fazem parte de uma mesma região metropolitana é denominado de
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(Fac. Cultura Inglesa SP/2015)
É correto afirmar que o crescimento das cidades, sobretudo de grandes metrópoles, corrobora para o distanciamento entre o local de residência e o local de trabalho, configurando um fluxo populacional denominado
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Sobre o(a) autor(a):
Este texto foi elaborado pelo geógrafo e professor de Geografia Marcelo de Araújo para o Curso Enem Gratuito. Marcelo é formado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente trabalha como autônomo. https://www.facebook.com/mdearaujo22