Nesta aula de Química da nossa série Explica do Zero: Recomposição de Aprendizagem, você vai aprender sobre um dos temas básicos da disciplina – as propriedades gerais da matéria. Ou seja, aspectos e características que toda matéria possui. Vem!
Matéria é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Isso significa dizer que, seu computador, seus cadernos, suas roupas, árvores, veículos e até você mesmo são constituídos de matéria. Bem abrangente, certo?
A matéria pode ser encontrada, principalmente, sob os estados físicos sólido, líquido e gasoso. Isso mesmo! Até o ar que a gente respira é matéria!
Agora, as propriedades da matéria podem ser gerais ou específicas. A diferença entre elas é que, enquanto as propriedades gerais são atributos encontrados em todos os tipos de matéria, as específicas são características identificadas em apenas alguns grupos.
Ou seja, as propriedades específicas servem para diferenciar uma matéria da outra. Mas, por ora, vamos nos concentrar apenas nas propriedades gerais da matéria nessa trilha do Explica do Zero: Recomposição de Aprendizagem. Assim fica mais fácil ter foco e memorizar o conteúdo, combinado?
Introdução às propriedades gerais da matéria – Parte 1
Para facilitar o seu entendimento, dividimos as propriedades gerais da matéria em dois resumos. Veja agora as primeiras propriedades, com a professora Larissa Sousa Campos, do canal do Curso Enem Gratuito:
Propriedades gerais da matéria
Toda e qualquer matéria, independente dos elementos químicos que a formam, vai apresentar as propriedades gerais especificadas a seguir:
Massa
A massa é uma grandeza invariável diretamente ligada à quantidade de matéria que compõe um objeto. É importante saber que a massa é diferente do peso, embora a unidade de medida padrão, segundo o Sistema Internacional (SI), seja o quilograma (kg).
Extensão
A extensão é a propriedade que a matéria tem de ocupar um lugar no espaço, e é medida pelo volume. Seu corpo, por exemplo, tem a extensão do espaço que você ocupa.
Inércia
A inércia é a propriedade que a matéria tem de permanecer na situação em que se encontra, seja em movimento, ou em repouso. Quanto maior for a massa de um corpo, mais difícil será de alterar seu movimento, e maior a inércia. A massa mede a inércia de um corpo.
Impenetrabilidade
Dois corpos não podem ocupar, simultaneamente, o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo. Isso significa que, quando um objeto já ocupa um determinado espaço, outro objeto não pode ocupar o mesmo espaço simultaneamente.
Complemento sobre as propriedades gerais da matéria – Parte 2
Agora, complemente tudo o que você aprendeu sobre as propriedades gerais da matéria com esta videoaula apresentada pela professora Larissa.
Descontinuidade
Toda matéria é formada por pequenas partículas que têm um tamanho e uma massa definidos e que são separadas por espaços vazios. Esse aspecto tem relação direta com a propriedade da descontinuidade.
Essa propriedade é importante porque permite entender as reações químicas, que ocorrem quando os átomos e moléculas interagem uns com os outros para formar novas substâncias.
Compressibilidade
A compressibilidade é a propriedade da matéria que consiste em ter volume reduzido quando submetida à determinada pressão. Esse fenômeno pode ser observado em diversas situações do dia a dia, como quando uma lata de refrigerante é aberta e a pressão no interior da lata é reduzida, fazendo com que o gás dissolvido no líquido se expanda e produza as bolhas que vemos na superfície da bebida.
Divisibilidade
A divisibilidade é a propriedade que a matéria tem de ser dividida em partes cada vez menores. Quer um exemplo? Pegue um pedaço de giz e quebre-o em pedaços até reduzi-lo a pó. Quantas vezes você dividiu o giz? Essa é a divisibilidade da matéria.
Elasticidade
Diz respeito à capacidade que a matéria tem de retornar seu volume inicial depois de cessada a força que age sobre ela. Por exemplo, se você esticar uma borrachinha de cabelo, vai perceber que ela se deforma, aumentando o comprimento e a largura. No entanto, assim que a força é cessada, a borracha retorna à sua forma original.
Indestrutibilidade
A indestrutibilidade da matéria se refere à capacidade que ela tem de se transformar. Ou seja, a matéria não pode ser criada ou destruída. Ao ser queimada, a matéria se transforma em gases, fumaça ou cinzas. É o caso do carvão que, ao ser queimado em uma churrasqueira, libera dióxido de carbono, água e outros compostos químicos na atmosfera, enquanto produz calor e luz.
Por fim, agora que você já sabe tudo sobre o assunto, vamos finalizar essa aula com exercícios para fechar o conteúdo com chave de ouro? Lembrando que o ouro possui todas essas propriedades, já que ele é matéria!
Questão 1:
Assinale a alternativa que possua exemplos de propriedades gerais da matéria:
a) estado físico e sabor.
b) ponto de fusão e inércia.
c) solubilidade e divisibilidade.
d) extensão e impenetrabilidade.
Questão 2:
Marque a alternativa que descreve a definição INCORRETA:
a) impenetrabilidade quando dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo.
b) compressibilidade é o retorno ao volume e à forma inicial quando cessa a compressão.
c) extensão significa que a matéria ocupa lugar no espaço.
d) divisibilidade é a possibilidade de divisão em partes menores.
Gabarito:
- D
- B