Você sabia que quando misturamos um ácido e uma base em uma certa reação química, estas substâncias irão reagir entre si, e uma delas irá neutralizar a outra? Então venha estudar conosco e aumentar seus conhecimentos para a prova do Enem!
Segundo a Teoria de Arrhenius, o ácido é a substância que libera o cátion hidrogênio (H+) em meio aquoso. Já a base é a substância que libera o ânion hidroxila (OH–) em meio aquoso. Na reação entre essas duas substâncias, formam-se sal e água (reação de neutralização).
A reação entre um ácido e uma base é chamada de reação de neutralização ou reação de salificação, pois o produto formado é um sal. Outra característica das reações de neutralização é justamente a neutralização do pH do meio.
Antes de vermos como funcionam as reações de neutralização total e parcial, é interessante entender onde as reações de salificação ocorrem no nosso dia a dia. A mais famosa com certeza é a formação do sal de cozinha, o NaCl (que veremos logo abaixo). Mas também temos outras reações importantes como o controle da azia no nosso corpo.
O nosso processo digestivo utiliza HCl (ácido clorídrico) para acontecer. Quando temos um excesso desse ácido no processo, sentimos seu efeito: enjoo, náuseas, etc. Sabemos que para neutralizar a ação de um ácido, precisamos de uma base. É por isso que quando apresentamos um quadro de azia, podemos procurar fármacos que utilizem bases em sua composição.
Uma das bases mais utilizadas em antiácidos estomacais é o Hidróxido de Magnésio, o Mg(OH)2. Mas, cuidado! Lembre-se sempre de não se auto medicar e buscar ajuda médica quando sentir-se mal.
Reação de Neutralização Total
A neutralização total ocorre quando todos os íons H+ provenientes do ácido são consumidos pelos íons OH– (hidroxila) provenientes da base, para formar como produto a água. Os cátions (cargas positivas) deixadas pelas bases se ligam aos ânions (cargas negativas) provenientes dos ácidos para formar os sais, que neste caso são denominados neutros ou comuns.
Ácido + base → sal + água
H+X– Y+OH– XY HOH
Vamos observar alguns exemplos de reações bem conhecidas e que costumam aparecer no Enem e vestibulares:
HCL + NaOH → NaCl + H2O
H2SO4 + Ca(OH)2 → CaSO4 + 2 H2O
2 H3PO4 + 3 Mg(OH)2 → Mg3(PO4)2 + 6 H2O
4 NH4OH + H4SiO4 → (NH4)4SiO4 + 4 H2O
Observe que em todos os exemplos os íon H+ e OH– foram utilizados para formar as moléculas de água. Observe também que devemos verificar o balanceamento da reação química para que ela fique correta.
Reações de Neutralização Parcial
Nas reações de neutralização parcial, há o consumo de uma parte do ácido ou da base, sobrando na reação íons H+ ou OH–, sem serem neutralizados. Os íons que não foram neutralizados estarão presentes na fórmula do sal formado.
A reação de neutralização parcial pode ser:
a) Reação de neutralização parcial do ácido: as hidroxilas (OH–) da base não são suficientes para consumirem todos os íons H+ do ácido, assim, o ácido estará em maior quantidade em relação a base.
Exemplo: H2CO3 + NaOH → NaHCO3 + H2O
Observe que:
1) H2CO3 é um diácido (possui 2 H+ ionizáveis)
2) NaOH é uma monobase (possui apenas uma hidroxila). Neste caso, somente um H+ será neutralizado por outro íon OH–, sobrando um íon H+ na reação. Este íon H+ será incorporado na fórmula do sal obtido. Este sal formado é classificado como hidrogeno-sal ou sal ácido.
b) Reação de neutralização parcial da base: os íons H+ não são suficientes para neutralizar todas as hidroxilas (OH–) da base, assim, a base estará em maior quantidade em relação ao ácido.
Exemplo: HCl + Ca(OH)2 → Ca(OH)Cl + H2O
Observe que:
1) HCl é monoácido (possui apenas 1 H+ ionizável)
2) Ca(OH)2 é uma dibase (possui 2 hidroxilas). Neste caso, um íon H+ será neutralizado por um íon OH–, formando apenas uma molécula de água. O outro íon OH– será incorporado à fórmula do sal. Este sal é denominado de hidroxi-sal ou sal básico.
Para continuar estudando o tema, veja a aula do prof. Sobis sobre reação de neutralização:
Agora vamos testar nossos conhecimentos e fazer alguns exercícios?
1) (UNESP – SP) Ao participar de uma festa, você pode comer e beber em demasia, apresentando sinais de má digestão ou azia. Para combater a acidez, ocasionada pelo excesso de HCl (ácido clorídrico) no estômago, seria bom ingerir uma colher de leite de magnésia [Mg(OH)2] que irá reagir com este ácido. A equação da reação de neutralização parcial é representada por:
a) Mg(OH)2 + HClO → MgOHClO + 2 H2O
b) Mg(OH)2 + 2 HCl → MGCl2 + 2 H2O
c) Mg(OH)2 + HCl → MgOHCl + H2O
d) Mg(OH)2 + 2 HClO → Mg(ClO)2 + 2 H2O
Gabarito: C
resolução:
HCl tem apenas um H+ ionizável
Já o Mg(OH)2 tem duas hidroxilas. Para uma reação parcial, apenas um íon OH– irá reagir com o íon H+, formando a molécula de água. Dessa forma, sobra um íon OH–, que será incorporado à fórmula do sal.
2) (PUC – SP) Algumas substâncias, como as apresentadas na tabela a seguir, fazem parte do nosso cotidiano, tendo as mais diversas funções. A sequência que apresenta, respectivamente, a fórmula química das substâncias: 1,2,3 e 4 encontra-se na alternativa:
Substância: | Aplicação: |
1 – carbonato de cálcio | confecção de pisos, pias |
2 – sulfato de bário | contraste de radiografia |
3 – nitrato de sódio | fabricação de vidro |
4 – fluoreto de sódio | ativo em cremes dentais |
a) CaCO3; BaSO4; NaNO3; NaF
b) COCa; BaSO3; NaNO2; NaF
c) CaCO2; BaS; NaNO4; NaFO3
d) Ca2CO3; BaSO4; NaNO3; Na2F
Gabarito: A
3) (UERJ – 2019) No tratamento de sintomas de acidez estomacal, emprega-se o hidróxido de alumínio, que neutraliza o excesso de ácido clorídrico produzido no estômago. Na neutralização total, a quantidade de mols de ácido clorídrico que reage com um mol de hidróxido de alumínio para formação do sal neutro corresponde a:
a) 2
b) 3
c) 4
d) 5
Gabarito: B
4) (PUC – MG) Observe as reações de neutralização:
I – HCl + NaOH → X + H2O
II – H2CO3 + KOH → Y + H2O
III – Z + NH4OH → NH4ClO + H2O
A nomenclatura correta para as substâncias: X, Y e Z, respectivamente é:
a) cloreto de sódio; bicarbonato de potássio; ácido hipocloroso
b) cloreto de potássio; bicarbonato de potássio; ácido perclórico
c) cloreto de sódio; carbonato de potássio; ácido clórico
d) cloreto de potássio; carbonato de potássio; ácido hipocloroso
Gabarito: A