Doenças causadas por protozoários: resumo e simulado Enem

Teste seus conhecimentos de Biologia com o simulado de doenças de protozoários. São 10 questões para você revisar sobre Chagas, Malária, etc. Você confere seu desempenho na hora e melhor de tudo: de graça!

Dentro do Reino dos Protistas, ao qual pertencem os protozoários, encontramos uma grande variedade de seres vivos. Nesse grupo temos desde seres unicelulares heterotróficos até algas de dezenas de metros. Um problema sério na saúde pública são as doenças causadas pelos Protozoários. simulado de doenças de protozoários

Doenças causadas pelos Protozoários

Como você viu no infográfico acima, são bem conhecidas e disseminadas no Brasil e no mundo as principais doenças causadas pelos Protozoários. As mais comuns no Brasil são estas da lista com seis tópicos que vem logo a seguir:

  1. Malária
  2. Leishmaniose
  3. Giardíase
  4. Toxoplasmose
  5. Doença de Chagas
  6. Tricomoníase

 

Quem são os Protozoários

Os protozoários são seres unicelulares que pertencem ao Reino Protista. E, uma caracterítica comum aos Prototoários é que eles são eucariontes. Ou seja, isso quer dizer que seu material genético é envolvido por uma carioteca (membrana), formando o núcleo. Esses seres vivos são todos unicelulares e não possuem parede celular.

Basicamente, as células dos protozoários possuem muitas características em comum com as células dos animais, tanto que esses seres vivos já foram classificados dentro do Reino dos Animais. O nome do grupo, inclusive, quer dizer “animal primitivo”. Mas, por serem unicelulares, foram colocados em outro Reino.

A diversidade dos Protozoários

A maioria dos protozoários é microscópica. Todavia, há espécies muito “grandes”, que chegam a ter mais de 1000 µm, tamanho suficiente para serem vistas a olhos nus, como alguns paramécios.

A maioria dos protozoários é de vida livre. Podem viver em ambientes aquáticos, como parte do plâncton, ou ainda habitarem ambientes terrestres úmidos.

Além disso, há também várias espécies de protozoários que são parasitas, causando doenças em vários seres vivos, inclusive em seres humanos. Existem ainda espécies que são mutualísticas, como os protozoários do gênero Trichonympha que vivem no sistema digestório de cupins.

Resumo sobre os Protozoários

Veja agora um resumo rápido com a professora Juliana Evelyn Santos, do canal do Curso Enem Gratuito. Ela te explica tudo sobre as principais características dos protozoários e sua classificação.

Dúvidas? Teste agora o seu nível no Simulado a seguir.

Doenças causadas pelos protozoários – Simulado Enem

Responta às dez questões e teste agora o seu nível para ver quantas questões você acerta sobre as principais doenças provocadas pelos Protozoários.

.

.

Mandou bem? Acertou quantas respostas? Se você ficou abaixo de 70% na taxa de sucesso, é hora de rever mais um pouco deste conteúdo. Veja outra aula-resumo sobre as doenças causadas pelos Protozoários.

Compartilhe: