A polarização política durante as eleições faz com que palavras, pouco conhecidas por muitos, se tornem correntes na boca do povo. Socialismo e capitalismo são grandes exemplos disso. Mas o que é o socialismo? O que significa ser capitalista? Vamos tentar explicar o que são esses termos e de onde eles surgem pra que você arrase no Enem!
Entender os conceitos de socialismo e capitalismo só é possível se entendermos o contexto onde surgem essas ideias. Ambas surgem da necessidade de mudança de regime político e econômico que uma determinada classe social vê frente a evolução da mesma.
A necessidade de mudança cria ideias que têm como objetivo remover os obstáculos que impedem a classe social de evoluir suas forças produtivas.
Surgimento do capitalismo
No caso do capitalismo, ou liberalismo, era a monarquia decadente que atrapalhava sua evolução. Já no caso do socialismo, é a própria burguesia que é entendida como obstáculo pelos socialistas.
O capitalismo surge num contexto em que a burguesia, vinculada inicialmente à manufatura, se revolta contra o regime absolutista, ligado à exploração de metais preciosos e a troca de produtos oriundos das colônias. Esse período ficou conhecido como “período mercantilista” e foi marcado pelo surgimento do estado moderno e pelo fortalecimento e subsequente decadência das monarquias absolutistas.
O mercantilismo se baseava na manutenção de uma balança comercial favorável através do protecionismo, na exploração de colônias e no acúmulo de metais preciosos, oriundos das colônias ou da troca entre metrópoles.
Esse acúmulo de metais preciosos, o fortalecimento da burguesia nacional, tanto pelo comércio externo como interno, e o surgimento das primeiras máquinas a vapor vão criar o momento propício para a superação do mercantilismo e da monarquia pela revolução industrial e burguesia.
Para saber mais sobre o mercantilismo, confira o resumo sobre o assunto, com o professor Felipe de Oliveira, do canal do Curso Enem Gratuito:
O capitalismo vai se fortalecer como ideologia dominante a partir do século XVIII. Ele substitui o absolutismo e prega principalmente a manutenção da propriedade privada como melhor forma de organização econômica.
Podemos dizer que a propriedade privada é o pilar do capitalismo, sendo sua principal expressão a propriedade privada dos meios de produção.
Adam Smith
O principal filósofo do capitalismo, ou liberalismo, é o pensador britânico Adam Smith, que fornece as bases teóricas para o desenvolvimento da economia moderna.
Adam Smith explica em sua obra que o mercado é movido por leis naturais e que é melhor para a burguesia que o estado não interfira nas movimentações do mercado, já que o mesmo se autorregularia.
Adam Smith também entende que aquilo que é melhor para os indivíduos seria melhor para a sociedade como um todo. Ou seja, o indivíduo deve buscar a realização das suas necessidades e vontades de forma a melhorar a sua vida e que isso traria a paz social.
As Revoluções Burguesas
Entenda o contexto da Europa Ocidental logo antes da Revolução Industrial, com as Revoluções Burguesas. Confira com o professor Fábio Luís Pereira, do canal do Curso Enem Gratuito.
Revolução Industrial
A Revolução Industrial ocorre primeiramente na Inglaterra, espalhando-se posteriormente para outros países europeus e do mundo. Essa revolução se utiliza da tecnologia a vapor e dos bens acumulados pela exploração colonialista para desenvolver as indústrias e fábricas na Europa.
A partir dela, muitos produtos que antes eram consumidos somente pela nobreza europeia chegam até os plebeus, o que se dá principalmente pelo aparecimento de máquinas que aumentaram o potencial produtivo dos trabalhadores.
O início da Revolução Industrial foi marcado por muitas “confusões sociais”, sendo a mais famosa delas a Revolução Francesa, que causou a substituição do absolutismo pela república.
O estado, agora controlado pela burguesia, vai servir para dar condições para que as indústrias se estabeleçam, não só através da não interferência no mercado de trocas, mas também através de leis que liberem mão de obra para as fábricas – tais como as leis de terras e as leis contra vadiagem.
As leis citadas aumentam a oferta de trabalhadores para as indústrias, fazendo com o que os salários e as condições de trabalho piorem. O início da revolução industrial é também marcado pela não regulamentação do trabalho, onde podíamos observar turnos de 12 a 16 horas, exploração do trabalho infantil e salários de fome.
Tudo isso trouxe um grande empobrecimento para a classe trabalhadora. É justamente nesse cenário que o socialismo ganha força em meio à classe trabalhadora.
Origem do socialismo
O socialismo prega a igualdade entre os seres humanos através do fim da propriedade privada, especialmente dos meios de produção. É a partir do contexto acima descrito que tais ideias tomam força de forma difusa na classe trabalhadora, sendo que não existia uma forma de organização para essas ideias.
Somente através dos escritos de Karl Marx e Friederich Engels que essas ideias vão ser organizadas num programa político e econômico, com o “Manifesto do Partido Comunista”. Esse manifesto defendia o fim da propriedade privada dos meios de produção e a tomada do estado pelos proletários, ou classe trabalhadora.
Marx e Engels acreditavam que o trabalhador era a principal peça da produção e, portanto, deveria ser quem controlaria a produção e mais se beneficiaria dela. O movimento socialista vai se espalhar pela Europa a partir do século XIX e pelo mundo de acordo com a evolução da revolução industrial.
O debate entre socialismo e capitalismo é extenso. Há muitas diferenças entre os dois modos de organização da sociedade, mas podemos citar a questão da propriedade privada como central nessa discussão. De um lado, o capitalismo defende a propriedade privada como a melhor forma de organização econômica; de outro, os socialistas defendem a coletivização dos meios de produção como a melhor forma de acabar com a desigualdade social.
Videoaula sobre socialismo e capitalismo
Prepare-se ainda mais estudando socialismo e capitalismo com a videoaula do professor Carrieri!
Exercícios sobre socialismo e capitalismo
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
Registrar seu resultado no ranking de pontuações
Carregando
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UEL PR/2019)
Leia o texto a seguir.
A distância entre ricos e pobres tem aumentado na maioria dos países. Estudos do FMI e da OCDE afirmam que isso prejudica o crescimento econômico, mas nem todos os economistas concordam. Economistas não têm a reputação de terem compaixão: seus olhos estão voltados para números, e não para destinos humanos. Assim, a maioria não vê problemas na desigualdade de renda ou de propriedade.
BECKER, A. A desigualdade é
boa ou ruim para a economia? noticias.uol.com.br.
As recentes discussões sobre distâncias sociais entre classes, ou estratos de classe, envolvem também definições e explicações sobre a pobreza e a desigualdade.
Com base nos conhecimentos sobre o tema pobreza e desigualdade, assinale a alternativa correta.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UNIFOR CE/2019)
Em meados do século XVIII ocorreu na Europa, mais especificamente na Inglaterra, um conjunto de inovações tecnológicas que transformaram completamente a relação do ser humano com a natureza. A partir daquele momento tornou-se possível a reprodução gigantesca de bens, homens e das próprias inovações. O limite a este crescimento hoje é dado pela própria natureza e as soluções são dadas pelo progresso tecnológico. A este processo no século XVIII denominou-se Primeira Revolução Industrial. A marca fundamental foi a invenção da máquina a vapor, do tear mecânico, com a indústria têxtil e a indústria do ferro.
Analise as afirmações a seguir sobre as condições tecnológicas, organizacionais e sociais da Primeira Revolução Industrial:
I. A Primeira Revolução Industrial caracterizou-se por ser um processo social mais técnico do que propriamente científico, no qual as oficinas e a praticidade das invenções foram determinantes.
II. As transformações sociais foram significativas com a evolução da burguesia e de uma classe operária, que desde o início das mudanças participou dos frutos do crescimento da produção e da renda.
III. A Inglaterra, apesar de não ter sido o primeiro país a desenvolver uma sociedade plenamente de mercado, tornou-se dominante na Primeira Revolução Industrial. Este país tornou-se a “oficina do mundo”.
IV. Esta nova sociedade do grande enriquecimento e da grande transformação necessitou de matérias primas para os primeiros setores, como a lã e a seda; e combustíveis como fonte de energia, como o carvão e o petróleo.
V. Para consolidar o crescimento da nova sociedade industrial na Inglaterra foram essenciais a existência prévia de uma sociedade voltada para o mercado, ricas fontes de matéria prima na Inglaterra e no exterior e um domínio internacional dos mercados.
É correto apenas o que se alega em:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(FGV/2019)
A recessão de 1973, acentuada pelo choque do petróleo, colocou em movimento processos que solaparam o fordismo e que retiraram o mundo capitalista da estagflação (estagnação da produção de bens e inflação de preços). Em razão disso, novas experiências na organização da indústria e na vida social e política começaram a tomar forma. Essas experiências representam a passagem para um regime de acumulação inteiramente novo – a acumulação flexível.
Adaptado de Harvey, David. Condição Pós-Moderna. Edições Loyola. São Paulo. 1990.
As opções a seguir apresentam características da acumulação flexível, à exceção de uma. Assinale-a.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(FGV/2019)
Alguns países latino-americanos, a partir da década de 1980, aderiram às recomendações do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, que preconizavam a realização de reformas estruturais como forma de restabelecer a competitividade e o crescimento econômico. Sob o rótulo de Consenso de Washington, essas medidas ganharam apoio político e ressonância pública. Esse processo de reestruturação, em que as novas tecnologias de informação desempenharam um papel fundamental, significou a incorporação desses países à dinâmica da globalização. Nesse novo cenário, houve uma reestruturação do papel das áreas metropolitanas.
Adaptado de Matos, Carlos A. Redes, nodos e cidades: transformação da
metrópole latino-americana. São Paulo: FASE, 2004.
Sobre as mudanças ocorridas nas metrópoles latino-americanas no contexto da globalização, analise as afirmações a seguir.
I. As empresas produtivas e financeiras sediadas nas metrópoles foram integradas à circulação supranacional e impulsionadas a se organizar em rede.
II. A base econômica metropolitana foi transformada, o que contribuiu para consolidar uma estrutura urbana segregada, na qual a estratificação social tem uma clara expressão territorial.
III. As atividades produtivas foram redistribuídas para locais estratégicos, sob a crescente influência das novas tecnologias da informação, ao passo que as atividades e funções de decisão foram mantidas nas metrópoles.
IV. A construção de prédios corporativos e de conjuntos empresariais inteligentes mudou o funcionamento e a fisionomia da metrópole, configurando uma estrutura policêntrica.
Está correto o que se afirma em
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(PUCCamp SP/2019)
Os contos de Dalton Trevisan, boa parte dos quais determinados a falar da cidade de Curitiba, da qual o próprio autor se vê como um “vampiro”, falam, porém, de mais lugares e mais gentes. Tipos humanos rebaixados pela miséria, por obsessões viciosas, pela humilhação social desfilam diante do leitor, como também desfilam diante do mesmo leitor as marginalizadas personagens paulistanas de João Antônio ou as cariocas de Rubem Fonseca, todas evidenciando que o progresso não veio para todos. De fato, há na ficção desse período uma espécie de desventrar da sociedade brasileira, de modo a sublinhar uma violência que, infelizmente, não cedeu lugar em nossos dias, pelo contrário: naturaliza-se como se inevitável, fazendo agora conviver nos mesmos limites urbanos a barbárie do crime organizado e o avanço tecnológico, a penúria dos serviços públicos e a ostentação do luxo particular, a carência do essencial e as ofertas do supérfluo.
(FORTUNATO, Aquiles. Inédito)
A demanda pelos serviços públicos e pelo amparo estatal foi sensível nos Estados Unidos, durante a Grande Depressão. A política econômica empregada nesse país para amenizar a crise econômica vigente procurou, entre outras estratégias,
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UNINORTE AM/2019)
A mudança geopolítica mundial multipolar ocorreu após a crise do Sistema Socialista. O capitalismo tornou-se, então, um sistema econômico, em que a globalização dita as regras do processo de produção e organização do espaço geográfico.
Considerando-se as informações do texto e os conhecimentos sobre economia mundial, pode-se afirmar:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(ESPM SP/2018)
Observe os mapas:
O mundo à noite
Conexões à internet no mundo (2011)
Fonte – Geografia em Rede. Edilson Adão & Laércio Furquim Jr. FTD, 2016.
Podemos concluir de suas leituras que
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(ENEM/2018)
A primeira fase da dominação da economia sobre a vida social acarretou, no modo de definir toda realização humana, uma evidente degradação do ser para o ter. A fase atual, em que a vida social está totalmente tomada pelos resultados da economia, leva a um deslizamento generalizado do ter para o parecer, do qual todo ter efetivo deve extrair seu prestígio imediato e sua função última. Ao mesmo tempo, toda realidade individual tornou-se social, diretamente dependente da força social, moldada por ela.
DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.
Uma manifestação contemporânea do fenômeno descrito no texto é o(a)
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(ENEM/2018)
Existe uma concorrência global, forçando redefinições constantes de produtos, processos, mercados e insumos econômicos, inclusive capital e informação.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
Nos últimos anos do século XX, o sistema industrial experimentou muitas modificações na forma de produzir, que implicaram transformações em diferentes campos da vida social e econômica. A redefinição produtiva e seu respectivo impacto territorial ocorrem no uso da
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(FUVEST SP/2019)
O capitalismo neoliberal, após os anos 1980, caracteriza‐se
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Referências sobre socialismo e capitalismo:
CATANI, Afrânio Mendes, O que é capitalismo. Coleção primeiros passos. 7ªedição. São Paulo: editora Brasiliense s.a. 1981
SPINDEL, Arnaldo. O Que é Socialismo. Coleção Primeiros passos. 25a edição. São Paulo: editora Brasiliense. 1980
TAMDJIAN, James Onnig; MENDES, Ivan Lazzari. Geografia geral e do Brasil: estudos para a compreensão do espaço. São Paulo: FTD, 2013.
Sobre o(a) autor(a):
O texto acima foi preparado pelo professor João Garcia Neto para o Blog do Enem. João é graduado em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e professor de Geografia em escolas da Grande Florianópolis desde 2012.
E-mail para contato: [email protected]
Compartilhe:
Acesso gratuito
Faça seu cadastro de acesso ao Curso Enem Gratuito
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.ACEITARPolítica de Privacidade